Notícias da Força Aérea Brasileira

  • 999 Respostas
  • 404078 Visualizações
*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9818
  • Recebeu: 3882 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #435 em: Maio 10, 2015, 06:40:03 pm »
Curiosamente a maior ameaça ao KC390 vem directamente do Brasil... :mrgreen:


http://oglobo.globo.com/economia/governo-corta-despesas-com-custeio-de-ministerios-em-19-bilhao-por-mes-14996441
Citar
BRASÍLIA - O governo publicou, nesta quinta-feira, no Diário Oficial da União, o Decreto 8.389, que contingencia gastos de custeio antes mesmo da aprovação do Orçamento de 2015 pelo Congresso Nacional. No total, houve um bloqueio adicional de R$ 1,9 bilhão sobre o total que os ministérios podem gastar mensalmente, em mais um sinal de que pretende tornar a política fiscal mais rígida para resgatar a confiança dos agentes econômicos. A pasta da Educação foi a mais afetada, com uma limitação extra de R$ 597,5 milhões.

Em seguida vieram os ministérios da Defesa, com R$ 472,2 milhões, das Cidades, R$ 147 milhões, do Desenvolvimento Social, R$ 142 milhões, e da Ciência e Tecnologia, R$ 133 milhões. São despesas com o custeio da máquina pública e incluem viagens, diárias, compras de material, entre outras.
Entretanto a Embraer como continua a espera do dinheiro que o governo brasileiro não paga... :roll:
http://www.aeroflap.com.br/embraer-podera-parar-producao-do-kc-390/
Citar
Por Aeroflap – Pedro Viana:

Ao governo, muito obrigado por deixar de pagar a própria indústria que sustenta o nosso país, ainda mais uma excelente como a Embraer.  Obrigado por ao invés de encolher a máquina pública e a roubalheira, preferir jogar a conta em cima do povo e dos empresários que sustentam a economia.  Muito obrigado também por cortar 33% das verbas das federais e ainda criar ameaça de greve, vocês não sabem o quanto minha federal sofreu com esse corte desplanejado de última hora.  Muito obrigado também por querer discursar todo santo dia proferindo abobrinhas em plena tv aberta, fazendo dessa péssima forma o dólar atingir níveis digno de países que não tem moeda reconhecida.  Muito obrigado também pelo excelente transporte público, enquanto os japoneses pensam em fazer 280km em 40 minutos de trem vocês fazem a Mafersa inicialmente falir, para depois me colocar 1 hora e meia em um ônibus (mentira, aquilo é um caminhão com baú e molas tipo feixe mais duras que chumbo) pra rodar 30km, isso 4 vezes ao dia.

Obrigado também por fazer uma inovação de lançar um satélite com prazo de vida curto (como todo satélite é), e não se atentando para isso deixam pra criar um programa com o dinheiro em órbita, perdendo assim dinheiro por dia não trabalhado e por imagens não coletadas (que inteligência, aprendemos na universidade que o primeiro engenheiro que fazer isso está demitido).

Então minhas considerações de muito obrigado a vocês, sendo assim está ótimo.

E  lá vamos nós de novo, não deu pra acreditar que um dia o An178 passaria na nossa frente.
Até já os próprios Brasileiros dizem que o An178 lhe passou à frente, sendo que já existem encomendas do avião e a China equaciona produzi-lo... :mrgreen:  :mrgreen:
Citação de: "Colares"
Eis aí mais uma ameaça ao KC-90 nas cores dos Bisontes
Até operamos aviões que desconhecíamos e o KIng Air C90 pelos vistos tem uma versão de Re-Abastecimento em voo. É a loucura dos "Cromos". :mrgreen:  :mrgreen:


Saudações
« Última modificação: Maio 10, 2015, 06:49:19 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9818
  • Recebeu: 3882 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #436 em: Maio 10, 2015, 07:09:29 pm »
O primeiro Gripen NG já está entregue. Conseguiram primeiro que os NH90 para a FAP... :mrgreen:  :mrgreen:  :mrgreen:


Citar
Engenheiros da Embraer estão usando simuladores para avaliar a operação do KC-390.
http://www.cavok.com.br/blog/page/260/?77;anstyle_ty16px
Se a Embraer recebesse ainda podiam meter motor na Mok-Up do Kc390 e era mais um... :mrgreen:  :wink:



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7326
  • Recebeu: 1161 vez(es)
  • Enviou: 556 vez(es)
  • +9123/-10246
Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #437 em: Maio 10, 2015, 07:33:11 pm »
mafets;

Suas respostas anteriores só confirmam o que eu disse. Você não passa de um fanfarrão. Só as mesmas asneiras de sempre, não demonstra nenhum respeito, diferentemente de outros foristas portugueses.

Tens amargura de brasileiro? Tens raiva de seus primos do outro lado do Atlântico? Uma dica para você, entre numa academia de jiu-jítsu ou MMA, aprenda as melhores técnicas de luta do mundo e vá ao combate. Encare um brazuca dentro das regras do JJ ou MMA. Descarregue este ódio de brasileiro deste teu coraçãozinho lusitano na porrada, fará bem para você.  :mrgreen:
« Última modificação: Maio 10, 2015, 07:46:52 pm por Vitor Santos »
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9818
  • Recebeu: 3882 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #438 em: Maio 10, 2015, 08:31:32 pm »
Citação de: "Vitor Santos"
mafets;

Suas respostas anteriores só confirmam o que eu disse. Você não passa de um fanfarrão. Só as mesmas asneiras de sempre, não demonstra nenhum respeito, diferentemente de outros foristas portugueses.

Tens amargura de brasileiro? Tens raiva de seus primos do outro lado do Atlântico? Uma dica para você, entre numa academia de jiu-jítsu ou MMA, aprenda as melhores técnicas de luta do mundo e vá ao combate. Encare um brazuca dentro das regras do JJ ou MMA. Descarregue este ódio de brasileiro deste teu coraçãozinho lusitano na porrada, fará bem para você.  :mrgreen:
Já cá faltava o "expert" de serviço. Aliás, e passo a citar "aquela da mudança na turbina do Gripen ng" fica para os anais da historia do forum defesa. É claro que este senhor, "um apaixonado por Portugal e pelos Portugueses", já pode ofender tudo e todos assim como os "amiguinhos" que por aqui andam, a partir do momento que alguém discorda das asneiras e da propaganda que este coitado para aqui vem fazer. Mas como não desço ao nível da favela deixo-os a pregar para a parede e mando-os ir apanhar "truta".   :mrgreen:
http://www.aereo.jor.br/destaques/2-as-bases-aereas-da-fab-e-a-defesa-do-espaco-aereo-brasileiro/
Citar
O principal vetor de defesa aérea da FAB é o F-5M (Mike), que é o famoso Northrop F-5E Tiger II modernizado pela Embraer, com aviônicos israelenses da Elbit. O F-5E ganhou uma sobrevida depois da modernização, mas ainda tem sérias limitações, como o pequeno raio de ação com carga bélica e a velocidade máxima de apenas Mach 1.6. A vantagem dos F-5M reside no seu novo radar e na sua capacidade de engajamento BVR, além do alcance visual, proporcionada pelos mísseis Rafael Derby.

Felizmente, uma grande vantagem da FAB diante dos avanços de forças aéreas vizinhas, ainda continua sendo sua capacidade de alerta aéreo e controle (AWACS), proporcionada pelos Embraer R-99A.
Aqui esta um interessante artigo, bem real, para a actualidade da Defesa Aérea Brasileira e onde demonstra qual é a principal vantagem da FAB face aos seus "vizinhos", mesmo sem Gripen NG, KC390 e outras ideias dos "mestres políticos brasileiros" que agora se vêm à rasca para pagar, e onde fica a pairar a ameaça de cancelamento. Mas como os "totós" brasileiros que por aqui andam a ofender constantemente os portugueses "não pescam nada" de defesa, batem palmas a cada decisão magalómana de Brasilia e "passam-se da marmita" quando alguém lhes acorda do sonho dos KC390, Gripen NG e KC767 já em serviço. :roll:



Saudações para todos, excepto os "3 estarolas" armados em patriotas brasileiros que aqui andam  :twisted:

P.S. Curioso o facto de "esta criatura", quando se postam noticias como a que aqui exemplifico não aparecer nem dizer nada deixando a sua "boa criação", a ironia e os comentários depreciativos para com os Portugueses, bem fundo na gaveta, talvez porque são postagens positivas para o Brasil e porque este "senhor" acha que apenas se deve noticiar aspectos positivos sobre a defesa brasileira. (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=400&start=645). Isso por cá tem nome e como se diz em Portugal: "Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo" :roll:
« Última modificação: Maio 11, 2015, 11:00:18 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

olisipo

  • Investigador
  • *****
  • 4966
  • Recebeu: 111 vez(es)
  • Enviou: 45 vez(es)
  • +28/-32
Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #439 em: Maio 10, 2015, 09:03:06 pm »
Citação de: "mafets"
Estarei atento ao proximo voo do An178, se for antes do KC390 será curioso  :wink:

O voo do An-178 nesta quinta-feira:




http://www.janes.com/article/51263/anto ... ght-trials
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5587
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 870 vez(es)
  • +720/-2701
Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #440 em: Maio 10, 2015, 10:54:23 pm »
Citação de: "Colares"
Citar
Sim, isto, é o que está sendo previsto em alguns sites especializados, ou seja, a incorporação dos C-17 Globetrotters ao inventário da FAP se dará concomitantemente a dos NH-90, estes no entanto, produzidos localmente.



E quando será entrega da primeira unidade do NH-90 para a FAP fabricado em Portugal? assim poderemos ter uma ideia sobre datas da tão aguardada chegada dos C-17 Globtrotters.


Porque continuas a perguntar uma coisa que já tens resposta, O País cancelou a compra dos NH90, não haverá este heli nas nossas forças
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7326
  • Recebeu: 1161 vez(es)
  • Enviou: 556 vez(es)
  • +9123/-10246
Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #441 em: Maio 31, 2015, 04:33:17 pm »
Homenagem aos Peacekeepers

Neste vídeo, a Força Aérea Brasileira (FAB) homenageia os militares que têm a nobre missão de promover a paz nas ruas de Porto Príncipe, no Haiti.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Los Alamos

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7326
  • Recebeu: 1161 vez(es)
  • Enviou: 556 vez(es)
  • +9123/-10246
Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #442 em: Maio 31, 2015, 04:38:05 pm »
Aviação de Patrulha da FAB

A FAB comemora no dia 22 de maio o Dia da Aviação de Patrulha. E neste FAB em Ação você vai ficar sabendo como as aeronaves P-3 Orion e P-95 Bandeirulha são empregadas para defender a soberania e salvar vidas. O programa destaca a atuação dessa aviação que tem como uma de suas responsabilidades a proteção das riquezas marítimas como o pré-sal.

 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9818
  • Recebeu: 3882 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #443 em: Maio 31, 2015, 06:07:59 pm »
http://www.aereo.jor.br/2015/05/30/fim-do-vls-ameaca-plano-da-fab-de-testar-a-marins-plataforma-inercial-para-misseis-balisticos/
Citar
É o maior revés da Era Jaques Wagner no Ministério da Defesa.

O anúncio da possível interrupção do desenvolvimento do foguete VLS-1 pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Aeronáutica, feito na última terça-feira (27.05), na Câmara dos Deputados, pelo vice-diretor do órgão, major-brigadeiro Wander Almodovar Golfetto, implica em mais um sério obstáculo à certificação dos sistemas de ignição e separação de estágios do foguete e, especialmente, à validação da plataforma de navegação inercial MARINS, destinada a mísseis balísticos – programa essencial à capacitação da FAB no campo dos vetores militares de longo alcance e de alcance intermediário.

A plataforma MARINS foi considerada pronta para ser testada em voo no fim de 2013. Ela foi desenvolvida por uma equipe liderada pelo carioca Waldemar Costa Leite, de 61 anos. Formado em Engenharia Eletrônica no Instituto Militar de Engenharia em 1978, Costa Leite tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em controle de veículos espaciais.

Ele trabalhou por seis anos e meio na área de controle de mísseis do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Tecnológico do Exército, no Rio, e, em maio de 1985, decidiu se transferir para o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do então Centro Técnico Aeroespacial da Aeronáutica, na cidade de São José dos Campos (SP).

Seu novo campo de atuação foram os projetos dos foguetes Sonda IV e VLS (Veículo Lançador de Satélites). Atualmente esse engenheiro opera também no programa do Veículo Lançador de Microssatélites – um engenho bem menor que o VLS.
O mais certo é ser mais um programa/projecto em que se investiu e ficará pelo caminho... :roll:


Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Los Alamos

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9818
  • Recebeu: 3882 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #444 em: Maio 31, 2015, 11:06:43 pm »
http://www.defesabr.com/fab/7/
Citar
Todo o Sistema SIDM / ASAT terá um custo de construção de US$ 3 bilhões para a FAB, em um total de US$ 7 bilhões (US$ 4 bilhões do EB).
Quando julgava que já tinha lido tudo sobre a fab e defesa brasileira. :roll:

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7326
  • Recebeu: 1161 vez(es)
  • Enviou: 556 vez(es)
  • +9123/-10246
Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #445 em: Junho 01, 2015, 03:53:25 am »
Tecnologia Aeroespacial da FAB:

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7326
  • Recebeu: 1161 vez(es)
  • Enviou: 556 vez(es)
  • +9123/-10246
Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #446 em: Junho 01, 2015, 04:45:12 pm »
Esquadrões da FAB aprimoram técnicas de combate utilizadas pela OTAN



Já imaginou um combate em que é preciso abater o inimigo sem conseguir enxergá-lo? Com o uso de radares de longo alcance, que localizam aeronaves a quilômetros de distância, os pilotos de caças F-5M da Força Aérea Brasileira (FAB) treinam em combate BVR (do inglês Beyond Visual Range). É assim que são realizadas as ações simuladas durante a operação que dá nome à tática, realizada na Base Aérea de Anápolis (BAAN) até 03 de junho.



Em média, são 45 saídas por dia. Dois países fictícios simulam um cenário de guerra envolvendo esquadrões das aviações de caça, reconhecimento e transporte. São realizadas missões de defesa aérea, controle e alarme em voo, reabastecimento em voo (REVO) e escolta. Todo esse trabalho visa ao cumprimento da missão da FAB de manter a soberania do espaço aéreo nacional com vistas à defesa da pátria.



Com o uso de radares de guerra eletrônica nas aeronaves é possível aplicar as técnicas de combate BVR, que são divididas em cinco fases: detecção, aproximação, manobra, ataque e desengajamento. A apuração dos dados dos equipamentos de inteligência e rastreamento, além da pronta resposta da tripulação em atacar ou fugir do inimigo, estão entre as táticas aprimoradas no exercício, idênticas às utilizadas em unidades aéreas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).



O exercício cria inúmeros cenários de conflito, que se modificam permitindo evolução e aprimoramento das técnicas treinadas pelas tripulações. Todo o trabalho é coordenado pela Terceira Força Aérea (III FAE), unidade da FAB responsável por gerenciar todas as unidades aéreas de caça e reconhecimento.



“A concepção do exercício começou ainda no ano passado. O planejamento teve como foco a qualidade no adestramento, com ênfase nos debriefings, de modo que se extraísse o máximo de aprendizado em cada voo”, afirma o Major Maurício José de Oliveira Côrte Real, Chefe da Seção de Doutrina da III FAE.



“Nós estamos aplicando as mais modernas técnicas de combate no adestramento dos nossos pilotos. Esse exercício também avalia o grau de adestramento e a prontidão”, afirma Comandante-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado.


Fonte:  http://www.revistaoperacional.com.br/fo ... pela-otan/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7326
  • Recebeu: 1161 vez(es)
  • Enviou: 556 vez(es)
  • +9123/-10246
Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #447 em: Junho 02, 2015, 06:24:21 pm »
Na Operação BVR, Esquadrão Carcará treina reação à ameaça



A aeronave de reconhecimento R-35AM Learjet, operada pelo Esquadrão Carcará (1°/6°GAV), inaugurou uma nova etapa em missões de sustentação ao combate durante a Operação BVR-1, que acontece na Base Aérea de Anápolis (BAAN) até quarta-feira (03/06). Pela primeira vez, a unidade aérea emprega o vetor como aeronave de alto valor (HVAA, do inglês High-Value Airborne Assets), devido ao sensor de guerra eletrônica instalado, capaz de realizar varredura de informações de vetores aéreos num cenário de emprego operacional.

Na prática, caças F-5M Tiger fazem a defesa do R-35AM, que utiliza um sensor de capacidade estratégica para colher dados de aeronaves envolvidas no combate. Os dados coletados são analisados para conhecimento da capacidade operacional no cenário tático. Para o Chefe da Seção de Operações do Esquadrão, Major Aviador Bruno Gadelha, a nova doutrina é uma conquista para a unidade aérea. “Aumentamos a consciência situacional no teatro de operações”, disse.

Durante a operação de combate aéreo, quatro a oito caças F-5M treinam em diversas variáveis para evitar que a aeronave de alto valor consiga cumprir sua missão no cenário de conflito. Também são treinadas táticas evasivas para avaliar o adestramento da tripulação.

Para o comandante da unidade sediada em Recife (PE), Tenente-Coronel André Luiz Alves Ferreira, a operação conjunta agrega aprendizado. “Simulamos um contexto moderno de emprego do poder aéreo e da capacidade de realizar ações num cenário como esse. É um ganho para todos os tripulantes, sejam pilotos, coordenadores táticos, operadores dos equipamentos”, afirma.

Saiba mais - A Operação BVR-1 reúne cerca de 300 militares e 30 aeronaves para treinamento de combate aéreo e defesa antiáerea.

Fonte: http://www.revistaoperacional.com.br/fo ... -a-ameaca/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7326
  • Recebeu: 1161 vez(es)
  • Enviou: 556 vez(es)
  • +9123/-10246
Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #448 em: Junho 03, 2015, 03:24:04 pm »
H-225M: Força Aérea Brasileira entra em novo patamar



Dentro do programa H-XBR que prevê a entrega de 50 unidades do helicóptero de transporte médio Caracal para as três forças armadas do Brasil, foi apresentado pela primeira vez ao público em abril último, na LAAD 2015, a versão especializada destinada a Força Aérea Brasileira (FAB) do H-225M, nova denominação do fabricante Helibrás para o EC-725. Helibrás é a fabricante nacional e fornecedora da aeronave bem como a principal beneficiária do programa H-XBR com recebimento de transferência de tecnologia, faz parte do grupo  Airbus Helicopters(ex Eurocopter).

O H-225M que na FAB tem a designação H-36, estava em exposição no pátio externo, próximo ao estande da Helibrás,  no Riocentro, Rio de Janeiro capital. A versão especializada que será entregue até o final do ano a FAB apresentou componentes exclusivos, sendo um inédito dentro da Força, o probe de reabastecimento aéreo para helicópteros, o que transformará a FAB na única operadora de helicóptero com capacidade para realizar reabastecimento em voo (REVO) na América Latina. Serão oito aeronaves da versão especializadas a serem entregues a FAB: Quatro unidades para o 2º/10º GAv, Esquadrão Pelicano que será o maior operador; Duas unidades para o 1º/8º GAv , Esquadrão Falcão e duas unidades para o  3º/8º GAv, Esquadrão Puma.

















Fonte:   http://portaldefesa.com/h-225m-forca-ae ... yPhoto/27/
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5477
  • Recebeu: 4150 vez(es)
  • Enviou: 11066 vez(es)
  • +8506/-257
Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #449 em: Junho 03, 2015, 03:51:41 pm »
Citação de: "Colares"
EMBRAER ESTUDA OFERECER KC-390 AO CANADÁ[/b

Esta notícia não tem a ver com a FAB e, obviamente, devia ser colocada noutro tópico. Dito isso, apesar de o Canadá ter um péssimo historial de aquisição de novos sistemas aeronáuticos, não me parece que estejam dispostos a esperar 10 anos para ter estes aviões. Além disso, historicamente, aviões SAR de grande porte não utilizam sistemas de propulsão a jacto, por razões óbvias.
Talent de ne rien faire