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Substituiçao dos F-16's

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JLRC

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #300 em: Outubro 24, 2009, 01:15:14 pm »
Eu desisti de ler o texto porque a falta de pontuação tornou-o ilegível. Lamento :cry:
 

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luis simoes

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #301 em: Outubro 24, 2009, 02:14:21 pm »
de facto agradeco sua atencao mas apesar de estar emigrado nunca esqueci o que aprendi em portugal logo peco desculpa pela falta de virgulas etc... mais importante e que se percebeu aqui a minha intencao e claro que a falta deve-se ao teclado que nao e igual ao nosso ai mas obrigado pela sua atencao ...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Malina

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #302 em: Novembro 07, 2009, 03:22:22 am »
Não sei se colocar a questão que tenho é a ideal aqui neste tópico, mas como achei que não valia a pena estar a abrir um novo só para colocar uma questão, aproveito este.

Ora, hoje em conversa animada com o meu moço estávamos a falar dos nossos queridos F-16. E surgiu uma questão: a que velocidade aterra um F-16? Só por curiosidade. Ou seja a que velocidade tocam as rodas no solo durante uma aterragem. Até falámos dos aviões a jacto dos porta-aviões que precisam de ajuda dum "gancho" para evitar problemas e... despistes.
E já agora alguém sabe dizer a velocidade de aterragem de aviões comerciais?

É mais por comparação. Eu puxei por um lado, ele puxou por outro, agora quero saber quem estava mais perto da razão.

Já agora eu não percebo nada de aviões nem nomes muito técnicos, por isso se souberem uma resposta sejam simples  :wink:
 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #303 em: Novembro 07, 2009, 10:14:07 am »
Sem certezas, diria entre 150 km/h e 200 km/h.
 

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ShadIntel

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #304 em: Novembro 07, 2009, 10:50:05 am »
Em média 250 km/h, mais ~8 km/h por cada meia tonelada de carga. Exemplo: se o F-16 aterra com 500 kg de combustível e 1500 kg de armamento, a velocidade necessária é de ~280 km/h.

No caso dos aviões comerciais, também anda à volta de 260 a 280 km/h, dependendo do modelo.
Sempre pensei que quanto mais pesado, mais elevada era a velocidade necessária, o que não é bem verdade; pelo que li, os gigantes A380 e Boeing 747 têm velocidades de aterragem bastante baixas.
 

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Malina

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #305 em: Novembro 07, 2009, 03:52:40 pm »
Obrigada pelas respostas! Dúvida esclarecida  :mrgreen:
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #306 em: Novembro 07, 2009, 06:02:17 pm »
Citação de: "ShadIntel"
Sempre pensei que quanto mais pesado, mais elevada era a velocidade necessária, o que não é bem verdade; pelo que li, os gigantes A380 e Boeing 747 têm velocidades de aterragem bastante baixas.

Por essa lógica um caça poderia aterrar a uma velocidade muito menor do que um avião de carga :wink: .

Na realidade o caça precisar de um velocidade superior ao avião de carga para aterrar, o importante aqui não é tanto o peso do avião mas sim o tamanho da asa, quanto maior for a asa menor é a velocidade necessária, um caça precisa de descolar e aterrar a uma alta velocidade porque tem uma asa pequena, um avião de carga descola e aterra a velocidades menores porque tem uma asa grande, é um conceito que tem a ver com a "velocidade de perda" que é sobre a velocidade minima a que um certo avião pode ter sustentabilidade, abaixo desta velocidade ele "cai".

Parte 2 :lol: , os flaps são usados quando os aviões descolam ou aterram porque, aumentam o tamanho da asa, logo permitem que o avião tenha sustentabilidade a velocidades menores do que com a asa "normal", o que é bom quando se pretende aterrar ou descolar, quando mais devagar melhor.
 

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Malina

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #307 em: Novembro 08, 2009, 03:46:03 am »
Já agora que falam em asas coloco a questão
Os aviões têm isto nas asas porquê?
http://www.baixaki.com.br/imagens/wpape ... iao800.jpg

Mais uma vez foi uma pergunta que surgiu em conversa quando andávamos por Faro e víamos vários aviões a aterrar com essa dobra nas asas.
É para aumentar a estabilidade ou quê?
 

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Cabecinhas

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #308 em: Novembro 08, 2009, 10:48:56 am »
Citação de: "Malina"
Já agora que falam em asas coloco a questão
Os aviões têm isto nas asas porquê?
http://www.baixaki.com.br/imagens/wpape ... iao800.jpg

Mais uma vez foi uma pergunta que surgiu em conversa quando andávamos por Faro e víamos vários aviões a aterrar com essa dobra nas asas.
É para aumentar a estabilidade ou quê?


Citar
Porque é que os aviões tem flaps? Não é para ficar bonito :lol: , os flaps são usados quando os aviões descolam ou aterram porque, aumentam o tamanho da asa, logo permitem que o avião tenha sustentabilidade a velocidades menores do que com a asa "normal", o que é bom quando se pretende aterrar ou descolar, quando mais devagar melhor.
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #309 em: Novembro 08, 2009, 04:22:19 pm »
Citação de: "Cabecinhas"
Citação de: "Malina"
Já agora que falam em asas coloco a questão
Os aviões têm isto nas asas porquê?
http://www.baixaki.com.br/imagens/wpape ... iao800.jpg

Mais uma vez foi uma pergunta que surgiu em conversa quando andávamos por Faro e víamos vários aviões a aterrar com essa dobra nas asas.
É para aumentar a estabilidade ou quê?


Citar
Porque é que os aviões tem flaps? Não é para ficar bonito :lol: , os flaps são usados quando os aviões descolam ou aterram porque, aumentam o tamanho da asa, logo permitem que o avião tenha sustentabilidade a velocidades menores do que com a asa "normal", o que é bom quando se pretende aterrar ou descolar, quando mais devagar melhor.

O que a Melina está a falar não é de flaps


mas sim da ponta das asas levantada (conhecidas pelo nome em inglês, Winglet).


Citar
Winglet é um componente aerodinâmico posicionado na extremidade livre da asa de uma aeronave, que tem por função diminuir o arrasto induzido, relacionado ao vórtice de ponta de asa. Em geral, tem a forma de uma aba vertical ou inclinada. A redução do arrasto melhora a eficiência da aeronave, significando aumento da velocidade e economia de combustível.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Winglet
 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #310 em: Novembro 08, 2009, 09:22:26 pm »
ou Wingtips, ajudam a poupar combustível nas descolagens.
 

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Malina

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #311 em: Novembro 08, 2009, 09:57:50 pm »
Obrigada, é isso mesmo  :wink:
Como nem sabia o nome daquilo, não pude pesquisar.
 

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Cabecinhas

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #312 em: Novembro 09, 2009, 01:05:12 am »
:mrgreen:
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #313 em: Novembro 09, 2009, 01:10:39 pm »
Citação de: "typhonman"
ou Wingtips, ajudam a poupar combustível nas descolagens.

Eu por acaso também conheço por wingtips, mas como enquanto estava à procura do texto na net para colar aqui, apareceu winglet, decidi colar o que estava na net :lol: .
 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #314 em: Novembro 09, 2009, 11:17:52 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "typhonman"
ou Wingtips, ajudam a poupar combustível nas descolagens.

Eu por acaso também conheço por wingtips, mas como enquanto estava à procura do texto na net para colar aqui, apareceu winglet, decidi colar o que estava na net :lol: .
:P