...quando se refere aos Espanhois (...) está a projectar um fantasma vindo das profundezas do seu ser mais primitivo (ou tem alguma relação com grupos separatistas espanhois?).
Estou apenas a analisar a realidade que vejo à minha volta. Enquanto não estudei a espanha e os espanhóis também considerei que eram um país como os outros. Infelizmente não são, e desgraçadamente temos essa autentica peste a porta.
A ideia que você pretende transmitir é velha e há muito tempo escutada. É a voz da aranha que sussurra ao ouvido da mosca para que venha a sua casa, onde há bastante comida de sobra.
É a tentativa de adormecer o espirito das pessoas tentando vender-lhes sonhos.
Tentando vender uma Espanha cor-de-rosa onde chove algodão doce.
Mas na verdade a Espanha não é cor de rosa e quando chove há cheias e inundações, como cá.
Qualquer pessoa minimamente inteligente sabe que há variabilidade de comportamento dentro de uma população - por sorte os extremistas são grupos reduzidos.
Em Espanha os extremistas eram tão reduzidos que deram um golpe e iniciaram uma guerra civil com centenas de milhares de vítimas.
Sabe porque é que eles mataram tanta gente ?
Sabe qual foi o principal argumento dos nazistas para iniciar a guerra civil ?
Foi o de manter a unidade de Espanha, ou seja o império maligno de castelhanos obscenos corruptos e asquerosos que se recusa a aceitar que o país a que chamam Espanha, é um TERRA ROUBADA por um país de bandoleiros aos outros povos peninsulares.
A Espanha é um conto-do-vigário destinado a justificar o dominio de uma país sobre os outros.
Nós devemos entende-la como aquilo que na realidade é, e não como aquilo que os espanhóis gostariam que fosse.
E quando em Portugal vemos os propagandistas da Espanha. Esses propagandistas fazem propaganda da Espanha que gostariam que existisse e não da Espanha que na realidade existe.
Quer queira quer não, Espanha está aqui ao lado e tem nas suas várias Regiões relações históricas e bio-genéticas com Portugal;
Os portugueses podem ter as relações que quiserem com os povos da Espanha, mas essas relações são estabelecidas com os vários povos ao longo dos anos. Não são relações de Portugal com a Espanha, são relações de grupos de portugueses com grupos específicos de espanhóis.
O que aliás não tem problema nenhum.
O problema da Espanha, é o castelhanismo feroz, o imperialismo e a xenofobia.
A xenofobia o ódio e a arrogância não são características de todos os espanhóis.
Infelizmente são característica das elites espanholas.
E é aí que está (que sempre esteve) a fonte do problema.