Notícias da Força Aérea Brasileira

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #345 em: Abril 08, 2015, 12:05:57 am »
Negociação dos mísseis ar-ar para o Projeto F-X2



De acordo com a Força Aérea Brasileira, a definição dos modelos de mísseis ar-ar BVR (além do alcance visual) e WVR (dentro do alcance visual) que serão empregados no Gripen NG (ou F-39 como está sendo identificado na FAB) ainda é objeto de negociações. No entanto, pode-se afirmar que o A-Darter será um deles.

O A-Darter, míssil de curto alcance orientado por radiação termal ou infravermelha, é um desenvolvimento conjunto entre Brasil e África do Sul. Considerado de 5ª geração, está sendo submetido ao processo de qualificação para entrar em serviço no corrente ano com os Gripen da Força Aérea do país africano.

Quantos aos mísseis BVR (Beyond Visual Range), os competidores não foram oficialmente revelados. Contudo, pode-se citar algumas possibilidades como é o caso do BVR Meteor do consórcio europeu MBDA, modelo que está chegando ao status operacional com os Gripen C/D da Força Aérea da Suécia. Suas características ainda são guardadas sob sigilo, mas já se sabe que o alcance vai superar os 100 Km e que a capacidade de neutralizar alvos é bastante refinada a ponto de diminuir consideravelmente as chances o alvo escapar de seu ataque.

Ainda com relação aos BVR é oportuno lembrar que a FAB já possui em seus arsenal mísseis BVR Derby da Israelense Rafael, o que poderia favorecer a aquisição de versões aperfeiçoadas do vetor.

Quanto ao contrato, a FAB informou que o valor máximo estipulado para aquisição inicial destes armamentos é de US$ 300 milhões. Detalhes do contrato, como previsão de quantidade e prazos de entrega, também estão em fase de negociações.

Fonte: http://tecnodefesa.com.br/negociacao-do ... jeto-f-x2/
 

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #346 em: Abril 08, 2015, 12:14:48 am »
SAAB otimista com perspectivas do Gripen NG



O seminário anual sobre o avião de combate Gripen da SAAB ocorreu ontem (12) em Estocolmo, na Suécia. A reunião tem como objetivo divulgar os últimos avanços do programa envolvendo o Gripen NG, recentemente adquirido pelo Brasil no âmbito do Projeto F-X2 da Força Aérea Brasileira.

De acordo com a empresa, os trabalhos de construção do protótipo estão correndo bem e o interesse do mercado é grande.

As primeiras seções da fuselagem já estão na linha de montagem final em Linköping. O diretor Jerker Ahqvist, líder da companhia para negócios envolvendo o Gripen, disse que esses componentes incorporam os benefícios das metodologias de design proporcionadas por sistemas dedicados totalmente digitais. O executivo destacou entre as vantagens dessas metodologias, a precisão de integração entre as seções.

A previsão é para que o protótipo realize seu roll out ao longo de 2016, sendo que o primeiro exemplar de série da encomenda de 60 unidades para a Força Aérea de Suécia tem previsão para 2019.

De acordo com a SAAB, o demonstrador de conceito do Gripen NG, que voou pela primeira vez em fevereiro de 2009, já acumulou 281 horas de voo e 315 decolagens.

Falando durante o seminário, Ulf Nilsson, responsável pelos negócios da área de aeronáutica da SAAB, disse que os acertos finais do contrato assinado com o Brasil envolvendo 36 aviões do modelo devem ser concluídos neste ano. “As tratativas estão evoluindo bem e de acordo com o planejado na direção de aprovação da parte financeira e das licenças de exportação”, esclareceu Nilsson.

Ao redor de cem engenheiros brasileiros deverão chegar a Linköping para participar de treinamentos e atividades de desenvolvimento relativas à produção da aeronave, incluindo a versão dois assentos.

No âmbito do progressivo envolvimento brasileiro, Ahlqvist informou que talvez entre dez e quinze exemplares dos 36 destinados para a FAB sejam montados pela EMBRAER. “Eles terão total capacidade para construir o caça futuramente, e criar capacidades para projetar aviões de combate”, completou.

Ahlqvist disse ainda que o “efeito Brasil” sobre o programa já pode ser observado como o aumento do interesse internacional.

De acordo com Nilsson, a SAAB nunca esteve numa situação tão positiva. “Registramos um potencial de venda que chega a 450 aeronaves. Temos em vista boas oportunidades para ter mais usuários da aeronave no futuro”, concluiu.

Entre as novidades confirmadas durante o seminário, figuraram as negociações com a Eslováquia envolvendo um possível acordo para fornecimento de Gripens C/D para o país. A decisão poderá ser consolidada ainda em 2015. A Bulgária apresentou-se como outro potencial usuário na região.

Ivan Plavetz

Fonte: Flight Global

http://tecnodefesa.com.br/saab-otimista ... gripen-ng/
 

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #347 em: Abril 08, 2015, 12:23:55 am »
KC-X2: Verba para o projeto está prevista no Orçamento de 2015



Depois de um longo período de negociações e adiamentos, de acordo com a Força Aérea Brasileira, a verba necessária para a conversão de três jatos comerciais Boeing 767-300ER em plataformas de reabastecimento aéreo e transporte estratégico está “prevista” numa emenda correspondente ao Orçamento da União para 2015 aprovado semana passada pelo Congresso Nacional.

A partir da assinatura do contrato, esses trabalhos serão coordenados pela Israel Aerospace Industries (IAI). Uma fonte israelense informou que os três aviões que receberão a conversão já teriam seus números de série conhecidos.

A IAI foi selecionada para o serviço em 2013, entretanto, questões econômicas e políticas internas do Brasil acabaram por arrastar as tratativas com os israelenses.

De acordo com fontes próximas das negociações, a FAB vem insistindo junto ao governo federal, recuperar a capacidade de reabastecimento ar-ar e de transporte estratégico é uma das prioridades do seu programa estratégico. A retirada de serviço dos Boeing KC-137 E do 2º/2º GT, Esquadrão Corsário, desativados em 2013, reduziu drasticamente a capacidade REVO (Reabastecimento em Voo) da FAB. Atualmente apenas dois turboélices Lockheed KC-130H/M estão capacitados para essa operação.

De acordo com os planos, o primeiro Boeing 767-300ER dos três programados será convertido na divisão de Bedek da IAI, sendo os demais trabalhados no País pela TAP Manutenção e Engenharia Brasil sob supervisão da companhia israelense. Entre os equipamentos integrados nos 767 do KC-X2, figuram os pods “hose-and-drogue” para a transferência de combustível no ar.

Procurada para confirmar a noticia, a IAI não quis comentar o andamento do programa.

Conheça um pouco do programa de conversão para a configuração B767 MMTT da IAI:


fonte: http://tecnodefesa.com.br/kc-x2-verba-p ... o-de-2015/
 

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olisipo

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #348 em: Abril 08, 2015, 10:58:09 am »
El "Caçador", UAV derivado del "Heron" israelí, se fabricará en Brasil



(defensa.com) Según ha comunicado la empresa Israel Aerospace Industries (IAI), se está llevando a cabo la transferencia de tecnología a su socia en Brasil, Avionics Services, para el desarrollo de un nuevo UAV de media altitud y gran autonomía (MALE) denominado "Caçador" Se trataría de un vehículo aéreo no tripulado derivado del conocido "Heron", pero adaptado a las  necesidades ,de los usuarios en Brasil.

El "Caçador" será equipado con un sistema de aterrizaje y despegue automático y podrá emplear gran variedad de equipos tanto para misiones en la línea visual o más allá de ésta, empleando para ello comunicaciones por satélite. Este nuevo UAV será construido en las instalaciones de Avionics Services de Botucatu en São Paulo y sería un ejemplo más de la expansión de la empresa israelí en el mercado de Brasil.

El "Heron", sistema en el que está basado el "Caçador" ya está en servicio en Brasil, concretamente en la Policía Federal, que lo opera desde el año 2010. Aunque no se ha comunicado el usuario para el que estaría adaptado el "Caçador" según IAI podría ser la Marinha do Brasil para vigilancia marítima y protección de la zona de exclusividad económica. Para ello podrían adquirirse hasta cinco sistemas. (J.N.G.)
 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #349 em: Abril 08, 2015, 04:06:26 pm »
Para o Gripen NG, e recorrendo aos quadros publicados nos Media Brasileiros só existem estimativas, já que o avião está em desenvolvimento e só no final do mesmo se saberá o valor final.

Para variar aparecem valores contraditórios (cambio, segundo nos dizem) ... :shock:

Comparativamente a outros caças e recorrendo à imprensa internacional:

E incluindo outros modelos:

E agora cada um que tire as suas conclusões...  :wink:

 :G-beer2:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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dc

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #350 em: Abril 08, 2015, 05:55:14 pm »
Esses quadros são no mínimo duvidosos...
Os F-18 andam assim tanto?
Num quadro a velocidade do Gripen é de 2130 Km/h e logo a seguir diz 2410...  :roll:
Depois os preços pronto... são atirados ao ar ou têm como fonte a wikipedia...
No primeiro quadro, aquele alcance dos Gripen está um bocado exagerado...
 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #351 em: Abril 08, 2015, 06:20:19 pm »
Citação de: "dc"
Esses quadros são no mínimo duvidosos...
Os F-18 andam assim tanto?
Num quadro a velocidade do Gripen é de 2130 Km/h e logo a seguir diz 2410...  :mrgreen:  :roll:




Cumprimentos
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dc

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #352 em: Abril 08, 2015, 07:23:47 pm »
Usam fotos do Hornet em vez do Super Hornet, e na ultima até trocam a foto do Hornet pela do Rafale e vice-versa  :mrgreen:
 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #353 em: Abril 08, 2015, 07:38:13 pm »
« Última modificação: Abril 08, 2015, 09:00:31 pm por mafets »
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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #354 em: Abril 08, 2015, 08:59:41 pm »
São dados Brasileiros, escritos e publicados no Brasil. Nenhum é oriundo de Portugal nem escrito por Portugueses, aqueles que vocês acusam de serem jocosos para com as opções de defesa Brasileira, de não conhecer a realidade dos Programas Militares e da geoestratégia do pais. Mas são vocês Brasileiros que escrevem estas "coisas" e transformam-se no maior inimigo do pais com tanta informação errada e contra informação sem qualquer fonte credível.

Eu cito o site brasileiro defesanet que por sua vez cita o Jornal ABC color do Paraguai. É totalmente diferente do que citar directamente uma fonte paraguaia. Aliás o site brasileiro não refuta as notícias e apenas escreve:
Citar
Artigo do sempre crrítico jornal paraguaio ABC Color
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/4464/brasil-busca-posicionarse-como-potencia-de-proyeccion-mundial

A FAB usa actualmente Avião de Reabastecimento, face aos aviões que opera. No futuro a única coisa que irá mudar é o tipo de avião a abastecerem, pelo que o alcance seja ele qual for não é critério fundamental para a vossa força aérea. Além disso existe uma planificação para operarem de pelo menos 3 novas bases aéreas.



Cumprimentos
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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #355 em: Abril 09, 2015, 08:38:30 pm »
Força Aérea Brasileira forma novos atiradores de precisão



O Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Canoas (BINFAE-CO) formou um grupo de 14 snipers, designação internacional empregada para definir atiradores de precisão.

Concluíram o Curso Tático de Precisão, com duração de três semanas, oito oficiais graduados da Força Aérea, profissionais da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) do Rio Grande do Sul. Essa é a única organização da FAB que oferece esse tipo de curso.

Os snipers atuam em cenários de conflito, apoiando a segurança de tropas e autoridades, colhendo informações e abatendo alvos selecionados. Para conseguir o título, além dos tiros em si, os alunos participaram de oficinas com cães farejadores familiarizando-se com a habilidade desses animais em localizar e denunciar a posição do atirador de elite. Além disso, os participantes do curso tiveram contato com técnicas de navegação, segurança antiaérea e camuflagem avançada.

“Uma das atividades desenvolvidas foi ação simulada dentro de um teatro de operações, no qual os alunos atuaram em uma visita simulada de autoridade. As duplas não atiraram, mas identificaram pontos sensíveis na segurança e avisavam, pelo rádio, ao responsável”, destacou o coordenador do curso, tenente de Infantaria Daniel Alberto Bauer.



A prática do tiro de precisão é feita sempre em duplas, situação em que um componente é o sniper (atirador) e o outro o spotter (observador). Ambos se revezam nas posições para que eles assimilem as duas doutrinas. Os atiradores iniciam o treinamento realizando tiros de 100 metros de distância contra um alvo denominado P4 que possui formato de uma pessoa. O objetivo é acertar em um ponto específico da cabeça para que o inimigo caia sem fazer movimento. Após essa etapa, os alunos executaram tiro contra alvos em movimento e, em seguida, praticam tiros de 300 a 800 metros de distância, explorando a capacidade máxima do armamento utilizado, mirando alvos metálicos de 50×70 cm. “Em uma situação real, orientação é para que o sniper não atire a menos de 300 metros do alvo, pois isso vai denunciar sua posição”, assinalou Bauer.

O tenente Bauer explicou que a maior dificuldade do tiro de precisão tem haver com a atenção que o sniper precisa ter com diversos aspectos simultaneamente, como por exemplo ,controle da sua respiração, não mexer outros músculos a não ser o dedo indicador, apertar o gatilho lentamente para evitar a “gatilhada”, ou seja, quando o gatilho é acionado sem cuidado e a arma aponta para a esquerda no momento do disparo.

“O curso é bastante exigente, os níveis de acerto precisam ser próximos de 100% e os alunos são avaliados a cada nova atividade. Tivemos quatro desligamentos nessa edição”, explicou o coordenador.

Fonte: http://tecnodefesa.com.br/forca-aerea-b ... -precisao/
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #356 em: Abril 11, 2015, 02:32:58 pm »










 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #357 em: Abril 11, 2015, 02:44:02 pm »




























 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #358 em: Abril 11, 2015, 02:53:53 pm »








































 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #359 em: Abril 11, 2015, 07:38:18 pm »
http://www.aereo.jor.br/2015/04/11/suspenso-o-uso-de-aeronaves-da-fab-para-deslocamento-de-autoridades-aos-domicilios/
Citar
NOTA DO PODER AÉREO: o uso de jatos e outras aeronaves da FAB (notadamente do GTE – Grupo de Transporte Especial) por autoridades para ir e voltar de seus domicílios de origem não deveria ser apenas suspenso – palavra que denota ação restrita no tempo, podendo-se voltar à situação anterior – mas proibido de uma vez. Essas aeronaves deveriam, de uma vez por todas, ter o seu uso restrito, única e exclusivamente, para autoridades da administração federal em viagens a trabalho, algo que é considerado importante num país do tamanho do Brasil. Além disso, esse uso precisa ser bem regulamentado, pois já foram noticiadas “maquiagens” de viagens oficiais para fins de campanha eleitoral.

Enfim, perde-se uma boa oportunidade de, ao invés de apenas suspender uma prática prevista em decreto anterior mas que se mostrou perniciosa (devido ao uso excessivo, perdulário e muitas vezes distorcido), aboli-la de uma vez por todas e também tornar mais definidos os limites para o uso dessas aeronaves, que devem ser vistas como ferramentas de trabalho e não como privilégios.
Imagino se fosse um português a escrever esta matéria... :G-beer2:
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