li aqui com muita atencao de facto vossas opinioes , tenho sido um elemento que tenho abordado a modernizacao da nossa FAP, nao que os nossos governantes nao tentem ,mas de facto as grandes apostas deste governo centram-se nas obras publicas, nao sou contra, e tenho que enaltecer a vontade politica em dar ou oferecer melhores condicoes aos nossos militares, mas que tardam em aparecer. De facto estou muito longe do nosso portugal pois sou emigrante na alemanha e nao sei ao certo que se passa nas forcas armadas, sei que no meu tempo em 1994, onde fiz servico em 300 carros de combate vulgo tanques, operacionais para missoes de guerra real se 50 estivessem a 100% era muito bom, e isto, numa brigada de reaccao rapida o que seria de nós se por acaso dos 40 F-16 so 10 estariam em iguais codicoes, ou na marinha de facto á muito por fazer, e pouca abertura para que aquilo que aqui nós aborda-mos se tornasse um dia real.
Facto é que ,quer seja no exercito, forca aerea ou marinha existem problemas, eu acho que, quem esta a frente destes tres ramos quereria ter mais e melhores armamentos, mas infelizmente nao existe essa possibilidade em nome tambem, da crise e claro esta de portugal nao estar sob ameaca de outro país, a nao ser por fazer-mos parte da NATO, se for esse o caso, nao tema-mos, outros parceiros estarao do nosso lado e vice versa, ou seja o que temos é pouco mas dá para sobreviver, agora claro que eu aqui, vivo num país diferente, estou a pouco mais de 1000Klms da russia, e como tal, sendo uma super potencia, tem que se precaver ou seja, conta desde ja com a presenca assidua dos americanos com duas bases muito importantes, uma de logistica outra de reaccao rapida, permanente 24 horas /dia 365 dias/ ano ou seja uma conta com C-17,C-130 a outra com F-15 strike eagles entre outras mas tirando esta presenca a alemanha so por si conta com F-4 Phantoms, para missoes de reconhecimento, os Tornado para ataque ao solo e intercepcao os novissimos Eurofigthers, que vem substituir estes anteriores e nao esquecendo os Mig-29 ,entre outras, Portugal quanto a mim, deveria quanto antes arranjar um novo helicoptero ligeiro, os allouettes ja estao demasiado ultrapassados , e uma plataforma aerea de comando, um aviao com caracteristicas para patrulhar o nosso espaco aereo e que identificasse em tempo real possiveis ameacas, quer por ar, terra e mar e a aquisicao de mais armamento inteligente, outra lacuna que deveria ser preenchida era a aquisicao de uma plataforma para alvos terrestres, que passaria ou pelos helis ou por um novo aviao de caracteristicas para ataque ao solo...libertanto assim os f-16 para missoes de defesa aerea ou itercepcao.
um abraco...