Só crises económicas graves podem modificar o actual status quo.
Mas é evidentemente perigosa a situação actual, com esta absurda tentativa de alguns a afirmar que de facto existe um espaço ibérico.
Ainda há alguns dias vi uma entrevista feita por um jornalista da SIC ao governador da região espanhola da Extremadura.
Ao castelhano foi-lhe colocada a questão de os portugueses temerem que os espanhóis controlem a economia portuguesa.
A resposta do presidente da Extremadura, foi absolutamente incrível.
Respondeu que havia reciprocidade, porque também os bancos portugueses tinham tomado posições importantes na EXTREMADURA ESPANHOLA e ele não via isso como um problema.
Isto mostra o que passa pela cabeça dos espanhóis.
Para o castelhano (e ele nem se apercebeu da enormidade das suas próprias palavras), Portugal é mais uma região autónoma espanhola.
Ora, quando as empresas portuguesas assumem posições importantes numa região espanhola, isso não afecta em nada a Espanha, podendo apenas afectar uma região específica. Já quando são os espanhóis a entrar em Portugal, eles afectam todo o país e colocam OBJECTIVAMENTE em causa a sua independência.
Como é evidente, o contrário não pode acontecer, porque os investimentos portugueses não podem por em causa a independência da Extremadura espanhola, porque a Estremadura espanhola não é um Estado Independente.
Estas afirmações do presidente da Extremadura, são uma demonstração dos perigos, mas acima de tudo da facilidade com que eles nos insultam mesmo sem perceber a arrogância que lhes passa pela boca.
Mas enfim, somos nós que pedimos...
Entretanto a crise em Espanha dá de vez em quando uma noticiazita na TV e ainda hoje nos presentearam com estórias de portugueses que imigram para a Galiza onde são muito bem tratados.
Eu como nunca vi um espanhol tratar bem um português fico algo perplexo ... :oops:
Devo ser só eu.