E alguém aqui sabe realmente essa distancia? é que tanto quanto sei (do que tenho lido) a única coisa (característica) que não pode ser mitigada (na pratica até pode com recurso a EW, mas tanto quanto se sabe nunca conseguirá alcançar os mesmos patamares) é o Stealth (que de momento ainda é um ponto muito forte, especialmente para certos inimigos), pois o resto segundo alguns artigos as ultimas versões e/ou as que estão planeadas serão irão igualar ou até mesmo superar a capacidade do F-35 atual (Fusão dados, sensores, avionicos, ...)
Muitos dos artigos são clickbait/propaganda. O que não falta são artigos a dizer o quão espectacular o avião X é comparado com Y, e depois a realidade é bem diferente.
Em termos de sensores, convém relembrar que o F-35 tem sofrido constantes upgrades, inclusive o novo radar AN/APG-85. Os 4.5G têm um radar melhor? Só se for o F-15EX, e mesmo assim...
Em termos de EW suites, o F-35 também tem uma. Portanto EW suite moderna + furtividade, será sempre superior a EW suite moderna sozinha.
Falar da capacidade stealth como se fosse uma coisinha sem importância, apesar de ser uma característica que permite ao avião operar em espaço aéreo contestado com maiores chances de sobrevivência, é só parvoíce.
As vantagens do F-35, é que ao contrário dos eurocanards, vai continuar em produção durante décadas, e deverá receber actualizações constantes pelo menos até 2050. Já as alternativas apontadas, vão ser descontinuadas, e a longo prazo ficará caro sustentar a frota e deixarão de haver actualizações relevantes.
PS: Apesar de muitos aqui quando saiu a noticia do MdN (dizer que se tinha reponderar a aquisição dos F-35) terem afirmado que era mais uma desculpa para empurrar o problema com a barriga, estas ultimas noticias (Rafale, Gripen,...) mostra o contrário, que se está pelo menos aparentemente a tentar (trabalhar) encontrar uma alternativa ou a descartar uma alternativa (isto fica para os conspiradores F-35 lovers).
Estas últimas notícias provam que os fabricantes estão atentos e vão procurar oportunidades para fazer as suas propostas. Do nosso lado não houve qualquer indicação de prazos, orçamentos ou o que fosse para a compra de um caça. Se houvesse de facto um programa em curso, já teríamos ouvido mais propostas, inclusive da própria LM a tentar não perder um cliente.
PS2: Eu acho que neste momento o F-35 é o melhor avião de 5º geração e era da opinião que devia ser o meio indicado para a FAP, neste momento devido as posições políticas da atual (e possivelmente futuras) administração Americana, acho que devemos ir para outro caminho mesmo que isso implique ter um avião inferior. (O F-16 MLU é/foi um excelente avião mas nunca foi o melhor avião disponível, e serviu durante uns anos na nossa Força Aérea, por isso penso que podemos voltar a passar pelo mesmo até o avião de 6ª geração chegar)
Se queremos procurar alternativas, então estas têm que ser FCAS ou GCAP, ou num segundo tier, Kaan ou KF-21. O 5G sueco, para já nem os próprios suecos sabem o que fazer com aquilo. Sabendo que no caso dos 2 primeiros, teríamos que esperar até à década de 40, o mais sensato financeiramente era esticar a vida dos F-16 até lá.
O paralelismo com os F-16 MLU é errado. Nós com os MLU, conseguimos 40 aviões capazes e um verdadeiro salto geracional, por um custo muito inferior ao que teríamos de pagar por um número idêntico de um dos caças novos e de topo da altura, inclusive F-16 C/D Block 52+ e E/F Block 60.
O que tem sido apresentado agora como alternativas, são caças inferiores qo F-35 mas com custos idênticos, e que não representam salto geracional face ao que possuímos hoje.
Os F-16 MLU representaram um salto gigante face aos seus antecessores (A-7P inicialmente, Alpha Jet na segunda esquadra). Comprar agora caças 4.5G, é na prática um sidegrade com custos astronómicos, mesmo com opções em segunda mão.