Missão militar portuguesa no Afeganistão

  • 1824 Respostas
  • 596906 Visualizações
*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1140 em: Janeiro 29, 2010, 07:56:09 pm »
Citar
Afeganistão: Santos Silva admite que missão portuguesa é um risco "inegável"

 

   Oeiras, 29 Jan (Lusa) -- O ministro da Defesa Nacional admitiu hoje  que a missão das tropas portuguesas no Afeganistão é um risco "inegável",  sublinhando, contudo, que os militares enviados têm todo o equipamento necessário  para diminuir esse risco.  

 

   "Ninguém pode negar que a missão no Afeganistão é um risco, mas os nossos  militares profissionais sabem muito bem lidar com o risco e têm o equipamento  e as normas de segurança necessárias para diminuir o mais que possam o risco  a que estão sujeitos", afirmou à Lusa Augusto Santos Silva, à margem da  cerimónia de recepção de ano novo aos alunos bolseiros vindos dos Países  de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, realizada hoje no Forte  de São Julião da Barra, em Oeiras.  

 

   "As missões são sempre de diferentes riscos. O risco da missão no Afeganistão  é inegável, é um risco muito mais elevado do que as nossas missões no Líbano  ou no Kosovo, mas não há actividade nem defesa militar sem risco", acrescentou.  

 

   Sobre a manifestação de quinta-feira realizada por activistas portugueses  que se concentraram em protesto contra a participação de Portugal nas forças  da NATO no Afeganistão, exigindo a retirada imediata de militares portugueses  do país, o ministro responsável pela pasta da Defesa disse apenas que "a  decisão portuguesa de reforçar o contingente português no Afeganistão foi  uma decisão com uma única razão: a fronteira de segurança de Portugal está  hoje no Afeganistão".  

 

   "É lá que combatemos o terrorismo e onde defendemos a nossa paz e é  lá que defendemos o nosso direito de viver e com que valores queremos viver",  sustentou Santos Silva.  

 

   Portugal mantém actualmente no Afeganistão duas equipas de treino e  enquadramento de unidades do Exército afegão, uma equipa médica e três elementos  no Quartel-General da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF),  num total de uma centena de militares.  

 

   Com a partida para o Afeganistão de uma unidade de combate, a presença  militar portuguesa elevar-se-á a mais de 250 homens.  

 
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11529
  • Recebeu: 2601 vez(es)
  • Enviou: 3800 vez(es)
  • +985/-1118
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1141 em: Janeiro 29, 2010, 09:00:34 pm »
Em relação aos camuflados serem diferentes de um ramo para o outro acho que a razão é a seguinte, pelo menos até agora, o Exército, a Marinha e a Força Aérea, são entidades independentes a nivel financeiro, logistico, de organização, etc, etc, logo cada um compra as suas coisas, e nas coisas "baratas" é isso que acontece e é essa a regra geralmente, é logico que quando se fala em equipamentos caros, ai os três ramos "juntam os trapos" para fazer as compras e assim sair um preço mais em conta, como é o caso das Pandur, helicopteros para o Exército, os Humvee, as espingardas automáticas.

Nas Forças de Segurança também podemos ver isso, a PSP e a GNR cada uma sabe de si, mas a compra de armas, viaturas e possivelmente outras coisas já é em conjunto.
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2596
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-68
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1142 em: Fevereiro 01, 2010, 12:33:41 am »
Citação de: "Pedro Monteiro"
Penso que a minha resposta ajudou a esclarecer quem queria ser esclarecido. Não é, obviamente, o seu caso.

Cumprimentos,
Pedro Monteiro

 

Você, como foto jornalista deveria ser o primeiro criticar.

Se o treino foi só para a foto, então andam a gastar o nosso dinheiro à parva e a desaprender.

Tou um bocado farto de bater na mesma tecla. Não quero de maneira nenhuma ofende-lo, se calhar conhece a pessoa q tirou a fotos e ta a querer defende-lo.
A culpa foi de quem preparou o treino, o Fotografo fez o q pode com o que tinha. Se o treino tivesse sido mais serio se calhar tinha conseguido boas fotos na mesma. Se outros conseguem porque é q ele não conseguiria.

É que acaba por ser ridiculo mostrar esta foto. Um estrangeiro que olhe para a foto fica a pensar, mas é isto que ensinam aos nossos aliados Portugueses...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 4157
  • Recebeu: 657 vez(es)
  • Enviou: 2012 vez(es)
  • +3052/-1350
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1143 em: Fevereiro 01, 2010, 02:29:08 am »


слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own state."
- Garry Kasparov -
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26503
  • Recebeu: 3566 vez(es)
  • Enviou: 270 vez(es)
  • +1860/-1760
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1144 em: Fevereiro 01, 2010, 02:06:57 pm »
Comandos portugueses regressam ao Afeganistão


Os militares portugueses preparam-se para cumprir no Afeganistão uma missão inserida num contexto marcado pela perspectiva de negociações com os talibãs e uma eventual retirada das forças internacionais.

O contingente militar português vai assumir no teatro afegão a função de Força de Reacção Rápida (QRF - Quick Reaction Force) que o Exército português assegurou no mesmo teatro entre 2006 e o verão de 2008.

A FND (Força Nacional Destacada) é constituída pela 2ª Companhia de Comandos, apoiada por um Destacamento de apoio e Serviços e por uma estrutura de TACP (controlo aéreo táctico), num total de 162 militares. A força será rendida ao cabo de seis meses de missão.

Um primeiro grupo de duas dezenas de militares parte para Cabul entre a primeira e a segunda semana de Fevereiro com a incumbência de preparar a logística da missão e estabelecer os primeiros contactos com as estruturas locais.

O grosso da força deverá partir para o Afeganistão no decorrer da segunda metade de Fevereiro.

O contingente português vai ficar baseado em Camp Warehouse, a uma dezena de quilómetros da capital afegã, a base que acolheu a QRF portuguesa até Agosto de 2008.

A preparação da força, que decorreu nos últimos seis meses no Alentejo e nas instalações militares na serra da Carregueira, vai ser rematada em Cabul por um período de adaptação ao teatro afegão, incluindo treino com armamento específico, reconhecimento aéreo e exercícios conjuntos com outras unidades das Forças Internacionais de Assistência à Segurança (ISAF, na sigla em inglês).

A missão da força portuguesa é semelhante à dos contingentes que a antecederam na função de Quick Reaction Force, mas actuará sob a alçada directa do Comando Regional Capital (RCC), que cobre a região de Cabul.

O tenente-coronel Pedro Soares, um veterano do teatro afegão, onde cumpriu já duas missões, explica que as alterações na cadeia de comando não vão modificar as funções da missão.

«A mudança prende-se com ajustamentos no organograma da própria ISAF. Antes actuávamos sob a alçada do comandante da ISAF. Estávamos disponíveis para actuar em qualquer ponto do território, mas na maior parte do tempo fazíamos patrulhas na área de Cabul. Desta vez vamos actuar sob a alçada do RCC e vamos operar fundamentalmente em Cabul, mas continuando disponíveis para actuar em qualquer ponto do teatro afegão».

A missão portuguesa acontece numa fase crítica do conflito, nos planos militar e político, e marcada pela perspectiva de uma próxima retirada das forças ocidentais.

A missão exige por isso «cuidados redobrados» - alerta ainda o tenente-coronel Pedro Soares, já com duas missões cumpridas no teatro afegão.

«Todas as forças em teatro (incluindo os talibã) perceberam que em breve as forças ocidentais vão sair do Afeganistão, e todas se preparam para agarrar o seu quinhão. Mesmo grupos com pouca expressão vão querer marcar posição e marcar pontos para aparecerem em posição de força quando chegar a altura das negociações. Os riscos de ataques vão, por isso, ser maiores», referiu.

Lusa
 

*

Miguel Silva Machado

  • Perito
  • **
  • 485
  • +1/-0
    • http://www.operacional.pt/
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1145 em: Fevereiro 03, 2010, 12:35:50 pm »
Mais uma actualização:
Portaria n.º 94/2010 de 22 de Janeiro de 2010, Autoriza o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas a aprontar, sustentar e empregar uma força conjunta, Quick Reaction Force (QRF), constituída pelo Comando, Secção de Comando, Destacamento de Apoio e Serviços, Companhia de Manobra e Equipa de Controladores Aéreos Avançados (TACP), composta por um total de 162 militares (150 do Exército e 12 da Força Aérea).

http://www.operacional.pt/legislacao-so ... es-de-paz/
Miguel Silva Machado
http://www.operacional.pt/
 

*

fabio_lopes

  • 204
  • +0/-0
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1146 em: Fevereiro 06, 2010, 05:43:56 am »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "corapa"
Saudações,

Citar
Os treinos operacionais incluiram a navegação em terreno montanhoso, sob condições de nevoeiro intenso?
será que este comentário tem a ver com aquela famosa noticia dos comandos que se perderam no Alvão?

Cumprimentos

atençao que nao se pode falar do que nao se sabe.....se soubesse as condiçoes da zona o frio a neve intensa e o nevoeiro deserteza que tambem nao se irao ficar a rir meus caros so quem la esteve é que sabe e acreditem que aquilo nao estava famoso...cumps
Tudo por aquilo que sonho...

tratem me por tu sff
 

*

corapa

  • 261
  • +0/-0
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1147 em: Fevereiro 07, 2010, 04:36:22 pm »
Citar
por fabio_lopes » Sábado 06 Fev, 2010 6:43 am
atençao que nao se pode falar do que nao se sabe.....

Concordo pleanamente, até porque nem tudo o que vem escrito nos jornais, corresponde à verdade dos factos, mas muitas vezes apenas à versão do jornalista e no que diz respeito a noticias sobre as FFAA, isso infelizmente é frequente já há muitos anos.
Mas por acaso eu até sei o que se passou e conheço perfeitamente os militares em questão.

cumprimentos
 

*

fabio_lopes

  • 204
  • +0/-0
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1148 em: Fevereiro 08, 2010, 09:39:51 am »
é uma pena qe se deixem iludir pelas mentiras do jornal, se calhar se soubessem mesmo o que se passa, respeitavam e nao diziam nada, mas pronto, siga pa bingo... :D cumps
Tudo por aquilo que sonho...

tratem me por tu sff
 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1149 em: Fevereiro 08, 2010, 07:50:19 pm »

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11529
  • Recebeu: 2601 vez(es)
  • Enviou: 3800 vez(es)
  • +985/-1118
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1150 em: Fevereiro 09, 2010, 12:34:28 am »
Essas fotos são da Força Aérea, mas fica a intensão :wink: .
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 8092
  • Recebeu: 1398 vez(es)
  • Enviou: 363 vez(es)
  • +5292/-245
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1151 em: Fevereiro 09, 2010, 12:56:04 am »
Citação de: "Lightning"
mas fica a intensão :twisted:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23701
  • Recebeu: 4412 vez(es)
  • Enviou: 3130 vez(es)
  • +3536/-4636
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1152 em: Fevereiro 09, 2010, 06:12:34 pm »
Citação de: "Menacho"


Menacho G-36? MG-4? Isso é muito bom para o Exército, vão com a G-3 e a MG-3 e já vão com sorte... :lol:  :oops:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11529
  • Recebeu: 2601 vez(es)
  • Enviou: 3800 vez(es)
  • +985/-1118
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1153 em: Fevereiro 09, 2010, 07:50:58 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "Lightning"
mas fica a intensão :twisted:

ups  :N-icon-Axe:
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11529
  • Recebeu: 2601 vez(es)
  • Enviou: 3800 vez(es)
  • +985/-1118
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1154 em: Fevereiro 09, 2010, 07:53:58 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Menacho G-36? MG-4? Isso é muito bom para o Exército, vão com a G-3 e a MG-3 e já vão com sorte... :lol:  :oops:

Mas para mim a MG-3 ainda é uma excelente arma e muito capaz, trocava a MG-4 no lugar da HK-21, mas mantinha a MG-3.