Substituição da G3

• 2975 Respostas
  • 1052008 Visualizações
*

lurker

• Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #360 em: Janeiro 27, 2007, 03:22:35 am »
Citação de: "hellraiser"
Os mexicanos creio que discordariam da sua opinião. Tal como os espanhóis.
De qual opinião? De que o PM não pode acordar um dia e decidir dedicar-se ao fabrico de armas?
Decerto, os mexicanos discordariam. Mas prefiro que os problemas económicos relacionados com os monopólios estatais e privados no México fiquem por lá.
Quanto a Espanha, a fábrica da HK que lá está é uma empresa privada, tal como a empresa que está a fabricar os nossos PANDUR II.

Quanto ao volume de armas, 30 mil são muitas ou poucas dependendo do contexto.
Como afirmei antes, isto é apenas especulação educada: não sabemos a disponibilidade da HK para instalar uma fábrica em Portugal caso isso fosse um item pontuável no concurso.
Mas a HK tem duas fábricas na Europa, que implicam uma série de custos, passados e futuros.
Muito provavelmente, interessa-lhe mais obter volume para essas duas fábricas do que outra opção qualquer e está na posição de oferecer um  preço muito mais interessante caso as armas sejam fabricadas numa das fábricas que já existem do que qualquer outra alternativa.

INDEP que abasteceu durante 30 anos praticamente todo o mundo com armas e munições não é propriamente como uma oficina de automóveis la do bairro. Têm engenheiros que desenvolveram e conduziram todo o fabrico de armas e controlaram os seus processos.
Tanto quanto sei, a INDEP não desenvolve uma arma que seja produzida em massa desde o tempo da "outra senhora".
Sem menosprezar a INDEP, não me parece que tenham "calo" para levar a bom termo um assunto destes sozinhos.

Os materiais basta pesquisar a internet, ou ir ali ao técnico buscar um qualquer recem licenciado em engenharia dos materiais. As resinas plasticas de alta resistência não é propriamente o segredo da alquimia.
Ficámos esclarecidos sobre as suas qualificações sobre o assunto.

Enfim, e não me leve a mal, mas você já parece um burocrata. Se houver boa vontade politica, não há nada que não se realize. O problema é que a fé e vontade politica a maior parte das vezes implica incentivos nos bolsos da classe politica.
Não sou um burocrata, apenas uma pessoa que tem de lidar com a burocracia e por vezes tenta compreender a razão de ser dessa burocracia para manter a  sanidade mental.
Infelizmente, não basta boa vontade politica. Havia muita boa vontade politica para comprar a G36, mas o processo acabou em Tribunal.
Há regras e até os politicos têm que se cingir a elas às vezes.

Permita-me discordar. O que Portugal fez foi adquirir à HK as licenças de produção de G3, a maquinaria e a tecnologia. O méxico contractuou com a HK a tecnologia e a maquinaria mas não a licença em si da G36.

E onde é que você está a discordar de mim?
O México inicialmente queria a licença da G36, mas a HK pediu-lhes 63M EUR e optaram pela segunda via.

Assim eles podem fabricar um clone da G36 mas obrigatoriamente com outro nome e visual alterado. No entanto aproveitaram e fizeram uma "personalização" da Arma corrigindo alguns aspectos que acharam que deviam ser corrigidos. No entanto não pense que eles tiveram de investigar muito porque não tiveram. Toda a tecnologia da G36 foi-lhes vendida. No mesmo contracto há clausulas que  impedem o fabrico de armas com o nome g36. Aliás a FX-05 não passa de uma G36 com uma maquilhagem.

Não sabemos quanto é que o México gastou em desenvolvimento para além dos 16M EUR, mas a HK também manifestou intenção de processar o México a respeito da FX-05 (que obviamente, mantém que a FX-05 é mais que uma G-36 maquilhada).
Se a FX-05 não é mais que uma G-36 maquilhada, a HK não está feliz com isso e quer o os outros 47M EUR.

*

lurker

• Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #361 em: Janeiro 27, 2007, 03:27:37 am »
Os mexicanos creio que discordariam da sua opinião. Tal como os espanhóis.
De qual opinião? De que o PM não pode acordar um dia e decidir dedicar-se ao fabrico de armas?
Decerto, os mexicanos discordariam. Mas prefiro que os problemas económicos relacionados com os monopólios estatais e privados no México fiquem por lá.
Quanto a Espanha, a fábrica da HK que lá está é uma empresa privada, tal como a empresa que está a fabricar os nossos PANDUR II.

Quanto ao volume de armas, 30 mil são muitas ou poucas dependendo do contexto.
Como afirmei antes, isto é apenas especulação educada: não sabemos a disponibilidade da HK para instalar uma fábrica em Portugal caso isso fosse um item pontuável no concurso.
Mas a HK tem duas fábricas na Europa, que implicam uma série de custos, passados e futuros.
Muito provavelmente, interessa-lhe mais obter volume para essas duas fábricas do que outra opção qualquer e está na posição de oferecer um  preço muito mais interessante caso as armas sejam fabricadas numa das fábricas que já existem do que qualquer outra alternativa.

INDEP que abasteceu durante 30 anos praticamente todo o mundo com armas e munições não é propriamente como uma oficina de automóveis la do bairro. Têm engenheiros que desenvolveram e conduziram todo o fabrico de armas e controlaram os seus processos.
Tanto quanto sei, a INDEP não desenvolve uma arma que seja produzida em massa desde o tempo da "outra senhora".
Sem menosprezar a INDEP, não me parece que tenham "calo" para levar a bom termo um assunto destes sozinhos.

Os materiais basta pesquisar a internet, ou ir ali ao técnico buscar um qualquer recem licenciado em engenharia dos materiais. As resinas plasticas de alta resistência não é propriamente o segredo da alquimia.
Ficámos esclarecidos sobre as suas qualificações sobre o assunto.

Enfim, e não me leve a mal, mas você já parece um burocrata. Se houver boa vontade politica, não há nada que não se realize. O problema é que a fé e vontade politica a maior parte das vezes implica incentivos nos bolsos da classe politica.
Não sou um burocrata, apenas uma pessoa que tem de lidar com a burocracia e por vezes tenta compreender a razão de ser dessa burocracia para manter a  sanidade mental.
Infelizmente, não basta boa vontade politica. Havia muita boa vontade politica para comprar a G36, mas o processo acabou em Tribunal.
Há regras e até os politicos têm que se cingir a elas às vezes.

Permita-me discordar. O que Portugal fez foi adquirir à HK as licenças de produção de G3, a maquinaria e a tecnologia. O méxico contractuou com a HK a tecnologia e a maquinaria mas não a licença em si da G36.

E onde é que você está a discordar de mim?
O México inicialmente queria a licença da G36, mas a HK pediu-lhes 63M EUR e optaram pela segunda via.

Assim eles podem fabricar um clone da G36 mas obrigatoriamente com outro nome e visual alterado. No entanto aproveitaram e fizeram uma "personalização" da Arma corrigindo alguns aspectos que acharam que deviam ser corrigidos. No entanto não pense que eles tiveram de investigar muito porque não tiveram. Toda a tecnologia da G36 foi-lhes vendida. No mesmo contracto há clausulas que  impedem o fabrico de armas com o nome g36. Aliás a FX-05 não passa de uma G36 com uma maquilhagem.

Não sabemos quanto é que o México gastou em desenvolvimento para além dos 16M EUR, mas a HK também manifestou intenção de processar o México a respeito da FX-05 (que obviamente, mantém que a FX-05 é mais que uma G-36 maquilhada).
Se a FX-05 não é mais que uma G-36 maquilhada, a HK não está feliz com isso e quer o os outros 47M EUR.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23800
  • Recebeu: 4446 vez(es)
  • Enviou: 3174 vez(es)
  • +3597/-4644
(sem assunto)
« Responder #362 em: Janeiro 27, 2007, 10:37:28 am »
Hellraiser, se queres que eu te diga eu não entendo muito essa mania de atacar o calibre 5.56 mm e muito menos a Galil. A Galil é uma arma excelente, muito fiável, com uma óptima construção e muito controlável em tiro automático. A superioridade do calibre 7.62 NATO só se verifica a partir dos 300 metros, ora a maior parte dos combates realizam-se nessa distância. Se formos comparar a contrabilidade em disparo de uma Galil e uma G-3, não tem nada haver. A maior parte das críticas em relação a esse calibre vem dos Americanos, povo que gosta de tudo em grande e com o máximo de potência possível (vê as armas que eles costumam comprar, os seus carros, os seus desportos, etc). A Galil e o calibre 5.56 são excelentes opções, tal como qualquer arma fiável nesse calibre.

Diemaco é uma versão melhorada e com uma construção superior à sua congénere americana.

Nisto tudo estamos a esquecer que não é só a G-3 que vai ser substituída, as Forças Armadas vão substituir as Espingardas-automáticas, as Metralhadoras-ligeiras e as pistolas. Quais são os vossos candidatos favoritos?
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

lurker

• Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #363 em: Janeiro 27, 2007, 11:03:24 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
A superioridade do calibre 7.62 NATO só se verifica a partir dos 300 metros, ora a maior parte dos combates realizam-se nessa distância. Se formos comparar a contrabilidade em disparo de uma Galil e uma G-3, não tem nada haver. A maior parte das críticas em relação a esse calibre vem dos Americanos, povo que gosta de tudo em grande e com o máximo de potência possível (vê as armas que eles costumam comprar, os seus carros, os seus desportos, etc).

Bem, não exageremos no anti-americanismo. :)
Foram eles que criaram o calibre 5.56, quem tem mais experiência em combate com ele e quem levou a NATO a adoptá-lo quando o resto da NATO já tinha adoptado o 7.62mm.

As criticas ao 5.56 sempre existiram e não têm mudado muito e normalmente não lhes prestaria muita atenção. Contudo, principalmente da experiência no Afeganistão, começa-se a ver que hoje em dia a premissa básica do calibre 5.56 não é assim tão universal: os soldados hoje em dia têm a capacidade (e necessidade) de alvejar alvos a mais de 300 metros com alguma frequência e o calibre 5.56mm revela-se limitador.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23800
  • +3597/-4644
(sem assunto)
« Responder #364 em: Janeiro 27, 2007, 11:29:38 am »
Lurker não é anti-americanismo, é apenas uma constatação dos factos. Isso não os torna melhores ou piores que nós, apenas diferentes. Em relação às distâncias...bem o Afeganistão é um cenário um pouco diferente do normal para as nossas tropas. Mesmo assim, duvido que um militar Português consiga ter a precisão necessária para fazer tiros a mais de 300 metros sem miras, mas isso é apenas a minha opinião. Confesso que no meu tempo na tropa, nunca me revelei um atirador muito dotado.  :oops:
Tenho pena que ainda não se tenha iniciado uma coisa que está a acontecer à muito tempo em muitos países nossos aliados. Ou seja, a criação de uma Escola de Snipers. Eu digo isso não no sentido de um sitio físico com carreiras de tiro, etc; mas de unidades devidamente equipadas e treinadas para esse efeito. Nos EUA todos os batalhões têm um Pelotão de Snipers, assim podem contar sempre com o apoio de alguém que pode resolver esse tipo de problemas. Cá em Portugal a unidade mais bem preparada a esse nível é sem dúvida os Fuzileiros. Talvez porque não pertencem ao Exército e porque a Marinha finalmente percebeu que tem uma unidade de elite que deve acarinhar e apoiar. As companhias de Atiradores do 2º Batalhão (2 equipas), o Pelotão de Reconhecimento, o DAE e talvez o Pelotão de abordagem têm Snipers. No Exército com a excepção das FOE e da Companhia de Precursores, mais nenhuma unidade tem Snipers, o que é mau e limitativo.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11556
  • Recebeu: 2614 vez(es)
  • Enviou: 3833 vez(es)
  • +990/-1125
(sem assunto)
« Responder #365 em: Janeiro 27, 2007, 11:57:16 am »
Alias a maquinaria nos EUA esta praticamente parada visto que o projecto xm8 foi congelado e eles não se importaram de dar ao México uma licença

Mas a HK nos EUA tem já tem equipado algumas forças policiais com a G36, além da existencia de um enorme mercado civil de espingardas semi-automáticas nesse pais.

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1080/-10932
(sem assunto)
« Responder #366 em: Janeiro 27, 2007, 12:14:30 pm »
Citação de: "Lightning"
Alias a maquinaria nos EUA esta praticamente parada visto que o projecto xm8 foi congelado e eles não se importaram de dar ao México uma licença

Mas a HK nos EUA tem já tem equipado algumas forças policiais com a G36, além da existencia de um enorme mercado civil de espingardas semi-automáticas nesse pais.

A HK, nos Estados Unidos, não pretende fornecer o mercado civil com espingardas semi-automáticas, ou pelo menos explorar esse mercado com consistência e agressividade comercial.

Já não tenho paciência para este tema. Para mim já foi tudo dito, criticado e alternativas foram apresentadas (umas loucas outras realistas). Há apenas que passar à acção.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11556
  • Recebeu: 2614 vez(es)
  • Enviou: 3833 vez(es)
  • +990/-1125
(sem assunto)
« Responder #367 em: Janeiro 27, 2007, 12:17:18 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Lurker não é anti-americanismo, é apenas uma constatação dos factos. Isso não os torna melhores ou piores que nós, apenas diferentes. Em relação às distâncias...bem o Afeganistão é um cenário um pouco diferente do normal para as nossas tropas. Mesmo assim, duvido que um militar Português consiga ter a precisão necessária para fazer tiros a mais de 300 metros sem miras, mas isso é apenas a minha opinião. Confesso que no meu tempo na tropa, nunca me revelei um atirador muito dotado.  :oops:
Tenho pena que ainda não se tenha iniciado uma coisa que está a acontecer à muito tempo em muitos países nossos aliados. Ou seja, a criação de uma Escola de Snipers. Eu digo isso não no sentido de um sitio físico com carreiras de tiro, etc; mas de unidades devidamente equipadas e treinadas para esse efeito. Nos EUA todos os batalhões têm um Pelotão de Snipers, assim podem contar sempre com o apoio de alguém que pode resolver esse tipo de problemas. Cá em Portugal a unidade mais bem preparada a esse nível é sem dúvida os Fuzileiros. Talvez porque não pertencem ao Exército e porque a Marinha finalmente percebeu que tem uma unidade de elite que deve acarinhar e apoiar. As companhias de Atiradores do 2º Batalhão (2 equipas), o Pelotão de Reconhecimento, o DAE e talvez o Pelotão de abordagem têm Snipers. No Exército com a excepção das FOE e da Companhia de Precursores, mais nenhuma unidade tem Snipers, o que é mau e limitativo.

Só para completar agora, a nivel FAP existe a Rescom, todos os seus elementos são snipers ou atiradores de precisão, quer do solo quer de helicopteros, para além de também terem capacidade "anti-sniper" aprendida nos GOE, foram pelo menos uma vez empregues nesta missão para proteger a chegada do Presidente da Federação Russa Vladimir Putin ao aeroporto militar de Figo Maduro.

*

lurker

• Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #368 em: Janeiro 27, 2007, 01:43:29 pm »
Citação de: "Luso"
Já não tenho paciência para este tema. Para mim já foi tudo dito, criticado e alternativas foram apresentadas (umas loucas outras realistas). Há apenas que passar à acção.

Isso lembra-me um detalhe: nós estamos para aqui a falar sobre milhentas possibilidades mas a vontade de quem pode decidir parece ser levar até ao fim o concurso que está suspenso e portanto, adquirir a G-36.
Qualidades da arma à parte, é o caminho mais rápida para re-equipar o exército. A alternativa é reinicar o processo...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23800
  • +3597/-4644
(sem assunto)
« Responder #369 em: Janeiro 27, 2007, 02:10:46 pm »
Citação de: "Lightning"
Só para completar agora, a nivel FAP existe a Rescom, todos os seus elementos são snipers ou atiradores de precisão, quer do solo quer de helicopteros, para além de também terem capacidade "anti-sniper" aprendida nos GOE, foram pelo menos uma vez empregues nesta missão para proteger a chegada do Presidente da Federação Russa Vladimir Putin ao aeroporto militar de Figo Maduro.

Certo... :wink:

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1080/-10932
(sem assunto)
« Responder #370 em: Janeiro 27, 2007, 03:00:12 pm »
Amor, a quanto obrigas... :roll:

.300 Whisper

Para isso basta uma mudança de canos num sistema que a facilite.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

Mar Verde

• Membro
  • *
  • 228
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #371 em: Fevereiro 07, 2007, 07:22:44 pm »
e este concurso como está ? tb está parado ?

eu começo a achar piada à Tavor

senão que venha a G36

*

lurker

• Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #372 em: Fevereiro 07, 2007, 09:08:14 pm »
Está à espera do desenrolar do processo apresantado pela Steyr no Tribunal Administrativo.

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5427
  • Recebeu: 575 vez(es)
  • Enviou: 113 vez(es)
  • +660/-10171
(sem assunto)
« Responder #373 em: Fevereiro 21, 2007, 12:35:36 pm »
Potius mori quam foedari

*

Get_It

• Investigador
  • 2621
  • Recebeu: 714 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
(sem assunto)
« Responder #374 em: Fevereiro 21, 2007, 07:47:56 pm »
Um artigo sobre a M16 e M4 em uso pelos EUA que também inclui informação sobre a HK416, em uso pela FOE Delta:
 :arrow: U.S. Army Has a Better Rifle, But Not for All.

Um comentário interessante do artigo relacionado com a SCAR:
Citação de: "DefenseNews.com, U.S. Army Has a Better Rifle, But Not for All "
In November 2004, SOCOM awarded a developmental contract to FN Herstal to develop its new Special Operations Combat Assault Rifle.
The SCAR has a short-stroke, gas piston operating system, similar to the M1 carbine from World War II and the Korean War.

H&K officials now describe their decision not to enter the 416 in the SCAR competition as a “strategic mistake,” Meyer said.
:snip: :snip: :Tanque: