Simplesmente:
É para terem a certeza que as suas viaturas, não são confundidas com as Americanas e/ou Aliadas.
Tal como "nós" utilizamos a diferenciação da cor de bóina (vermelha/verde), eles dispõem de uma camuflagem diferente nas viaturas e, salvo erro, no próprio camuflado, para não serem confundidos com os "invasores"... ninguém gosta de morrer, especialmente no seu país...
Sim porque os américas estão lá, pela mesma razão que estão no Iraque.... um tem gaseodutos de gás e petróleo que atravessam o país (Afeganistão), o outro tem o gás e o petróleo (Iraque).
A "malta" (entenda-se a "in-consciência política), quando começa a levar sem saber porquê e não se identifica como "O quê?", tem tendência para saltar fora... Na minha humilde opinião, nenhum soldado português deveria ter intervido naquele conflito; nada temos a ver com as atitudes dos Americanos (boas ou más, deixo ao critério de cada um), mas as nossas enquanto nação soberana, com muita história a ensinar aos Américas e, consequentemente, a todos os europeus que os criaram (Franceses e Ingleses) acho de bom senso não nos expormos.
É uma guerra assimétrica perante a qual, nada temos a ver... "Nuestros Hermanos", também se armaram em "cães de guarda" defensores de uma moral, imoral, e levaram com eles... dentro do seu país... (Não me interpretem mal, todos os frequentadores deste fórum de origem espanhola, mas de facto e, na minha opinião, o vosso governante na altura - Zapatero - era tão mau ou pior do que o nosso - Durão Barraso. Um caíu pela mentira (1º Ministro de Espanha), outro fugiu à responsabilidade (1º Ministro Português)
Não me admira, que o exército afegão, anteriormente (1979-1988?) tivesse apoioado os invasores soviéticos, e agora, apoiassem os invasores americanos... a camuflagem é que é diferente para saber distinguir quem é o agressor e quem é o sobrevivente...
Nós, Portugal, enviámos do melhor, sem dúvida, homens... e equipamentos que possuíamos para tal... mas, para gastar (n?)
milhões de euros em algo que não me diz nada... Que voltem e que formem novas forças, com o intuito de manutenção de Paz.... Não continuidade de guerra...
Espero que compreendam estas minhas palavras,
Cumprimentos a todos,