U209PN

• 3659 Respostas
  • 1092641 Visualizações
*

2dmaio

• 80
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1080 em: Junho 23, 2009, 09:07:16 pm »
AC,

Ficamos assim então, eu respeito a sua opinião entretanto eu não creio que uma fibra óptica seja mais resistente que um fio de aço por melhor que seja a fibra. Também não creio que atinja 15 ou 20 Km. Haja fibra !
Também creio como coloquei antes que em torpedos, não passa no máximo de uma curta distância, até entrar em ação o seu sonar.
Eu diria que so acredito vendo.

Colega, sigo com o U-209PN, pois os nossos pontos de vista, pelo jeito estão ficando chatos para os outros.

Saudações colega.

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +19/-0
(sem assunto)
« Responder #1081 em: Junho 23, 2009, 09:30:54 pm »
Citação de: "2dmaio"
Ficamos assim então, eu respeito a sua opinião entretanto eu não creio que uma fibra óptica seja mais resistente que um fio de aço por melhor que seja a fibra. Também não creio que atinja 15 ou 20 Km. Haja fibra !
Também creio como coloquei antes que em torpedos, não passa no máximo de uma curta distância, até entrar em ação o seu sonar.
Eu diria que so acredito vendo.

Colega, sigo com o U-209PN, pois os nossos pontos de vista, pelo jeito estão ficando chatos para os outros.

Saudações colega.

Pode acreditar, eu já vi! Os torpedos modernos só usam fibra óptica, a modernização de torpedos vai toda no sentido de os tornar controláveis durante toda a sua carreira. Assim, tudo o que é torpedo moderno é controlável à distância através da fibra durante os 20/40/50/60 Km, o que for o seu alcance.
Relativamente à resistência, estes cabos são em grande parte revestidos em kevlar, o que faz com que sejam um pouco mais resistentes. E como a comunicação é muito mais rápida na fibra óptica que no cobre estes torpedos ainda podem ser usados como sensores projectados, o que realmente é uma grande vantagem.

Os únicos torpedos modernos que não usam fibra óptica são os super-cavitantes, como é óbvio.
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #1082 em: Junho 23, 2009, 09:38:13 pm »
Instrutor escreveu:
Ó raios ma partam.... peço desculpa pela linguagem mas isto ja irrita.... afinal este tópico nao é sobre os 209PN, fonix tanta lixarada nao sei para que........... o tópico é para falar no submarino........... o armamento que vai equipar os ditos cujos sao os Blackshark e os Sub-Harppon, misseis anti áereos ainda é muito cedo adquiri-los e nao prevejo grande utilidade, para os cenarios nos quais vao ser empregues.....o dinheiro que alguns foristas gostavam que fosse gasto na aquisição de misseis AAW, que sejam é antes empregues em Sub-Harpoons, isso sim é que me deixa incomodado se nao forem adquiridos, contudo percebo muito bem que nunca foram usados misseis nas nossas missoes (Fragatas) e torpedos contam-se pelos dedos de uma mao. E nunca contra navios. Somente se usaram misseis e torpedos em treinos....mas nunca se sabe o futuro, por isso é muito importante a vinda dos Blackshark e dos Sub-Harpoon..... deixem la os AAW

Caro Instrutor. Eu que não sou ninguém, não penso assim. Mesmo que a conversa não vá dar a lado nenhum, é uma maneira de nos informarmos noutros sites da maneira de funcionar das coisas. É uma maneira de aprendizagem, mesmo que não seja a ideal. Com respeito a fugir ao tópico, não é própriamente verdade, já que são misseis que podem ser lançados pelos nossos U 209PN, se bem que eu não lhes veja utilidade para as nossas missões.
Quanto a termos disparado torpedos sem ser em exercícios, em 1982 o Barracuda afundou com um torpedo o navio mercante português Bandim, que carregado de gás constituia um perigo para a navegação.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • +19/-0
(sem assunto)
« Responder #1083 em: Junho 23, 2009, 09:42:07 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
Instrutor escreveu:
Ó raios ma partam.... peço desculpa pela linguagem mas isto ja irrita.... afinal este tópico nao é sobre os 209PN, fonix tanta lixarada nao sei para que........... o tópico é para falar no submarino........... o armamento que vai equipar os ditos cujos sao os Blackshark e os Sub-Harppon, misseis anti áereos ainda é muito cedo adquiri-los e nao prevejo grande utilidade, para os cenarios nos quais vao ser empregues.....o dinheiro que alguns foristas gostavam que fosse gasto na aquisição de misseis AAW, que sejam é antes empregues em Sub-Harpoons, isso sim é que me deixa incomodado se nao forem adquiridos, contudo percebo muito bem que nunca foram usados misseis nas nossas missoes (Fragatas) e torpedos contam-se pelos dedos de uma mao. E nunca contra navios. Somente se usaram misseis e torpedos em treinos....mas nunca se sabe o futuro, por isso é muito importante a vinda dos Blackshark e dos Sub-Harpoon..... deixem la os AAW
Caro Instrutor. Eu que não sou ninguém, não penso assim. Mesmo que a conversa não vá dar a lado nenhum, é uma maneira de nos informarmos noutros sites da maneira de funcionar das coisas. É uma maneira de aprendizagem, mesmo que não seja a ideal. Com respeito a fugir ao tópico, não é própriamente verdade, já que são misseis que podem ser lançados pelos nossos U 209PN, se bem que eu não lhes veja utilidade para as nossas missões.
Quanto a termos disparado torpedos sem ser em exercícios, em 1982 o Barracuda afundou com um torpedo o navio mercante português Bandim, que carregado de gás constituia um perigo para a navegação.

O único em 42 anos de Classe Albacora!!! Em 2005 no Delfim esteve quase a ser lançad outro real para afundar um navio mercante, o Ursula C, que estava quase afundado junto ao Cabo de São Vicente, também perigo para a navegação.
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"

*

pchunter

• 368
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #1084 em: Junho 23, 2009, 10:50:40 pm »
Não se se já foi referido neste tópico mas aqui vai um artigo interessante sobre os 100 anos de submarinos Alemães.

http://www.naval.com.br/blog/?page_id=2853

*

2dmaio

• 80
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1085 em: Junho 23, 2009, 11:58:32 pm »
Assim, tudo o que é torpedo moderno é controlável à distância através da fibra durante os 20/40/50/60 Km, o que for o seu alcance.

:wink:

Saudações.

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • +19/-0
(sem assunto)
« Responder #1086 em: Junho 24, 2009, 12:18:00 am »
Já me baralhou todo!!!

Está a falar de torpedos ou de misseís???

Se for de torpedos posso garantir-lhe que são os valores que lhe falei.

*

2dmaio

• 80
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1087 em: Junho 24, 2009, 12:31:25 am »
SSK,

Desculpe pelo embaralho, na realidade o que esta por ai disponível em sistemas de fibra óptica hoje, ainda tem serias limitações tanto de velocidade como de alcance, sem mencionar que quando o desenvolvimento tecnológico supere vários desses limites, ter uma fibra extendida por distancias enormes seja na terra ou no mar tem outras implicações em termos de confiabilidade (uso na pratica não em testes).

Tenho lido a respeito de testes e mais testes, sistemas patenteados, etc em distâncias consideráveis, porém produto pronto com sistemas em fibra óptica disponível, aprovado e adquirido para uso pelas forças armadas com esses alcances que mencionas ainda não os encontrei. Certamente serão alguns sistemas que poderão vingar no futuro. Mas hoje em dia ?

Saudações

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • +19/-0
(sem assunto)
« Responder #1088 em: Junho 24, 2009, 12:36:32 am »
Só lhe posso dizer que o alcance do Blackshark fabricado pela WASS em Livorno é superior a 50Km, e mais não posso dizer...

Quer acredite ou não eu sei o que estou a dizer... não sou vendedor da banha da cobra :wink:

*

2dmaio

• 80
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1089 em: Junho 24, 2009, 12:49:48 am »
Sem dúvida SSK, o alcance do Black Shark deve estar entre 75 e 80 Km em baixa velocidade, porém não percorre todo esse trajeto guiado apenas pela fibra, é guiado por seus sistemas de detecção e pelo que foi previamente programado nele. O alcance do MK-48, se situa entre 45 e 50 Km. Essas distâncias maximas não são usuais de uso prático, geralmente se disparam os torpedos a distâncias menores, pois dependem do que o contrôle do submarino detectar pelos seu sistema de sonares. Claro que em algumas situações, por exemplo, se o submarino é orientado por outros meios de localização de objetivos externos tal como, algum radar de grande alcance de um navio de superficie e, este navio oriente o submarino, poderia disparar a distancias maiores, porém a chance (probabilidade) de acertar o objetivo cai bastante e isso não ocorre normalmente pois o submarino é um meio de ataque furtivo e solitário.  Concorda ?

Saudações.

*

AC

• Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1090 em: Junho 24, 2009, 05:03:01 am »
Caro 2dmaio,
você "não acredita" em demasiadas coisas. Sugiro que abra a mente e comece a usar o google.
A força tensil das fibras de vidro ronda os 3450 ou 4710 MPa, conforme o tipo de vidro usado, contra os aproximadamente 860 MPa de aço inox.

Quanto ao uso e comprimento das fibras em torpedos, o SSK mais que qualquer outro aqui sabe do que fala. :)

*

2dmaio

• 80
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1091 em: Junho 24, 2009, 11:49:36 am »
AC,

Esta bem, vou analizar e pesquisar com mais detalhe, mas por enquanto essas são as informações e referências que tenho.

Saudações cordiais

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • +19/-0
(sem assunto)
« Responder #1092 em: Junho 24, 2009, 04:26:26 pm »
Citação de: "2dmaio"
Sem dúvida SSK, o alcance do Black Shark deve estar entre 75 e 80 Km em baixa velocidade, porém não percorre todo esse trajeto guiado apenas pela fibra, é guiado por seus sistemas de detecção e pelo que foi previamente programado nele. O alcance do MK-48, se situa entre 45 e 50 Km. Essas distâncias maximas não são usuais de uso prático, geralmente se disparam os torpedos a distâncias menores, pois dependem do que o contrôle do submarino detectar pelos seu sistema de sonares. Claro que em algumas situações, por exemplo, se o submarino é orientado por outros meios de localização de objetivos externos tal como, algum radar de grande alcance de um navio de superficie e, este navio oriente o submarino, poderia disparar a distancias maiores, porém a chance (probabilidade) de acertar o objetivo cai bastante e isso não ocorre normalmente pois o submarino é um meio de ataque furtivo e solitário.  Concorda ?

Saudações.

Sim e não!!!

Quanto ao alcance de 70 a 80 Km a baixas velocidades para o Blackshark em baixas velocidades não sei onde os arrajou, mas acredite que não são verdadeiros, não vou referir-me aos mk 48 porque não os conheço. Não sei como achou o alcance, se de ouvido ou matematicamente, mas não se esqueça que os consumos das baterias não são lineares.
Quanto ao uso de dos torpedos a longas de distâncias depende de muito factor. Posso enunciar alguns: Perfil SV, alcance sonar do alvo, velocidade máxima do alvo, capacidades de Torpedo Counter Measures, velocidade do submarino, capacidade da bateria e ar ambiente a bordo do submarino, profundidade na zona, tipo de fundo e "the last but not the least" a Missão. Acredite quando um submarinsta pode acertar num alvo a 40 milhas não vai lançar o torpedo a 5 milhas ou menos como se fazia nos Classe Albacora...

Já agora acredite que existem torpedos com um dispenser com 80 Km de cabo de fibra óptica.
eu não sou arrogante, antes pelo contrário, mas penso que devia tomar mas atenção a que escrevo. O que escrevi é a verdade quer acredite ou não...

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12948
  • Recebeu: 3325 vez(es)
  • Enviou: 7946 vez(es)
  • +1202/-1986
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #1093 em: Junho 24, 2009, 04:33:39 pm »
Citação de: "SSK"
quando um submarinsta pode acertar num alvo a 40 milhas não vai lançar o torpedo a 5 milhas ou menos como se fazia nos Classe Albacora...

Então porque é que se fazia?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • +19/-0
(sem assunto)
« Responder #1094 em: Junho 24, 2009, 04:40:45 pm »
Porque era o alcance máximo dos velhinhos torpedos L3 e E14.