Missão militar portuguesa no Afeganistão

  • 1824 Respostas
  • 575565 Visualizações
*

pmdavila

  • Perito
  • **
  • 366
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #585 em: Junho 09, 2008, 11:56:10 am »
Citar
Dois militares portugueses feridos em ataque próximo de Cabul
09 de Junho de 2008, 11:29

Lisboa, 9 Jun (Lusa) - Dois feridos ligeiros e uma viatura danificada foi o balanço do ataque de rebeldes afegãos contra uma coluna militar portuguesa que regressava domingo a Cabul, informou hoje o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) .

A coluna militar portuguesa foi atacada domingo à noite na província de Wardak, 80 quilómetros da capital, por rebeldes afegãos, tendo resultado dois feridos ligeiros quando esta fazia o trajecto de regresso à capital do Afeganistão, após um mês e meio de missão em Wardak, não tendo sido necessário prestar assistência médica imediata aos feridos no local.

O Estado-Maior General das Forças Armadas informa que "os dois feridos ligeiros prosseguiram a sua missão com normalidade, tendo a coluna da Força Nacional Destacada chegado a Cabul, ao aquartelamento nacional, sem mais incidentes, durante a madrugada de hoje".

A coluna militar, que partiu de Kandahar no dia 8 de Junho, era constituída por 92 militares e 22 viaturas e terminou o seu empenhamento a Sul do Afeganistão, após um mês e meio em missão na área de operações de Kandahar.

A 1ª Companhia de Comandos efectuou uma missão operacional na província de Kandahar, epicentro da insurreição talibã no sul do país.

O contingente português, que assume desde Março as funções de Força de Reacção Rápida do comando da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) da NATO, foi deslocado de Cabul para Kandahar, onde os comandos cumpriram um período de adaptação ao teatro operacional, antes de ocuparem posições em Maywand, um distrito daquela província do sul do Afeganistão.

Nesta região coube à 1ª Companhia de comandos apoiar o esforço de expansão das posições da NATO e do exército afegão (ANA) na região de Kandahar, a área de maior actividade operacional no Afeganistão, de forma a retirar espaço de manobra à insurreição.

«Como unidade de reserva do COMISAF (comandante da ISAF) pode a qualquer momento ser enviada para qualquer ponto do teatro afegão», afirmou, na ocasião, o porta-voz da ISAF, general Crlos Branco.

A área de Kandahar é um dos principais alvos do esforço de reforço do dispositivo de forças da NATO e dos EUA no Afeganistão (cerca de 60 mil homens no total).

O contingente nacional de comandos regressa a Portugal em Agosto.

SRS.

Lusa/fim



Fonte
Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

"Antes morrer livres que em paz sujeitos"
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5588
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 871 vez(es)
  • +721/-2703
(sem assunto)
« Responder #586 em: Junho 09, 2008, 12:07:12 pm »
boas

No youtube encontram-se videos, de vários destacamentos (americanos, britânicos etc) em combate, ninguem consegue arranjar um video das nossas tropas em combate???

Ja agora, ainda bem que ninguem morreu!! Só é pena não terem feito trofeus.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

pmdavila

  • Perito
  • **
  • 366
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #587 em: Junho 09, 2008, 01:29:21 pm »
Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

"Antes morrer livres que em paz sujeitos"
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #588 em: Junho 09, 2008, 08:58:43 pm »
parece que deste ataque efectuado por rebeldes, resultaram dois soldados com ferimentos ligeiros, um na perna e no outro soldado foi no braço, e tambem foi danificada uma viatura. os rebeldes tinham armas ligeiras e lança granadas.

 felizmente não houve mortos nos soldados portugueses.



cumprimentos e boa sorte aos militares portugueses no afeganistão!!!



reparei agora que esta informação já tinha sido dada.

ps: qual a viatura que ficou danificada, será que foi um carro de combate blindado, ou???
« Última modificação: Junho 09, 2008, 09:00:28 pm por major-alvega »
 

*

pmdavila

  • Perito
  • **
  • 366
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #589 em: Junho 09, 2008, 09:31:55 pm »
Blindado, era de certeza. Ou o HMMWV, ou o Panhard... Até agora, acho que os "danos" só têm acontecido em HMMWV, ou estou enganado?
Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

"Antes morrer livres que em paz sujeitos"
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
(sem assunto)
« Responder #590 em: Junho 09, 2008, 10:41:02 pm »
Em relação ao primeiro incidente a viatura em questão era um URO-VAMTAC, a versão espanhola do Hummvee.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

pmdavila

  • Perito
  • **
  • 366
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #591 em: Junho 10, 2008, 09:34:43 am »
Fui enganado pelas linhas do veículo  :oops:
Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

"Antes morrer livres que em paz sujeitos"
 

*

ruben lopes

  • Membro
  • *
  • 132
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #592 em: Junho 10, 2008, 12:04:12 pm »
10 Junho 2008 - 00h30

Afeganistão: Coluna militar portuguesa atacada perto de Cabul
Ataque fere militares
Militares portugueses viveram neste domingo momentos de alta tensão quando faziam a viagem de regresso de Kandahar em direcção à capital afegã, Cabul. Um tiroteio protagonizado por um grupo de rebeldes afegãos causou um grande susto: foram disparadas balas e granadas de RPG-7 contra a coluna da 1ª Companhia de Comandos, mas os projécteis falharam o alvo e apenas danificaram parcialmente uma das 22 viaturas e provocaram ferimentos ligeiros em dois dos 92 militares.




"Os militares nem precisaram de assistência médica. Um deles ficou com pequenas escoriações num braço e o outro na perna devido aos estilhaços", conta o comandante Carmona, do Estado-Maior General das Forças Armadas.

Foi um golpe de sorte. "A viatura foi atacada por um RPG-7 no que se presume ter sido uma emboscada, mas, por sorte, não explodiu. Minutos depois do ataque, a coluna seguiu viagem para Cabul", explica ao CM o brigadeiro Carlos Branco, porta-voz da Força Internacional de Assistência à segurança, que incluiu o contingente português .

O ataque ocorreu pelas 00h15 locais (20h45 em Lisboa) de domingo, na província de Wardak, a 80 quilómetros da capital afegã, após um mês e meio de missão no Sul do País. Apesar do ataque, o contingente chegou a Cabul na madrugada de ontem, são e salvo. Os militares da 1ª Companhia vão continuar a missão ao serviço da NATO até Julho.

MISSÃO JÁ FEZ DUAS MORTES

Desde 2005 a presença militar no Afeganistão contabilizou duas baixas. No dia 18 de Novembro de 2005, o 1º sargento João Paulo Roma Pereira morreu vítima de um atentado. O veículo blindado em que seguia foi atacado com um engenho explosivo accionado à distância, quando fazia patrulha perto de Cabul. O soldado Sérgio Pedrosa morreu em Novembro de 2007 num acidente rodoviário, também em Cabul. Em Maio e Junho desse ano várias granadas de RPG-7 foram lançadas contra os portugueses. Umas atingiram as viaturas blindadas sem rebentarem, outras passaram ao lado.

SAIBA MAIS

FORÇA INTERNACIONAL

O contingente português assume desde Março as funções de Força de Reacção Rápida do comando da Força Internacional de Assistência à Segurança da NATO (ISAF).

QUE É UM RPG-7?

O lança-granadas de foguete tem um calibre de 40 mm, um alcance eficaz a 200 metros mas cobre uma área de 500 metros no máximo. O RPG-7 pesa mais de seis quilos e tem origem soviética, do início da década de sessenta.

REFORÇO DA NATO

Na região de Maywand, a 1.ª Companhia apoiou e reforçou a expansão das posições da NATO e do Exército afegão.

 

Ângela Lopes



Parece que os veículos são protegidos por um espécie de força sobrenatural que fazem os RPG-7 pararem. :o
ruben lopes
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 13063
  • Recebeu: 3286 vez(es)
  • Enviou: 7928 vez(es)
  • +1133/-1898
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #593 em: Junho 11, 2008, 04:59:57 pm »
Já o pus nouto tópico mas fica aqui também
http://br.youtube.com/watch?v=Oe-eP6NWMS0
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23154
  • Recebeu: 4101 vez(es)
  • Enviou: 2870 vez(es)
  • +2699/-4485
(sem assunto)
« Responder #594 em: Junho 11, 2008, 05:16:15 pm »
O video está porreiro.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

NBSVieiraPT

  • Perito
  • **
  • 348
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #595 em: Junho 11, 2008, 10:53:26 pm »
Ainda bem que não houve danos de maior aos nossos soldados portugueses!
Para já não é nada preocupante, ossos do ofício, esperemos que seja o último incidente.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 13063
  • Recebeu: 3286 vez(es)
  • Enviou: 7928 vez(es)
  • +1133/-1898
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #596 em: Junho 12, 2008, 06:20:16 pm »
Para os que ainda não viram
http://br.youtube.com/watch?v=zTjfuYeuaWM
a parte boa
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5588
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 871 vez(es)
  • +721/-2703
(sem assunto)
« Responder #597 em: Junho 13, 2008, 08:52:56 am »
Citar
Afeganistão. Tropas regressam em Agosto

Contingente português esteve debaixo de fogo durante 15 minutos

Os dois militares portugueses feridos domingo à noite quando a coluna em que seguiam em direcção a Cabul foi atacada por rebeldes afegãos "estão bem e a fazer uma vida normal, recuperando dos ferimentos no aquartelamento" de Camp Warehouse, disse ao DN o porta-voz do Estado- -Maior das Forças Armadas (EMFA), general Pedro Carmona.

De acordo com aquele responsável, a data de regresso dos feridos (um cabo e um sargento) a Portugal não sofreu alteração, devendo ambos voltar ao País juntamente com os restantes elementos do contingente nacional actualmente destacado no Afeganistão: início de Agosto. "Nessa altura, a 1.ª Companhia de Comandos será substituída por um C130 e respectiva tripulação", afirmou o general.

A coluna onde seguiam os militares foi atacada por rebeldes talibãs às 22.05 locais (19.05 de Lisboa), na província de Wardak, a cerca de 80 quilómetros da capital, após um mês e meio de missão em Kandahar, epicentro da insurreição talibã no Sul do país.

No entanto, nem o cabo Lenate Inácio, algarvio de 27 anos, nem o sargento Custódio António, de 31 e a viver em Grândola, precisaram de receber assistência médica no local. O primeiro foi ferido numa perna por uma munição que fez ricochete, e o segundo num braço.

"Não houve necessidade de evacuação, nem se colocou sequer a hipótese de regresso a Portugal", disse o porta-voz do EMFA, adiantando tratar-se de ferimentos ligeiros. "Estão bem, assim como todos os outros elementos do contingente", frisou, acrescentando que ambos continuaram a responder ao fogo inimigo, mesmo depois de terem sido feridos.

A coluna portuguesa, constituída por 92 militares e 22 viaturas, tinha saído de Kandahar domingo de manhã, numa viagem de cerca de 600 quilómetros, que demorou 24 horas por uma das estradas mais temidas por serem frequentes os ataques terroristas. Estava já quase no fim da viagem quando foi atacada num vale em noite de lua nova, "onde a visibilidade era praticamente nula", explicou o general Pedro Carmona.

A troca de tiros durou cerca de 15 minutos, "não tendo sido possível ver quem disparava contra os militares", disse o porta-voz do EMFA. A ajuda chegou por um caça, entretanto chamado por um oficial da Força Aérea que integrava a coluna. Efectuou uma passagem rasa, iluminando o local de onde surgia o fogo - uma linha de água na montanha -, mas não lançou armamento por não ter identificado o alvo. Mas, quando a coluna iniciou a marcha, voltou a ser atacada, desta vez com menos intensidade e sem consequências.

O contingente português, que desde Março assumiu as funções de Força de Reacção Rápida do comando da Força Internacional de Assistência à Segurança da NATO, foi deslocado de Cabul para Kandahar, onde os comandos cumpriram um período de adaptação ao teatro operacional, antes de ocuparem posições em Maywand, um distrito daquela província do Sul do país.

Ontem, o deputado do PSD Mota Amaral interpelou o primeiro-ministro sobre o sucedido, querendo saber se os militares estavam bem equipados. Sócrates respondeu que "o equipamento é aquilo que os chefes das Forças Armadas recomendaram".

http://www.dn.pt
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 8056
  • Recebeu: 1376 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5277/-242
(sem assunto)
« Responder #598 em: Junho 13, 2008, 02:28:55 pm »
Citação de: "nelson38899"
Ontem, o deputado do PSD Mota Amaral interpelou o primeiro-ministro sobre o sucedido, querendo saber se os militares estavam bem equipados. Sócrates respondeu que "o equipamento é aquilo que os chefes das Forças Armadas recomendaram".


 :lol:
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 13063
  • Recebeu: 3286 vez(es)
  • Enviou: 7928 vez(es)
  • +1133/-1898
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #599 em: Junho 13, 2008, 08:20:29 pm »
Mais duas

https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."