Guerra entre Portugal e Espanha?

• 1598 Respostas
  • 401473 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23331
  • Recebeu: 4260 vez(es)
  • Enviou: 3010 vez(es)
  • +3121/-4567
(sem assunto)
« Responder #900 em: Janeiro 17, 2009, 05:43:25 pm »
Não, só temos no continente.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Camuflage

• Investigador
  • 1530
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 90 vez(es)
  • +271/-1417
(sem assunto)
« Responder #901 em: Janeiro 17, 2009, 05:44:33 pm »
Citação de: "pedro"
Sim é melhor acabar.
Quando se toca na ferida do pos 25 de abril a esquerda acaba com a conversa.
Sabes a guerra não estava perdida, a tua posição é claramente a de um disses tipos de esquerda que levaram o país ao estado em que esta.
Mas o povo é muitas vezes estupido, nisso tens razão quando dizes que vão escolher a facção vencedora.
O que me irrita aqui é que as pessoas passam a vida a falar que esta é a solução bla bla mas fazer algo tá quieto. :evil:

lol eu não levei a lado nenhum certamente, pois ainda faltavam muitos anos para nascer.

Que solução é que falas, se quiseres podemos falar em privado, para não se criar off-topics.

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #902 em: Janeiro 17, 2009, 06:08:04 pm »
lol bem talvez você não. :lol:
Bem ok.
Cumprimentos

*

P44

• Investigador
  • 20883
  • Recebeu: 7033 vez(es)
  • Enviou: 8064 vez(es)
  • +8126/-13030
(sem assunto)
« Responder #903 em: Janeiro 18, 2009, 12:07:02 pm »
Sim é melhor acabar.
Quando se toca na ferida do pos 25 de abril a esquerda acaba com a conversa.
Sabes a guerra não estava perdida, a tua posição é claramente a de um disses tipos de esquerda que levaram o país ao estado em que esta.
Mas o povo é muitas vezes estupido, nisso tens razão quando dizes que vão escolher a facção vencedora.
O que me irrita aqui é que as pessoas passam a vida a falar que esta é a solução bla bla mas fazer algo tá quieto. :evil:

com 15 anos deves saber muito acerca disso, desculpa que te diga....
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #904 em: Janeiro 18, 2009, 01:36:28 pm »
Tu é que tens 15 anos.
E tu sabes muito disso. Sabes eu nem vou entrar nesse discussão contigo, visto que ja a muitos estudos feitos sobre isso, militarmente não se pode afirmar com absoluta certeza que a guerra estava perdida.
Cumprimentos

*

André

• Investigador
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +111/-1
(sem assunto)
« Responder #905 em: Janeiro 18, 2009, 05:12:06 pm »
Tu é que tens 15 anos.
E tu sabes muito disso. Sabes eu nem vou entrar nesse discussão contigo, visto que ja a muitos estudos feitos sobre isso, militarmente não se pode afirmar com absoluta certeza que a guerra estava perdida.
Cumprimentos

A situação variava de território para território, na Guiné estava perdida, em Angola ganha e em Moçambique num impasse ... Mas pior que tar perdida ou não foi o modo como saimos das colónias ... mas não me quero alongar muito por já ser muito OFF-TOPIC ...  :wink:

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #906 em: Janeiro 18, 2009, 06:11:19 pm »
sim andre é isso que eu digo.
E isto é off-topic.
Cumprimentos

*

TOMSK

• Investigador
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #907 em: Janeiro 30, 2009, 01:34:55 am »
A Espanha

"Apesar das relações amistosas que, de há muito, se vêm verificando entre os dois países, a Espanha nunca compreendeu, nem aceitou, no âmago dos seus sentimentos, a existência de um pequeno país, agora realmente pequeno, Portugal, independente, com plena soberania, cujo território se integra numa indiscutível unidade geo-física que é a Península Ibérica , onde ela, a grande Espanha e segundo ela, predomina ou deveria predominar.

E a ideia, talvez em marcha, da Espanha constituir um Estado-Federal, com base nas autonomias já concedidas a certas regiões, apenas confere acuidade à questão, pois os espanhóis menos compreenderiam e menos aceitariam que Portugal não fosse um dos Estados dessa Federação.
Por outro lado, surge a formação da União Europeia, com um mercado comum que, como dizia o Embaixador Alberto Franco Nogueira, é, primeiro que tudo, um mercado comum ibérico, no qual a economia espanhola, mais forte, dominará. Na verdade, a Espanha, em relação a Portugal, está já a investir em termos financeiros, a adquirir em imobiliário e a prevalecer em trocas comerciais, em tão grande escala, que faz pensar na conquista económica, bem mais suave, mas não menos dominante, do que a conquista militar.

E o Mundo começa a deixar de considerar dois espaços económicos, o português e o espanhol, para admitir apenas um espaço económico, o ibérico. Note-se o exemplo das grandes empresas multinacionais que estão a transferir os seus centros de comando em Lisboa para Madrid, fundindo-os com os desta cidade, de onde actuarão em toda a Península Ibérica. E notem-se, também, as tentativas de alguns países, por enquanto poucos, de encerrarem as suas embaixadas em Lisboa, fazendo acreditar, nesta cidade, os seus Embaixadores em Madrid.
Esta ameaça – a ameaça espanhola –, por agora apenas económica, mas com as inerentes repercussões gerais, está factualmente em curso, havendo que fazer-lhe frente."

Kaúlza de Arriaga

*

Heraklion

• Membro
  • *
  • 299
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #908 em: Fevereiro 03, 2009, 11:57:11 am »
Castela foi, é e será sempre uma ameaça.
Nada de novo..
Agora, para mim neste momento o maior perigo para a nossa independencia é, não Espanha, mas a UE.
O Tratado não fundirá, de jure, os paises europeus num super-estado, mas infelizmente, fá-lo-á de facto. E ainda por cima os irlandeses, os verdadeiros salvadores de Portugal dizem que se houvesse referendo votariam sim ao maldito acordo. A minha unica esperança é que a UE sofra algum entrave que impeça este aborto ideologico de fundir os tão diferentes paises europeus num unico.
Mas como isto já está muito off-topic voltarei a possibilidade de uma guerra PT vs. ES.
Não vejo grandes possibilidades de vitória em caso de conflito armado.
O Continente cairia e os espanhóis marchariam em Lisboa. No entanto, em caso de mobilização da população o esforço de guerra do pais vizinho seria seriamente comprometido. Como lutar com um povo determinado a defender aquilo que é seu??? E mais, se fosse possivel pelo menos retardar o avanço inimigo (há que lembrar que somos poucos mas que em guerra defensiva as nossas capacidade aumentam substancialmente) poderiamos esperar uam reacção internacional favoravel a Portugal. Afinal, eles seriam os invasores.
Seriam de esperar, com alguma sorte, embargos. O povo vizinho ficaria descontente, e ainda mais quando começassem a ouvir os elatos das derrotas militares em Portugal, das emboscadas feitas por partisans, etc.
Como se explica a uma mãe que o seu filho morreu simplesmente devido ao capricho dos senhores de Madrid??? Os movimentos independentista (catalão, basco, etc) aumentariam as suas actividades, e o povo começaria a ve-las como uma boa alternativa. Para além do mais, os marroquinos fazendo-se de bons da fita atacariam os imperialistas demónios espanhóis, conquistando Ceuta, Mellila e possivelmente as Canárias.
Algum tempo após o inicio da guerra Castela ver-se-ia cercada.
Para oeste os Portugueses, e possivelmente os Galegos, a norte os Bascos, a este os catalães e a sul os marroquinos. E nenhum deles lutando convencionalmente,
Neste cenário Espanha pediria a paz, aceitando fazer referendos na Catalunha e em todas as Regiões que o solicitassem. Portugal tomaria a Galiza e Olivença (Olivenza+Talliga=Olivença) ser-nos-ia devolvida.
Portanto, no final da guerra PORTUGAL contra espanha a Peninsula Ibérica seria composta por:
-Reino de Portugal (sou optimista)(Portugal inclui Portugal, Galiza, partes das Astúrias que seriam parte da Galiza, Olivença e se possivel pequenos territorios fronteiriços onde se fale o português.
-República da Catalunha (incluindo a Catalunha, Comunidad Valenciana e Ilhas Baleares)
-República de Euskal Herria (incluindo o Pais Basco Espanhol e abrindo negociações com França sobre o Pais Basco Francês)
-República de Leão (incluindo Leão na sua totalidade com a excepção de alguns territórios dados a Portugal)
-República de Aragão
O resto da peninsula já está demasiado castelhanizado, infelizmente.
Esta é a minha visão cos acontecimentos, aguardo comentários.
Com os melhores cumprimentos
Heraklion
Nos liberi sumus;
Rex noster liber est;
Manus nostrae nos liberverunt

*

Kaleid101dm

• 5
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #909 em: Fevereiro 03, 2009, 03:36:00 pm »
Primero presentarme llevo bastante tiempo leyendo vuestro foro ( Son galego ) y comentaros que me encanta portugal y creo que nunca habría realmente una guerra con vosotros pero ya que estamos en este hilo puntualizaros un par de cosas .....

1- Leo muchos comentarios vuestros que me sorprenden en cuanto al independentismo y las autonomias españolas que me sorprenden por desconocimiento total ....
En cuanto al independentismo Gallego y los supuestos secesionismos que comentais,en Galiza el independentismo es cadavez más minoritario os puedo asegurar que con respecto a la decada de 90´s y sobretodo 80´s (Sin remontarme a más atrás ) se queda en algo de extractos de la sociedad media/baja y que cadavez tiene menos calado entre la juventud ....

En cuanto al independentismos Vasco y Catalán (Mi abuelo es vasco y conozco bien Barcelona por que trabajé allí..) En el caso vasco a pesar de que esta muchísimo mas enraizado que en el caso gallego,se palpa que también es mucho menos que en decadas pasadas (El ejemplo más claro es que posiblemente el partido más votado de las próximas elecciones vascas sea el PSOE ) y un referedum secesionista vasco está bastante claro que la mayoría votaria No .....

En cuanto al catalán os puedo asegurar que la mayoría de catalanes se sienten tambien españoles y de los que se sienten más catalanes nunca votarían un Si a una secesión

Que quiero decir con esto ..... lo de que en caso de guerra Portugal-España las ideas de algunos foreros de que el independentismo de algunas autonomias ayudaría a Portugal y no se que más,parece más un guion de una nueva entrega de Star Wars que algo real que pudiera producirse ..... y yo puedo decirlo por que vivo la realidad gallega y española ....

2-En cuanto al tema puramente militar en caso de guerra España/Portugal en condiciones puramente normales la capacidad Española es muy superior en todos los ámbitos y,aunque dudo mucho que España pudiera ocupar durante mucho tiempo Portugal

Y en cuanto a la supuesta guerra de guerrillas por la que algunos foreros apuestan,hablar de lo que pasaría me parece ya fuera del Hilo ....

Por último saludar a todos los foreros Portugueses desde Vigo y espero seguir leyendo vuestros comentarios durante mucho tiempo Un Saludo .....

*

Xô Valente

• Perito
  • **
  • 409
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #910 em: Fevereiro 03, 2009, 04:19:52 pm »
Para quem diz que Portugal, numa guerra com Espanha, perderia em pouco tempo, por causa do número de militares, material, etc., só lhes digo uma coisa: Batalha de Aljubarrota.
Não sei se sabem, mas o Português, quando lutou, sempre lutou em minoria, sempre com a nossa pequenez, mas não tivemos o que tivemos? O primeiro e o último império colonial, o mais longo a escala global, riqueza, e potência mundial durante uns séculos. Portugal fez coisas inimagináveis apesar da pequenez em território e em população. Fez coisas de outro mundo. E não iamos para a batalha com 40000, iamos com 4000, e já era muito. Portanto não se fiem em material e números, especialmente quando são portugueses. :wink:
Cumprimentos.
http://valente-city.myminicity.com/  -  Cria a tua minicidade também.

*

Heraklion

• Membro
  • *
  • 299
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #911 em: Fevereiro 03, 2009, 10:20:01 pm »
Antes de mais quero felicitar e dar as boas vindas ao novo membro do fórum, o Exm, Kaleid101dm.
Peço também desculpas pelo off topic, mas acho importante responder ao nosso amigo galego.
Desde pequeno que nutro um imenso amor e respeito pela Galiza e pelo seu povo, pelo que é, de longe, "lo territorio español que más me gusta".
Findas as introduções, quando diz que o independentismo galego é cada vez menor contradiz um grande numero de compatriotas seus, amigos meus, galegos de Santiago, Vigo e Pontevedra que me dizem diariamente que o secessionismo galaico expande-se a cada dia que passa, havendo cada vez mais gente a apoiar ou uma independencia, ou uma hipótese aos meus olhos bem preferível, uma união com Portugal.
De facto esta evolução de opiniões é perfeitamente normal, pois á medida que o povo galego vê a sua cultura sendo arrasada e a sua lingua aparecer somente nos livros de história vai-se revoltando, e dizendo, não somos espanhóis, somos galegos/portugalegos!
Além disso, o independentismo espalha-se por toda a Espanha, sendo que em Leão, por exemplo, está ser feito um boicote ao castelhano.
Fala-se nessa lingua com alguém e somos mandados para sitios distantes e poucos agradaveis  :lol:
Com os melhores cumprimentos
Viva a PortuGaliza!!
Nos liberi sumus;
Rex noster liber est;

*

Kaleid101dm

• 5
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #912 em: Fevereiro 03, 2009, 10:54:06 pm »
Obrigado Heraklion por a boas vindas y bueno añadir un par de cosas.....

En cuanto a lo que te comentan tus amigos galegos con respecto al independentismo y su difusión por supuesto aunque no dudo lo que te cuentan quiero hablarte de esa parte de independentismo mas "Xovem" que es el que yo conozco ....

Tengo algunos amigos y otros conocidos que se destacaron durante años por ser parte activa del independentismo mas ruidoso no voy a dar nombres de colectivos y asociaciones por que no viene al caso,y que durante bastantes años a pesar de ser pocos en número eran de los que organizaban manifestaciones en Santiago etc .... pues hablandoles del tema no hace muchos meses me comentaban que digamos las plataformas mas jovenes de "Loita polo independetismo da Galiza" habian practicamente desaparecido y que incluso ellos digamos reconocían ese echo...

Aparte amigo Portugués es algo que se palpa en las ciudades del sur de Galicia,cuando antes se veían bastantes manifestaciones de grupos nacionalistas ahora practicamente no se ve ninguna y yo creo que el gran problema para ellos es que las nuevas generaciones de gallegos cadavez se sienten mas españoles y no encuentran un recambio generacional ....

Un saludo a todos !

*

Heraklion

• Membro
  • *
  • 299
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #913 em: Fevereiro 07, 2009, 03:00:51 pm »
Claro que se sentem mais espanhoís, com a maldita lavagem cerebral que vos fazem diariamente, pudera...
Asério, revolta-me saber que na Galiza poucos lutam pela independencia, cada vez mais são um bando de conformados que pactua com o invasor (segundo o que diz). No dia em que o Pérfido Castelhano cá meter os pés vai levar comigo a toda a hora, e devia ser assim na Galiza também.
Felismente que dos muitos galegos que conheço, todos me contam coisas mui diferentes, o que me dá alguma esperança.
Segundo ele, cada evz mais há galegos nacionalistas que apoiam a integração em Portugal, salvando assim a cultura, lingua e povo galego.
Queira Deus que ele tenha razão;
Viva a PortuGaliza!!
PS-As minhas desculpas pelo off-topic.
Nos liberi sumus;
Rex noster liber est;

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23331
  • Recebeu: 4260 vez(es)
  • Enviou: 3010 vez(es)
  • +3121/-4567
(sem assunto)
« Responder #914 em: Fevereiro 07, 2009, 04:34:11 pm »
Ou seja, salvavam a cultura, lingua e povo galego de uma dominação para cair noutra?! Não faz muito sentido. Se pelo menos dissesses que apoiarias uma independência da Galiza, ainda mostravas teres acima de tudo boas intensões. Agora de boas intenções está o inferno cheio... :lol:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...