Considerando apenas os custos de aquisição e operação qual seria mais vantajoso, F-16 E/F ou Gripen NG?
A nível de aquisição ficaria mais barato o Gripen NG e seria mais fácil o povo engolir o gasto de milhões de euro em novos caças, pois já estou a ver o pessoal a perguntar "Então vamos gastar milhões para o comprar o mesmo caça que já temos?!"
Quanto às relações políticas talvez ficasse mais barato e fácil o F-16.
Agora, a nível de operação e logística pode ir para ambos os lados. Pois por um lado temos um caça mais moderno, o Gripen NG, que é bastante reconhecido por ter esses custos baixos; e por outro lado, temos o F-16 o qual a FAP já tem uma grande experiência e pessoal bem qualificado, portanto os custos para a implementação (alguém que traduza isto para português, que eu já estou demasiado cansado para escrever num português que se entenda) do F-16 E/F nunca seriam tão grandes como os do Gripen NG.
Se de facto na altura em que for necessário substituir os F-16 os EUA proporem o F-16 X/Z para venda a Portugal e mais tarde a substituição por caças F-35 baratuchos e em segunda mão, não ficaria nada surpreendido que Portugal escolhe-se esta opção.
Agora, há também levar em consideração a minha dúvida pessoal de que existirão alguma vez F-35 em segunda mão disponíveis para Portugal nas próximas quatro décadas. Digo isto pois se olharmos para os problemas actuais da USAF e dos EUA, o mais provável é os norte-americanos preferirem mil vezes actualizar os F-35 mais velhos em vez de estar a produzirem mais caças novos.
Mas é como eu escrevi acima, hoje foi um dia cansativo e será necessário alguém mais descansado e que possa explicar melhor traduza o que eu escrevi.
Cumprimentos,