Guerra entre Portugal e Espanha?

• 1598 Respostas
  • 392190 Visualizações
*

Kawa

• 238
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #585 em: Abril 28, 2008, 02:01:34 am »
Citação de: "bishop"
Numa situação dessas iriam nascer vários grupos de nacionalistas de ex militares que numa primeira instância iriam fazer tudo para dar cabo de interesses espanhois económicos no nosso território e de vez em quando uma infiltração clandestina a boa moda militar em espanha para dar cabo de monumentos envenenamento de agua e alimentos  (estamos em guerra e tudo vale principalmente em operações não convencionais...)cada dia que passasse o moral espanhol ia baixar e as "pesetas" gastas na invasão de Portugal daria lugar a interrogações na opinião publica espanhola....e se para isso fosse preciso matar civis digo ja que não teria problema algum pois muito Português iria falecer numa guerra desse género...
A questão fica no ar seria que o espanhol comum iria suportar a fúria de um povo que a ETA ao lado desse são meninos de coro...não creio...
E para os espanhóis que gostam de falar de guerra aqui e que Portugal não teria hipóteses etcetc sim é verdade seriamos derrotados mas enquanto houvesse Português nenhum espanhol dormiria em paz porque os ataques seriam em qualquer lugar e melhor invisíveis vejam quantos americanos morreram depois do fim da guerra no Iraque...
Enfim viva PORTUGAL e ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque eu seria o maior filho _@!%)# do vale....AMEN essa seria a reza do Português caso espanha entrasse no nosso território e a vossa "livra-nos do Portuga AMEN...."

En primer lugar en unha guerra non vale todo, ate as guerras tem as suas "leis", de fazer os portugueses o que vocé esta a dicir de asesinar civiles debe recordar que a resposta por parte de España pode ser a mesma, responder a ese "todo vale" co mesmo en Portugal, nos temos 45 millones de habitantes, Portugal 10 ¿quen pensa que se quedaría antes sen xente? :roll:

*

tyr

• Analista
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #586 em: Abril 28, 2008, 02:33:57 am »
Numa guerra não vale tudo?
discordo completamente, em tempo de paz fazem se acordos bonitos e teoricos, mas asim que começam as frontalidades é ver o pessoal a ignorar essas mesmas leis (é só olhar para o uso de substancias incendiarias pelos americanos, o caso de guantanamo etc...), pois durante um conflito o mais importante é sobreviver, se quando ele acabar eu for julgado, pelo menos quer dizer que estou vivo.
E mais, numa guerra subversiva os combatentes da guerrilha normalmente não são tratados como combatentes mas sim como terroristas ou criminosos,  e se a espanha retaliasse de uma forma igual o mais certo era o numero de guerrilheiros aumentar exponencialmente para alem de portugal ganhar apoio internassional, pois portugal como pais invadido tem todo o direito de se defender com os meios ao seu dispor.

Portugal invadido consegue transformar 20% da sua população em guerrilheiros (no caso da espanha atacar com brutalidade), agora se a espanha atacar com 2.000.000 de espanhois  (o que seria um para um, o que qualquer estratega diria estar errado pois a proporção de quem combate uma força subversiva deve ser no minimo 10 para 1, pois para alem de caçarem os insurectos, têm que defender as infraestruturas economicas, militares e politicas), como vai suportar economicamente esse esforço, pois o pessoal em idade de gerar dinheiro ao pais estara a dedicar se a matar ou mais provavelmente morrer (pois normalmente uma força de guerrilha tem a iniciativa).
A morte só é terrivel para quem a teme!!

*

Kawa

• 238
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #587 em: Abril 28, 2008, 02:55:40 am »
Enton estamos de acordo, non hay reglas e vale todo por tanto o método máis simple é masacrar ós civiles portugueses en cuanto se teñan a tiro, se non hai civiles que apoien ás guerrillas non hai guerrillas eso é o máis simple. :roll:

*

Boina_Verde

• Membro
  • *
  • 50
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #588 em: Abril 28, 2008, 03:24:29 am »
o que eu acho...é que aqui o povo tuga ia resistir aos castelhanos(eu dáva uma ajuda na resistência é claro porque ficar a ver esses castelhanos a dominar o nosso país ia encher-me de raiva...eu ate dáva um bom elemento da resistência :Ups:

os espanhõis iam ter o vietmane deles  f2x2x

*

tyr

• Analista
  • 880
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #589 em: Abril 28, 2008, 03:54:58 am »
Erradicar um povo, isso é impraticavel por varios motivos (a não ser que se utilizem armas nucleares, mas a partir dai essa zona ficaria inutilizavel durante decadas), e os espanhois iriam erradicar tambem os milhões de portugueses que se encontram noutros paises e que têm uma comunidade suficientemente forte para provocar a intervenção armada de certos paises se houver limpeza etnica, para alem do corte de relações comerciais a nivel mundial? basicamente a espanha erradicava os portugueses de portugal (o que é impossivel pois a partir do momento em que os portugueses se apercebessem disso todos eles pegariam em armas para defender nem que seja a sua vida) e depois morria à fome.

*

Kawa

• 238
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #590 em: Abril 28, 2008, 04:11:05 am »
Citação de: "tyr"
Erradicar um povo, isso é impraticavel por varios motivos (a não ser que se utilizem armas nucleares, mas a partir dai essa zona ficaria inutilizavel durante decadas), e os espanhois iriam erradicar tambem os milhões de portugueses que se encontram noutros paises e que têm uma comunidade suficientemente forte para provocar a intervenção armada de certos paises se houver limpeza etnica, para alem do corte de relações comerciais a nivel mundial? basicamente a espanha erradicava os portugueses de portugal (o que é impossivel pois a partir do momento em que os portugueses se apercebessem disso todos eles pegariam em armas para defender nem que seja a sua vida) e depois morria à fome.

Se voce anda a decir que na guerra todo vale, e algun dos seus compatriotas anda a dar por bom matar a civiles españoles ¿cree acaso que os españoles iban a quedar a mirar como os matan? non señor habería unha resposta adecuada, español morto = portugues morto, en cuanto os portugueses se deran conta de que se as guerrillas mataban españoles as suas vidas estaban en peligro a ver que decidian.

*

tyr

• Analista
  • 880
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #591 em: Abril 28, 2008, 04:41:06 am »
Eu nunca falei em matar civis espanhois, falei em atacar as infraestruturas energeticas, economicas, militares e politicas (obviamente que alguns civis serão apanhados pelo meio, mas isso nunca é um objectivo, muito pelo contrario).
O objectivo de acções subversivas é fazer com que espanha pague um preço demasiado caro pela ocupação de portugal e que fique confrontada com duas opções, que são: ou sai de portugal ou então tornar se num pais cheio de pessoas esfomeadas, sem infraestruturas funcionas e com os sistemas de apoio civil sobrelotados, para alem de não ter capacidade financeira ou credibilidade para nada, (e se possivel incentivar grupos separatistas para o fazer, aproveitando o descontatnamento da população (pois quando faltat o pão todos refilam, ninguem tem razão)).

*

Kawa

• 238
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #592 em: Abril 28, 2008, 05:59:59 am »
Eu non falaba de voce co de matar civis se non de bishop, os ataques ás infraestructuras españolas non iban a ser faciles se non se permite sair aos portugueses de Portugal :roll:

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #593 em: Abril 28, 2008, 02:22:25 pm »
Esta guerra é impossivel por agora.
E depois nao ha nenhum governo espanhol que o fizesse por que a opiniao publica espanhola ia os atacar a toda a força.
E depois era bascos,portugueses,catalanes, galegos etc...
Tudo contra Espanha acha que voce iram ganhar com em 1600???
Eu acho que nao e a Espanha acabava destruida.
Mas isto nao vai acontecer. :wink:
Cumprimentos

*

Kawa

• 238
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #594 em: Abril 28, 2008, 11:50:18 pm »
Citação de: "pedro"
Esta guerra é impossivel por agora.
E depois nao ha nenhum governo espanhol que o fizesse por que a opiniao publica espanhola ia os atacar a toda a força.
E depois era bascos,portugueses,catalanes, galegos etc...
Tudo contra Espanha acha que voce iram ganhar com em 1600???
Eu acho que nao e a Espanha acabava destruida.
Mas isto nao vai acontecer. :roll:

*

tyr

• Analista
  • 880
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #595 em: Abril 29, 2008, 12:20:44 am »
Possivelmente não tão mal pois o risco referido é o de uma implosão cultural e respectivamento desmembramento da nação espanhola (que eu sempre achei um termo arrogante, pois portugal faz parte da hispania, os reis catolicos não tinham direito de nomear o imperio castelhano com o nome romano da peninsula iberica). portugal não pode implodir, pois é só um povo com uma cultura, a espanha não o é.

*

Kawa

• 238
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #596 em: Abril 29, 2008, 12:50:21 am »
Possivelmente não tão mal pois o risco referido é o de uma implosão cultural e respectivamento desmembramento da nação espanhola (que eu sempre achei um termo arrogante, pois portugal faz parte da hispania, os reis catolicos não tinham direito de nomear o imperio castelhano com o nome romano da peninsula iberica). portugal não pode implodir, pois é só um povo com uma cultura, a espanha não o é.

España hace ya siglos que se usa para referirse a este terruño y no a toda la peninsula, le recuerdo que Felipe II ya usaba el título de rey de España ANTES de 1580. Tanto que se tiene oído eso de la "implosión" y mire usted que no pasa nunca, ni en las victorias ni en las derrotas :roll:

*

tyr

• Analista
  • 880
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #597 em: Abril 29, 2008, 12:55:55 am »
Portanto os catalães estão contentes em ser espanhois, os bascos não têm a eta e boa parte dos galegos não dizem que se sentem mais proximos de portugal do que de espanha.

*

Kawa

• 238
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #598 em: Abril 29, 2008, 01:04:38 am »
Portanto os catalães estão contentes em ser espanhois, os bascos não têm a eta e boa parte dos galegos não dizem que se sentem mais proximos de portugal do que de espanha.

De era tan "boa parte" como vocé esta a dizer o BNG non sería o TERCER partido do parlamento galego, é o que MENOS votos ten dos 3 que están, así que algo debe fallar no seu cálculo.

ETA ten un apoio de 200.000 persoas máximo (os que votan a HB nas eleccións) e no Pais Vasco viven case 3 millóns.

¿Sabe quantos votos sacaron os partidos nacionalistas en Cataluña nas últimas eleccións?

Entre CiU en ERC (e CiU é máis autnomista que independentista) conseguiron  1.064.244 votos de 3.710.166 persoas que votaron, outros 1.578.570 abstiveronse ou votaron en blanco, en cambio o PSC-PSOE e o PP conseguiron 2.277.741 votos, é dizer MÁIS do doble, non está mal para que non gosten de ser españoles ¿verdade? :roll:

*

tyr

• Analista
  • 880
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #599 em: Abril 29, 2008, 01:16:18 am »
A questão é que esta lá a semente, se esses povos passarem por privações derivados de um conflito entre espanha e portugal, essas sementes podem floresher.
A eta até a relativamente pouco tempo (uma ou duas decadas) tinha um consideravel apoio popular no pais basco, agora o governo espanhol foi inteligente e utilizou taticas de guerra contra subversiva, sendo que a principal foi a de melhorar as condições de vida dos Bascos (sendo que em simultaneo a ETA fez uns ataques pouco oportunos que mataram quem não deviam e dessa forma tambem eles perderam apoio popular).