Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3%)
F-35
59 (44%)
Rafale
21 (15.7%)
Gripen
34 (25.4%)
Eurofighter Typhoon
16 (11.9%)

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Substituiçao dos F-16's

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Jorge Pereira

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(sem assunto)
« Responder #255 em: Maio 03, 2009, 03:58:20 pm »
Citação de: "Mercurio"
Mas temos agora!

Eu lanço um outro tema de conversa:

Atendendo aos custos que são necessários suportar para se ter uma Força Aérea credivel (em todas as áreas de actuação) porque não lançar-se as bases de uma Força Aérea Europeia.

Faz-se um estudo sobre cada país (população, PIB, território, etc.) e chega-se à conclusão com quanto é que cada um tem de contribuir (dinheiro e pessoal). A seguir a União Europeia cria uma FAE transversal a todos os países.

Total - actualmente não se consegue fazer defesa aérea de uma forma isolada! os aviões de combate têm de entrar nos espaços aéreos do país vizinho para cumprir a missão e a vigilância RADAR é partilhada!



Não acredito nisso. Nenhum país quererá abdicar da sua capacidade militar própria para fazer o que bem entender (leia-se defender os seus interesses intrínsecos) e sujeitar-se perigosamente ao que decida a maioria da União.

Dificilmente iremos para além de programas como o Euro-NATO Joint Jet Pilot Training.

Já estivemos mais perto disso. Neste momento em toda a UE começam a surgir “dúvidas” que fazem com que cada vez mais o interesse geral europeu seja posto de lado a favor dos interesses nacionais. Enfim, desconfianças…

Eu também não quero ver Portugal a abdicar das suas capacidades próprias e independentes. Deus nos livre!
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

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macer

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« Responder #256 em: Maio 03, 2009, 05:58:19 pm »
russia, china, índia, Brasil

acha que existe realmente um lugar no mundo para portugal, ou existe apenas lugar para uma Europa?

nao querendo faltar ao respeito  :wink:

cumprimentos
 

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HSMW

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« Responder #257 em: Maio 03, 2009, 06:07:39 pm »
Citação de: "macer"
acha que existe realmente um lugar no mundo para Portugal,  
:twisted:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Get_It

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« Responder #258 em: Maio 03, 2009, 07:55:43 pm »
Citação de: "Mercurio"
Atendendo aos custos que são necessários suportar para se ter uma Força Aérea credivel (em todas as áreas de actuação) porque não lançar-se as bases de uma Força Aérea Europeia.

Faz-se um estudo sobre cada país (população, PIB, território, etc.) e chega-se à conclusão com quanto é que cada um tem de contribuir (dinheiro e pessoal). A seguir a União Europeia cria uma FAE transversal a todos os países.

Então fazemos algo mais fácil: acabamos com a Esquadra 201, e até talvez com a 301, e passamos a contratar os espanhóis para fazerem a defesa do nosso espaço aéreo com os seus Typhoon. Passávamos a utilizar apenas os caças para fazer as missões NATO ou acabávamos logo com eles e comprávamos uma aeronave ao género do AT-6 Texan II, mais económica e, provavelmente, também mais apropriada em cenários como o Afeganistão.

São ideias...

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Edu

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« Responder #259 em: Maio 03, 2009, 09:15:51 pm »
Já aqui o afirmei à algum tempo e mantenho a minha opinião de que o melhor substituto para o F-16 é o Gripen, pelo seu custo, pelas suas boas caracteristicas tanto em manobrabilidade como em baixa visibilidade (se aquele HUD não fizer muito reflexo, isso já foi criticado pelos pilotos) tanto visual como ao radar e também pela sua elevada compatibilidade. Relativamente à logistica não sei porque é assim tão complicada, o motor, que normalmente requer mais manutenção, é o mesmo utilizado pelo F-18 E/F que se prevê que se mantenha em operação ainda por muitos anos.

Quando a foristas que atiram com F-22 para esses nem há resposta.

Quanto ao F-35 custa-me muito a acreditar que alguma vez tenhamos dinheiro para aviões em primeira mão, se o tivermos serão sempre aviões usados e com a capacidade furtiva degradada em relação ao utilizado pelos EUA. Depois é preciso ter em conta que o F-35 será muito provavelmente menos manobravel que qualquer caça europeu (seja, Eurofighter, Rafale ou Gripen), pois as capacidades Stealth mostram-se incompativeis com uma aerodinâmica mais manobrável. Por fim em relação ao F-35 é preciso dizer que tal como o F-22 para manter a sua capacidade stealth ele necessita de uma manutenção muito cara, cuidada e demorada, aumentando muito os seus custos de operação e diminuindo a sua operacionalidade, não sei até que ponto a nossa força aerea tem capacidade para lidar com isso.
Eu li na fligth internacional que uma operação tão simples como mudar uma bomba de combustivel que num caça normal demora entre 30 min a 1 hora, no F-22 demora 18 horas, porque tem de se remover com muito cuidado a cobertura stealth do avião e voltar a colocala com ainda mais cuidado. No F-35 os procedimentos não devem andar muito longe.

Cumprimentos  :wink:
 

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Lightning

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« Responder #260 em: Maio 03, 2009, 09:24:17 pm »
Citação de: "Edu"
pois as capacidades Stealth mostram-se incompativeis com uma aerodinâmica mais manobrável.


Isso é reconhecido por outras entidades ou é a opinião pessoal do Edu? É que eu nunca tinha ouvido falar nisso.
 

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Lightning

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« Responder #261 em: Maio 03, 2009, 09:32:29 pm »
Citação de: "Mercurio"
Atendendo aos custos que são necessários suportar para se ter uma Força Aérea credivel (em todas as áreas de actuação) porque não lançar-se as bases de uma Força Aérea Europeia.


Isso acho impossivel.
Cada nação europeia tem os seus interesses e não os confia a terceiros.
Também não acho credivel que se formasse uma Força Aérea Europeia e continuasse a existir Exércitos e Marinhas Nacionais, e isso vai embater no primeiro ponto, cada governo quer ter a sua capacidade bélica independente.

Mesmo que se formasse uma especie de "Defesa Aérea Europeia Conjunta" (foi um nome que eu inventei), apenas com os sistemas de radar, comando e controlo e parelhas de caças de alerta, já era um grande passo que poderia ser dado mas mesmo assim não sei se os diversos paises o aceitariam.

No fundo para isso acontecer só desaparecendo todos os paises europeus e formando uma nação Europa.
 

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Edu

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« Responder #262 em: Maio 03, 2009, 09:37:21 pm »
Bem eu já tenho lido sobre isso em alguma literatura da area, e esta opinião é partilhada por bastante gente, não lhe afirmo isto categoricamente. Mas se formos pensar bem, com deve ter noção na aviação para tudo tem de se estabalecer um compromisso, ora ao estarmos a criar um formato exterior que seja stealth estamos a impor certas formas à aeronave formas essas que têm de existir para o avião ser stealth mas que nada têm a haver com uma configuração mais manobrável, já uma avião que não imponha regras de furtividade terá toda a sua aerodinâmica optimizada para a maior manobrabilidade possivel.

Além do mais já foi referido neste forum (não sei se neste topico) que em manobrabilidade o F-22 apesar de ter thrust vectoring era menos manobravel que o Eurofigther e que perdeu em jogos de guerra para ele exactamente na manobrabilidade.

Cumprimentos  :wink:
 

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Mercurio

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« Responder #263 em: Maio 03, 2009, 10:06:03 pm »
Calma aí!

Onde é que foram arranjar esta informação?

O F16 não perde nada em relação ao Eurofighter e. contudo, cada vez que entra em combate com o F22, perde!

Para que serve a manobrabilidade em combates feitos a 60 Milhas de distancia, quando o nosso radar de bordo não vê o inimigo e o Radar dele já nos abateu?!?!??

Recordo que o Eurofither foi desenhado para a guerra fria, com ataques massivos de aviões Sovieticos. O eurofighter é um caça puro!

Actualmente não se necessita nada disto (à exepção da USAF) Agora o que se pretende é um avião multirool.

Os ingleses acabaram de receber o Euriofigther e já estão no JSF (ainda por cima querem a versão VTOL!)

Quanto a custos, ..., será que o pessoal se apercebe de quanto é que custa um F16 MLU completamente equipado? Só o novo capacete custa tanto quanto uma vivenda! (e ainda não falei do avião e seus sistemas!)
 

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Instrutor

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« Responder #264 em: Maio 03, 2009, 10:56:15 pm »
F16 E/F custo aproximado de 50 a 60 milhoes de euros.........

F-16 MLU custo aproximado de 30 milhoes de euros.....


Como veem mesmo um F-16 usado com algum valor militar e capacidade custa balurdios......... não se enganem o F-35 vai ser mesmo o aviao que vai substituir os F-16 dentro de 20 anos.... nesse tempo a estratégia militar certamente será muito diferente da actual, a evolução das maquinas e do equipamento vai permitir que futuramente um F-35 MLU irá ter muito mais poder de fogo graças a constante modernização dos sistemas de armas do que agora uma esq. de F-16 MLU.... possivelmente daqui a 20 / 25 anos existiram misseis muito superiores ao acutal Amrram 120D acutalmente com capacidade de 120km, certamente daqui a 20 anos existiram outros misseis com capacidades superiores a 200 km de alcance...... vejamos acerca de 25 anos a nossa FAP existiam 50 A7 e 65 F-86 so estes avioes representam mais do que actualmente todas as esquadras juntas e os aprelhos todos juntos ao nosso serviço, daqui a 25 anos o mesmo se vai passar é sempre assim....... não podemos equiparar se actualmente e num futuro proximo iremos ter 39 F-16MLU que daqui a 25 anos iremos tambem ter 40 F-35.... futuramente vao diminuir o numero de avioes, mas estes iram ser tecnologicamente muito mais avançados, capazes de uma parelha futura de avioes fazerem o serviço de cerca de 10 avioes hoje em dia.....

Futuramente iremos ter somente uns 20 F-35, ja la vai o tempo das Forças Aereas de paises desenvolvidos terem centenas e centenas alguns milhares mesmo de avioes ou outros equipamentos como CC para o Exercitos e navios para a Marinha...... o futuro é reduzir o numero de veiculos e aumentar a capacidade de destruição e sofisticação das suas armas.
« Última modificação: Maio 04, 2009, 11:30:42 am por Instrutor »
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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nelson38899

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« Responder #265 em: Maio 03, 2009, 11:02:11 pm »
Citação de: "Mercurio"
Calma aí!

Onde é que foram arranjar esta informação?

O F16 não perde nada em relação ao Eurofighter e. contudo, cada vez que entra em combate com o F22, perde!

Para que serve a manobrabilidade em combates feitos a 60 Milhas de distancia, quando o nosso radar de bordo não vê o inimigo e o Radar dele já nos abateu?!?!??

Recordo que o Eurofither foi desenhado para a guerra fria, com ataques massivos de aviões Sovieticos. O eurofighter é um caça puro!

Actualmente não se necessita nada disto (à exepção da USAF) Agora o que se pretende é um avião multirool.

Os ingleses acabaram de receber o Euriofigther e já estão no JSF (ainda por cima querem a versão VTOL!)

Quanto a custos, ..., será que o pessoal se apercebe de quanto é que custa um F16 MLU completamente equipado? Só o novo capacete custa tanto quanto uma vivenda! (e ainda não falei do avião e seus sistemas!)


e eu pergunto-lhe quanto custa a nossa liberdade, ou seja, o poder de definir o nosso futuro por nós próprios???
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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PereiraMarques

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« Responder #266 em: Maio 03, 2009, 11:04:12 pm »
Citação de: "Instrutor"
vejamos acerca de 25 anos a nossa FAP existiam 50 A7 e 50 F-86


Impossível. A-7 Corsair II e F-86 Sabre nunca foram contemporâneos na FAP.
 

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Johnnie

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« Responder #267 em: Maio 03, 2009, 11:56:45 pm »
Deve ser um erro o colega deve ter querido dizer 50 A7 e 50 FIAT mas mesmo assim tal nunca se veio a verificar, pois nunca tivemos os 50 A7 a voar  :wink:
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

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Silva Neto

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« Responder #268 em: Maio 04, 2009, 01:08:24 am »
Citação de: "Mercurio"
Mas temos agora!

Eu lanço um outro tema de conversa:

Atendendo aos custos que são necessários suportar para se ter uma Força Aérea credivel (em todas as áreas de actuação) porque não lançar-se as bases de uma Força Aérea Europeia.

Faz-se um estudo sobre cada país (população, PIB, território, etc.) e chega-se à conclusão com quanto é que cada um tem de contribuir (dinheiro e pessoal). A seguir a União Europeia cria uma FAE transversal a todos os países.

Total - actualmente não se consegue fazer defesa aérea de uma forma isolada! os aviões de combate têm de entrar nos espaços aéreos do país vizinho para cumprir a missão e a vigilância RADAR é partilhada!



 :shock:  :shock:


Espero que este não seja o pensamento dominante nas nossas FA. Que eu saiba só existe uma razão para a existência das nossas FA: A defesa de PORTUGAL livre e soberano!
 

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Instrutor

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« Responder #269 em: Maio 04, 2009, 11:11:06 am »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "Instrutor"
vejamos acerca de 25 anos a nossa FAP existiam 50 A7 e 50 F-86

Impossível. A-7 Corsair II e F-86 Sabre nunca foram contemporâneos na FAP.


Sim correcto, o que quero dizer é que antigamente adquiriam-se grandes quantidades de material neste caso avioes, em 1ª ou segunda mão vinham sempre avioes em razoável numero....
65 - F-86
50 - A7
50 - Alpha Jett
134 - Fiats G91 R3/R4

Embora nem todos voassem em condiçoes são estes números que quero frizar e que futuramente não se justificam.... podemos ver pelas actuais aquisiçoes.........

24 Aviocars - 12 C295
13 Pumas - 12 Merlins
160 Alluetts III embora operacionais 18 - futuro helicoptero da FAP ??? (10)

A tendencia é para reduzir o numero de aparelhos mas aumentar a sua capacidade.
Com isto quero dizer que a medio prazo nao vamos substituir logicamente os 39 F-16 por 40 F-35......... só se os americanos forem muito muito muito nossos amiguinhos e maos largas........... mas nem aos irmaozinhos australianos, japoneses, israelitas e principalmente ingleses querem vender a sua joia da coroa o que dizer a nos que somos somente o segundo mais credivel aliado americano na Europa. Nem os pneus veem dados, quando mais 1 ou 2........ Se queremos temos de os pagar e bem pagos e nem sempre veem com a tecnologia toda.... por isso penso e defendo que nós nos deviamos voltar para o mercado europeu ou quiça futuramente um aviao a ser produzido em Portugal pelas OGMA da embraer...... era bom não era.....
« Última modificação: Maio 04, 2009, 11:37:57 am por Instrutor »
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C