É de facto o avião ideal para países em completa ruptura financeira como o Brasil, que corta 50% do orçamento de defesa e ameaça uma serie de programas na mesma área (nem Portugal em crise fez alguma vez semelhante barbaridade, mas estes "Brasileiros" aqui do Forum Defesa não olha para o "Umbigo"). Quiça a Embraear ainda não faz uma linha de montagem do An178 se o Kc390 ficar no "Prego" porque o Ministro J. Wagner congela verbas atrás de verbas...

Mas podem sempre converter parte do "Esquadrão VIP" da FAB para transporte de material e outras necessidades das F.A.(
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_aeronaves_atuais_da_For%C3%A7a_A%C3%A9rea_Brasileira). Com mais de 60 Aparelhos exclusivos para transportar políticos, pelo menos faziam algo útil à sociedade Brasileira...

Mas em ultimo caso podem sempre revitalizar velhas celulas. A Embraer já tem experiência com os A4 e F5, mas podem sempre contratar a March Aviation, responsavel pelos C1 Trader para a MB...

Mais outro "adiamento". Uma situação lamentavel para o Brasil (aliás como os C295, aqueles que vieram a tempo e horas e estão perfeitamente integrados na FAP, sem problemas de peças e ao contrario da FAB, numa noticia que é claro o Sr. Vítor não postou preferindo ao invés encher a página de fotos do C295 Brasileiro. E se isto era a realidade em 2012 imagino agora com os cortes na defesa
http://www.aereo.jor.br/2012/06/08/avioes-c-105-amazonas-da-fab-estao-parando-por-falta-de-pecas-barradas-na-receita-federal/
http://www.hojeemdia.com.br/noticias/economia-e-negocios/corte-no-orcamento-adia-entrega-de-helicopteros-1.315580Os cortes no orçamento executados pelo governo federal bateram na porta do Ministério da Defesa e os impactos são percebidos em contratos já assinados. A chamada nova realidade orçamentária esticou em dois anos o prazo de entrega das 50 aeronaves encomendadas à Helicópteros do Brasil S.A (Helibras), montadas em Itajubá, no Sul de Minas, em um contrato de 1,9 bilhão de euros, com prazo inicial de entrega prevista para 2017, mas estendido para 2019.
A Helibras e a Força Área Brasileira (FAB) confirmaram a postergação do prazo pela necessidade de ajuste ao orçamento do governo federal. A FAB informou que está em curso a revisão do contrato, mas não detalhou se haverá outras alterações, além do prazo. O contrato foi firmado com o Ministério da Defesa em 2008.
A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac) da FAB já recebeu 15 das aeronaves EC-725, que fazem parte do Projeto H-XBR: quatro para a Marinha do Brasil, cinco para o Exército Brasileiro e seis para a FAB. “Atualmente o contrato está sendo revisto para adequação à nova realidade orçamentária do país. A previsão é de que a entrega da última aeronave aconteça em 2019”, diz a FAB, em nota.

Saudações :twisted:
P.S. C-47TP Turbodakota, ainda uma máquina formidável (curiosamente na África do SUl, pais que usa o Gripen

BSAS C-47TP Turbo Dakota
A South African C-47 conversion for the South African Air Force by Braddick Specialised Air Services, with two Pratt & Whitney Canada PT6A-65R turboprop engines, revised systems, stretched fuselage and modern avionics