Notícias da Força Aérea Brasileira

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #390 em: Abril 30, 2015, 03:13:50 pm »
Citação de: "dc"
Citação de: "NVF"
Bem sei que o objectivo dos programas F-X e F-X2 era a substituição dos Mirage mas, dadas as características de caça ligeiro do Gripen, não faria mais sentido este substituir os F-5 e AMX e, consequentemente, ser adquirido em maiores números? Mais, para um caça com mais músculo, não faria sentido o Brasil fazer parceria com outros 'tijolos' (BRICS) no desenvolvimento de um 5a geração? Certamente, a industria aeronáutica brasileira teria muito a ganhar.

Se não estou em erro, a ideia é os 36 iniciais substituírem os Mirage e só depois, com a aquisição dos restantes (que fará um total de 126(?)), é que serão substituídos os F-5. Quanto aos AMX, esses devem ficar por muitos e bons anos, visto serem o equivalente para a FAB o que é o A-10 na USAF...
Mas concordo com um caça mais musculado, se calhar um interceptor puro ou um caça como o F-18 com o seu maior alcance e capacidade de transportar mais armamento.
Mas penso que nos próximos anos o Brasil terá o Gripen como "pau para toda a obra" e o AMX para missões de apoio aéreo próximo.

Caro dc;

A ideia da FAB é reunir os 36 Gripen NG no 1ª Grupo de Defesa Aérea (1ª GDA) em Anápolis para cobrir a defesa aérea de Brasília e os pontos estratégicos do Sudeste. Num segundo momento, vai se iniciar as negociações para aquisição de mais 70 a 80 novos Gripen NG (se até lá o governo liberar dinheiro para tal), para que substituir os F-5M e AMX-M que estão sediados em esquadrões aéreos no Amazonas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Corrijo uma informação a respeito dos AMXs, pois eles não desempenham na FAB funções semelhantes aos A-10 na USAF. No Brasil, o principal papel desempenhado pelo AMX foi substituir o EMB-326 Xavante (AT-26) em missões de ataque ar-superfície usado para missões de interdição, apoio aéreo aproximado e reconhecimento aéreo. Creio que seus análogos são o Aero L-59 Super Albatros, BAE Hawk 200 e o Harrier. A aeronave da FAB que exerce funções parecidas com o A-10 na FAB é o Super Tucano ( por incrível que pareça).
 

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #391 em: Abril 30, 2015, 03:20:33 pm »
Citação de: "NVF"
Bem sei que o objectivo dos programas F-X e F-X2 era a substituição dos Mirage mas, dadas as características de caça ligeiro do Gripen, não faria mais sentido este substituir os F-5 e AMX e, consequentemente, ser adquirido em maiores números? Mais, para um caça com mais músculo, não faria sentido o Brasil fazer parceria com outros 'tijolos' (BRICS) no desenvolvimento de um 5a geração? Certamente, a industria aeronáutica brasileira teria muito a ganhar.

Não me espantaria, num futuro não muito distante, a FAB adquirir pelo menos 12 Sukhois PAK FA (T-50) em um sinal geopolítico e de afirmação de prestígio aos BRICs.

Ou, seja lá quando, a Embraer e Saab partirem para um projeto conjunto de um 5ª geração. São apenas especulações.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #392 em: Abril 30, 2015, 03:28:14 pm »
Citação de: "Vitor Santos"
Citação de: "NVF"
Bem sei que o objectivo dos programas F-X e F-X2 era a substituição dos Mirage mas, dadas as características de caça ligeiro do Gripen, não faria mais sentido este substituir os F-5 e AMX e, consequentemente, ser adquirido em maiores números? Mais, para um caça com mais músculo, não faria sentido o Brasil fazer parceria com outros 'tijolos' (BRICS) no desenvolvimento de um 5a geração? Certamente, a industria aeronáutica brasileira teria muito a ganhar.

Não me espantaria, num futuro não muito distante, a FAB adquirir pelo menos 12 Sukhois PAK FA (T-50) em um sinal geopolítico e de afirmação de prestígio aos BRICs.

Ou, seja lá quando, a Embraer e Saab partirem para um projeto conjunto de um 5ª geração. São apenas especulações.

Se a FAB aumentar ainda mais a variedade de aparelhos, fica uma salada russa tão grande, que não sei como é que vai ser. Deviam tentar padronizar ao máximo a FAB e não o contrário.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #393 em: Abril 30, 2015, 03:37:48 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "Vitor Santos"
Citação de: "NVF"
Bem sei que o objectivo dos programas F-X e F-X2 era a substituição dos Mirage mas, dadas as características de caça ligeiro do Gripen, não faria mais sentido este substituir os F-5 e AMX e, consequentemente, ser adquirido em maiores números? Mais, para um caça com mais músculo, não faria sentido o Brasil fazer parceria com outros 'tijolos' (BRICS) no desenvolvimento de um 5a geração? Certamente, a industria aeronáutica brasileira teria muito a ganhar.

Não me espantaria, num futuro não muito distante, a FAB adquirir pelo menos 12 Sukhois PAK FA (T-50) em um sinal geopolítico e de afirmação de prestígio aos BRICs.

Ou, seja lá quando, a Embraer e Saab partirem para um projeto conjunto de um 5ª geração. São apenas especulações.

Se a FAB aumentar ainda mais a variedade de aparelhos, fica uma salada russa tão grande, que não sei como é que vai ser. Deviam tentar padronizar ao máximo a FAB e não o contrário.

Justamente é a padronização que a FAB persegue. Tanto é que os Gripen NG vão substituir os F-5M e AMX-M. Afinal o  supersônico sueco vem para isso, padronização com objetivo de otimizar os custos com logística.  

Sobre o Sukhois PAK FA (T-50), como você bem entende do Brasil e das questões brasileiras, não seria impossível fatores políticos pesarem e o governo vir um dia dar uma canetada a favor do caça de 5ª geração num gesto de prestígio com os outros países emergentes integrantes dos BRICs. Com o Mi-35 foi mais ou menos isto.
« Última modificação: Abril 30, 2015, 06:41:35 pm por Vitor Santos »
 

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Cabeça de Martelo

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #394 em: Abril 30, 2015, 03:42:54 pm »
Pois, mas o MI-35 também ajudou a incorporar capacidades que a FAB ainda não tinha. Mas nisto tudo têm quantos tipos diferentes de helicópteros? 6/7?
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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #395 em: Abril 30, 2015, 04:04:31 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Pois, mas o MI-35 também ajudou a incorporar capacidades que a FAB ainda não tinha. Mas nisto tudo têm quantos tipos diferentes de helicópteros? 6/7?

A FAB mantém em seu inventário de asas rotativas as seguintes plataformas:

Eurocopter EC725 (Transporte/SAR)
Eurocopter AS332 Super Puma (Transporte/SAR)
Eurocopter EC135 (VIP)
Eurocopter AS355 (VIP)
Eurocopter AS350 (ligação)
Bell UH-1 Iroquois (utilitário mas prestes a dar baixa do serviço ativo)
Sikorsky UH-60 Black Hawk (utilitário, natural sucessor do Bell UH-1)
Mi-35 (Ataque)

Como é possível observar, os helicópteros da família Eurocopter recebem amplo suporte da Helibrás, a subsidiária da empresa europeia no Brasil que também montam tais aparelhos por aqui. Os UH-1 estão gradativamente sendo substituídos pelos  UH-60 Black Hawk.

Enquanto aos Mi-35, por enquanto não há sinais e nem notícias de problemas relacionados à logística. Logo a FAB terá 7 modelos diferentes com três fabricantes díspares, sendo uma ostentando uma ampla estrutura de suporte em solo brasileiro.

 

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #396 em: Maio 03, 2015, 08:52:10 pm »
Pilotos da Força Aérea Portuguesa fazem voo solo no A-29 Super Tucano

Foi no dia 30 de Abril que os 2 Pilotos Portugueses, que se encontram no Brasil no âmbito de relações bilaterais, realizaram o seu primeiro voo solo aos comandos do A-29 Super Tucano.
Este intercâmbio entre a Força Aérea Portuguesa (FAP) e a Força Aérea Brasileira (FAB), possibilitam à FAP ter 2 Pilotos na Base Aérea de Natal, a frequentar dois cursos. O primeiro, denominado "Programa de Qualificação Operacional e de Instrutor em A-29" e o outro o "Curso de Especialização Operacional em Aviões de Caça".

O A-29 é uma aeronave Turbo-hélice, concebida para Ataque Ligeiro e Instrução Avançada, sendo especialmente vocacionada para operações de combate à droga e contrainsurgência. Esta aeronave está equipada com uma sofisticada panóplia de equipamentos, que permitem a simulação de ameaças aéreas e terrestres.





Fonte: página oficial da FAP no Facebook
 

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Alvalade

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #397 em: Maio 03, 2015, 08:55:18 pm »
Tópico errado e já está a ser discutido noutro lado
 

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HSMW

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #398 em: Maio 03, 2015, 08:56:32 pm »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #399 em: Maio 04, 2015, 10:27:05 am »
http://www.aereo.jor.br/2015/05/03/enquanto-espera-o-sovi-fab-evita-mais-uma-vez-se-comprometer-com-o-unasur-i/
Citar
Delegações dos governos venezuelano, argentino, brasileiro e equatoriano atenderam a reunião do Comitê Consultivo do Projeto Unasul I, entre os dias 23 e 26 de abril, que decidiu constituir uma empresa – denominada Aero – para fabricar o avião. A Força Aérea Venezuelana ofereceu uma área na base aérea El Libertador, localizada em Palo Negro, estado de Aragua, para receber a nova empresa.

Sovi – A resistência do Brasil em se posicionar como comprador do Unasul I se deve, basicamente, às perspectivas de absorção do modelo nacional Novaer T-Xc – em dezembro passado batizado de Sovi pelo corpo de alunos da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

Na aeronave da Novaer, um avançado modelo construído em fibra de carbono, instrutor e instruendo se sentam lado a lado. A motorização original selecionada foi um motor a pistão Lycoming, de 315 hp.

A companhia trabalha com a expectativa de que a FAB escolha o substituto dos seus monomotores Neiva T-25 Universal, da AFA, dentro de três anos – e espera, claro, que o Sovi seja o avião selecionado para prover o treinamento básico dos futuros oficiais aviadores da corporação.

A previsão é de que o Comando da Aeronáutica encomende cerca de 55 aeronaves de treinamento básico para a AFA, e que todas elas tenham sido entregues até o ano de 2022.
Há, fazem parte do comité consultivo, assinaram a criação da empresa para fabricar o aparelho mas não se posicionam como comprador.  :twisted:



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Alvalade

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #400 em: Maio 04, 2015, 10:28:58 am »
Falta de Solidariedade. Tem mais é que comprar (acho que é assim que se escreve).
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mafets

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dc

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #401 em: Maio 04, 2015, 01:02:37 pm »
Citação de: "Alvalade"
Falta de Solidariedade. Tem mais é que comprar (acho que é assim que se escreve).

Ah isso é só para o zé tuga... o zé tuga é que tem obrigação de comprar porque fabrica componentes de um avião... eles já não  :roll:
 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #402 em: Maio 05, 2015, 10:01:22 am »
http://www.aereo.jor.br/2015/05/04/corte-no-orcamento-adia-entrega-de-helicopteros/
Citar
Os cortes no orçamento executados pelo governo federal bateram na porta do Ministério da Defesa e os impactos são percebidos em contratos já assinados. A chamada nova realidade orçamentária esticou em dois anos o prazo de entrega das 50 aeronaves encomendadas à Helicópteros do Brasil S.A (Helibras), montadas em Itajubá, no Sul de Minas, em um contrato de 1,9 bilhão de euros, com prazo inicial de entrega prevista para 2017, mas estendido para 2019.

A Helibras e a Força Área Brasileira (FAB) confirmaram a postergação do prazo pela necessidade de ajuste ao orçamento do governo federal. A FAB informou que está em curso a revisão do contrato, mas não detalhou se haverá outras alterações, além do prazo. O contrato foi firmado com o Ministério da Defesa em 2008.

A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac) da FAB já recebeu 15 das aeronaves EC-725, que fazem parte do Projeto H-XBR: quatro para a Marinha do Brasil, cinco para o Exército Brasileiro e seis para a FAB. “Atualmente o contrato está sendo revisto para adequação à nova realidade orçamentária do país. A previsão é de que a entrega da última aeronave aconteça em 2019”, diz a FAB, em nota.
Pois... Mais outro adiamento.   :roll:  


Saudações
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Luso

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #403 em: Maio 05, 2015, 12:32:43 pm »
Aposto que o dinheiro desviado será utilizado para os programas que mantêm a base de apoio do PT.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Cabeça de Martelo

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #404 em: Maio 05, 2015, 12:46:29 pm »
Imaginaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!... c34x
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...