Tem toda a razão caro Cabeça de Martelo..agora que fala nisso também me lembro de ter visto este fardamento nas fotos das equipas OMLT no Iraque.
É de mim ou isto é um tanto ou quanto estranho??? equipar os 3 ramos das Forças Armadas com a mesma arma ligeira ou com o mesmo veículo 4x4 até pode ser um tanto ou quanto complexo...agora com o mesmo fardamento....não sei. existem 3 "fabricantes" de fardamento diferentes para os nossos ramos..um para cada um..ou as fardas são produzidas todas no mesmo sitio? Se existem 3 fabricantes diferentes não teria mais lógica ser um único a produzir para os 3 ramos?'? e se são produzidas todas no mesmo sitio não fazia sentido que fossem iguais? É que assim estamos a falar de 3 cortes diferentes e 3 padrões diferentes (isto só a contar com as versões "woodland"...o DPM do exército..o "lizzard" dos fuzileiros e aquela espécie de woodland da força aérea. se a isto adicionarmos o DPM de deserto usado pela força aérea..e em algumas situações por militares do exército...

)
Este camuflado mostrado nesta foto..penso que pelas diminutas quantidades..deve ter sido adquirido por uma espécie de adjudicação directa..duvido que seja produzido cá.
A meu ver...faria todo o sentido que todos os militares usassem o DPM do exército..isto é..que fosse utilizado na marinha pelos fuzos (no Afeganistão é..e no Congo penso que também foi) e na força aérea fosse utilizado para substituir o "woodland". Quanto à versão de deserto...que todos os ramos usassem..se necessário..a versão DPM que é utilizada pela força aérea. Não sei..mas parece-me mais racional.
Já agora...não que ache que isso seja importante..mas enfim...num momento em que inúmeros paises começam a adoptar padrões digitais..qual é a opinião dos meus caros amigos quanto a isto? De todos os padrões digitais que já vi..penso que o padrão da Eslováquia seria aquele que mais se adaptaria ao nosso meio...é uma espécie de DPM digital (o mesmo tipo de cores)..embora exista o DPM digital..mas apenas em versão comercial..no entanto o eslovaco parece-me mais bem conseguido. Existe também uma versão para deserto. Não tenho fotos...tenho que ver se arranjo