O Calibre 7.62 é melhor que o 5.56 em tudo, ....
Nao podia concordar mais, e toda gente sabe disso. Mas tambem toda a gente sabe que nao podemos mandar um comum soldado com meros 5 carregadores de 7,62mm pra uma batalha. E e muito mais dificil e caro treinar um soldado a um bom nivel de disparo, especialmente em Full Auto onde mesmo com rajadas controladas o 7,62mm e dificil de controlar. Claro que para alguem que treina e facil mandar doi tres tiros de G3 em rajada mas nao a infataria comum.
Dai ter falado no calibre intermedio que pelos vistos ninguem pronunciou uma opiniao. Pelo menos o pessoal militar ja deve ter experimentado outros calibres,..., nao? Mesmo o 7,62x39 e um bom calibre so que esta na arma errada.
A Galil não é pesadissima, muito pelo contrario, a versão 5.56 e bastante leve e fiável.....
Volto a discordar e muito, a Galil e sim pesadissima. 4,35kg comparado aos 2,8kg de uma TAVOR , sao do mesmo pais!nao e pesado?? dois quilos da muita municao a mais ou uma lanterna ou que quisermos lhe por. Os proprios Israelitas o dizem e muitas das tropas preferem nao as usar. La fiavel e, e muito.
Mas quer dizer aquilo e uma Ak47, ate a porcaria do selector de tiro e igual, completamente anti-ergonomico, e aquele botao pra libertar o carregador sem jeito nenhum, etc. Pecas de origem pra usar lanca granadas ou miras nao ha, e muitas outras coisas. So ganha no fiavel.
Porque devem os fuzileiros ser a melhor força especial?! O que é isso de melhores forças especiais?! Já agora vamos medir pilas, a ver quem ganha. Cada força tem a sua doutrina, .....
Se calhar nao me fiz entender, devem ser a mais bem equipada queria eu dizer. Claro que cada um deve ser bom a sua maneira. Mas eu sou da opiniao que deviamos ter uns Fuzileiros com tudo o que precisam, nas nossas possibilidades claro. Por uma questao de tradicao e conceito Historico. Atencao que eu nao fui Fuzileiro, nao pensem que estou a puxar pra mim. E nao vejo porque nao podem fazer assaltos de paraquedas, se os Fuzos dos outros paises o fazem porque nao os nossos.
Nao digo pra acabar com os Paras que matava do coracao muita gente mas quando se tem muitas unidades as coisas dispersam-se muito e ninguem nunca tem tudo o que precisa. Dai achar que devia-se dar bom equipamento aos fuzileiros e prepara-los bem. Nao so fisicamente mas tacticamente tambem. Que e o mal da preparacao em Portugal, somos os maiores a correr mas quando toca a bater pau de fogo estamos um pouco limitados
A g36 é bastante precisa em modo semi-auto, no entanto no modo totalmente automático torna-se algo pouco precisa devido a alta cadencia de tiro aliada ao seu peso reduzido, causarem algumas oscilações
Voltamos a discordar, consegue-se disparar um carregador todo com uma pressao de gatilho com muita precisao. Claro q a curta distancia, tambem nao se dispara em full auto a longa distancia. Quando experimentei a primeira vez achei muito boa mesmo. Se bem q nao a minha primeira escolha
Os comandos utilizam uma SIG (suiça) feita em Portugal.
O CTOE, tem a sua disposição uma variedade de armas desde G-36 a car-15, G3, SIG, AK's etc, devido a sua missão que requer equipamento sofisticado bem como flexibilidade no armamento. A estes (CTOE) o que não falta é equipamento.
Nao conheco o CTOE. O que e?? Sera CIOE, centro de intrucao de operacoes especiais, chamados Rangers? desculpe se e algo que nao conheco e estou a meter a calinada!
A Sig 543, modelo de que falamos e realmente originaria da Swissa, mas era tao ma que nunca produziram para eles. Serviu apenas de plataforma para as actuais SIG-550 / Stgw.90. Assim venderam a licensa a FAMAE companhia Chilena que e unicamente quem as produz. Poderam ter sido montadas ca, isso desconheco. Sei que a GNR tem uma versao em 9mm que e tao ma que ate os labios de alimentacao dos carregadores se partem. A disparar nao desgostei mas isso gostamos de tudo nao e... EH! EH!
Andar 15 dias no mato com carregadores de G3?! Qual é o problema? já houve quem tenham andado mais tempo e com mais equipamento e nunca se queixaram... Isto não é os escuteiros....
O problema e que poderia andar com 15 de 5,56x45mm ( 450 tiros em vez de 100 ) e claro q nao se queixaram, pra que, nao lhe iam dar outros, era perder tempo e saliva que lhe iam fazer falta pra outras coisas. Mas se podessem andar o mesmo tempo e mais leves por certo renderiam mais.
Quanto aos escuteiros, nao sei que nunca fui.
Acho que o que e obvio e que o primeiro contacto com o inimigo e para arrebentar e quanto maior o poder de fogo melhor. Queremos ter a cabeca deles bem enterrada na lama cheios de medo e isso em unidades pequenas e essencial pra ganhar a vantagem tactica. Se so temos 5 carregadores e nos primeiros segundos gastamos 1 so ficamos com 4, isso nao e muito bom...
O que entende por tactico? tactico e m16 na mesma frase não faz qualquer sentido a não ser que a palavra descalabro, ou falhanço venham lá no meio. Chamar de tactico a um sistema que encrava 1 vez em cada 3 carregadores, um sistema que o próprio Eugene Stoner admite que foi criado à pressa e com diversas falhas.......
Estou a ver que nao gosta mesmo da M16, mas tambem vejo que nunca experimentou uma, ou entao pouca vezes e bem velhinha. As que usei nunca encravaram ao ponto de passados 2 segundos nao estarem a fazer fogo outra vez. E normalmente e culpa e das municoes. E acredite que ja gastei e vi gastar muito mais que 3 carregadores de M16 com elas bem sujinhas.
Bom, tactico e o nome que se da quando esta numa situacao em tudo conta. Ha maneiras proprias de se fazer as coisas, dai as tactica, claro que cada um pode ter a sua. Mas ha coisas, neste caso a M16 que permitem fazer as coisas de maneira mais simples. Como e o caso de apontar melhor, meter a espingarda mais facil e rapidamente ao ombro, mudar de carregador mais rapido, polivalencia de quipamentos, etc, etc Isto permite que numa situacao tactica ( uma escaramuca, uma entrada num edificio, uma embuscada ) as coisas se desenrolem mais facilmente.
Pra lhe dar um exemplo, com o botao de libertar o carregador da M16 voce consegue manter o alvo na mira, deixar cair o carregador vazio quando ja esta com o outro na mao pra municiar. Depois com essa mesma mao basta carregar num botao que a colatra fecha e e so disparar. Sao poucos segundos. Se as municoes nao tiverem acabado ( que e o ideal) mais rapido ainda. Agora experimente fazer isso numa G3 ou numa Galil !! demora o dobro do tempo e so se tiver bem treinado. A isso chama-se um "tactical reloading".
A SCAR copia a M16?! Não vejo onde... a SCAR foi desenvolvida do 0 e não é baseada em nehuma arma existente, (...) Tanto a G36, como a G3, Galil, stgw90, etc, podem ser facilmente apetrechadas, veja-mos o exemplo das g3 suecas ou norueguesas. A maioria dos sistemas que refere são genéricos e podem ser adaptados e muitas armas de ak's a m16, logo isso não é um problema........
Aquilo que falo em cima do carregador,e uma das coisas que a SCAR copia fielmente. E sim foi desenvolvida do 0, mas desenvolvida do 0 nao quer dizer que nao copie.
E sim, como e obvio qualquer armas pode ser adaptada, mas estava a falar de sistemas de origem, ja pensados de fabrica. Por exemplo os Israellitas ja teem dezenas de partes de Ak47 com que mudificam as suas e ficam extremamente melhores. Mas a mecanica continua a mesma, pouco certeiras, pouco ergonomicas e pouco "tacticas", apenas a poderem levar mais uns "brinquedos"
Uma arma de assalto não deve ter uma cadencia de tiro muito elevada, para isso servem os elemento que tem de carregar com a MG3, senão não faria qualquer sentido carregar com 12kg de arma. (...)e a cadencia de tiro deve ser moderada senão numa qualquer situação arriscam-se a gastar um carregador inteiro em 12 segundos e nem sequer um munição acertar no alvo. Dai que tanto g3 com sig e gal não têm uma cadencia de tiro nada de exagerado. Já a G36 não vai por este caminho.....
Eu nao tinha dito cadencia elevada, tinha dito cadencia certa. A M16( nas versoes que teem full auto) por exemplo tem uma cadencia elevadissima, se bem que num soldado bem treinado isso nao e problema mas como estamos a falar de substituir todo um exercito devemos pensar nisso realmente. Eu nao considero os 750rpm da G36 demasiado, mas realmente comparado com os 650 da galil ou os 700 da Sig550 realmente tem alguma diferenca. Isso acho q e demasiado pessoal. Mas para gastar um carregador so mesmo um soldado mal treinado. O que posso concordar que por ca ha muitos.
Quanto a Mg3, tambem ja estava a tempo de mudar a carcaca pesadona. As Fn M249 ou Mag como lhe queiram chamar bem q davam jeito. Ou mesmo a M60E4 ( se bem que esta tem pouco "batle proven time")
Referiu também que os carregadores devem ser semelhantes aos dos nossos aliados, não posso discordar mais. Os americanos so ainda usam o STANAG porque já o utilizam ha mais de 30 anos e serial um custo brutal trocar todos, mudar dos da g3 para outro diferente, já que o $$ terá que ser gasto, mudem para um carregador realmente inovador, em fibra transparente que permita ver a munições e sem sofrer as mesmas dilatações que o metal sofre. Importante é utilizar um munição standard logo fácil de obter como a 7.62 ou a 5.56. .....
Estamos mesmo em desacordo. Um dia se nos encontrarmos vamos estar horas a discutir. Mas gosto disso. SO espero estar a conseguir convence-lo alguma coisa.
Os carregadores de aluminio Americanos sao uma Merdaaaa realmente. Mas ja os da Diemeco de Plastico sao uns espectaculo, ou os da HK em aco. Portatanto temos M16, SL8, Galil, FAMAS, FN, SCAR,etc etc com a mesma entrada, basta escolher o mesmo carregador. O Steyer e bom mas nao e standard.
Se comparar a largura de um SIG ou um G36 ocupam um espaco louco no colete. ja pra nao falar que aquelas pecas que permitem os unir prendem no colete tambem. La voltamos a situacao tactica. Enquanto cabem 3 carregadores tipo M16 no porta carregadores so cabe 1 de G36. E isso do transparente um bom atirador conta as municoes. Ate em full auto tem essa nocao.
Nao podia concordar mais no calibre standard. Manter o 7,62x51mm para o apoio de fogo e outro para as espingardas de assalto. O problema e realmente qual. Se a NATO decidisse ja era bem mais facil. Mas os custos sao demasiado para se preocuparem com o pobre Infante que e sempre quem sofre. Mas penso que so um calibre nunca sera viavel, especialmente se for so o 5,56x45mm, para isso fiquem so com as G3.
...A Galil é mais pequena e leve que a G-3 e não fica atrás da M-16 em nada (exceptuando o facto de não ter todas aquelas tretas que os Americanos metem nas suas M-4/16).
O SCAR é da FN, por isso não tem nada a haver com a M-16.
Tambem discordo e muito com este amigo.A Galil fica atras em muito, os Israelitas nao gostam dela. E o peso, ergonomia, cadencia, etc, e essas tretas dos americanos sao exactamente o futuro, quem nao as tiver perde.Chama-se tecnologia. Voce prefere apontar com as miras de ferro ou com um ACOG?? prefere entrar numa casa para fazer uma busca com lanterna ou sem?? etc etc
Quanto a SCAR, se pegar bem numa ve que o funcionamento externo e parecido com M16. Sem ser o manobrador da colatra. Mas botoes de carregadores e solta colatra sao iguais. Claro que a colatra e sistema de gazes sao diferentes, alias ela e muito mais baseada na Xm8 que e baseada na G36, do que na M16 mas qualquer arma que os Americanos pecam tem de ter aquelas duas pequenas coisas essesnciais que copiam a m16. O pessoal da FN ate diz que e basiada na M249 por isso vai ali uma grande mistura que deu aquela arma versatil muito boa ( so acho q tem cadencia baixa, mas isso sou eu que 600rpm nao me satisfaz )
Finalizando, se conseguirem fazer uma Arma ca em Portugal baseada numa M16 ( com novo sistema de gazes), SCAR ou G36 fico satisfeito porque sei que ficamos bem servidos. So espero que pensem nessa questao do calibre, se 6,8mm ou 6,4mm ou outro desde que seja bom e que tenha mais stoping power que o 5,56mm e optimo.
Quanto ao pessoal que defende as Bullpup, sao muito giras de disparar e vao a cara muito bem mas mais uma vez tacticamente nao dao jeito. A TAVOR nao experimentei, mas la pra MAio ja dou noticias. Mas nao me convencem. No chao e tudo nao da jeito disparar, tirar os carregadores. Sao e realmente mais curtas e encaixam muito bem ao fazer mira.
Gosto muito da minha Steyer AUG mas nao troco pela M4.