Notícias da Força Aérea Brasileira

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nelson38899

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #300 em: Maio 28, 2014, 10:23:39 pm »
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La Fuerza Aérea de Brasil adquiere un tercer Avion 767 de reabastecimiento adaptado por IAI

Se trata de otro modelo 300, que se suma a los anteriormente pactados, otros dos 767, todos en versión MMTT y convertidos a partir de unidades usadas por IAI (Israel Aerospace Industries,división Bedek), con participación de TAP M&E, para dar cumplimiento al denominado programa KC-X2.

El objetivo es suplantar rápidamente a los Boeing 707/ KC-137, cuyo último ejemplar activo se estaría negociando con la Fuerza Aérea de Chile.

Los tres serán plataformas capaces de ofrecer abastecimiento en vuelo y realizar transportes estratégicos de carga o tropas, así como tareas de evacuación médica, no quedando claro aún si eventualmente podrían ser usados como aeronaves VIP para grandes distancias.  

Quedará así reequipado el Segundo Escuadrón del Segundo Grupo de Transporte (2°/2°GT), más conocido como "Escuadrón Corsario".  (defensa.com)
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #301 em: Julho 27, 2014, 11:39:53 am »
http://www.aereo.jor.br/2014/07/26/ultimo-p-3am-da-fab-matricula-7206-ja-pousou-no-brasil/
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http://www.aereo.jor.br/2014/07/26/fab-recebe-hoje-o-ultimo-p-3am-orion/   A Força Aérea Brasileira recebe hoje o P-3AM matrícula 7206 modernizado pela Airbus Military. A aeronave pousará em Salvador-BA e se juntará às outras sete pertencentes ao Esquadrão Orungan (1°/7° GAv). Os P-3AM são responsáveis pela patrulha marítima da imensa costa brasileira e de suas águas jurisdicionais. Os aviões têm uma avançada suíte eletrônica para detecção e rastreamento de navios e submarinos.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #302 em: Agosto 22, 2014, 02:38:26 pm »
Alguém ficou muito desiludido quando percebeu que as promessas por vezes são mero marketing!...

Citação de: "k"
Olá, pessoal.

Viram a mais recente publicação da SAAB, na página dela?

http://www.saabgroup.com/Global/Documen ... nglish.pdf

Enfim, ela está reconhecendo a informação que o Depto de Defesa da Suíça divulgou ao Legislativo deles no qual  o peso vazio do caça é de 8.000kg, e mantendo o MTOW em 16.500kg.
A capacidade de cargas externas sobra apenas 5.000kg.

Apenas a título de comparação um outro caça da mesma categoria do Gripen, o Mirage 2000MK2, tem um MTOW de 17.500kg, peso vazio de 8.200kg e capacidade de cargas externas de 6.000kg...
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #303 em: Outubro 27, 2014, 12:04:48 pm »
http://www.aereo.jor.br/2014/10/27/brasil-assina-contrato-para-aquisicao-de-36-cacas-gripen-ng/
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empresa de defesa e segurança Saab assinou um contrato com o Governo Brasileiro, por meio do Ministério da Defesa – Comando da Aeronáutica (COMAER) para o desenvolvimento e produção de 36 aviões de caça Gripen NG para a Força Aérea Brasileira. O valor total do pedido é de aproximadamente SEK 39,3 bilhões de coroas suecas. Saab e COMAER também assinaram um contrato de cooperação industrial para oferecer transferência de tecnologia substancial da Saab para a indústria brasileira.

Em 18 de dezembro de 2013, o Brasil selecionou o Gripen NG para ser seu avião de caça de última geração, por meio do programa de avaliação F-X2. Desde então, todas as partes negociaram para finalizar o contrato. O anúncio de hoje marca a conclusão bem sucedida desse processo.



Cumprimentos
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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #304 em: Outubro 28, 2014, 11:00:08 am »
http://www.aereo.jor.br/2014/10/27/15-cacas-gripen-serao-montados-no-brasil-diz-executivo-da-saab/
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Ao menos 15 dentre os 36 caças Gripen que a Força Aérea Brasileira (FAB) comprou do grupo de armamento Saab serão montados no Brasil, informou nesta segunda-feira (27) Lennart Sindahl, chefe da divisão de Aeronáutica da indústria sueca.
O contrato assinado entre o governo brasileiro e a Saab inclui 28 unidades do Gripen NG de apenas um assento e mais 8 de duas posições. O Brasil é o primeiro comprador do Gripen NG de dois assentos. O governo da Suécia já encomendou cerca de 60 aviões do novo modelo, mas todos com apenas um banco.
As entregas dos aviões estão previstas para ocorrer entre 2019 e 2024. Ele não especificou um cronograma de montagens e nem quando será finalizada a primeira aeronave no Brasil. Os aviões bipostos devem ficar para o final do plano de entrega.
Preço superior

O preço que o Brasil pagará, previsto no contrato final, é quase US$ 1 bilhão superior ao previsto em dezembro de 2013, quando o governo brasileiro escolheu o modelo sueco em uma disputa denominada “FX-2″. Na época, a proposta apresentada pela Saab era considerada a mais barata entre as concorrentes e estava em US$ 4,5 bilhões.

Conforme o executivo da Saab, a mudança no valor refere-se a “adaptações para as necessidades brasileiras” da aeronave, como modificações na parte de aviônica e exigências para a comunicação eletrônica e via rádio.


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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #306 em: Novembro 19, 2014, 09:30:24 am »
http://www.aereo.jor.br/2014/11/18/forca-aerea-brasileira-vai-adquirir-um-total-de-108-cacas-gripen-ng/
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Um alto oficial da Força Aérea Brasileira confirmou que 108 caças multi-função Saab Gripen NG serão adquiridos para a força.

Após o anúncio em outubro de que um contrato de 5,8 bilhões dólares foi assinado para o primeiro lote de 36 aeronaves, um representante da força aérea confirmou à Conferência Internacional de Caça em Londres em 18 de novembro*, que a encomenda total será de 108 caças. O Gripen irá inicialmente substituir caças Dassault Mirage 2000C que já foram aposentados, e, eventualmente, os Northrop F-5EM e Alenia/Embraer A-1M, que ainda estão em serviço.

“Tivemos em 2007 um estudo de viabilidade para imaginar cenários futuros”, disse o representante. “Chegaram a esse número final com base nos requisitos para o futuro.”

Os 108 aviões serão entregues em três lotes, e embora ainda não tenha sido decidido quantos destes serão monopostos e quantos serão aeronaves de dois lugares, de acordo com os termos do contrato de outubro, oito do primeiro lote de 36 serão variantes de dois lugares. O Brasil tem estado em conversações com a Marinha dos EUA em relação ao mix ideal de aeronaves de um e de dois lugares para as necessidades de força, e tem falado também com a Força Aérea Sul-Africana, que opera o Gripen.

*NOTA DO EDITOR: segundo o site da Conferência Internacional de Caça em Londres, evento citado na matéria do site Flightglobal, o alto oficial da FAB com palestra neste dia 18 de novembro foi o brigadeiro do ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC). A palestra “Increasing air power capabilities of the Brazilian Air Force – Fighter Modernisation Progamme” estava marcada para as 14h30, horário local.


Estes números supostamente incluirão a substituição dos F-5BR e caças embarcados, digo eu.



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Cabeça de Martelo

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #307 em: Novembro 19, 2014, 09:38:16 am »
Exacto, anteriormente o número avançado no DB era de cerca de 120 caças, por isso não destoa muito.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #308 em: Novembro 28, 2014, 09:27:01 am »
http://www.aereo.jor.br/2014/11/27/fotos-do-c-130-hercules-da-fab-acidentado-hoje-na-antartida/
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Fotos enviadas hoje pelo aplicativo WhatsApp mostram o estado do C-130 da FAB após o acidente ocorrido hoje de manhã na Antártida.



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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #309 em: Dezembro 05, 2014, 11:47:10 am »
http://www.aereo.jor.br/2014/12/04/fab-completa-frota-de-helicopteros-de-ataque/
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Chegaram a Porto Velho (RO) os três últimos helicópteros AH-2 Sabre da Força Aérea Brasileira. As aeronaves chegaram no dia 26 de novembro a bordo de um cargueiro Antonov 124 vindo da Rússia.

Com a entrega, o Esquadrão Poti completa a sua dotação de doze helicópteros AH-2 Sabre, recebidos a partir do final de 2009. O contrato vai envolver ainda o recebimento de um simulador e de apoio logístico dos fornecedores russos.

As aeronaves podem cumprir missões de defesa aérea, ataque, escolta, supressão de defesa aérea inimiga, varredura e apoio aéreo aproximado.



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pampa14

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Exercício Carranca IV
« Responder #310 em: Março 14, 2015, 04:03:22 pm »
Nas últimas duas semanas, a Base Aérea de Florianópolis foi palco do maior treinamento simulado de Busca e Salvamento (SAR) da América Latina. O seguinte link traz um extensa e completa reportagem com uma grande quantidade de fotos e informações sobre o treinamento. Espero que apreciem e conto com sua visita.


http://aviacaoemfloripa.blogspot.com.br/2015/03/exercicio-carranca-iv-treinando-para.html















 

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #311 em: Março 30, 2015, 03:17:46 pm »
http://tecnodefesa.com.br/fab-completa- ... -com-a-1m/

FAB completa 1.000 horas de voo com A-1M

O 1º/16º GAv, Esquadrão Adelphi, unidade de combate sediada na Base Aérea de Santa Cruz (RJ) completou 1.000 horas de voo com suas aeronaves A-1M (M-modernizado). A unidade da Força Aérea Brasileira é a única que opera essas aeronaves no momento. O marco foi alcançado durante uma missão de apoio aéreo aproximado, realizada na última semana durante o Exercício Boca do Monte, em Santa Maria (RS).

Desenvolvido pelo Brasil em parceria com a Itália, cujos trabalhos foram divididos entre EMBRAER e Alenia Aermacchi, o A-1 entrou em operação na FAB em 1989. Em setembro de 2013, o Esquadrão Adelphi recebeu o primeiro A-1M. Essa versão modernizada está dotada de novo radar multimodo, novos sistemas de navegação e pontaria, equipamentos de contramedidas incluindo RWR (alerta radar) e flare, assim como cockpit dominado por grandes telas digitais (MFCD), entre outras modificações.

A modernização é realizada na linha de produção da EMBRAE em Gavião Peixoto (SP). Até agora, o Esquadrão recebeu três A-1M. Os Esquadrões Poker (1º/10º GAv) e Centauro (3º/10º GAv), ambos sediados na Base Aérea de Santa Maria, operam as versões A-1A e A-1B.

 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #312 em: Março 31, 2015, 09:16:37 pm »
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... -o-Gripen/



FAB DEFINE ARMAMENTO QUE VAI EQUIPAR O GRIPEN

A Força Aérea Brasileira (FAB) pretende assinar, até o fim de abril, contrato de aquisição dos armamentos que irão equipar os 36 caças Gripen NG, que o governo adquiriu em outubro da sueca Saab.

Segundo o presidente da Copac, (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate) brigadeiro do ar José Augusto Crepaldi Affonso, trata-se de um contrato à parte da aquisição dos caças, avaliado em US$ 300  milhões.

Assim como o contrato de apoio logístico, o do sistema de armas do Gripen também será assinado com a Saab. O presidente da Copac disse que o contrato de aquisição foi assinado em coroas suecas. "O valor em dólar americano depende do câmbio do dia. Já o contrato dos armamentos será assinado em dólares."

O contrato de apoio logístico para a frota Gripen foi fechado em dezembro. O acordo, no valor de 548,4 milhões de coroas suecas (US$ 63,8 milhões), inclui serviços de manutenção e suporte técnico para as aeronaves, seus componentes internos e equipamentos de manutenção. A Saab deverá prestar os serviços entre 2021 e 2026, com o apoio de empresas brasileiras.

O único armamento dos caças que foi divulgado é o míssil A-Darter, desenvolvido em conjunto pelo Brasil e a África do Sul. A parte brasileira do projeto envolve as empresas Mectron, Optoeletrônica e Avibras. O governo da África do Sul já está testando os mísseis em sua frota de caças Gripen. O míssil encontra-se em fase final de desenvolvimento.

O Gripen da Força Aérea Sueca já concluiu a integração do míssil de longo alcance Meteor, produzido pela europeia MBDA, empresa controlada pela Airbus Group, BAE Systems e Finmeccanica. "O Meteor seria uma boa opção para a FAB, pois não geraria custos adicionais de integração na plataforma do avião, uma vez que já está no Gripen sueco", afirma o vice-presidente de vendas para a América Latina da MBDA, Patrick de La Revelière.
 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #313 em: Março 31, 2015, 09:31:11 pm »
Está bem encaminhado. Agora só falta a saab desenvolver o gripen ng, pois até agora só tem um demonstrador de tecnologia biplace.  :wink:


 :G-beer2:
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