Portugal invadido consegue transformar 20% da sua população em guerrilheiros (no caso da espanha atacar com brutalidade)

Ena tanto guerrilheiro...
E com o que é que se armam esses 20% da população, com paus e pedras

Se Portugal fosse capaz de organizar 2% (dois por cento) da população para qualquer resistência, já teria formado uma força de mais de 200.000 pessoas.
Se tal fosse possível, nenhuma ocupação seria viável. Mas creio que nem 0.2% da população seria possivel organizar. Mas mesmo 0.2% da população numa organização subversiva, seria uma força que dificilmente poderia ser colocada fora de combate.
Existem muitas formas de organizar uma resistência eficaz, e outras para complicar a vida aos espanhóis.
É por isso que esta questão da guerra entre Portugal e Espanha é supérflua. Nenhum dos dois países pode ganhar uma guerra ao outro, e a superioridade numérica dos espanhóis não é suficiente (aliás não é, como nunca foi e temos aí a história para o provar).
O conflito, não pode ocorrer nas actuais circunstâncias. Ele não é no entanto impossível. Mas neste momento, considerando as «cartas» que estão em cima da mesa, ele só pode ocorrer entre Portugal e uma parte da Espanha e não toda a Espanha.
Aquando da guerra civil de Espanha, há quem afirme que o atestado de óbito da república foi passado no final de 1939, quando o presidente da República Espanhola disse que Portugal era a parte mais rebelde de Espanha, fazendo alusão à intervenção portuguesa ao lado de Franco.
As declarações de Manuel Azanha, deram a Portugal o álibi que precisava para cortar relações diplomáticas com a república e para mais tarde reconhecer os franquistas.
Não teremos problemas com a Espanha. Só poderemos ter problemas com alguma das Espanhas.
Neste momento, esse é o único desenvolvimento que pode tornar-se problemático para o nosso lado.
A posição portuguesa é e sempre foi complicada, mas a da Espanha não é menos.
Imaginem o que aconteceria, se depois de uma crise política, uma maioria da população da Catalunha elegesse um governo que declarasse a independência...
O que aconteceria se em Portugal estivesse um governo que reconhecesse essa independência ?
Como reagiria o governo de Madrid, mesmo sabendo-se que existem razões históricas para Portugal apoiar e reconhecer um eventual Estado Catalão ?
Fechavam as fronteiras ?
Ameaçavam-nos com boicotes ?
Há pura e simplesmente demasiadas incógnitas na equação, para fazer análises sobre o tema.
Cumprimentos
PS: Não há problema nenhum em falar sobre o alfabeto fonético.
Já questões sobre métodos, e tácticas que podem ser aplicadas, dispensam-se.