U209PN

• 3659 Respostas
  • 1092682 Visualizações
*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
U209
« Responder #1035 em: Junho 21, 2009, 06:27:36 pm »
Pode ignorar à vontade, eu não lhe pedi nada, vc é que meteu o nariz na resposta dada ao Daniel. Eu a si ja o ignorei faz tempo visto que não diz nada de interessante e enriquecedor.

Sugiro ainda que não seja mal educado e que tente trazer valiosos contributos ao forum se for capaz claro. Se não for capaz, seja mirrone ou apenas opine sobre coisas que entenda e assim todos nós ficaremos a saber alguma coisa no fim do dia.

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
U209.
« Responder #1036 em: Junho 21, 2009, 06:44:47 pm »
Chicken_Bone, agora vc diz que ele perguntou e n afirmou. Parabens, vc ja aprendeu alguma coisa esta tarde. Aqui debatemos assuntos relacionados com a defesa, outros assuntos debatem-se no foruns correspondentes ou seja se eu lhe perguntar a si alguma coisa, terá a ver com defesa obviamente para n ser off topic! Sinceramente n vejo nada para lhe perguntar visto vc ja demonstrou o seu nivel de conhecimento nesta area estando nós num forum de defesa. Se vc n traz nada de novo mas sim links encontrados por ai e aos quais todos nós temos acesso, seja voyeur e n meta o nariz. Eu costumo opinar sobre coisas que entendo e não sobre coisas que não entendo. Tente ser util!

Novamente vc n entendeu isso das regras da boa educação, pode reflectir mais e penso que acabará por encontrar alguma coisa penso eu de q.

*

Chicken_Bone

• 488
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1037 em: Junho 21, 2009, 07:08:10 pm »
Bem, vamos lá ver se entendes, sem que eu tenha que recorrer a desenhos.
O Daniel não afirmou, mas sim perguntou. Logo não deveria ter recebido uma resposta tão mal-educada quanto a tua.
Se tu já tens uma certa idade e foste educado numa escola (talvez no tempo do Salazar) em que as perguntas eram recompensadas com insulto e punição (com a "menina dos olhos"), por favor diz. Assim entenderei, embora não concorde, o teu aborrecimento.

Fixe que pareces ser um entendido sobre tudo relacionado com defesa. Por favor, explica-me tudo que há para saber sobre RAM, aeroelasticidade, importância da Batalha de  Hastings para Inglaterra, já que fundámos Nagasaki, deveríamos ter tido um papel mais activo após o seu bombardeamento, etc.

É pessoal, temos aqui um verdadeiro compêndio (auto-intitulado) sobre tudo relacionado com defesa.
Por favor, dirijam todas as suas questões ao tsahal.
Melhor do que o pai natal.

Quanto ao que disseste sobre o IDAS, não discordo relativamente o provavelmente ser só para apanhar aeronaves que não estejam longe, ja que o alcance é só de 20 km.
O fabricante até diz isso:
IDAS

With the IDAS missile system, a submerged submarine can engage enemy anti-submarine warfare helicopters, small surface vessels and land targets near the coast with highest precision. The IDAS system comprises the missile, four of which are housed in a special launch canister in the torpedo tube, and the control console in the submarine's command and control center. Main missile components are the imaging IR seeker taken over from IRIS-T, a fiber-optic data link between the control console and the missile as well as a single-stage, solid-propellant rocket motor providing IDAS with a mission range of approx. 20km.

The operator on board the submarine may intervene in the course of the mission at any time. In addition, reconnaissance results and target images obtained by means of the seeker can be evaluated in the submarine. With IDAS, a modern, conventional submarine is provided with completely new capabilities (escalation), also enabling its use in new scenarios of asymmetric warfare. IDAS is a technology demonstration program financed by BWB and the industrial working group ARGE IDAS (HDW and Diehl BGT Defence: 40% each, Kongsberg: 20%). IDAS is planned to enter the development phase soon.

http://www.diehl-bgt-defence.de/index.php?id=559&L=1
Ou seja dá para mandar abaixo Super Lynx e Future Lynx, aparte de outros.
"Ask DNA"

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1038 em: Junho 21, 2009, 07:26:38 pm »
Agora vc ja diz que ele n afirmou mas que perguntou como eu venho a dizer desde o inicio, mts parabens por finalmente ter chegado a ponto certo! Eu n insultei (como vc sabe) o Daniel, apenas lhe disse para n fazer perguntas sem sentido visto que isso nada enriquece o forum e depois de o ter esclarecido. Sobre guerra de Inglaterra n opino visto que ao contrario de si n opino sobre coisas que desconheço mas visto que até vou para Londres na Terça! Afinal até ja concorda com o que disse sobre o IDAS mas sugiro que leia o documento da HDW sobre o IDAS, tem 4 paginas e é bastante completo.

Visto que o trato por vc, sugiro que não me trate por ti visto não nos conhecemos. São as tais regras da boa educação que vc parece desconhecer pelos visto.

Para alem do Super Lynx e Super Lynx 300, existe o Lynx Wildcat. O Future Lynx com esse nome ja não existe. Tenha em atenção que os 20km referidos n significa que sejam 20 km em altitude!

*

Chicken_Bone

• 488
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1039 em: Junho 21, 2009, 07:41:48 pm »
Quanto ao afirmar/perguntar, estou a ver q precisaria de te fazer um desenho.
Bem, paro com a quezília por aqui, senão ainda teremos problemas com os moderadores.

Que me lembre, eu ainda não me tinha manifestado sobre o IDAS. Não conhecia o sistema.
Obrigado pela referência ao tal artigo.

Quanto a tratar-te por você, não sou brasileiro. Além disso, vai ver as regras de netiqueta.

Ah obrigado, desconhecia que já tivesse mudado de nome. Mas na indústria ainda se trabalha como Future Lynx.

Sim, eu tive 20 km em conta. Fui um das razões pelas quais nem referi os Nimrod e P-8.
"Ask DNA"

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6538/-1406
(sem assunto)
« Responder #1040 em: Junho 21, 2009, 08:06:33 pm »
Citação de: "tsahal"
Sinceramente eu não considero isso um sistema anti-aéreo como referiu o artigo (...) para um submarino detectar um heli ASubW, esse meio tem que voar a mt baixa altitude visto que um sub n deve ter um radar de detecção aérea, penso eu de q.
.Opiniões. Eu por exemplo acho que se houver alguma catapulta capaz de atingir um helicóptero com um pedregulho de forma eficaz e comprovada, até a catapulta será um sistema anti-aéreo.

O sistema IDAS, não é um míssil, é um sistema composto por vários componentes. As vantagens do sistema só são aparentes com a possibilidade de contacto do submarino com outros meios.
Não é suposto o submarino detectar um helicóptero, é suposto o helicóptero ser detectável por meios à distância, os quais poderão contactar o submarino e ordenar o lançamento do míssil.

Isto depende acima de tudo do desenvolvimento de novos sistemas de comunicações ente os submarinos e as unidades de superficie, sem as quais a utilidade do IDAS será relativamente reduzida.

O sistema poderia ser instalado a bordo de submarinos portugueses, mas a sua utilidade, pelo menos tendo em consideração os dados conhecidos seria pouca.

Citação de: "tsahal"
Como eu ja afirmei, ao lançar o IDAS, ele eleva-se para atingir um navio ou um alvo terrestre e se essa elevação corresponder à localização do heli, adeus heli, caso esteja mais uns metros acima, o heli fica a ver o missil passar. Repare que um heli ASW ou ASubW dispoem hoje em dia de meios RWR, ou seja quando der conta que ja foi apanhado por um sub, o heli baza o coloca-se a uma altitude de segurança. O IDAS é essencialmente um meio defensivo como ja foi dito.

IDAS quer dizer INTERACTIVE DEFENCE AND ATTACK SYSTEM FOR SUBMARINES

O facto de ser defensivo, não quer dizer que não possa atacar aeronaves.
Aliás, atacar um helicóptero é uma medida absolutamente defensiva do ponto de vista do submarino.

Os mísseis Sea Sparrow também atacam aeronaves e são absolutamente defensivos (embora recentemente até tenham testado o Sea Sparrow para atacar pequenos navios com sucesso).

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
U209PN.
« Responder #1041 em: Junho 21, 2009, 08:09:22 pm »
Discordo da sua afirmação, o fabricante (ou seja a industria) n o designa de Futuro Lynx mas sim de AW149 Lynx Wildcat e actualmente e o outro por Super Lynx 300.

Olhe que eu acho que vc se manifestou sobre o IDAS e meteu o nariz
no meu esclarecimento ao Daniel apesar de vc n conhecer o IDAS como referiu.

Trata-te por vc quando n se conhece uma pessoa, ela tenha mais idade ou n se tem confiança com ela sendo isso um sinal de respeito e não apenas por ser-se Brasileiro!

Eu n andei numa escola Salazarista (se é que alguma vez existiu uma escola com esse nome) visto que tenho perto de 30 anos.

Parece que vc vive em Inglaterra mas vejo que até agora nada aprendeu por la! Londres é uma cidade 5 estrelas, a minha favorita depois de Dubai e geralmente quando se vive nesses sitios, os horizontes abrem-se ou seja aprende-se!

Hoje vc ja aprendeu muitas coisas, eu n posso é dizer o mesmo! Se tiver tempo entre Terça e Domingo, irei tentar informar-me sobre o acontecimento historico referido por si e depois poderei opinar sobre ele.

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
U209PN
« Responder #1042 em: Junho 21, 2009, 08:21:36 pm »
Tal como eu afirmei Papatango, caso o sensor do sub detecte um helicóptero ASubW (este tem que estar a mt baixa altitude e com o sonar na agua a procurar subs), o comandante decide se este é uma ameaça ou não e perante isso, lança ou não um IDAS. Do meu ponto de vista, o sub n vai detectar o heli mas sim o sonar que o heli lançou à agua e ai poderá fazer uma estimativa da posição do heli e lançar o IDAS que estará na trajectoria de um qualquer lançamento para atingir um navio ou um alvo terrestre dai ele ser promovido para alem de outros de sistema anti helis ASubW. Ataca sim para defender-se e não actua como sistema de defesa anti-aérea para isso existem fragatas AAW que ao estarem inseridas num task force, tem essa missão de proteger uma força naval de ameaçãs aereas sejam elas de asa fixa ou rotativa, a baixa, media e alta altitude.

*

JLRC

• Investigador
  • 2505
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #1043 em: Junho 21, 2009, 08:27:28 pm »
Eu não sou monárquico mas sou obrigado a concordar com o Juan Carlos quando disse ao Hugo "Porque non te callas?" :evil: . (desculpem o meu mau castelhano)

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
U209N.
« Responder #1044 em: Junho 21, 2009, 08:36:07 pm »
Sim devias calar-te visto que com essas afirmaçãoes nada de util dizes para o forum e para quem gosta de aprender como eu! Escreves-te que irias ignorar-me afinal foi n foi bem assim!

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • +6538/-1406
(sem assunto)
« Responder #1045 em: Junho 21, 2009, 08:39:21 pm »
Um sistema como o IDAS só faz sentido se estiver ligado ao desenvolvimento e operacionalidade de um sistema de combate integrado que tenha capacidade de integrar sob um comando os dados obtidos pelos sensores de múltiplos sistemas de armas.

Sobre o exemplo que você aponta, eu garanto-lhe que nenhum comandante que tenha uma fragata de defesa aérea sob o seu comando, vai disparar um míssil para lá do alcance visual para atacar um helicóptero, tornando assim conhecida a sua posição exacta.

Isto nunca acontecerá se o comandante de uma força puder dar indicação ao submarino sobre onde se encontra o helicóptero, e ainda mais quando o submarino pode efectuar um disparo subaquático e programar o míssil para sair da água quando estiver a vários quilómetros de distância.

Neste mundo da guerra em rede, como no outro, não ganha quem tem as armas mais poderosas, mas sim quem sabe onde está o inimigo e ao mesmo tempo tem capacidade para se esconder eficientemente.

O sistema IDAS permite a uma força efectuar um ataque contra um alvo inimigo, reduzindo-lhe a capacidade ASW (destruindo o helicóptero) sem levar a que o inimigo fique na posse de dados sobre a posição exacta da força que se lhe opõe.

Estou naturalmente a pensar num cenário em que esteja um U-212, algum meio aero-naval de vigilância e/ou uma das fragatas de defesa aérea da Alemanha, versus uma força com armamento anti-submarino, ou seja uma fragata ASW com helicópteros, sonares e torpedos.

Evidentemente, você tem razão quanto aos sensores do próprio submarino. O sistema IDAS de nada serve se não estiver incluido num sistema de defesa que integre varios navios, ou vários sensores. Como simples arma de defesa do submarino, é inutil. O submarino não pode utilizar os seus sensores para detectar o helicóptero.

Cumprimentos

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
U209.
« Responder #1046 em: Junho 21, 2009, 08:42:11 pm »
Papatango, eu nunca disse que uma fragata AAW apenas utilizaria misseis para derrubar meios aéreos. Uma fragata tem misseis por supuesto e um ou mais CIWS´s. Cada alvo terá o tratamento julgado adequado e pelo meio adequado.

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • +6538/-1406
(sem assunto)
« Responder #1047 em: Junho 21, 2009, 08:54:28 pm »
Eu referi-me a esta passagem:
Ataca sim para defender-se e não actua como sistema de defesa anti-aérea para isso existem fragatas AAW que ao estarem inseridas num task force, tem essa missão de proteger uma força naval de ameaçãs aereas sejam elas de asa fixa ou rotativa, a baixa, media e alta altitude.

Um sistema como o IDAS, utilizado dentro dos condicionalismos referidos acima, permitem dar ao comandante de uma força uma opção «Stealth» que do ponto de vista táctico cria problemas ao inimigo.

É como se no Xadrez, você conseguir criar uma situação em que pode trocar um peão por uma torre.

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
U209PN
« Responder #1048 em: Junho 21, 2009, 08:56:33 pm »
Julgo que o IDAS pode ser mt util visto que tem essas 3 capacidades  sendo o harpoon apenas um sistema anti-navio de superficie.

No caso Português, penso que dependerá da missão pretendida para os subs mas eu optaria pelo IDAS visto que o U209PN tem os torpedos e minas que podem ser usados contra subs e navios de superficie. Como penso que saiba, o sonar de um mine hunter não detecta a mina no seu todo mas sim a sombra emitida por ela conseguindo depois perceber o tipo de mina e dar-lhe o tratamento adequado, ou seja uma mina é uma meio mt util para derrubar um submarino ou um navio.

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
U209.
« Responder #1049 em: Junho 21, 2009, 09:01:33 pm »
Sim Papatango mas do meu ponto de vista fica mais barato tratar (e talvez mais eficaz) um meio aereo voando a baixa altitude com um CIWS e n com misseis. Penso que quando um comandante se depara com um meio a voar a baixa altitude vai usar um CIWS e n um missil.