Guerra entre Portugal e Espanha?

• 1598 Respostas
  • 391798 Visualizações
*

Luso

• Investigador
  • 8827
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1078/-10433
(sem assunto)
« Responder #525 em: Dezembro 18, 2007, 09:31:22 pm »
Citação de: "Pedro Fernandes"
Meus caros amigos e companheiros venho prestar tambem a minha opinião, afirmar-se que portugal pode ser "dominado" em 24 horas é um disparate.
Em primeiro lugar A Brigada de Reacção Rápida conseguia travar e diminuir o avanço das primeiras forças espanholas causamdo-lhes elevadas baixas. Em segundo lugar a Brigada Mecanizada com a chegada dos PandurII e dos LeopardII A6 tornava-se num grande obstaculo para as forças espanholas que se preparassem para tomar lisboa tanto pela margem sul como pela margem norte do tejo. Em terceiro lugar o Exercito  Espanhol ia sofrendo baixas devido aos combates de guerrilha que iam sofrer ao passar por várias povoações. Em quarto lugar a Espanha ficava desarmada porque tinha que colocar a maioria do seu exercito em Portugal o que podia ser fatal no caso de existir alguma força que conseguisse atacar espanha destruindo-lhes vários pontos estrategicos.

P.S Não nos podemos esquecer que o exercito vai criar um grupo de aviação ligeira com a compra dos novos Nh-90 e que ainda os nossos paraquedistas sao dos melhores da Europa.

Ora toma e embrulha! :shock:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #526 em: Dezembro 18, 2007, 09:57:32 pm »
Meus caros amigos e companheiros venho prestar tambem a minha opinião, afirmar-se que portugal pode ser "dominado" em 24 horas é um disparate.
Em primeiro lugar A Brigada de Reacção Rápida conseguia travar e diminuir o avanço das primeiras forças espanholas causamdo-lhes elevadas baixas. Em segundo lugar a Brigada Mecanizada com a chegada dos PandurII e dos LeopardII A6 tornava-se num grande obstaculo para as forças espanholas que se preparassem para tomar lisboa tanto pela margem sul como pela margem norte do tejo. Em terceiro lugar o Exercito  Espanhol ia sofrendo baixas devido aos combates de guerrilha que iam sofrer ao passar por várias povoações. Em quarto lugar a Espanha ficava desarmada porque tinha que colocar a maioria do seu exercito em Portugal o que podia ser fatal no caso de existir alguma força que conseguisse atacar espanha destruindo-lhes vários pontos estrategicos.

P.S Não nos podemos esquecer que o exercito vai criar um grupo de aviação ligeira com a compra dos novos Nh-90 e que ainda os nossos paraquedistas sao dos melhores da Europa.

No creo que Estados Unidos tampoco pudiera conquistar el actual Portugal en 24 horas.

Tampoco creo que mandar a las tropas de élite portuguesas al interior de España fuera buena idea, simplemente sería un suicidio y se repetiría la historia del Japón y la Alemania de la Segunda Guerra Mundial, en la que las tropas de élite se desperdiciaron y luego no hubo repuestos.

Si yo fuera Portugal prepararía el terreno, dejaría que avanzaran hasta donde me viniera bien y me liaba a tortas. Pocas bajas portuguesas y mucha efectividad.

Cosas.

*

Aim

• Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #527 em: Dezembro 18, 2007, 11:37:16 pm »
Bem vou deixar aqui a minha opinião também  :lol:
E apenas iriam andar pelo Sul porque as nossas forças militares estão concentradas entre Porto e Lisboa.
O exército Português responderia em tempo recorde, visto que de Tancos e de Santa Margarida a Lisboa é um tirinho. E pode-se dizer que os meios pelo menos em Santa Margarida não é meia dúzia de soldados nem meia dúzia de G3´s .
Como já foi dito aqui a BRR faria uns danos valentes. Somos mais pequenos mas somos bons eheh
O melhor mesmo é cada país ficar lá com o seu cantinho que como português já me chega o que temos.  c34x

*

André

• Investigador
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +111/-1
(sem assunto)
« Responder #528 em: Dezembro 19, 2007, 07:05:28 pm »
Em terceiro lugar o Exercito  Espanhol ia sofrendo baixas devido aos combates de guerrilha que iam sofrer ao passar por várias povoações.

:shock:

Combates de guerrilha, por populares portugueses... armados com que?
Só se for com fisgas e espingardas do tempo do Napoleão...  :?
Os mais habilitados a fazer isso é o pessoal de Lamego.
« Última modificação: Dezembro 19, 2007, 09:59:09 pm por André »

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #529 em: Dezembro 19, 2007, 09:36:23 pm »
Nao eu acho que a ideia seria que os regimentos, companhias e batalhoes o fizessem.
Assim em estradas e zonas opurtunas lançar os ataques.
Eu ca estou meus amigos para organizar o exercito portugues :wink:
Cumprimentos

(sem assunto)
« Responder #530 em: Dezembro 19, 2007, 09:51:19 pm »
Eu quando referi que no caso de existir uma invasão espanhola a Portugal existiam combates de guerrilha entre as populações e o exercito Espanhol foi porque em regra geral  na maioria das povoações   principalmente aldeias e vilas  existe sempre uma grande numero de caçadores, pelo menos na região centro, e estes não estão armados com armas do tempo de napoleão  nem com fisgas, mas sim com espingardas e com carabinas(mas estas em menor numero), o que faz com que haja uma resistencia por parte da população, a menos que estas se ridicularizem e não lutem pela sua pátria o que para mim é estranho para um pais como Portugal.

*

ShadIntel

• Investigador
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #531 em: Dezembro 19, 2007, 10:51:22 pm »
Citação de: "pedro"
Nao eu acho que a ideia seria que os regimentos, companhias e batalhoes o fizessem.
Assim em estradas e zonas opurtunas lançar os ataques.
Eu ca estou meus amigos para organizar o exercito portugues :wink:
Cumprimentos

Que grande confusão  :conf: .
O exército português não me parece estar neste momento tão mal organizado; agora se o Pedro o reestruturar, de certo que só o tempo que os espanhois passarem a entender a sua organização os há-de cansar tanto que nem lhes restam forças para tentar uma invasão...

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-5
(sem assunto)
« Responder #532 em: Dezembro 20, 2007, 12:26:38 am »
Citação de: "Jose M."
Si yo fuera Portugal prepararía el terreno, dejaría que avanzaran hasta donde me viniera bien y me liaba a tortas. Pocas bajas portuguesas y mucha efectividad.

Ui. Queres ver que XX anos e YY derrotas depois já aprenderam como peleamos?  :wink:
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito

(sem assunto)
« Responder #533 em: Dezembro 20, 2007, 12:58:06 am »
Vejam esta site para verem o  k   os   nossos hermanos     querem  para  portugal  http://www.areamilitar.net/noticias/not ... ?NrNot=266

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #534 em: Dezembro 20, 2007, 06:31:53 am »
Citação de: "Lancero"
Citação de: "Jose M."

Ui. Queres ver que XX anos e YY derrotas depois já aprenderam como peleamos?  :wink:

Jajajaja, sí, más de lo mismo. ¿Para qué cambiar de método si funciona?

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #535 em: Dezembro 20, 2007, 06:59:15 am »
Vejam esta site para verem o  k   os   nossos hermanos     querem  para  portugal  http://www.areamilitar.net/noticias/not ... ?NrNot=266

Pedro, ése sondeo es de hace tiempo, y la pregunta que se planteaba no era terminar con Portugal sino una unión entre España y Portugal. También se hizo uno parecido en Portugal por el diario Sol y creo que las personas que estaban de acuerdo rondaba el 30% (que me corrija algún miembro si me equivoco). Se habló en el foro sobre éste sondeo en su momento.

Lo llamativo es el tratamiento de la noticia, completamente manipulada y sin firma. Como si alguien le preguntara si usted desearía tener toda la casa a una temperatura de 25º todo el año y al contestar que sí le acusaran luego de terrorismo medioambiental por el excesivo consumo de energía que ello supondría.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23125
  • Recebeu: 4088 vez(es)
  • Enviou: 2863 vez(es)
  • +2671/-4475
(sem assunto)
« Responder #536 em: Dezembro 20, 2007, 11:01:07 am »
Já não vinha a este tópico à muito tempo.

Posso dizer-vos que quando andei em Tancos uma conversa frequente era "e se Espanha nos invadisse". O meu Alferes era um tipo com uma larga experiência e segundo ele as Forças Armadas Portuguesas não tinham muita hipótese. Segundo ele o Exército percebeu isso à muito, por isso é que há o Curso de Operações Irregulares no CTOE. Básicamente os militares QP aprendem a montar redes de resistência e a tornar a presença de um possivel invasor muito dificil. Já houve um colega do fórum que disse que tinha feito o curso e que lá disparou mais do que num ano num regimento "normal" do Exército, por isso a formação deve ser...interessante.

Posso dizer-vos que na minha passagem pela ETAT (actual ETP) os vários comandantes que tive, tinham todos este curso (desde o comandante de companhia a passar pelo comandante de batalhão.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #537 em: Dezembro 20, 2007, 12:30:32 pm »
Entao mas a ideia era essa.
 :lol: Cumprimentos

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #538 em: Dezembro 20, 2007, 08:41:26 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Já não vinha a este tópico à muito tempo.

Posso dizer-vos que quando andei em Tancos uma conversa frequente era "e se Espanha nos invadisse". O meu Alferes era um tipo com uma larga experiência e segundo ele as Forças Armadas Portuguesas não tinham muita hipótese. Segundo ele o Exército percebeu isso à muito, por isso é que há o Curso de Operações Irregulares no CTOE. Básicamente os militares QP aprendem a montar redes de resistência e a tornar a presença de um possivel invasor muito dificil. Já houve um colega do fórum que disse que tinha feito o curso e que lá disparou mais do que num ano num regimento "normal" do Exército, por isso a formação deve ser...interessante.

Posso dizer-vos que na minha passagem pela ETAT (actual ETP) os vários comandantes que tive, tinham todos este curso (desde o comandante de companhia a passar pelo comandante de batalhão.

Imagino que en una superficie como la de Portugal con unos 20 o 30 grupos de unos 15 hombres (en total unos 500 hombres) bien entrenados, conocedores del terreno, con apoyo de todo tipo por parte de la población, una infraestructura consolidada y el mar para poder abastecerse de otros países puede poner en jaque a un ejército de miles de hombres.

Tiene que ser un curso muy interesante a todos esos niveles.

*

papatango

• Investigador
  • 8231
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6483/-1391
(sem assunto)
« Responder #539 em: Dezembro 20, 2007, 10:28:21 pm »

Acho que é mais o que eles quiseram.

E é necessário entender o contexto histórico.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk