Missão militar portuguesa no Afeganistão

• 1824 Respostas
  • 575778 Visualizações
*

lazaro

• 473
  • +0/-0
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1110 em: Janeiro 26, 2010, 09:45:29 pm »
Citação de: "Duarte"
Os treinos operacionais incluiram a navegação em terreno montanhoso, sob condições de nevoeiro intenso?  :mrgreen:  :mrgreen:

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
« Responder #1111 em: Janeiro 26, 2010, 11:13:20 pm »
Citação de: "Lancero"

O que vale é que continua tudo na mesma ...
Ou será que continua a ser para a Fotografia???
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

sefr81

• Membro
  • *
  • 60
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
« Responder #1112 em: Janeiro 27, 2010, 12:27:49 am »
Ohhh Senhor ACADO.....caso não tenha reparado..neste fórum já todos percebemos que o seu conhecimento sobre "chumbo" se limita exclusivamente ao "chumbo dentário"...por isso abstenha-se de continuar a fazer figuras tristes com os seus comentários.

já tinha ouvido falar no famoso "Ninja das Cladas"..o que eu não sabia era que essa bela localidade tinha mais um "super-heroi"...o "Rambo das Caldas".

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1113 em: Janeiro 27, 2010, 02:27:40 pm »
Citação de: "sefr81"
Ohhh Senhor ACADO.....caso não tenha reparado..neste fórum já todos percebemos que o seu conhecimento sobre "chumbo" se limita exclusivamente ao "chumbo dentário"...por isso abstenha-se de continuar a fazer figuras tristes com os seus comentários.

já tinha ouvido falar no famoso "Ninja das Cladas"..o que eu não sabia era que essa bela localidade tinha mais um "super-heroi"...o "Rambo das Caldas".

Pois coitadinho de mim...

Eu faço os comentários que entender. Se faço figuras tristes ou não, é cá comigo.

Se acha que está tudo bem na foto e prefere ficar na sua ignorância, é fácil, é ignorar os meus comentários e continuar a fazer o pouco que lhe ensinaram.
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

Treespirit

• Membro
  • *
  • 80
  • +0/-0
« Responder #1114 em: Janeiro 27, 2010, 03:35:32 pm »
A Intolerância continua...
What goe's arround come's arround.

*

Lusitano89

• Investigador
  • 25322
  • Recebeu: 3338 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1724/-1687
« Responder #1115 em: Janeiro 27, 2010, 05:02:51 pm »
Participação portuguesa no Afeganistão assume nova dimensão militar e política

Portugal volta a empenhar uma unidade de combate na missão da NATO no Afeganistão no momento em que, face à situação crítica vivida no terreno, se multiplicam apelos a uma revisão da estratégia da coligação ocidental no conflito.

Portugal iniciou a sua participação na ISAF, a força multinacional de estabilização liderada pela NATO no Afeganistão, logo em 2003 e manteve desde então uma presença em diversas modalidades naquele teatro.

Na presença portuguesa no teatro afegão, destaca-se o empenhamento, entre 2005 e 2008, de unidades de combate com funções de força de intervenção QRF (Quick Reaction Force - Força de Reacção Rápida) que ficaria marcada pela ocorrência de duas baixas.

Em 2009, Portugal contribuiu para o esforço da NATO de apoio ao processo eleitoral com um C-130. Portugal mantém actualmente no teatro afegão duas OMLT, equipas de treino e enquadramento de unidades do Exército afegão, uma equipa médica e três elementos no Quartel-General, num total de uma centena de militares.

Com a partida para o Afeganistão da nova unidade de combate, a presença militar portuguesa elevar-se-á a mais de 250 homens.

A presença portuguesa na ISAF, como em geral o empenhamento de forças portuguesas em missões de paz internacionais, raramente mobilizou grande debate político.

A participação portuguesa tem sido no fundamental definida, nos planos militar e político, no âmbito das instâncias da NATO - o Comité Militar e o Conselho do Atlântico Norte.

A decisão de retomar a participação portuguesa com uma unidade de combate suscitou, porém, alguma polémica.

A decisão surgiu na sequência da revisão da estratégia norte-americana no Afeganistão anunciada por Barack Obama em Março de 2009 e dos apelos de Washington ao reforço do contributo militar europeu para o esforço de guerra no Afeganistão.

A decisão de retomar a participação portuguesa com uma QRF (Força de Reacção Rápida), num momento em que em outros países europeus se hesitava na resposta aos apelos de Obama, mereceu na altura acesas críticas do PCP e do Bloco de Esquerda que acusaram o Governo português de «seguidismo» em relação à política de Washington.

A missão que os Comandos portugueses se preparam para iniciar no teatro afegão ocorre num contexto militar e político marcado pela «nova estratégia» e pelo reforço militar anunciados por Barack Obama no início de Dezembro e pela estratégia de contra-subversão elaborada pelo comandante das forças da coligação, general Stanley McChrystall.

No plano político, assumem particular relevo neste contexto declarações do ministro dos Estrangeiros defendendo a urgência de uma definição clara das perspectivas da União Europeia em relação ao conflito do Afeganistão, de modo a evitar uma «permanente subordinação» às concepções definidas em Washington.

As declarações de Luís Amado surgem no momento em que nas instâncias diplomáticas se insiste cada vez mais na vertente civil e de desenvolvimento em detrimento da via puramente militar.

A conferência internacional sobre o Afeganistão que se reúne quinta-feira em Londres , uma iniciativa que partiu exactamente de capitais europeias - Paris, Londres e Bona -, dá expressão a esta abordagem e poderá introduzir elementos novos no contexto político do conflito afegão.

Lusa

*

Duarte

• Investigador
  • 3276
  • Recebeu: 436 vez(es)
  • Enviou: 1642 vez(es)
  • +2516/-1091
« Responder #1116 em: Janeiro 27, 2010, 09:21:34 pm »
Citação de: "Treespirit"
A Intolerância continua...

x 2

Dispenso as birras pessoais.. não acrescentam nada ao fórum.
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #1117 em: Janeiro 27, 2010, 10:03:37 pm »
Saudações,

mais uma vez faço aqui um apelo ao respeito, bom senso e ponderação, que devem ser apanágio do normal funcionamento de um forum.
Penso eu, que isto é um local publico, para trocar ideias, opiniões, sugestões, experiências, informações, etc. em que todos podemos aprender com todos, salvaguardando obviamente a formação ou conhecimentos de cada um.
Mas ao haver intolerância, ataques pessoais, disputas, etc.  o forum não ganha nada com isso e a tendencia é as pessoas "mudarem de ares", perdendo-se muitas vezes valiosos contributos para o tema.
Ando por aqui há menos de um ano (mas no meio militar há mais de 20) e encontrei isto por acaso numa busca de trabalho e considero o forum bastante diversificado e abrangente na area que aborda, mas por vezes "descamba", o que é de evitar.
Todos somos livres de exprimir as nossas opiniões, desde que não ultrapassando as regras do decoro.
Como se costuma dizer "a liberdade de uns acaba onde começa a dos outros".
Senão, mais valia voltarmos ao tempo do "lápis azul" :D

Será que o que está mal tem a ver com a arma e a mão  :?:

Os treinos operacionais incluiram a navegação em terreno montanhoso, sob condições de nevoeiro intenso?
será que este comentário tem a ver com aquela famosa noticia dos comandos que se perderam no Alvão?

Cumprimentos

*

nelson38899

• Investigador
  • 5588
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 871 vez(es)
  • +721/-2703
« Responder #1118 em: Janeiro 27, 2010, 11:43:52 pm »
Citação de: "corapa"
Saudações,

Os treinos operacionais incluiram a navegação em terreno montanhoso, sob condições de nevoeiro intenso?
será que este comentário tem a ver com aquela famosa noticia dos comandos que se perderam no Alvão?

Cumprimentos

bem eu acho que sim, mas não tenho a certeza. :twisted:

Já agora qual é o veículo que vai ser emprestado ao comandos pelos américas??
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23164
  • Recebeu: 4106 vez(es)
  • Enviou: 2877 vez(es)
  • +2704/-4488
« Responder #1119 em: Janeiro 28, 2010, 10:00:49 am »
Desculpem-me meter-me na conversa, mas presumo que seja os Hummer, a versão é que é uma icógnita (pelo menos para mim). Mas todo o assunto cheira mal, comete-se os mesmos erros vezes sem conta e não é por culpa dos nossos militares, mas sim do nosso governo.

A minha opinião sobre as missões é simples, quando se tem os recursos humanos e materiais, vai-se, senão a missão é para esquecer. Pedir emprestado pela 2ª vez veiculos para o nosso contigente no Afeganistão é intolerável. :evil:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1120 em: Janeiro 28, 2010, 10:29:43 am »

Será que o que está mal tem a ver com a arma e a mão  :?:

Cumprimentos

Não, não tem a ver com a arma e mão.
A mão é natural que vá parar aquele sitio. Embora não seja talvez a melhor opção existem as mais diversas situações em que tem mesmo de se usar aquela empunhadura. Especialmente quando a arma aquece de tal maneira que só ali se consegue aguentar. Que não me parece que seja esse o caso mas isso não interessa.

Só nesta foto, tem a ver com o Comando a disparar em cima da Viatura, uma arma de um Comando sem Bandoleira, Um Comando que vai para o Afeganistão a treinar com 4 Carregadores, o Não estarem a treinar com placas de protecção balistica, água, etc etc...
Isto não é um treino para o Afeganistão, é um treinozeco qualquer.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1121 em: Janeiro 28, 2010, 10:43:45 am »
Citação de: "nelson38899"
Saudações,

Cumprimentos

bem eu acho que sim, mas não tenho a certeza. :twisted:

Já agora qual é o veículo que vai ser emprestado ao comandos pelos américas??

Poderiam sempre ser os novos Mine Resistant Ambush Protected vehicle (MRAP)!!!
É considerado pesado demais, tem algumas dificuldades de velocidade no fora de estrada e não se movimenta muito bem em ruas estreitas. Mas pelo menos as baixas por IED´s baixaram muito desde que entraram ao serviço.

Deverão ser os M1151 Up-Armored HMMWV ??? Podiam era aproveitar e em vez de Alugar comprar de uma vez isso. Em vez de andarem com concursos para depois alguem andar a comer dinheiro ao estado como é costume nestes concursos de treta.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23164
  • Recebeu: 4106 vez(es)
  • Enviou: 2877 vez(es)
  • +2704/-4488
« Responder #1122 em: Janeiro 28, 2010, 11:28:04 am »
Caro ACADO o Exército tem um programa para viaturas 4x4 blindadas, o problema é que com a crise dúvido que esta aquisição avance a curto/médio prazo. Este empréstimo é a custo 0, ou seja, eles dão as viaturas nós entramos com o coiro. Pensa mesmo que os "américas" iam-nos emprestar material de topo? Eu dúvido!

Em relação às fotos...elas foram tiradas numa demonstração para jornalistas, se ver a reportagem da TVI vai ver muita palhaçada, como se os Comandos passassem a vida a fazer rappel e outros tantos. :lol:

Em relação às táticas, elas não devem ser assim tão más como isso, afinal para aquele TO, onde os nossos contigentes estiveram e as operações que participaram, acho que até tivemos poucas baixas.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

Pedro Monteiro

• Analista
  • 893
  • Recebeu: 152 vez(es)
  • Enviou: 19 vez(es)
  • +26/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
« Responder #1123 em: Janeiro 28, 2010, 12:54:26 pm »
Isto não é um treino para o Afeganistão, é um treinozeco qualquer.
Já pensou que pode ser isso mesmo? Uma demonstração para recolha de fotografias... :| Mais: algumas das fotografias hoje não são apenas feitas com base num treino real, sendo, pontualmente, feitas algumas cedências para facilitar a sua execução e melhorar o próprio resultado visual (o que só é sinal da abertura e sensibilidade para com os OCS e população que muitas vezes se clama neste mesmo fórum... e que acho que devemos sublinhar). Ao fotojornalista não interessa um Comando completamente coberto pelo veículo mas uma imagem informativa: unidade, militar, arma, viatura, disparo. Pense nisso.

Cumprimentos,
Pedro Monteiro

*

Duarte

• Investigador
  • 3276
  • Recebeu: 436 vez(es)
  • Enviou: 1642 vez(es)
  • +2516/-1091
« Responder #1124 em: Janeiro 28, 2010, 02:08:15 pm »
Citação de: "Pedro Monteiro"
Ao fotojornalista não interessa um Comando completamente coberto pelo veículo mas uma imagem informativa: unidade, militar, arma, viatura, disparo. Pense nisso.

x 2

Pensei que este assunto da pose para os OCS teria ficado resolvido da última vez que foi discutido aqui.
Também acho que não convém andar a publicar fotos dos comandos em situações reais de treino. Isto só beneficiaria o inimigo.
Talvez seja uma medida de contra-informação...  :mrgreen:
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.