Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.1%)
F-35
55 (42.3%)
Rafale
21 (16.2%)
Gripen
34 (26.2%)
Eurofighter Typhoon
16 (12.3%)

Votos totais: 130

Substituiçao dos F-16's

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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4725 em: Abril 11, 2025, 11:01:53 am »
Fiquei a saber ontem que o Forum tem uma página dedicada a música.

Ver na "Área Livre".

Deixei lá uma.

Lá dar música aos outros não é off-topic.
« Última modificação: Abril 11, 2025, 11:03:46 am por saabGripen »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4726 em: Abril 11, 2025, 11:14:08 am »
Podes-nos contar mais sobre essa avaliação que a FAP fez?

Não.

Em que ano foi feita?

Que eu tenha conhecimento, a 1ª ocorreu em 2016/17 e a mais recente revisão teve lugar em 2022/23.

Qual foi o caça que ficou em primeiro lugar?
Mais importante:
Qual ficou em segundo, não e?
                 ;D

1º - Lockheed Martin F-35A Lightning II;
2º - Eurofighter Typhoon Tranche 4/4+;
3º - Dassault Rafale F4;
4º - Saab JAS-39E/F Gripen.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4727 em: Abril 11, 2025, 11:30:40 am »
Estou a ver que continua tudo excitado e alguns com sonhos molhados porque a Saab está a cumprir o seu dever comercial ao apresentar uma proposta… o pessoal aqui excita-se com pouco… nem reparam que é sempre a mesma notícia, repetida em vários lugares…spoiler alert, a influência destas notícias, quaisquer que ele as sejam, a favor ou contra uma determinada solução, na decisão final é ZERO…


Um post ingénuo.

O único valor que a notícia tem é confirmar que a SAAB está a preparar uma proposta.
E será a proposta da SAAB que terá influência.
Sonhos molhados são problema teu.

E há uma coisa muito importante que não mencionas e que vai ao encontro de uma certa ideia errada que muitos aqui têm (exemplo: dc com a sua teoria simplória dos "critérios de um caça");

1)  Nesta fase, os vários possíveis concorrentes estão a fornecer informação, a pedido do Governo/FAP - Request For Information.
Porque a SAAB não vai á net ver a morada do MDN e manda para lá um envelope com uma proposta sem o MDN o ter pedido.

2) COM BASE na informação que vão receber agora, Governo/FAP vão construir o Caderno de Encargos para um concurso.
O caderno de encargos definirá os requisitos e uma tabela que atribui pesos diferentes a cada requisito, estabelecidos como gov/FAP bem entenderem.
COMO BEM ENTENDEREM.
TECNICAMENTE E POLITICAMENTE.

Se não se fizer nada disto, o Nuno Melo, ou sucessor vai ter que colocar os tomates numa bigorna e ficar com a responsabilidade da escolha para ele e só ele.

Ou seja:
Vai haver um concurso.

Quem sabe isto não tem sonhos molhados
Aqui são poucos, mas por vossa culpa - já que estão aqui há tempo suficiente para terem acompanhado vários concursos.

A ver se aprendem alguma coisa com o saabGripen.   ::)

A minha resposta ao post do CJ é citar-me a mim mesmo.

Parece que, juntamente vom o Major Alvega, sou o único que tem uma abordagem profissional a este tema.
                                 ;)
 

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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4728 em: Abril 11, 2025, 11:54:21 am »
Podes-nos contar mais sobre essa avaliação que a FAP fez?

Não.

Em que ano foi feita?

Que eu tenha conhecimento, a 1ª ocorreu em 2016/17 e a mais recente revisão teve lugar em 2022/23.

Qual foi o caça que ficou em primeiro lugar?
Mais importante:
Qual ficou em segundo, não e?
                 ;D

1º - Lockheed Martin F-35A Lightning II;
2º - Eurofighter Typhoon Tranche 4/4+;
3º - Dassault Rafale F4;
4º - Saab JAS-39E/F Gripen.


Tinha mais que uma página?



 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4729 em: Abril 11, 2025, 02:26:45 pm »
1)  Nesta fase, os vários possíveis concorrentes estão a fornecer informação, a pedido do Governo/FAP - Request For Information.

Oficialmente não houve nenhum RFI, até porque não existe nenhum programa a decorrer. Apenas houve aquela afirmação do MDN e os fabricantes de caças aproveitaram a deixa.

Se Portugal não está em condições políticas para aquisições militares de programas muito mais baratos, ia estar para um programa caríssimo como caças?  ???

Segundo se diz no Brasil, os custos de operação do Gripen E são MUITO superiores ao anunciado pela Saab.
Outro problema do Gripen era a Radar Cross Section desmesurada, cuja diminuição era aliás um dos requisitos para a versão E. Desconheço se tiveram algum sucesso, mas se está relacionada com os canards como é muito provável, estes continuam no mesmo sítio e do mesmo tamanho.

Já havia suspeitas disso, do custo de operação do Gripen ser mais elevado do que o prometido. A se confirmar, é mais um ponto negativo do avião, e explica de certa forma o porquê das afirmações finlandesas (ou suíças, já não me recordo) acerca da comparação de custos entre F-35 e Gripen.

Essa do RCS é novidade para mim, mas não me choca. Na volta o RCS do Gripen é equivalente ou até maior que o do F-16, podendo este último receber Have Glass V para reduzir o RCS.

Só falta descobrir que o supercruise do Gripen também é algo encapotado, que só pode ser atingido em configurações limpas ou algo do género.  :mrgreen:

1º - Lockheed Martin F-35A Lightning II;
2º - Eurofighter Typhoon Tranche 4/4+;
3º - Dassault Rafale F4;
4º - Saab JAS-39E/F Gripen.

E a distância do F-35 para o resto deve ser enorme. Até porque a FAP não quererá ficar entalada na geração 4.5 até 2070, após um concurso caças novos.

Entretanto no Brasil já circula a possibilidade de entrada no projecto do Kaan turco.
 

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Pescador

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4730 em: Abril 11, 2025, 02:50:47 pm »
Sites brasileiros já avançam a aquisição dos Gripen por Portugal.
Notasse bem aqui e lá a ingerência e a intrujice

Não importa o mais sensato a nível de necessidade/ adaptação de sistema se armas já existentes/ completamente europeu, é aquilo que outros querem a  força. Só a pancada se calavam

 

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os_pero

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4731 em: Abril 11, 2025, 03:03:37 pm »
(...)

E a distância do F-35 para o resto deve ser enorme. Até porque a FAP não quererá ficar entalada na geração 4.5 até 2070, após um concurso caças novos.

(...)

E alguém aqui sabe realmente essa distancia? é que tanto quanto sei (do que tenho lido) a única coisa (característica) que não pode ser mitigada (na pratica até pode com recurso a EW, mas tanto quanto se sabe nunca conseguirá alcançar os mesmos patamares) é o Stealth (que de momento ainda é um ponto muito forte, especialmente para certos inimigos), pois o resto segundo alguns artigos as ultimas versões e/ou as que estão planeadas serão irão igualar ou até mesmo superar a capacidade do F-35 atual (Fusão dados, sensores, avionicos, ...)

PS: Apesar de muitos aqui quando saiu a noticia do MdN (dizer que se tinha reponderar a aquisição dos F-35) terem afirmado que era mais uma desculpa para empurrar o problema com a barriga, estas ultimas noticias (Rafale, Gripen,...) mostra o contrário, que se está pelo menos aparentemente a tentar (trabalhar) encontrar uma alternativa ou a descartar uma alternativa (isto fica para os conspiradores F-35 lovers).

PS2: Eu acho que neste momento o F-35 é o melhor avião de 5º geração e era da opinião que devia ser o meio indicado para a FAP, neste momento devido as posições políticas da atual (e possivelmente futuras) administração Americana, acho que devemos ir para outro caminho mesmo que isso implique ter um avião inferior. (O F-16 MLU é/foi um excelente avião mas nunca foi o melhor avião disponível, e serviu durante uns anos na nossa Força Aérea, por isso penso que podemos voltar a passar pelo mesmo até o avião de 6ª geração chegar)
« Última modificação: Abril 11, 2025, 03:10:50 pm por os_pero »
 

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wyldething

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4732 em: Abril 11, 2025, 03:50:54 pm »
Essa do RCS é novidade para mim, mas não me choca. Na volta o RCS do Gripen é equivalente ou até maior que o do F-16, podendo este último receber Have Glass V para reduzir o RCS.

A RCS do Gripen é muito superior à do F-16 (que por sua vez de frente é das mais baixas de caças não-stealth)
 

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Drecas

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4733 em: Abril 11, 2025, 04:42:38 pm »
Segundo se diz no Brasil, os custos de operação do Gripen E são MUITO superiores ao anunciado pela Saab.

Não constitui qualquer novidade e segue o que já se sabia sobre a versão C/D, atente-se ao caso da África do Sul. E também não é por acaso que a própria FAB iniciou estudos com vista a uma possível aquisição de F-16C/D em segunda-mão.

A Saab apresentar uma proposta, ou estar em "discussões" com o Estado Português, é só isso mesmo, mais nada. Pelo fraco pulo tecnológico face ao F-16 MLU, pelo fraco ou quase nulo ganho de capacidades do Gripen E também face ao F-16, e pelos custos encapotados que continuam a existir, o Saab Gripen E/F é sem dúvida o elo mais fraco no que toca a ser um possível sucessor dos Fighting Falcon. Por alguma razão a FAP sempre o colocou em último lugar após avaliar as capacidades de todos os caças ocidentais atuais, e portanto se algum dia se vier a materializar em Portugal será apenas e exclusivamente por escolha política, mesmo num eventual sistema de duas plataformas de caça distintas.

Verdade seja dita dada a situação geral das FAs sul-africanas nenhuma caça iria ter uma boa disponibilidade por lá

 

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MMaria

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4734 em: Abril 11, 2025, 04:56:09 pm »
Os fóruns latinos já 'farejaram' a notícia.

Portugal negocia con Saab por Gripen como alternativa al F-35

Las dudas de Lisboa sobre la previsibilidad estratégica de Estados Unidos abren una oportunidad para los cazas europeos.

https://www.aviacionline.com/portugal-negocia-con-saab-por-gripen-como-alternativa-al-f-35

Sds
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

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Kalil

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4735 em: Abril 11, 2025, 05:18:47 pm »
Segundo se diz no Brasil, os custos de operação do Gripen E são MUITO superiores ao anunciado pela Saab.

Não constitui qualquer novidade e segue o que já se sabia sobre a versão C/D, atente-se ao caso da África do Sul. E também não é por acaso que a própria FAB iniciou estudos com vista a uma possível aquisição de F-16C/D em segunda-mão.

A Saab apresentar uma proposta, ou estar em "discussões" com o Estado Português, é só isso mesmo, mais nada. Pelo fraco pulo tecnológico face ao F-16 MLU, pelo fraco ou quase nulo ganho de capacidades do Gripen E também face ao F-16, e pelos custos encapotados que continuam a existir, o Saab Gripen E/F é sem dúvida o elo mais fraco no que toca a ser um possível sucessor dos Fighting Falcon. Por alguma razão a FAP sempre o colocou em último lugar após avaliar as capacidades de todos os caças ocidentais atuais, e portanto se algum dia se vier a materializar em Portugal será apenas e exclusivamente por escolha política, mesmo num eventual sistema de duas plataformas de caça distintas.

Verdade seja dita dada a situação geral das FAs sul-africanas nenhuma caça iria ter uma boa disponibilidade por lá

Sem ironia, há alguma estimativa acerca da actual taxa de disponibilidade dos F-16 da FAP? E já agora, dos restantes meios?
De fontes oficiais parece não existir.
 

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HSMW

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4736 em: Abril 11, 2025, 07:23:34 pm »
Essa do RCS é novidade para mim, mas não me choca. Na volta o RCS do Gripen é equivalente ou até maior que o do F-16, podendo este último receber Have Glass V para reduzir o RCS.

A RCS do Gripen é muito superior à do F-16 (que por sua vez de frente é das mais baixas de caças não-stealth)

O que é o muito superior?

As fontes da internet andam por volta dos seguintes valores:

Gripen A ~ 1,5 m2
F-16A - 5 m2

Gripen E/F - 0,5
F-16C - 1,2 m2

No aspeto frontal em configuração limpa.

https://thedtechind.wordpress.com/2020/06/10/rcs-of-4th-generation-fighter-jets/

Para quem quiser perceber um pouco mais sobre ondas eletromagnéticas, aconselho este estudo e o seguinte tópico do Researchgate:

https://www.researchgate.net/publication/224186083_Terahertz_radar_cross_section_measurements

https://www.researchgate.net/topic/Electromagnetic-Waves/publications

https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4737 em: Abril 11, 2025, 08:13:23 pm »
Essa do RCS é novidade para mim, mas não me choca. Na volta o RCS do Gripen é equivalente ou até maior que o do F-16, podendo este último receber Have Glass V para reduzir o RCS.

A RCS do Gripen é muito superior à do F-16 (que por sua vez de frente é das mais baixas de caças não-stealth)

O que é o muito superior?

As fontes da internet andam por volta dos seguintes valores:

Gripen A ~ 1,5 m2
F-16A - 5 m2

Gripen E/F - 0,5
F-16C - 1,2 m2

No aspeto frontal em configuração limpa.

https://thedtechind.wordpress.com/2020/06/10/rcs-of-4th-generation-fighter-jets/

Para quem quiser perceber um pouco mais sobre ondas eletromagnéticas, aconselho este estudo e o seguinte tópico do Researchgate:

https://www.researchgate.net/publication/224186083_Terahertz_radar_cross_section_measurements

https://www.researchgate.net/topic/Electromagnetic-Waves/publications



Eh pá!!!!!

Não consigo decidir se acredito nestes numeros e documentos, ou se acredito no man que diz:

"Segundo se diz no Brasil, ...
 ... a Radar Cross Section desmesurada, ...
...Desconheço se tiveram algum sucesso, mas ...
... como é muito provável, ...
... estes (os canards) continuam no mesmo sítio e do mesmo tamanho...




 

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legionario

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4738 em: Abril 11, 2025, 09:07:19 pm »
A minha I.N. (inteligência natural) diz-me que Portugal vai, como seria de esperar,  manter os F16 por uns anitos e estes irão operar juntamente com os Rafale que hão-de vir para o nosso país dentro de poucos anos.
Vamos ter 2 caças (enquanto não vem o "big one" europeu) !!
Lamento decepcionar os que votaram na concorrência.
Podem assentar num papelinho o que escrevi   :)

p.s. aceito apostas  8)

"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4739 em: Abril 11, 2025, 10:48:40 pm »
Segundo se diz no Brasil, os custos de operação do Gripen E são MUITO superiores ao anunciado pela Saab.

Só se a FAB acreditou naqueles 5mil a hora de voo. Agora...
Segundo se diz no Brasil, os custos de operação dos Scorpenes são MUITO superiores aos dos Tupi.
O Brasil é um país pobre mesmo (ou muito muquirana), porque os chilenos operam os seus F-16 e Scorpenes e nunca li que se assustam com os custos de operação...

Sds
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