Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

• 5925 Respostas
  • 1781517 Visualizações
*

Rui Elias

• Investigador
  • 1696
  • +2/-3
(sem assunto)
« Responder #585 em: Outubro 16, 2006, 01:09:46 pm »
Mas são iguais em dimensão e desenho, estrutural, Luís.

Apenas têm mais uns equipamentos a bordo para esse fim.

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #586 em: Outubro 16, 2006, 06:30:59 pm »
Citação de: "Rui Elias"
Quem sabe, se os próximos 2 NPO's a serem lançados à água lá para 2007...    :roll:

www.envc.pt

NPO
« Responder #587 em: Outubro 16, 2006, 07:36:25 pm »
Afinal alguem poderá ser mais especifico acerca do paradeiro dos 2 NPO?  :shock:
Manda quem pode obedece quem deve.

*

Viriato1143

• Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #588 em: Outubro 16, 2006, 07:50:48 pm »
:D  Foram vendidos a Marrocos para ajudar o orçamento de estado.afinal o ministro diz que se tem que apertar o "cinto"
estou a brincar,mas so fico sosssegado quando entregarem os NPO a Armada

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #589 em: Outubro 16, 2006, 09:32:11 pm »
Marauder escreveu:
Hum...muitíssimo difícil..

Ainda para mais os ENVC cada vez estão a entalarem-se em mais projectos. Assinaram ainda agora (21 de setembro) um para 2 navios de Passageiros e carros para os Açores, data de entrega 2008. Isto a juntar a outros 4 ou 6 navios que são para entregar em 2007/2008.

Os contractos comerciais têm que ser rigorosamente cumpridos, de outra forma o estaleiro tem que pagar compensações ao armador.
Ora o facto de ter muitas encomendas em carteira, não quer dizer que os ENVC construam um navio do princípio ao fim. Pode por exemplo subcontractar o fabrico do casco a outro estaleiro. No caso do ferry Lobo Marinho, o casco e superestructuras foram feitos na Rússia, e os acabamentos nos ENVC.

Afinal alguem poderá ser mais especifico acerca do paradeiro dos 2 NPO?  

Tiger  22 escreveu:
Estive hoje no alto de Santa Luzia, de onde se consegue ver na perfeição os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, e para minha grande surpresa os NPO, que desde que começaram a ser construídos eram bem visíveis, desapareceram!
Não estou a ver o campo de visão desde S. Luzia. Há muitos anos que lá não vou, e não me lembro se abrange todo o estaleiro.
Os navios podem ter sido deslocados para outro local não visivel.
Segundo o site do porto de Viana, a constr. nº 238 está no cais de aprestamento 2, e a 239 no cais 1.  

Há poucos meses lia isto aqui no fórum:
Na passada sexta-feira, dia 28.10.05, a NRP COMANDANTE JOÃO BELO foi rebocada da BNL para a Doca da Rocha Conde d'Óbidos.

Durante esta curta viagem foi a João Belo saudada por diversas unidades da Armada Portuguesa, que para o efeito fundearam no Mar da Palha.

Dado este procedimento "invulgar", pois normalmente os navios da Armada são abatidos quase "em segredo", não existindo qualquer cerimónia oficial, pergunto-me o porquê de tal "movimentação" e se já estará definido o destino da João Belo.

A conclusão foi de que o navio foi a pintar para um estaleiro de Lisboa, e os navios "que a saudavam" apenas estavam ao largo devido a exercicios, e não para saudar nada.
Bem mas como também não temos mais nada com que nos preocupar, um alarmezinho destes de vez em quando também não faz mal.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

Leonidas

• Analista
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #590 em: Outubro 16, 2006, 11:05:23 pm »
Saudações guerreiras

Não me admiraria nada se os NPO já estivessem em experiências ao largo da costa. :r.operator:  Não seria nada de outro mundo.  

Cumprimentos

*

P44

• Investigador
  • 20883
  • Recebeu: 7033 vez(es)
  • Enviou: 8064 vez(es)
  • +8126/-13030
(sem assunto)
« Responder #591 em: Outubro 17, 2006, 01:53:22 pm »
Citação de: "luis filipe silva"

Há poucos meses lia isto aqui no fórum:
Na passada sexta-feira, dia 28.10.05, a NRP COMANDANTE JOÃO BELO foi rebocada da BNL para a Doca da Rocha Conde d'Óbidos.

Durante esta curta viagem foi a João Belo saudada por diversas unidades da Armada Portuguesa, que para o efeito fundearam no Mar da Palha.

Dado este procedimento "invulgar", pois normalmente os navios da Armada são abatidos quase "em segredo", não existindo qualquer cerimónia oficial, pergunto-me o porquê de tal "movimentação" e se já estará definido o destino da João Belo.
A conclusão foi de que o navio foi a pintar para um estaleiro de Lisboa, e os navios "que a saudavam" apenas estavam ao largo devido a exercicios, e não para saudar nada.
Bem mas como também não temos mais nada com que nos preocupar, um alarmezinho destes de vez em quando também não faz mal.

Caro Luis

Eu fui o autor dessa "noticia" que me tinha sido transmitida por um colega com conhecimentos na Armada. :wink:  c34x
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Rui Elias

• Investigador
  • 1696
  • +2/-3
(sem assunto)
« Responder #592 em: Outubro 24, 2006, 09:52:24 am »
Voltamos ao exemplo do WASP para a US Navy, com fotos da diversas fases de construção equipamentos instalados, etc, e relativamente ao NPO's é uma autêntica cortina de silêncio e meias verdades, misturadas por muito "nevoeiro", como o das limalhas, e de como leva um ano para serem limpas.

Que tristeza de políticas.

Quanto aos NPO's é provável que se encontrem num local pouco visivel, porque segundo julgo saber, entraram em fase de aprestamento.

Mais preocupante é ausência de notícias sobre o início da contrução dos 2 que se seguem.

*

pn84

• Membro
  • *
  • 122
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #593 em: Outubro 26, 2006, 04:38:12 pm »
Boa Tarde, é a primeira vez que participo no forum, apesar de ser frequentador assiduo há já algum tempo.
A minha questão relativamente aos NPO é a seguinte, será que não estarão os dois nos estaleiros navais do Mondego, na Figueira da Foz?
É que penso que estes estaleiros tb estão ligados à construção dos navios.
Alguém da Figueira ou perto, podia dar uma vista de olhos e confirmar, se eles lá se encontram.

Saudações

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #594 em: Outubro 26, 2006, 05:27:12 pm »
Ou então para ajudar a combater o déficit, esses 2 NPOs foram penhorados :conf:

(Piada de mal gosto..já que so poderiam mesmo ajudar na dívida pública..que ja vai em 69%)

*

pn84

• Membro
  • *
  • 122
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #595 em: Novembro 01, 2006, 03:36:10 pm »
Hoje de manha estive nos ENVC e os NPO encontram-se lá afinal.
Até tirei algumas fotos, juntamente com uns spotters espanhois que lá também se encontravam a tirar fotos aos patrulhões.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23331
  • Recebeu: 4261 vez(es)
  • Enviou: 3010 vez(es)
  • +3122/-4568
(sem assunto)
« Responder #596 em: Novembro 02, 2006, 12:27:01 am »
Então vê se consegues descobrir onde é que os Spotters Espanhóis vão postar as fotos. Depois mete cá os links.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

pn84

• Membro
  • *
  • 122
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #597 em: Novembro 02, 2006, 08:09:56 am »
Eu próprio tirei fotos aos NPO, só ainda não as postei aqui no forum, pela simples razão, da bronca que deu anteriormente, as fotos postadas aqui por um colega do forum dos NPO. Apagaram as fotos do forum, acho que foram a casa do rapaz etc. :?
Estou a pensar se ponho ou não as fotos.
Já agora aceito sugestões.

*

P44

• Investigador
  • 20883
  • Recebeu: 7033 vez(es)
  • Enviou: 8064 vez(es)
  • +8126/-13030
(sem assunto)
« Responder #598 em: Novembro 02, 2006, 09:12:42 am »
Citação de: "pn84"
Eu próprio tirei fotos aos NPO, só ainda não as postei aqui no forum, pela simples razão, da bronca que deu anteriormente, as fotos postadas aqui por um colega do forum dos NPO. Apagaram as fotos do forum, acho que foram a casa do rapaz etc. :? dado os acontecimentos já aqui vividos no FD

Cumprimentos.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #599 em: Novembro 02, 2006, 10:07:54 am »
Estou a pensar se ponho ou não as fotos.
Já agora aceito sugestões.

É melhor não pôr as fotos e esperar que os espanhóis as coloquem.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva