Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3%)
F-35
59 (44%)
Rafale
21 (15.7%)
Gripen
34 (25.4%)
Eurofighter Typhoon
16 (11.9%)

Votos totais: 134

Substituiçao dos F-16's

• 4864 Respostas
  • 1293099 Visualizações
*

sivispacem

• Investigador
  • 1504
  • Recebeu: 842 vez(es)
  • Enviou: 884 vez(es)
  • +460/-547
(sem assunto)
« Responder #285 em: Agosto 05, 2009, 01:27:49 pm »
Citação de: "Filipe de Chantal"
A dúvida está em que passamos a vida a "baixar as calças" em tudo o que diz respeito às relações com os EUA, mesmo quando eles roubam descaradamente os trabalhadores portugueses da Base das Lajes ( nada menos que 4 milhões de Euros!!!...)
E quando se trata do fornecimento de material de guerra, eles impingem-nos a sua sucata.
Repito que não estamos perante compras normais, como em relação a qualquer outro país (aproveito para dizer que não nos andam a vender material "encostado", isso é falso! Então as nossas compras à Holanda são de material obsoleto???)
Os EUA é que estão em dívida para connosco e fazem pouco de nós!...
Qualquer outra posição a este respeito só se pode classificar como pouco patriótica!...

Desculpe, mas estou em total desacordo consigo...

Se, como diz, "baixamos as calças", depois não nos podemos queixar que alguém nos tenha "inspeccionado" aquele canal onde o sol não brilha...
Mas eu até concordo consigo na parte em que a culpa é nossa, por termos "baixado" as calças deamasiadas vezes.

A questão fundamental continua a ser o que 'nós' (Portugal) queremos fazer e o quanto estamos disposto a gastar para isso...
Normalmente é sempre muito pouco... por isso de pouco adianta uma reacção de 'transfer' e dizer que a culpa é dos 'camones' quando, em boa verdade, somos nós os principais responsáveis...

Violações da lei portuguesa nas Lajes??? que sejam rapida e irresoluvelmente resolvidas!
Se não são??? De quem é a culpa??? ou acha que se quisesse vir mandar para minha casa (exemplo absurdo, bem sei...) eu o deixava???

Cpmts
Carlos Ferreira
Cumprimentos,

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #286 em: Agosto 05, 2009, 02:20:45 pm »
Eu continuo a defender todo e qualquer substituto neste caso dos F-16 daqui a 15 anos deve passar por avioes made in Europa e temos um roll bastante considerável de opções:
- Typhoon;
- Rafalle;
- Grippen;

Qualquer um destes aparelhos ficamos muito mais bem servidos na relação qualidade / preço do que o F-35 ou entao como ja ouvi falar por aqui do F-16 Block 60.

P.S. Se o Exercito e a Marinha começam a olhar para o mercado europeu nas suas compras, porque nao a força aerea fazer o mesmo?
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3711 vez(es)
  • +967/-1101
(sem assunto)
« Responder #287 em: Agosto 05, 2009, 02:26:36 pm »
Citação de: "Instrutor"
P.S. Se o Exercito e a Marinha começam a olhar para o mercado europeu nas suas compras, porque nao a força aerea fazer o mesmo?

A Força Aérea já o fez no caso do Merlin e do C295, que tinham concorrentes americanos (ou parcialmente no caso do C-27J).

Mas curiosamente no caso de caças sempre usamos made in USA (F-84, F-86, A-7, F-16)...

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
(sem assunto)
« Responder #288 em: Agosto 05, 2009, 02:35:47 pm »
Citação de: "Lightning"

A Força Aérea já o fez no caso do Merlin e do C295, que tinham concorrentes americanos (ou parcialmente no caso do C-27J).

Mas curiosamente no caso de caças sempre usamos made in USA (F-84, F-86, A-7, F-16)...

O Fiat G-91 é o quê concretamente? Caça? E não tem nada de europeu? o De Havilland Vampire não era inglês?
Um abraço
Raphael

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #289 em: Agosto 05, 2009, 03:01:31 pm »
Caça Bombardeiro ligeiro (Fiat G91 R3 e R4)

O que eu queria dizer é que por norma a FAP substitui o aparelho por um novo dentro do mesmo mercado.

Ex...

Puma (Frances) -------- Merlim (Franco-Italo-Frances)
C212 Casa ( Espanhol) ----------- C295M (Espanhol)
A7/F86 (EUA) ------------------------ F16 (EUA)
P3 AB (EUA) -------------------------- P3C (EUA) veio da Marinha da Holanda

Futuramente a Europa apresenta muito melhores maquinas que os EUA,

Vejamos aquilo que pode interessar a Portugal futuramente

CAÇA DE SUPERIORIDADE AEREA
EUA                                                 Vs                                    Europa
F22  :lol:  brincadeira                                                       Thyphoon
F35 (Projecto/Prototipos)                                                            Rafalle
F16 Block 60                                                                           Grippen NG
F-18 CD Super Hornet

AVIOES DE TRANSPORTE
EUA                                                 Vs                                Europa / Outro
C17                                                                                    A400M (Projecto)
C130J                                                                                    Embraer 390
                                                                                                  C295M

HELICOPTEROS
EUA                                                  Vs                                       Europa
AH64 Apache                                                                                  Tiger
Cobra                                                                                           Merlin
S70 Blackhaak                                                                                NH90
                                                                                                    A109
                                                                                                    A129
                                                                                                    EC 635
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1101
(sem assunto)
« Responder #290 em: Agosto 05, 2009, 07:33:17 pm »
Citação de: "raphael"
O Fiat G-91 é o quê concretamente? Caça? E não tem nada de europeu? o De Havilland Vampire não era inglês?

Não é caça mas é um avião a jacto na mesma só que vocacionado para o ataque ao solo, pois tem razão esqueci-me desses, é que só estava a olhar para Monte Real :lol: Alemão.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1101
(sem assunto)
« Responder #291 em: Agosto 05, 2009, 07:41:38 pm »
Puma (Frances) -------- Merlim (Franco-Italo-Frances)

Não percebi muito bem essa do Franco-Italo-Francês :lol: , sei que o Puma é Francês e o Merlin é Italo-Britânico ou Anglo-Italiano, conforme as preferências :lol:  :lol: , é para comprar mais? O que interessa agora é o substituido do C-130 que ou é mais C-130, ou A400 ou KC-390, ou qualquer outro que se ache correcto.

HELICOPTEROS
EUA                                                  Vs                                       Europa
AH64 Apache                                                                                  Tiger
Cobra                                                                                           Merlin
S70 Blackhaak                                                                                NH90
                                                                                                    A109
                                                                                                    A129
                                                                                                    EC 635

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #292 em: Agosto 06, 2009, 09:52:42 am »
Não, era úma tabela para por lado a lado avioes americanos e europeus, nao tem nada a ver em comparaçoes entre duas aeronaves, de um lado avioes americanos do outro avioes europeus. sim Enganei-me relativamente ao Merlin ele é anglo-italiano.

*

Filipe de Chantal

• Membro
  • *
  • 62
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #293 em: Agosto 08, 2009, 04:54:28 am »
Sivispacem, você tem a mesma posição de todos os portugueses, governantes incluídos, que querem manter a mesma posição (no sentido literal) relativamente aos EUA.
Pura e simplesmente recusa-se a perceber.
É o que se chama uma atitude "inteligente e digna"!

*

sivispacem

• Investigador
  • 1504
  • Recebeu: 842 vez(es)
  • Enviou: 884 vez(es)
  • +460/-547
(sem assunto)
« Responder #294 em: Agosto 08, 2009, 10:46:25 am »
Citação de: "Filipe de Chantal"
Sivispacem, você tem a mesma posição de todos os portugueses, governantes incluídos, que querem manter a mesma posição (no sentido literal) relativamente aos EUA.
Pura e simplesmente recusa-se a perceber.
É o que se chama uma atitude "inteligente e digna"!

Confesso que não percebi muito bem esta sua mensagem... se calhar a culpa é minha  c34x

E o que mais é que me "recuso a perceber"?
Cumprimentos,

*

Daniel

• Investigador
  • 3032
  • Recebeu: 432 vez(es)
  • Enviou: 225 vez(es)
  • +723/-9412
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #295 em: Outubro 06, 2009, 10:22:28 am »
Gripen NG Brasil será mais nacional do que o AMX, diz Saab  

Nós propomos que o Gripen NG seja produzido no Brasil, para o Brasil e para o mercado mundial”. A declaração do CEO da Saab, Åke Svensson, é a tônica da proposta final da empresa, entregue à Força Aérea Brasileira na última sexta-feira (2/10). Ainda buscando desbancar o favoritismo explícito do francês Rafale na concorrência que vai definir a nova aeronave de combate brasileira, o Projeto F-X2, os suecos ampliaram seus esforços para tentar convencer o governo brasileiro de que o agora chamado Gripen NG Brasil seria a melhor oferta entre os concorrentes.

Diante dessa tarefa pouco confortável, estiveram presentes na coletiva de imprensa realizada na mesma sexta-feira, na Embaixada da Suécia, em Brasília, além do CEO Åke Svensson, o Secretário de Estado da Defesa Håkan Jevrell, o Tenente General Mats Nilsson, Chefe do Departamento de Assuntos Militares, e o Diretor-Geral da Saab para o Brasil, Bengt Jéner.

Primeiro a falar, o Secretário de Defesa Håkan Jevrell declarou que sua presença no Brasil significava o apoio do Governo sueco à proposta da Saab. Jevrell argumentou que a oferta da empresa, apresentada na última quinta-feira (1/10) para o Senado brasileiro e discutida com o Ministro da Defesa Nelson Jobim, não se resume a uma simples venda de caças. “A Suécia pode oferecer uma parceria muito ampla, muito além do Gripen NG Brasil. Entre outras coisas, não estamos procurando um comprador e sim um parceiro”, disse. Ele também afirmou que a oferta do país inclui 100% de transferência de tecnologia, total financiamento pelo governo sueco e lembrou que Brasil e Suécia já possuem cooperação em muitas áreas, entre elas a de alta tecnologia.

O secretário garantiu que o Governo sueco se compromete a adquirir o Gripen NG em caso de escolha pelo Brasil. “Nós temos o apoio do Parlamento, se o Brasil decidir adquirir o Gripen NG, a Suécia participará disso e nós também iremos comprar essas aeronaves no futuro”. Jevrell, no entanto, disse que não poderia adiantar o número de aeronaves a serem adquiridas, pois isso será tema de votação no Parlamento. “Por enquanto, o Parlamento decidiu que nós deveremos ter 100 aeronaves [Gripen C/D]. A decisão sobre a frota futura acontecerá em breve, mas o número ainda não está definido”, disse.

Assim que assumiu a palavra, o CEO da Saab, Åke Svensson, procurou demonstrar a importância da oferta da empresa ao Brasil. “Agora é a oportunidade perfeita para uma parceria perfeita. A proposta que nós entregamos hoje (2/10) é uma proposta revisada da primeira e o que nós oferecemos é uma solução completa para a FAB. Nós propomos que o Gripen NG seja produzido no Brasil, para o Brasil e para o mercado mundial. Uma parceria de longo prazo e uma maneira de desenvolvermos tecnologias”, afirmou.

Em seguida, Svensson iniciou a apresentação de slides detalhando alguns itens da oferta. Segundo o executivo, a proposta da Saab inclui 36 caças Gripen NG Brasil, sendo 28 monopostos e 8 bipostos, radar AESA de segunda geração, capacidade super cruise (voo supersônico sem necessidade de utilizar pós-combustão), pacote de armas nacionas e “não-alinhadas”,  simuladores e suporte logístico. Ele afirmou que o pacote “cumpre todos os requisitos da FAB e, em alguns casos, os excede”.

Uma das grandes críticas que as versões anteriores do Gripen recebiam estava relacionada ao seu mais reduzido raio operacional. Na nova versão, a Saab afirma que o raio de combate foi ampliado para 1300 Km, podendo a aeronave permanecer por até 30 minutos na área de patrulha, armado com quatro mísseis BVR, dois WVR e um tanque de combustível central. O alcance de translado chegará aos 4 mil Km.

Após falar das capacidades técnicas da aeronave, o executivo destacou os pontos relacionados à transferência de tecnologia, item considerado essencial pelo governo brasileiro. De acordo com Svensson, a proposta sueca prevê 175% de offsets. Ele informou também que 40% do desenvolvimento da aeronave seria de responsabilidade da indústria brasileira, que teria, porém, acesso e total participação nos 60% de atividades restantes. A oferta prevê ainda que 80% da célula da aeronave seja produzida no Brasil. Para isto, está incluída a instalação de uma linha de montagem completa no país, que seria também capaz de garantir a manutenção e reparo das aeronaves, incluindo os motores.

A Saab também ofereceu ao Brasil direitos exclusivos de venda do Gripen NG aos países da América Latina e “oportunidades conjuntas” para o resto do mundo. A Suécia também se compromete a “avaliar a possibilidade de compra” do KC-390 e do Super Tucano, ambos da Embraer, para equipar a Força Aérea local.

Svensson encerrou a apresentação demonstrando confiança. “[A proposta] oferece um casamento perfeito baseado em habilidades complementares e excelência tecnológica. O compromisso da Suécia para com o Brasil oferece independência e não dependência. O pacote exclusivo de compensações industriais significa um envolvimento direto de empresas brasileiras no desenvolvimento, produção e manutenção do Gripen NG Brasil. Isto irá criar e manter oportunidades de trabalho em alta tecnologia no Brasil”, concluiu.

Ao final da apresentação de Svensson, a entrevista coletiva foi aberta para perguntas dos jornalistas (ouça alguns trechos abaixo).

Para o Diretor da Saab no Brasil, Bengt Jéner, a oferta final da empresa permite que o Gripen NG Brasil seja desenvolvido, ensaiado, homologado e produzido no Brasil, sob os requisitos operacionais da FAB. “Por tudo isso, eu diria que o Gripen NG Brasil seria um avião mais brasileiro do que o AMX”, disse aos repórteres ao lembrar que o Brasil ficou responsável por apenas 30% do projeto AMX. [DB]

Supondo que o Gripen NG seja o caça escolhido pelo Brasil e sabendo que produção mundial do Gripen NG será no Brasil, pergunto, Portugal não poderia aproveitar também uma parceria nessa construção tipo Suécia, Brasil e Portugal e assim já ter no futuro um substituto para o F16?

*

triturador

• 16
  • +0/-0
« Responder #296 em: Outubro 06, 2009, 10:26:48 am »
lo mejor seria esperar si Brasil compra al final el Gripen NG,si Embaer abre una planta que queria poner en Portugal os podriais comprar 20-24 de estos excelentes cazas

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23352
  • Recebeu: 4275 vez(es)
  • Enviou: 3019 vez(es)
  • +3171/-4574
« Responder #297 em: Outubro 07, 2009, 05:21:16 pm »
Citação de: "triturador"
lo mejor seria esperar si Brasil compra al final el Gripen NG,si Embaer abre una planta que queria poner en Portugal os podriais comprar 20-24 de estos excelentes cazas

O Brasil vai comprar é o Rafale. Com a modernização em curso dos F-16, a FAP só vai adquirir novos caças daqui a uns bons anos.

:arrow: http://www.operacional.pt/um-dia-na-bas ... n%C2%BA-5/
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

luis simoes

• Analista
  • 825
  • Recebeu: 59 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +43/-828
« Responder #298 em: Outubro 23, 2009, 10:29:02 pm »
li aqui com muita atencao de facto vossas opinioes , tenho sido um elemento que  tenho abordado a modernizacao da nossa FAP, nao que os nossos governantes nao tentem ,mas de facto as grandes apostas deste governo centram-se nas   obras publicas, nao sou contra, e tenho que enaltecer a vontade politica em dar ou oferecer melhores condicoes aos nossos militares, mas que tardam em aparecer. De facto estou muito longe do nosso portugal pois sou emigrante na alemanha e nao sei ao certo que se passa nas forcas armadas, sei que no meu tempo em 1994, onde fiz servico em 300 carros de combate vulgo tanques, operacionais para missoes de guerra real  se 50 estivessem a 100% era muito bom, e isto, numa brigada de reaccao rapida o que seria de nós se por acaso dos 40 F-16 so 10 estariam em iguais codicoes, ou na marinha de facto á muito por fazer, e pouca abertura para que aquilo que aqui nós aborda-mos  se tornasse um dia real.
   Facto é que ,quer seja  no exercito, forca aerea ou  marinha existem problemas,  eu acho que, quem esta a frente destes tres ramos quereria ter mais e melhores armamentos, mas infelizmente nao existe essa possibilidade em nome tambem, da crise e claro esta de portugal nao estar sob ameaca de outro país, a nao ser por fazer-mos  parte da NATO, se for esse o caso, nao tema-mos, outros parceiros estarao do nosso lado e vice versa, ou seja o que temos é pouco mas dá  para sobreviver, agora claro que eu aqui, vivo num país diferente, estou a pouco mais de 1000Klms da russia, e como tal, sendo uma  super potencia, tem que se precaver ou seja, conta desde ja com a presenca assidua dos americanos com duas bases muito importantes, uma de logistica outra de  reaccao rapida, permanente 24 horas /dia  365 dias/  ano ou seja uma conta com C-17,C-130 a outra com F-15 strike eagles entre outras  mas tirando esta presenca a alemanha so por si conta com F-4 Phantoms, para missoes de reconhecimento, os Tornado para ataque ao solo e intercepcao os novissimos Eurofigthers, que vem substituir estes anteriores  e nao esquecendo os Mig-29 ,entre outras, Portugal quanto a mim, deveria quanto antes arranjar um novo helicoptero ligeiro, os allouettes ja estao demasiado ultrapassados , e uma plataforma aerea de comando, um aviao com caracteristicas para patrulhar o nosso espaco aereo e que identificasse em tempo real possiveis ameacas, quer por ar, terra e mar e a aquisicao de mais armamento inteligente, outra lacuna que deveria ser preenchida era a aquisicao de uma plataforma para alvos terrestres, que passaria ou pelos helis ou por um novo aviao de caracteristicas para ataque ao solo...libertanto assim os f-16 para missoes de defesa aerea ou itercepcao.

um abraco...
« Última modificação: Outubro 24, 2009, 02:35:47 pm por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1101
« Responder #299 em: Outubro 24, 2009, 11:48:48 am »
Citação de: "luis simoes"
li aqui com muita atencao de facto vossas opinioes de facto tenho sido um elemento que muito tenho defendido a modernizacao da nossa FAP nao que os nossos governantes nao tentem mas de facto as grandes apostas deste governo e nas grandes obras publicas nao sou contra e tenho que enaltecer a vontade politica em dar ou oferecer melhores condicoes aos nossos militares mas que tardam em aparecer de facto estou muito longe do nosso portugal pois sou emigrante na alemanha e nao sei ao certo que se passa nas forcas armadas sei que no meu tempo em 1994 onde fiz servico em 300 carros de combate vulgos tanques operacionais para missoes de guerra real  se 50 estivessem a 100% era muito bom e isto numa brigada de reaccao rapida o que seria de nos se por acaso dos 40 F-16 so 10 estariam em iguais codicoes ou na marinha de facto a muito por fazer e pouca abertura para que aquilo que aqui nos fala-mos se tornasse um dia real  se de facto quer no exercito forca aerea e marinha tem seus problemas eu acho que quem esta a frente destes tres ramos quereria ter mais e melhores armamentos mas infelizmente nao tem essa possibilidade em nome tambem da crise e claro esta de portugal nao estar sob ameaca de outro pais a nao ser por fazer parte da NATO se for esse o caso nao tema-mos outros parceiros estaram do nosso lado e vice versa ou seja o que temos e pouco mas da para sobreviver agora claro que eu aqui vivo um clima diferente estou a pouco mais de 1000Klms da russia e como tal e como a alemanha e uma super potencia tem que se precaver ou seja conta desde ja com a presenca assidua dos americanos com duas bases muito importantes uma de logistica outra de alerta maximo ou esquadra de reaccao rapida permanente 24 horas /dia  365 dias/  ano ou seja uma conta com C-17,C-130 a outra com F-15 strike eagles entre outras mas que por motivos nao enumero aqui mas tirando esta presenca a alemanha so por si conta com F-4 Phantoms para missoes de reconhecimento
os Tornado para ataque ao solo e intercepcao os novissimos Eurofigthers e nao esquecendo os Mig-29 entre outras Portugal quanto a mim, deveria quanto antes arranjar um novo helicoptero ligeiro os allouettes ja estao demasiado ultrapassados  e uma plataforma aerea de comando um aviao com caracteristicas para patrulhar o nosso espaco aereo e que identificasse em tempo real possiveis ameacas quer por ar terra e mar e aquisicao de mais armamento inteligente outra lacuna que deveria ser preenchida era a aquisicao de uma plataforma para alvos terrestres que passaria ou pelos helis ou por um novo aviao de caracteristicas para ataque ao solo...libertanto assim os f-16 para missoes de defesa aerea ou itercepcao.

um abraco...

Caro Luis Simões, percebo que ao estar imigrante na Alemanha possa cometer erros de português, mas as palavras até estão bem escritas (faltam alguns acentos mas pode ser do teclado), poderia era espalhar por esse texto umas virgulas (,) e pontos (.) ? :wink: