Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3%)
F-35
58 (43.6%)
Rafale
21 (15.8%)
Gripen
34 (25.6%)
Eurofighter Typhoon
16 (12%)

Votos totais: 133

Substituiçao dos F-16's

• 4850 Respostas
  • 1249912 Visualizações
*

dc

• Investigador
  • 9914
  • Recebeu: 5075 vez(es)
  • Enviou: 847 vez(es)
  • +5369/-1131
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4740 em: Abril 12, 2025, 04:00:13 am »
E alguém aqui sabe realmente essa distancia? é que tanto quanto sei (do que tenho lido) a única coisa (característica) que não pode ser mitigada (na pratica até pode com recurso a EW, mas tanto quanto se sabe nunca conseguirá alcançar os mesmos patamares) é o Stealth (que de momento ainda é um ponto muito forte, especialmente para certos inimigos), pois o resto segundo alguns artigos as ultimas versões e/ou as que estão planeadas serão irão igualar ou até mesmo superar a capacidade do F-35 atual (Fusão dados, sensores, avionicos, ...)

Muitos dos artigos são clickbait/propaganda. O que não falta são artigos a dizer o quão espectacular o avião X é comparado com Y, e depois a realidade é bem diferente.

Em termos de sensores, convém relembrar que o F-35 tem sofrido constantes upgrades, inclusive o novo radar AN/APG-85. Os 4.5G têm um radar melhor? Só se for o F-15EX, e mesmo assim...

Em termos de EW suites, o F-35 também tem uma. Portanto EW suite moderna + furtividade, será sempre superior a EW suite moderna sozinha.

Falar da capacidade stealth como se fosse uma coisinha sem importância, apesar de ser uma característica que permite ao avião operar em espaço aéreo contestado com maiores chances de sobrevivência, é só parvoíce.

As vantagens do F-35, é que ao contrário dos eurocanards, vai continuar em produção durante décadas, e deverá receber actualizações constantes pelo menos até 2050. Já as alternativas apontadas, vão ser descontinuadas, e a longo prazo ficará caro sustentar a frota e deixarão de haver actualizações relevantes.

PS: Apesar de muitos aqui quando saiu a noticia do MdN (dizer que se tinha reponderar a aquisição dos F-35) terem afirmado que era mais uma desculpa para empurrar o problema com a barriga, estas ultimas noticias (Rafale, Gripen,...) mostra o contrário, que se está pelo menos aparentemente a tentar (trabalhar) encontrar uma alternativa ou a descartar uma alternativa (isto fica para os conspiradores F-35 lovers).

Estas últimas notícias provam que os fabricantes estão atentos e vão procurar oportunidades para fazer as suas propostas. Do nosso lado não houve qualquer indicação de prazos, orçamentos ou o que fosse para a compra de um caça. Se houvesse de facto um programa em curso, já teríamos ouvido mais propostas, inclusive da própria LM a tentar não perder um cliente.

PS2: Eu acho que neste momento o F-35 é o melhor avião de 5º geração e era da opinião que devia ser o meio indicado para a FAP, neste momento devido as posições políticas da atual (e possivelmente futuras) administração Americana, acho que devemos ir para outro caminho mesmo que isso implique ter um avião inferior. (O F-16 MLU é/foi um excelente avião mas nunca foi o melhor avião disponível, e serviu durante uns anos na nossa Força Aérea, por isso penso que podemos voltar a passar pelo mesmo até o avião de 6ª geração chegar)

Se queremos procurar alternativas, então estas têm que ser FCAS ou GCAP, ou num segundo tier, Kaan ou KF-21. O 5G sueco, para já nem os próprios suecos sabem o que fazer com aquilo. Sabendo que no caso dos 2 primeiros, teríamos que esperar até à década de 40, o mais sensato financeiramente era esticar a vida dos F-16 até lá.

O paralelismo com os F-16 MLU é errado. Nós com os MLU, conseguimos 40 aviões capazes e um verdadeiro salto geracional, por um custo muito inferior ao que teríamos de pagar por um número idêntico de um dos caças novos e de topo da altura, inclusive F-16 C/D Block 52+ e E/F Block 60.
O que tem sido apresentado agora como alternativas, são caças inferiores qo F-35 mas com custos idênticos, e que não representam salto geracional face ao que possuímos hoje.

Os F-16 MLU representaram um salto gigante face aos seus antecessores (A-7P inicialmente, Alpha Jet na segunda esquadra). Comprar agora caças 4.5G, é na prática um sidegrade com custos astronómicos, mesmo com opções em segunda mão.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Charlie Jaguar, Subsea7, Nighthawk

*

saabGripen

• Investigador
  • 1882
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1105/-1988
« Responder #4741 em: Abril 12, 2025, 08:08:51 am »
Há comboios que andam a;
500 kmh
400 kmh
300 kmh
...

Portugal vai ter uma linha TGV em que se anda a 250 - se tanto.
Não porque o comboio vai vir avariado e vamos decidir ficar com ele mesmo assim.

É porque foi estabelecido o REQUISITO de velocidade máxima para a circulação de 250.

Agora, como Foristas, vamos ter todos a sorte de assistir á ESCOLHA de REQUISITOS, pelo GOVERNO, para a compra de um novo caça.

Yá?

A FAP está a dar uma ajuda.
Apesar de até aqui ter andado a estorvar...
Isto porque a compra de um caça é um GRANDE NEGÓCIO para quem compra e para quem vende. E a FAP esteve para estragar o negócio para quem está a comprar.
É por isso que ultimamente, quando a FAP fala de caças, fala o chefe da manutenção e já não explicita "o que a FAP quer".

Yá?

Que bom seria a escolha ser feita por um concurso na NSPA.
Falo por mim.
Ficava a conhecer os requisitos todos.
Mas a maioria dos foristas, depois de andarem aqui anos a discutir caças - iam cag@r para a informação disponibilizada.
O que continuaria (e continuará) é a FILOSOFIA MÁGICA á moda do forum.

« Última modificação: Abril 12, 2025, 08:16:31 am por saabGripen »

*

Subsea7

• Investigador
  • 2229
  • Recebeu: 2551 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +5628/-3428
« Responder #4742 em: Abril 12, 2025, 08:35:57 am »
Entretanto, poderá ser que os ventos rumem mesmo para a Suécia, com a prespectiva de uma desenvolvimento de caça de 5ª geração, conjuntamente com o Brasil, ou seja Turquia, Suécia e Brasil.

Mas Portugal não tem arcabouço para isso...E provavelmente caça de 5ª geração, só em 2045....

*

saabGripen

• Investigador
  • 1882
  • +1105/-1988
« Responder #4743 em: Abril 12, 2025, 09:21:39 am »
Somos amigios do Brasil.

Estou á espera de a nossa amizade com a Turquia ser aprofundada em breve por via da Marinha.

Temos muitos bons engenheiros.
CEiiA
TEKEVER
CRITICAL

E não esquecer os 2%.
É muito mais que 1.5%

O céu é o limite, se não nos limitarmos a entregar 5.5B á LM em troca de apenas uns aviões inúteis.
« Última modificação: Abril 12, 2025, 09:22:40 am por saabGripen »

*

Subsea7

• Investigador
  • 2229
  • Recebeu: 2551 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +5628/-3428
« Responder #4744 em: Abril 12, 2025, 09:35:37 am »
Esquece-

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6860
  • Recebeu: 7600 vez(es)
  • Enviou: 5165 vez(es)
  • +10194/-2932
« Responder #4745 em: Abril 12, 2025, 10:23:00 am »
O céu é o limite, se não nos limitarmos a entregar 5.5B á LM em troca de apenas uns aviões inúteis.

Sim, o Lockheed Martin F-35 é tão inútil, tão inútil que as encomendas continuam, e até mesmo quem já o opera na Europa pensa em adquirir mais unidades, casos da Bélgica e agora Dinamarca só para citar 2 casos recentes.

Se queres ser troll, ao menos que não sejas um troll imbecil, mas se calhar isso é estar a pedir demais. Apresenta factos para contrapor com os factos apresentados, em vez de te pores com teorias da batata frita e das vozes dentro da tua cabaça. O Saab Gripen só envergará a Cruz de Cristo se for mais uma negociata de cariz político-económico com a Embraer, e como a coisa vai já pouco me admiraria. O pulo tecnológico e requisitos operacionais do plano FAP 5.3 que vão passear.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, P44, Fmfg, Mentat

*

saabGripen

• Investigador
  • 1882
  • +1105/-1988
« Responder #4746 em: Abril 12, 2025, 10:57:28 am »

Sim, o Lockheed Martin F-35 é tão inútil, tão inútil que as encomendas continuam, e até mesmo quem já o opera na Europa pensa em adquirir mais unidades, casos da Bélgica e agora Dinamarca só para citar 2 casos recentes.

Se queres ser troll, ao menos que não sejas um troll imbecil, mas se calhar isso é estar a pedir demais. Apresenta factos para contrapor com os factos apresentados, em vez de te pores com teorias da batata frita e das vozes dentro da tua cabaça. O Saab Gripen só envergará a Cruz de Cristo se for mais uma negociata de cariz político-económico com a Embraer, e como a coisa vai já pouco me admiraria. O pulo tecnológico e requisitos operacionais do plano FAP 5.3 que vão passear.

Os nossos conceitos de utilidade são muito diferentes.

Pode ser porque eu tenho vozes na minha cabeça e tu não tens.

Por isso é que ficas tão deprimido com o que o Ss7 escreveu
Eu fiquei igual.

E não me chames troll.
Não gosto mesmo nada.   ::)
« Última modificação: Abril 12, 2025, 10:59:34 am por saabGripen »

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6860
  • +10194/-2932
« Responder #4747 em: Abril 12, 2025, 11:18:32 am »

Eu fiquei igual.

E não me chames troll.

Lá está, és incapaz de contrapor o que quer que seja. Talvez seja algo acima da tua capacidade cognitiva de mero comercial/delegado de vendas. E como diz o provérbio, contra factos não há argumentos.

Não gostas que te chamem de troll? Temos pena. Existem vários neste momento aqui no FD, mas tu és o principal troll por larga distância. Espanta-me que a administração do fórum ainda não te tenha mandado (e a outros) passear, porém no teu caso dá para entender que devem encarar-te como uma espécie de comic relief.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

saabGripen

• Investigador
  • 1882
  • +1105/-1988
« Responder #4748 em: Abril 12, 2025, 11:28:39 am »

Eu fiquei igual.

E não me chames troll.

Lá está, és incapaz de contrapor o que quer que seja. Talvez seja algo acima da tua capacidade cognitiva de mero comercial/delegado de vendas. E como diz o provérbio, contra factos não há argumentos.

Não gostas que te chamem de troll? Temos pena. Existem vários neste momento aqui no FD, mas tu és o principal troll por larga distância. Espanta-me que a administração do fórum ainda não te tenha mandado (e a outros) passear, porém no teu caso dá para entender que devem encarar-te como uma espécie de comic relief.

Estou constantemente a contrapor.
O dc- esse com a verdade te engana.

Tenta resistir.
Leres o que eu escrevo pode ajudar, meu grande  ::)

*

saabGripen

• Investigador
  • 1882
  • +1105/-1988
« Responder #4750 em: Abril 12, 2025, 02:40:56 pm »
Nem comento.....

https://www.cavok.com.br/f-35-holandeses-realizam-a-primeira-troca-de-dados-de-combate-em-tempo-real-na-europa-durante-exercicio-da-otan

https://www.cavok.com.br/lockheed-martin-entrega-o-1-000o-conjunto-de-asa-central-do-f-35-da-fabrica-em-marietta

O artigo sobre os holandeses tem muito que se lhe diga.

1- Só agora? Porquê?

2 - Só foi possivel com ajuda da USAF e da LM? A sério?

3 - O programa usado estava incluido no preço dos aviões?

4 - Em Abril 2025, só um F-35 faz isto?

5 - A ajuda da LM é para desbloquear o kill-switch que impede que um cliente ligue o F-35 a um software externo? Quanto é que se paga?

É necessária uma Task Force de foristas como este para enganar o saabGripen.

*

wyldething

• Membro
  • *
  • 217
  • Recebeu: 143 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +23/-40
« Responder #4751 em: Abril 12, 2025, 03:28:29 pm »
Essa do RCS é novidade para mim, mas não me choca. Na volta o RCS do Gripen é equivalente ou até maior que o do F-16, podendo este último receber Have Glass V para reduzir o RCS.

A RCS do Gripen é muito superior à do F-16 (que por sua vez de frente é das mais baixas de caças não-stealth)

O que é o muito superior?

As fontes da internet andam por volta dos seguintes valores:

Gripen A ~ 1,5 m2
F-16A - 5 m2

Gripen E/F - 0,5
F-16C - 1,2 m2

No aspeto frontal em configuração limpa.

https://thedtechind.wordpress.com/2020/06/10/rcs-of-4th-generation-fighter-jets/

Para quem quiser perceber um pouco mais sobre ondas eletromagnéticas, aconselho este estudo e o seguinte tópico do Researchgate:

https://www.researchgate.net/publication/224186083_Terahertz_radar_cross_section_measurements

https://www.researchgate.net/topic/Electromagnetic-Waves/publications

A RCS do Gripen A/C é bastante superior à do F-16. E até do Typhoon e do Rafale.
E a fonte não é a internet.

Tal como disse anteriormente não tenho dados da versão E/F, mas cada vez mais me parece que tudo o que são números relacionados com o Gripen que circulam por aí, são altamente martelados, para não dizer outra coisa.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

dc

• Investigador
  • 9914
  • Recebeu: 5075 vez(es)
  • Enviou: 847 vez(es)
  • +5369/-1131
« Responder #4752 em: Abril 12, 2025, 03:44:23 pm »
Entretanto, poderá ser que os ventos rumem mesmo para a Suécia, com a prespectiva de uma desenvolvimento de caça de 5ª geração, conjuntamente com o Brasil, ou seja Turquia, Suécia e Brasil.

Mas Portugal não tem arcabouço para isso...E provavelmente caça de 5ª geração, só em 2045....

O 5G sueco parece-me inadequado. Entrarmos nesse programa, ainda por cima juntamente com outro país que costuma ser mau pagador (Brasil), vai ficar-nos praticamente tão caro como entrar no FCAS ou GCAP (com custos de desenvolvimento comportados por potências económicas, que por sua vez irão adquirir um maior número de unidades, com melhor economia de escala).

Ainda por cima, há o risco deste 5G da Saab ser apenas um caça leve, com as suas limitações.

*

LM

• Investigador
  • 3240
  • Recebeu: 1493 vez(es)
  • Enviou: 4191 vez(es)
  • +2174/-122
« Responder #4753 em: Abril 12, 2025, 03:51:49 pm »
Os Suecos que tenham juízo e entrem em um dos dois consórcios "europeus" já existentes...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6860
  • +10194/-2932
« Responder #4754 em: Abril 12, 2025, 03:59:45 pm »
Os Suecos que tenham juízo e entrem em um dos dois consórcios "europeus" já existentes...

Exato. Para já apenas estão a ser estudados conceitos, e convenhamos que com o primeiro voo agendado para 2035, os suecos já vão um bocado tarde.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"