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Substituiçao dos F-16's

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #750 em: Julho 12, 2011, 12:21:12 pm »
Estado pôs à venda dez caças F-16, oito helicópteros Puma e dez aviões C-212 Aviocar

http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=27115
 

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chaimites

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #751 em: Julho 12, 2011, 12:50:17 pm »
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Sem dúvida que a melhor solução, num contexto económico adequado, seria um projecto nacional, talvéz uma colaboração com o Brasil, a India e talvez a Russia.
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Se fosse assim tão fácil, porque é que não há mais países a construirem caças? Porque é que a India virou-se para a Russia para conseguir um caça de última geração? Porque é que países muito mais ricos que Portugal como o Canadá ou a Austrália compraram o F-18? Porque é que países com muito maior tradição a este nível como o RU Suécia viraram-se para projectos multinacionais?


A resposta e muito simples porque desenvolver um projecto nacional para depois montar 20 ou 30 aviões é insustentavel economicamente, mais valia comprarmos F22 se estivessem a venda!
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #752 em: Julho 12, 2011, 01:01:04 pm »
Chaimites olha que os países que apontei, o número de caças não é nem 20 ou 30, mas muito mais.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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chaimites

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #753 em: Julho 12, 2011, 05:30:06 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Chaimites olha que os países que apontei, o número de caças não é nem 20 ou 30, mas muito mais.


Sim eu sei ,mas isso ainda reforça mais a minha ideia!
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #754 em: Julho 12, 2011, 05:38:52 pm »
Só se a tua idéia fosse que Portugal entra-se num projecto multinacional. O problema é que tinha que haver um país com alguma experiência nesse tipo de aparelhos há frente do projecto. Depois há sempre o problema de saber que o que nós queremos é o mesmo que os outros querem e que preços eles estão dispostos a pagar por cada caça. Vê o F-35, aposto que se muitos dos países que estão neste momento metidos no projecto pudessem sair, saiam no próprio momento.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #755 em: Julho 12, 2011, 06:18:08 pm »
Se se confirmar a venda de 10 F-16AM, pelas minhas contas iremos ficar com 33...Como esta frota terá de durar até 2025 ou 2030, não sei como irá ser daqui a uns anos em termos de  peças e sobressalentes. Sem cpntar com eventuais acidentes...Mas pronto, de certeza que a FAP e o MdN sabem o que fazem. "i hope".

Vamos também ver a quando se vende cada unidade, e se o seu preço global de venda servirá para a substituição das frotas mais antigas da FAP na área da instrução, Alouettes /epsilons e Alpha Jet, ou se servirá para encher mais os bolsos dos creedores da nação.
 

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GI Jorge

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #756 em: Julho 12, 2011, 07:02:01 pm »
Citação de: "typhonman"
ou se servirá para encher mais os bolsos dos credores da nação.

Mas alguém tem duvidas disso?  :roll:
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #757 em: Julho 12, 2011, 09:31:25 pm »
Citação de: "typhonman"
Se se confirmar a venda de 10 F-16AM, pelas minhas contas iremos ficar com 33...

Estou a ver que o amigo contou 20 (PA1) + 25 (PA2) =30 (total de F-16 comprados) - 2 (destruidos em acidentes) = 33 (F-16 restantes)

Mas acho que é um pouco mais complicado que isso, é que ficamos com 33 F-16 mas nem todos estão em condições de voar, como é o caso do F-16 das exposições e o F-16 que está na porta-de-armas da Base Aérea de Monte Real, esses é de certeza.
Possivelmente haverá mais um ou dois que também não podem voar, é que dos 25 que se compraram durante o PA2 nunca se teve a intenção de os modernizar todos, era só 20, depois passou para 21 para substituir o F-16 OCU que tinha caido, deixando os 4 restantes para peças, que dava o tal numero mítico de 40, mas depois houve o acidente de um F-16 já modernizado (o ultimo), assim ficamos com 39 em condições, se vendermos 10 desses, ficamos com 29 aviões.

As minhas contas são estas, para dar uma margem de erro, acredito que ficamos com 28 a 30 F-16.
 

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Edu

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #758 em: Julho 12, 2011, 10:56:37 pm »
A venda de 10 F-16's vai-se traduzir no arrecadar de entre 100 a 200 milhões de euros.

A questão que se põe é: Haverá algo que se possa comprar por 200 milhões de euros que faça mais falta a nível da defesa nacional do que 10 F-16 MLU?

Para mim a resposta é não, nós temos pouquíssimos caças mesmo a contar com estes 10, a sua venda representa uma enorme golpe na nossa capacidade de defesa aérea. Eu esperava que com este governo esta venda fosse cancelada, mas pelos vistos Pedro Passos Coelho também acha que os F-16 já são muitos e não fazem falta.

Enfim, o país cada vez mais próximo de desaparecer...
 

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HSMW

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #759 em: Julho 12, 2011, 11:07:42 pm »
Os nossos F-16 são máquina para durar mais quantos anos?
10, 15, 20 anos?
Daqui a uma década o F-16 ainda será uma aeronave capaz?
De que interessa ter tantas aeronaves se não houver pilotos, nem munições ou verba para voar.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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miguelbud

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #760 em: Julho 12, 2011, 11:29:44 pm »
Alguém me pode explicar a razão por detrás da venda de tantas aeronaves ao mesmo tempo? É que a notícia não explica isso e pelo que sei e li aqui no fórum:

1. os caças não estao obsoletos porque a versão MLU é das mais modernas.
2. o país esta tecnicamente falido e o dinheiro das venda nao vai servir para comprar algo melhor.
3. o custo/benefício desta aeronaves é excelente para servir os interesses de um país como o nosso.
 
Sinceramente não vejo razão para se vender os aviões. Expliquem-me o raciocínio por detrás desta decisão. ah, e já agora, se há falta de pilotos para tantas aeronaves, porque é que não se formam mais?
 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #761 em: Julho 13, 2011, 12:06:23 am »
Bem, não sei se irão render 200 milhões de euros, mas com esse dinheiro, ou valor próximo já se poderia adquirir por exemplo o PC-21 para substituir o Epsilon e Alpha Jet, ou então optar-se pela compra de M-346 ou T-50 e PC-9, sem esquecer o substituto do Alouette, claro que não poderiam ser muitas aeronaves, diria entre 10 a 12 aviões de treino a reacção, 12 a 16 turbo-hélice e uns 10 helis para substituir os Alouette.

A vida útil dos F, depende das horas já voadas, penso que o fabricante dá a cada avião 8000 horas de voo, mas lá para 2025, todos eles já estarão com muita hora em cima...Na altura espero que a nossa economia esteja bem melhor, senão não sei como ficaremos em termos de Air Defence..

Quanto a temática da venda propriamente dita, não temos pilotos suficientes porque todos os que saem da A.F.A tem de ser distribuidos pelas diversas esquadras. Antigamente, PIL (Pilotos) milicianos formavam parte de esquadras como a 302 e 304 operando o A-7P, mas a FAP deixou de os integrar nas esquadras de caça. Sendo assim o numero de pilotos disponíveis é ainda menor hoje em dia. Penso que este seja o principal problema.

Importa sim para a frota de perto de 30 aeronaves, adquirir um míssil HOBOS como o AIM-9X ou IRIS-T, munição stand-off como a JSOW ou JSOW-ER e um missil anti navio, vontade esta já expressada pelo anterior CEMFA.

Mais uma vez, espero que esta venda traga alguns dividendos a FAP em termos de reequipamento.


Cumprimentos, a todos.
 

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junger

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #762 em: Julho 13, 2011, 02:58:01 am »
Citação de: "chaimites"
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Sem dúvida que a melhor solução, num contexto económico adequado, seria um projecto nacional, talvéz uma colaboração com o Brasil, a India e talvez a Russia.
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Se fosse assim tão fácil, porque é que não há mais países a construirem caças? Porque é que a India virou-se para a Russia para conseguir um caça de última geração? Porque é que países muito mais ricos que Portugal como o Canadá ou a Austrália compraram o F-18? Porque é que países com muito maior tradição a este nível como o RU Suécia viraram-se para projectos multinacionais?

A resposta e muito simples porque desenvolver um projecto nacional para depois montar 20 ou 30 aviões é insustentavel economicamente, mais valia comprarmos F22 se estivessem a venda!

É uma mera questão de dogmas! E depois há um país que desmonta de forma pornográfica estes dogmas: a Suécia, que desde sempre fabrica os seus caças.
Procurar explicar a realidade pela norma, é um erro fatal. Se assim sempre tivessemos procedido nunca teriamos saido das cavernas.
Convem pensar de outra forma, a verdade não é que não fabricamos aviões por sermos pobres, mas sim que somos pobres porque não fabricamos aviões.


Paíse menores que Portugal (população/dimensão/pib) e que produzem aviões:
Suecia (saab) - menor população
Rep. Checa (Aero Vodochody ) menor população, dimensão e PIB
Chile (Enaer): Menor PIB
Israel (IAI): Menor PIB, população e Dimensão
Suiça (Pilatus): Menor dimensão e população
Finlandia (Valmet): Menor população
Holanda (Fokker/Rekkof) : Menor dimensão
Ucrania (Antonov): menor PIB
 

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junger

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #763 em: Julho 13, 2011, 03:13:21 am »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "typhonman"
Se se confirmar a venda de 10 F-16AM, pelas minhas contas iremos ficar com 33...

Estou a ver que o amigo contou 20 (PA1) + 25 (PA2) =30 (total de F-16 comprados) - 2 (destruidos em acidentes) = 33 (F-16 restantes)

Mas acho que é um pouco mais complicado que isso, é que ficamos com 33 F-16 mas nem todos estão em condições de voar, como é o caso do F-16 das exposições e o F-16 que está na porta-de-armas da Base Aérea de Monte Real, esses é de certeza.
Possivelmente haverá mais um ou dois que também não podem voar, é que dos 25 que se compraram durante o PA2 nunca se teve a intenção de os modernizar todos, era só 20, depois passou para 21 para substituir o F-16 OCU que tinha caido, deixando os 4 restantes para peças, que dava o tal numero mítico de 40, mas depois houve o acidente de um F-16 já modernizado (o ultimo), assim ficamos com 39 em condições, se vendermos 10 desses, ficamos com 29 aviões.

As minhas contas são estas, para dar uma margem de erro, acredito que ficamos com 28 a 30 F-16.


parece-me que 20+25 são 45 e não 30. descontando a atrição(2) e canibalizações(2) serão ainda 41 aparelhos.
Menos 10 (MLU) ficam 31, se fizermos esquadras a 15 aparelhos chega perfeitamente para as 2 que temos.
O importante é mais a taxa de disponibilidade que termos 20 aparelhos por esquadra.
É mais fácil manter operacionais 15 aparelhos que 20.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #764 em: Julho 13, 2011, 12:07:01 pm »
Citação de: "junger"
Citação de: "chaimites"
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Sem dúvida que a melhor solução, num contexto económico adequado, seria um projecto nacional, talvéz uma colaboração com o Brasil, a India e talvez a Russia.
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Se fosse assim tão fácil, porque é que não há mais países a construirem caças? Porque é que a India virou-se para a Russia para conseguir um caça de última geração? Porque é que países muito mais ricos que Portugal como o Canadá ou a Austrália compraram o F-18? Porque é que países com muito maior tradição a este nível como o RU Suécia viraram-se para projectos multinacionais?

A resposta e muito simples porque desenvolver um projecto nacional para depois montar 20 ou 30 aviões é insustentavel economicamente, mais valia comprarmos F22 se estivessem a venda!

É uma mera questão de dogmas! E depois há um país que desmonta de forma pornográfica estes dogmas: a Suécia, que desde sempre fabrica os seus caças.
Procurar explicar a realidade pela norma, é um erro fatal. Se assim sempre tivessemos procedido nunca teriamos saido das cavernas.
Convem pensar de outra forma, a verdade não é que não fabricamos aviões por sermos pobres, mas sim que somos pobres porque não fabricamos aviões.


Paíse menores que Portugal (população/dimensão/pib) e que produzem aviões:
Suecia (saab) - menor população

Tem dinheiro e é provavel que a SAAB seja vendida.

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Rep. Checa (Aero Vodochody ) menor população, dimensão e PIB

De cabeça acho que eles só constroem se tiverem clientes para um treinador avançado. Esse treinador avançado foi criado porque havia clientes no Bloco de Leste.

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Chile (Enaer): Menor PIB

O que é que eles constroem?

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Israel (IAI): Menor PIB, população e Dimensão

UAV e Israel recebe bilhões de dólares dos EUA.

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Suiça (Pilatus): Menor dimensão e população

Não é a OGMA que produz um avião para eles?

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Finlandia (Valmet): Menor população

O que é que eles constroem?

Citar
Holanda (Fokker/Rekkof) : Menor dimensão

Eles actualmente constroem alguma coisa? Eu tinha a impressão que a empresa tinha ido à falência... :?

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Ucrania (Antonov): menor PIB
[/quote][/quote]

Filho da URSS e consegue clientes graças a isso.

Se formos ver a OGMA faz o que grande parte dessas empresas fez ou faz, ou seja, constrói partes de aparelhos, repara e até monta todo um aparelho para a Pilatus (se a memória não me falha).
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...