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Substituiçao dos F-16's

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4710 em: Abril 10, 2025, 09:58:30 pm »
Entretanto, no mundo real, e com a pontualidade e previsibilidade de um comboio-bala japonês, os Franceses começam a fazer birra no FCAS…

https://en.defence-ua.com/industries/french_dassault_hints_at_quitting_fcas_fighter_program_unwilling_to_compromise_with_germany_and_spain-14132.html
« Última modificação: Abril 10, 2025, 10:06:41 pm por JohnM »
 

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MMaria

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4711 em: Abril 10, 2025, 10:03:57 pm »
A vantagem do Gripen resume-se única e exclusivamente ao custo de operação. Quando a questão se remete aos critérios que importam na escolha de um caça, este perde.

E + alguns detalhezinhos, como uma suíte eletrônica de primeira, tanto que os Typhoon alemães levarão a mesma que usa o Gripen E/F.

Sds
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

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Drecas

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4712 em: Abril 10, 2025, 10:33:23 pm »
Entretanto, no mundo real, e com a pontualidade e previsibilidade de um comboio-bala japonês, os Franceses começam a fazer birra no FCAS…

https://en.defence-ua.com/industries/french_dassault_hints_at_quitting_fcas_fighter_program_unwilling_to_compromise_with_germany_and_spain-14132.html

Um bocado clickbait e não quer dizer que vão sair do FCAS

Não deixa de ser verdade a tipica atitude francesa de colaborar o menos possível, independente dos discursos muito bonitos e que enganam muitos....


Por exemplo, e desculpem o off-topic  :mrgreen:

Sei que os françeses estão interessados no radar da SAAB para o prócimo AWACS, o problema é que a Dassault fez birra e basicamente recusa de momento integração do radar no Falcon
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4713 em: Abril 10, 2025, 10:40:30 pm »
A vantagem do Gripen resume-se única e exclusivamente ao custo de operação. Quando a questão se remete aos critérios que importam na escolha de um caça, este perde.

E + alguns detalhezinhos, como uma suíte eletrônica de primeira, tanto que os Typhoon alemães levarão a mesma que usa o Gripen E/F.

Sds

Pelo que li, não será a mesma, mas sim baseada na dita e com mais capacidades.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4714 em: Abril 10, 2025, 10:42:50 pm »
Entretanto, no mundo real, e com a pontualidade e previsibilidade de um comboio-bala japonês, os Franceses começam a fazer birra no FCAS…

https://en.defence-ua.com/industries/french_dassault_hints_at_quitting_fcas_fighter_program_unwilling_to_compromise_with_germany_and_spain-14132.html

Um bocado clickbait e não quer dizer que vão sair do FCAS

Não deixa de ser verdade a tipica atitude francesa de colaborar o menos possível, independente dos discursos muito bonitos e que enganam muitos....


Por exemplo, e desculpem o off-topic  :mrgreen:

Sei que os françeses estão interessados no radar da SAAB para o prócimo AWACS, o problema é que a Dassault fez birra e basicamente recusa de momento integração do radar no Falcon


Se os franceses juntarem dinheiro suficiente (venda de Rafale, ect.) o FCAS vai ser 100% francês.

 

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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4715 em: Abril 10, 2025, 11:03:34 pm »
Estou a ver que continua tudo excitado e alguns com sonhos molhados porque a Saab está a cumprir o seu dever comercial ao apresentar uma proposta… o pessoal aqui excita-se com pouco… nem reparam que é sempre a mesma notícia, repetida em vários lugares…spoiler alert, a influência destas notícias, quaisquer que ele as sejam, a favor ou contra uma determinada solução, na decisão final é ZERO…


Um post ingénuo.

O único valor que a notícia tem é confirmar que a SAAB está a preparar uma proposta.
E será a proposta da SAAB que terá influência.
Sonhos molhados são problema teu.

E há uma coisa muito importante que não mencionas e que vai ao encontro de uma certa ideia errada que muitos aqui têm (exemplo: dc com a sua teoria simplória dos "critérios de um caça");

1)  Nesta fase, os vários possíveis concorrentes estão a fornecer informação, a pedido do Governo/FAP - Request For Information.
Porque a SAAB não vai á net ver a morada do MDN e manda para lá um envelope com uma proposta sem o MDN o ter pedido.

2) COM BASE na informação que vão receber agora, Governo/FAP vão construir o Caderno de Encargos para um concurso.
O caderno de encargos definirá os requisitos e uma tabela que atribui pesos diferentes a cada requisito, estabelecidos como gov/FAP bem entenderem.
COMO BEM ENTENDEREM.
TECNICAMENTE E POLITICAMENTE.

Se não se fizer nada disto, o Nuno Melo, ou sucessor vai ter que colocar os tomates numa bigorna e ficar com a responsabilidade da escolha para ele e só ele.

Ou seja:
Vai haver um concurso.

Quem sabe isto não tem sonhos molhados
Aqui são poucos, mas por vossa culpa - já que estão aqui há tempo suficiente para terem acompanhado vários concursos.

A ver se aprendem alguma coisa com o saabGripen.   ::)



« Última modificação: Abril 10, 2025, 11:07:58 pm por saabGripen »
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4716 em: Abril 10, 2025, 11:08:10 pm »
Estou a ver que continua tudo excitado e alguns com sonhos molhados porque a Saab está a cumprir o seu dever comercial ao apresentar uma proposta… o pessoal aqui excita-se com pouco… nem reparam que é sempre a mesma notícia, repetida em vários lugares…spoiler alert, a influência destas notícias, quaisquer que ele as sejam, a favor ou contra uma determinada solução, na decisão final é ZERO…


Um post ingénuo.

O único valor que a notícia tem é confirmar que a SAAB está a preparar uma proposta.
E será a proposta da SAAB que terá influência.
Sonhos molhados são problema teu.

E há uma coisa muito importante que não mencionas e que vai ao encontro de uma certa ideia errada que muitos aqui têm (exemplo: dc com a sua teoria simplória dos "critérios de um caça");

1)  Nesta fase, os vários possíveis concorrentes estão a fornecer informação, a pedido do Governo/FAP - Request For Information.
Porque a SAAB não vai á net ver a morada do MDN e manda para lá um envelope com uma proposta sem o MDN o ter pedido.

2) COM BASE na informação que vão receber agora, Governo/FAP vão construir o Caderno de Encargos para um concurso.
O caderno de encargos definirá os requisitos e uma tabela que atribui pesos diferentes a cada requisito, estabelecidos como gov/FAP bem entenderem.

Se não se fizer nada disto, o Nuno Melo, ou sucessor vai ter que colocar os tomates numa bigorna e ficar com a responsabilidade da escolha para ele e só ele.

Ou seja:
Vai haver um concurso.

Quem sabe isto não tem sonhos molhados
Aqui são poucos, mas por vossa culpa - já que estão aqui há tempo suficiente para terem acompanhado vários concursos.

A ver se aprendem alguma coisa com o saabGripen.   ::)
Concordo com a maior parte do que dizes, só não sei se vai haver concurso… depois das propostas entregues, pode muito bem ser decidida uma compra governo a governo, tal como não houve concurso para os ST ou os KC-390. Aliás, acho provável que assim seja.
 

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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4717 em: Abril 10, 2025, 11:18:47 pm »
Estou a ver que continua tudo excitado e alguns com sonhos molhados porque a Saab está a cumprir o seu dever comercial ao apresentar uma proposta… o pessoal aqui excita-se com pouco… nem reparam que é sempre a mesma notícia, repetida em vários lugares…spoiler alert, a influência destas notícias, quaisquer que ele as sejam, a favor ou contra uma determinada solução, na decisão final é ZERO…


Um post ingénuo.

O único valor que a notícia tem é confirmar que a SAAB está a preparar uma proposta.
E será a proposta da SAAB que terá influência.
Sonhos molhados são problema teu.

E há uma coisa muito importante que não mencionas e que vai ao encontro de uma certa ideia errada que muitos aqui têm (exemplo: dc com a sua teoria simplória dos "critérios de um caça");

1)  Nesta fase, os vários possíveis concorrentes estão a fornecer informação, a pedido do Governo/FAP - Request For Information.
Porque a SAAB não vai á net ver a morada do MDN e manda para lá um envelope com uma proposta sem o MDN o ter pedido.

2) COM BASE na informação que vão receber agora, Governo/FAP vão construir o Caderno de Encargos para um concurso.
O caderno de encargos definirá os requisitos e uma tabela que atribui pesos diferentes a cada requisito, estabelecidos como gov/FAP bem entenderem.

Se não se fizer nada disto, o Nuno Melo, ou sucessor vai ter que colocar os tomates numa bigorna e ficar com a responsabilidade da escolha para ele e só ele.

Ou seja:
Vai haver um concurso.

Quem sabe isto não tem sonhos molhados
Aqui são poucos, mas por vossa culpa - já que estão aqui há tempo suficiente para terem acompanhado vários concursos.

A ver se aprendem alguma coisa com o saabGripen.   ::)
Concordo com a maior parte do que dizes, só não sei se vai haver concurso… depois das propostas entregues, pode muito bem ser decidida uma compra governo a governo, tal como não houve concurso para os ST ou os KC-390. Aliás, acho provável que assim seja.

Para isso, e segundo a "moda" a que temos assistido em vários casos, teremos assinaturas de acordos de cooperação/defesa mútua com a Suécia (Gripen) e Espanha/Inglaterra/Itália/Alemanha (TYPHOON) ----  o líder da seita parece ser a Inglaterra - os outros com poder de veto...
Com a França já está.
Com os EEUU também.

É isto que facilita acordos País-País.
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4718 em: Abril 10, 2025, 11:20:50 pm »
Estou a ver que continua tudo excitado e alguns com sonhos molhados porque a Saab está a cumprir o seu dever comercial ao apresentar uma proposta… o pessoal aqui excita-se com pouco… nem reparam que é sempre a mesma notícia, repetida em vários lugares…spoiler alert, a influência destas notícias, quaisquer que ele as sejam, a favor ou contra uma determinada solução, na decisão final é ZERO…

Um post ingénuo.

O único valor que a notícia tem é confirmar que a SAAB está a preparar uma proposta.
E será a proposta da SAAB que terá influência.
Sonhos molhados são problema teu.

E há uma coisa muito importante que não mencionas e que vai ao encontro de uma certa ideia errada que muitos aqui têm (exemplo: dc com a sua teoria simplória dos "critérios de um caça");

1)  Nesta fase, os vários possíveis concorrentes estão a fornecer informação, a pedido do Governo/FAP - Request For Information.
Porque a SAAB não vai á net ver a morada do MDN e manda para lá um envelope com uma proposta sem o MDN o ter pedido.

2) COM BASE na informação que vão receber agora, Governo/FAP vão construir o Caderno de Encargos para um concurso.
O caderno de encargos definirá os requisitos e uma tabela que atribui pesos diferentes a cada requisito, estabelecidos como gov/FAP bem entenderem.

Se não se fizer nada disto, o Nuno Melo, ou sucessor vai ter que colocar os tomates numa bigorna e ficar com a responsabilidade da escolha para ele e só ele.

Ou seja:
Vai haver um concurso.

Quem sabe isto não tem sonhos molhados
Aqui são poucos, mas por vossa culpa - já que estão aqui há tempo suficiente para terem acompanhado vários concursos.

A ver se aprendem alguma coisa com o saabGripen.   ::)
Concordo com a maior parte do que dizes, só não sei se vai haver concurso… depois das propostas entregues, pode muito bem ser decidida uma compra governo a governo, tal como não houve concurso para os ST ou os KC-390. Aliás, acho provável que assim seja.

Para isso, e segundo a "moda" a que temos assistido em vários casos, teremos assinaturas de acordos de cooperação/defesa mútua com a Suécia (Gripen) e Espanha/Inglaterra/Itália/Alemanha (TYPHOON) ----  o líder da seita parece ser a Inglaterra - os outros com poder de veto...
Com a França já está.
Com os EEUU também.

É isto que facilita acordos País-País.
De acordo. Não me parece que vá haver concurso algum… mas não seria a primeira vez que estaria enganado…
« Última modificação: Abril 10, 2025, 11:22:26 pm por JohnM »
 

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Major Alvega

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4719 em: Abril 11, 2025, 12:40:14 am »
 Um indivíduo achar que Portugal deveria optar pelo GrIpen E. É não ter noção do ridículo. E está ao nível de imbecilidade daqueles gajos do "compre europeu".

 O Gripen E é tão bom, tão bom. Que só o Brasil, a Tailândia e a Colombia é que o compraram. Tudo colossos e países de referência no qual nos devemos identificar. Nenhum país da NATO o quis adquirir.

 O Gripen E é tão bom, tão bom. Que no concurso brasileiro, ficou em último lugar, atrás do Rafale e do F-18E que foi o vencedor.

 Só como rebentou o escândalo das escutas e apanharam o Obama a espiar a conversas da Dilma. O F-18 foi excluido. Passou para o Rafale, mas os franceses mandaram os brasileiros irem dar uma volta quando estes vieram falar-lhes de transferência de tecnologia.
 Sobrou o Gripen, esse caça maravilhoso adorado pelos otários e que acreditam nas patranhas todas, tal como fazer frente ao F-35.

 
« Última modificação: Abril 11, 2025, 12:41:40 am por Major Alvega »
 
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wyldething

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4720 em: Abril 11, 2025, 08:36:14 am »
A vantagem do Gripen resume-se única e exclusivamente ao custo de operação. Quando a questão se remete aos critérios que importam na escolha de um caça, este perde.

Segundo se diz no Brasil, os custos de operação do Gripen E são MUITO superiores ao anunciado pela Saab.
Outro problema do Gripen era a Radar Cross Section desmesurada, cuja diminuição era aliás um dos requisitos para a versão E. Desconheço se tiveram algum sucesso, mas se está relacionada com os canards como é muito provável, estes continuam no mesmo sítio e do mesmo tamanho.
 

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os_pero

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4721 em: Abril 11, 2025, 09:20:14 am »
Entretanto, no mundo real, e com a pontualidade e previsibilidade de um comboio-bala japonês, os Franceses começam a fazer birra no FCAS…

https://en.defence-ua.com/industries/french_dassault_hints_at_quitting_fcas_fighter_program_unwilling_to_compromise_with_germany_and_spain-14132.html

Um bocado clickbait e não quer dizer que vão sair do FCAS

Não deixa de ser verdade a tipica atitude francesa de colaborar o menos possível, independente dos discursos muito bonitos e que enganam muitos....


Por exemplo, e desculpem o off-topic  :mrgreen:

Sei que os françeses estão interessados no radar da SAAB para o prócimo AWACS, o problema é que a Dassault fez birra e basicamente recusa de momento integração do radar no Falcon


Se os franceses juntarem dinheiro suficiente (venda de Rafale, ect.) o FCAS vai ser 100% francês.

Para o mal e para o bem os Franceses sempre tiveram uma posição muito diferenciada na dependência de material militar, e na eficiência nos custos de desenvolvimento e produção (Daí terem conseguido produzir o Rafale sozinhos)

Eu destaco isto como principais problemas:

Citar
France wants this fighter to be a carrier of French nuclear weapons, unrestricted by anyone in production or application. But Germany wants the FCAS to carry American nuclear weapons, and it would also means adding U.S.-made components to the design.

Os franceses querem continuar independentes dos EUA.

Citar
The division of workshare entails further problems due to the lack of relevant skills in other participant states. For example, Airbus must create the drone fighter, the so-called loyal wingman under FCAS despite having no experience in this. Dassault, on the other hand, does

E acho que os Franceses não querem outro A400 ou NH90, onde os custos de desenvolvimento foram elevados e nunca chegaram a cumprir com distinção as suas funções.
 

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Ghidra

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4722 em: Abril 11, 2025, 09:31:46 am »
Não sei porquê de se falar em todo o lado do gripen agora sendo que as declarações da saab " Johansson says there are discussions and that you will offer what Saab can do. ”So we'll see if they think Gripen is their option " não foi muito diferente da Dassault
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4723 em: Abril 11, 2025, 10:42:57 am »
Segundo se diz no Brasil, os custos de operação do Gripen E são MUITO superiores ao anunciado pela Saab.

Não constitui qualquer novidade e segue o que já se sabia sobre a versão C/D, atente-se ao caso da África do Sul. E também não é por acaso que a própria FAB iniciou estudos com vista a uma possível aquisição de F-16C/D em segunda-mão.

A Saab apresentar uma proposta, ou estar em "discussões" com o Estado Português, é só isso mesmo, mais nada. Pelo fraco pulo tecnológico face ao F-16 MLU, pelo fraco ou quase nulo ganho de capacidades do Gripen E também face ao F-16, e pelos custos encapotados que continuam a existir, o Saab Gripen E/F é sem dúvida o elo mais fraco no que toca a ser um possível sucessor dos Fighting Falcon. Por alguma razão a FAP sempre o colocou em último lugar após avaliar as capacidades de todos os caças ocidentais atuais, e portanto se algum dia se vier a materializar em Portugal será apenas e exclusivamente por escolha política, mesmo num eventual sistema de duas plataformas de caça distintas.
« Última modificação: Abril 11, 2025, 10:44:49 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4724 em: Abril 11, 2025, 10:55:35 am »
Segundo se diz no Brasil, os custos de operação do Gripen E são MUITO superiores ao anunciado pela Saab.

Não constitui qualquer novidade e segue o que já se sabia sobre a versão C/D, atente-se ao caso da África do Sul. E também não é por acaso que a própria FAB iniciou estudos com vista a uma possível aquisição de F-16C/D em segunda-mão.

A Saab apresentar uma proposta, ou estar em "discussões" com o Estado Português, é só isso mesmo, mais nada. Pelo fraco pulo tecnológico face ao F-16 MLU, pelo fraco ou quase nulo ganho de capacidades do Gripen E também face ao F-16, e pelos custos encapotados que continuam a existir, o Saab Gripen E/F é sem dúvida o elo mais fraco no que toca a ser um possível sucessor dos Fighting Falcon. Por alguma razão a FAP sempre o colocou em último lugar após avaliar as capacidades de todos os caças ocidentais atuais, e portanto se algum dia se vier a materializar em Portugal será apenas e exclusivamente por escolha política, mesmo num eventual sistema de duas plataformas de caça distintas.


Podes-nos contar mais sobre essa avaliação que a FAP fez?

Como é que foi parar ás tuas mãos?
Em que ano foi feita?

Qual foi o caça que ficou em primeiro lugar?
Mais importante:
Qual ficou em segundo, não e?
                 ;D