Já aqui o afirmei à algum tempo e mantenho a minha opinião de que o melhor substituto para o F-16 é o Gripen, pelo seu custo, pelas suas boas caracteristicas tanto em manobrabilidade como em baixa visibilidade (se aquele HUD não fizer muito reflexo, isso já foi criticado pelos pilotos) tanto visual como ao radar e também pela sua elevada compatibilidade. Relativamente à logistica não sei porque é assim tão complicada, o motor, que normalmente requer mais manutenção, é o mesmo utilizado pelo F-18 E/F que se prevê que se mantenha em operação ainda por muitos anos.
Quando a foristas que atiram com F-22 para esses nem há resposta.
Quanto ao F-35 custa-me muito a acreditar que alguma vez tenhamos dinheiro para aviões em primeira mão, se o tivermos serão sempre aviões usados e com a capacidade furtiva degradada em relação ao utilizado pelos EUA. Depois é preciso ter em conta que o F-35 será muito provavelmente menos manobravel que qualquer caça europeu (seja, Eurofighter, Rafale ou Gripen), pois as capacidades Stealth mostram-se incompativeis com uma aerodinâmica mais manobrável. Por fim em relação ao F-35 é preciso dizer que tal como o F-22 para manter a sua capacidade stealth ele necessita de uma manutenção muito cara, cuidada e demorada, aumentando muito os seus custos de operação e diminuindo a sua operacionalidade, não sei até que ponto a nossa força aerea tem capacidade para lidar com isso.
Eu li na fligth internacional que uma operação tão simples como mudar uma bomba de combustivel que num caça normal demora entre 30 min a 1 hora, no F-22 demora 18 horas, porque tem de se remover com muito cuidado a cobertura stealth do avião e voltar a colocala com ainda mais cuidado. No F-35 os procedimentos não devem andar muito longe.
Cumprimentos