Viva a todos:
A Globalização, só por o ser, é um fenómeno que não pode ser evitado.
Todavia e como o Miguel escreveu (e muito bem na minha opinião), como nem todos (população mundial, pois a globalização é um fenómeno económico-social - mais económico - a que nem todos têm acesso, só existe para alguns...
Enquando uma China, uma Índia e futuramente uma Indonésia (2º maior país muçulmano do mundo, a nível populacional), não tiverem acesso a essa globalização realmente globante, teremos que manter o povo entertido com´"ópio"... Antigamente Karl Marx dizia que era a religião o ópio do povo... eu que não sou nenhum filósofo, defino, hoje em dia, as novelas e o futebol como o "ópio" do povo.
Um país "democrata" como os EUA, em que existem dúvidas sobre a eleição de um presidente (esse mesmo que estão a pensar - o Grande GWB - filho), quando tinha uma comparência perante o Senado Norte-Americano a 13 de Setembro de 2001, para se pronunciar sobre supostas fraudes eleitorais, por incrível que pareça, um ex-agente da CIA (de seu nome Ossama Bin Laden) dois dias antes (11 de Setembro de 2001) pratica a segunda infâmia (a primeira foi Japonesa), de atacar solo americano! Ele, JWB, por tal acto infâme, deixa de ter que prestar, como em qualuer país democrático, contas a quem de Direito... "timing" perfeito, diria mesmo.
Relativamente ao ópio social já falei... mas acham que os américas foram para o Afeganistão para acabar com as papoilas... ò Valha-me....
Vejam a posição geográfica deste país... analisem os oleodutos, gaseodutos, etc, que se supostamente passarem por um país controlado e politizado bem melhor para as ENRON's, SHELL's, BP´s, etc... aliás, analisem cada vez que forem meter gasolina a uma bomba de combustível, ao preço a que ela está... e mais não digo... são eles que ditam... e nós pagamos....
Se fosse pela DROGA, já tinham acabado com as FARC, que produzem "branca" e raptam candidatos presidenciais "pró-américas" e fazem frente (não defendo legitimidade a este grupo terrorista... atenção!!!) , tal como a um governo fantoche... tipo Panamá, quando o Noriega tentou nacionalizar o canal do Panamá... toma lá intervenção.
Relativamente aos canadianos... "coitadinhos"... aquilo é um conjunto de europeus que colonizaram uma área quase tão grande (ou será maior?) do que os EUA... simplesmente não tinham índios... só esquimós... por isso é que falam em francês e em inglês( Ah, e há o Quebec), e há a pseudo-independência... e há a industrialização... e há pertencerem ao G8 e há interesses económicos macro-mundiais... é verdade.
Se os américas, mais canadianos, mais franceses, mais ingleses, enfim aqueles 8 que se reunem de quando em quando, e que até ameaçaram a Rússia de deixar de pertencer a este grupo, ou seja serem só sete, puderem controlar o preço dos combustíveis fósseis (petróleo, gás, carvão, etc), os países emergentes, como China, Índia e Indonésia, necessitam para acompanhar o crescimento megalómano que as suas industrias estão a ter, estes 7, deixam de ter o G de Grande para ter o F de Fecundados... não sei se me estão a perceber...
Então os américas põem lá os talibans, sabem que ali há a papoila - a do ópio - da qual precisam do seu extracto para fazer o Crack, para manter a sua própria sociedade adormecida - a americana - enquanto algumas empresas privadas controlam o monopólio daquilo que faz mexer o mundo - ouro negro - e vocês dizem-me que eles estão lá para eliminar essas mesmas papoilas.... DEVEM DE ESTAR A BRINCAR COMIGO!!!!
Até no Vietname quando aquilo deu mal, eles utilizaram agente laranja para desgraçar a segunda geração de vietnamitas (a actual - maior taxa de natalidade de crianças com deficiências físicas e psíquicas profundas, a nível mundial), bem como desfolhantes para eliminar a selva para encontrar os "vietcongs", se bem que eles eram toupeiras (não sei se me estão a perceber), e defendem que aqueles tipos estão ali desde Novembro de 2001 para acabar com a dormideira...
Desculpem a todos os defensores desta teoria da luta contra os talibans pelo derrube da dormideira... mas para mim quem anda a dormir é quem defende tal ideal... pois ele não existe...
Já agora e a título de curiosidade.... sabem qual o 2º país mundial com mais reservas - NO SUBSOLO - ou seja, por explorar, de petróleo? Rússia... Tão eles pouco se importando que pertençam ao G8 ou G7 ou G3... um dia deste temos o Abramovitch lá...
Desculpem o desabafo, mas não consigo deixar de opinar sobre a exteriorização de ideias de quem defende, o que não é objectivo.. indefensável... os interesses macro-económicos, globalizantes, para nos lixar, a nós lacáios, que os defendemos... está na altura de abrir a pestana...
Os américas não andam no mundo para fazer bem... errado.... eles andam no mundo para fazer bem, mas somente a eles mesmos... então isto é globalizante e todos poderemos ter acesso a um mundo novo e diferente com mais justiça humana, deste que seja um mundo americano...
Já agora... sabem como é que eles vão sair do atoleiro do Iraque?... Eu também não... Mas entre Saddam, 5 anos de invasão, e consequente guerra civil... acham que eles estão à espera de acabar com 26 milhões de habitantes... pela estatística devem faltar mais 9-10 anos para tal. E não tinham armas de destruição... imaginem se tivessem... como tem o Irão, por exemplo... mas nisso os américas não são parvos.... "nós" é que somos em defendê-los...
Cumprimentos a todos.