Substituição da G3

  • 2970 Respostas
  • 826756 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8624
  • Recebeu: 1716 vez(es)
  • Enviou: 740 vez(es)
  • +982/-7561
(sem assunto)
« Responder #300 em: Janeiro 24, 2007, 02:29:30 pm »
JQT,

Desconheço essas movimentações. Sei que o ferramental foi vendido mas não sei a quem. Entretanto a marca estaria a subsistir como "brand" (FNM) que comercializar munições militares obsoletas para espingardas de repetição surplus, fabricadas - salvo erro - na Croácia.
A FNM conseguiu-se implantar nesse nicho de mercado ao oferecer o que mais ninguém queria fabricar e a qualidade dos seus componentes era reconhecida.
Longe vãos os tempos em que a munição nacional 7.92x57mm era reconhecida como a melhor do mercado e a preços imbatíveis (creio que o ferramental era Hirtenberger).

Assim vai a venda de Portugal ao estrangeiro.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11157
  • Recebeu: 2385 vez(es)
  • Enviou: 3322 vez(es)
  • +753/-1037
(sem assunto)
« Responder #301 em: Janeiro 25, 2007, 06:38:47 pm »
Voltando à conversa sobre a substituição da G-3, tive recentemente uma conversa relativa a G-36 com um conhecido meu que já teve oportunidade de a disparar e observou pessoalmente alguns testes feitos a esta arma.
Relativamente a algumas criticas que li aqui e me lembrei de lhe perguntar, referi a fragilidade dos materiais e o aquecimento do cano, não sei se há mais criticas à G-36.
Em relação há primeira critica considerou a fragilidade relativa à situação, se lhe passar com um cilindro das obras é claro que se desfaz :? , pelo que percebi uma das particularidades da G-36 é poder fazer fogo durante longos periodos de tempo sem parar. Um teste que foi feito é o de disparar o um grande numero de tiros de rajada e depois dar tiros individuais e observar o comportamento da arma, por exemplo a G3, depois de 5 carregadores seguidos em rajada (100 munições) quando se tenta dar um unico tiro existe uma grande possibilidade de o mecanismo encravar e começar a disparar rajadas sozinha, penso que essa é uma das razões da mudança do cano na HK-21 ao fim de um certo numero de tiros, já que possui muitas partes idênticas à G3.
 Com a G36 nunca se conseguiu que tal acontecesse e chegou-se ao cumulo de disparar 7 carregadores de 100 munições seguidos estando já a ponta da arma incandescente e quando dispararam tiros singulares a arma correspondeu correctamente.

Também me falou que é uma arma relativamente barata, não sei valores mas o equipamento que os operações especiais poe nas armas como mira de visão noturna, apontador lazer, lanterna, e outras coisas do género são mais caras do que a G-36 propriamente dita.

A questão de usar a SCAR porque as forças regulares possam também em caso de necessidade equipar a arma com equipamentos extra é algo que não se poe, para já esse género de equipamentos não equipa nem há a pretensão que venha a equipar forças regulares, esqueçam a ideia de 1 batalhão de infantaria ser enviado para um local qualquer e ir todo com espingardas equipadas com miras, lanternas, etc... Isso é para forças especiais, talvez na melhor das hipoteses se veja uma companhia de Comandos, mas mais que isso é ilusão.

Também me parece que não há grande interesse em fabricar a arma cá qualquer que ela seja, depende tudo da questão de ser ou não economicamente viável, mas fabricar 2 ou 3 dezenas de armas é bem diferente de fabricar centenas de milhar como foi o caso da G3.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8624
  • Recebeu: 1716 vez(es)
  • Enviou: 740 vez(es)
  • +982/-7561
(sem assunto)
« Responder #302 em: Janeiro 25, 2007, 07:02:57 pm »
Lightning, a unica modificação a fazer à SCAR para tropas regulares que não dispõem de lanternas laser e coisas parecidas (até delas virem a precisar) é cobrir os rails picattiny com uns perfis plásticos adequados. E está feito.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11157
  • Recebeu: 2385 vez(es)
  • Enviou: 3322 vez(es)
  • +753/-1037
(sem assunto)
« Responder #303 em: Janeiro 25, 2007, 07:57:58 pm »
Citação de: "Luso"
Lightning, a unica modificação a fazer à SCAR para tropas regulares que não dispõem de lanternas laser e coisas parecidas (até delas virem a precisar) é cobrir os rails picattiny com uns perfis plásticos adequados. E está feito.


O Exército diz que eles não precisam.
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #304 em: Janeiro 25, 2007, 08:05:20 pm »
Enquanto que lá fora todas as armas para a infantaria novas vêm já com uma mira incorporada, o nosso Exército diz que "não são precisas".

Deve ser como as estação remotas para os Pandur  :roll:
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Artic Fusion

  • Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #305 em: Janeiro 25, 2007, 08:08:16 pm »
Citação de: "Spectral"
Enquanto que lá fora todas as armas para a infantaria novas vêm já com uma mira incorporada, o nosso Exército diz que "não são precisas".


Bom, as G-36 já inclui mira optica, excepto a versão C. A versão K até inclui duas se não me engano...
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8624
  • Recebeu: 1716 vez(es)
  • Enviou: 740 vez(es)
  • +982/-7561
(sem assunto)
« Responder #306 em: Janeiro 25, 2007, 08:16:47 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Luso"
Lightning, a unica modificação a fazer à SCAR para tropas regulares que não dispõem de lanternas laser e coisas parecidas (até delas virem a precisar) é cobrir os rails picattiny com uns perfis plásticos adequados. E está feito.

O Exército diz que eles não precisam.


Lightning, aqui entre nós, entende que uma porcaria de um perfil de alumínio é argumento suficiente para justificar o abandono de um sistema mais versátil e que facilita a manutenção (e que custará cerca de USD$850 a unidade) por outro que nem tanto?


E quem me sabe dizer o preço de uma G36?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #307 em: Janeiro 25, 2007, 09:15:11 pm »
A mim, parece-me que envolve um pouco mais.
a) Substituir os rails por uma mira fixa. O meu conhecimento de armas de fogo resume-se a fisica elementar, mas parece-me que os rails não são tão simples quanto parecem: para fazerem a sua função, devem estar cuidadosamente alinhados com o ano e também me parece que isso é mais fácil de conseguir com as miras fixas.
b) Subsituir as coronhas dobráveis e extensiveis por coronhas fixas.
c) Adicionar um suporte para baioneta?

Já agora, neste momento as SCAR-L e as SCAR-H "só partilham 60% dos componentes". Não sei que custos e trabalho estão envolvidos em mudar de calibre.
A ideia de termos flexibilidade futura a respeito dos calibres parece-me muito interessante, mas que cenários são realistas?
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
(sem assunto)
« Responder #308 em: Janeiro 25, 2007, 09:16:03 pm »
Citação de: "Luso"
E quem me sabe dizer o preço de uma G36?


One of the most promising aspects of the G36 system is the cost.  The G36 series costs roughly $950 for the basic rifle to U.S. LE agencies.  This is significantly less than the roller locked rifles which start at about $1200.  Dual optical sighted models are about $400 more.
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11157
  • Recebeu: 2385 vez(es)
  • Enviou: 3322 vez(es)
  • +753/-1037
(sem assunto)
« Responder #309 em: Janeiro 25, 2007, 09:33:47 pm »
A questão não é o custo do perfil de aluminio, é sim o custo do equipamento propriamente dito, é claro que não se vão comprar 40.000 miras telescopicas, apontadores lazer, lanternas de incorporar, silenciadores, etc, etc ,etc...

... esses equipamentos serão comprados em numero de talvez algumas centenas no máximo, como não haverá equipamentos extra para forças regulares, não vale a pena equipa-los com armas que os possam levar.

Até acredito que possam ser compradas algumas SCAR para forças  especiais, mas adopta-la como arma principal das forças armadas acho pouco provavel.
E se for verdade o que li aqui, que a escolherem a SCAR em vez de virem 30.000 vinham 10.000 devido a ser cara, é que é mesmo impossivel virem para todos.

Além disso parace-me que há uma forte tendencia das forças armadas para favorecer a G-36, a FAP e a Marinha já possuem pessoal experiente com essa arma, já se sabe que o anterior concurso foi parado devido a favorecimentos para a G-36, por isso é porque há quem a queira a todo o custo, já possui mira integrada como já aqui foi dito nas versões longas o que já é um "bonus" para as forças regulares e a G36C também tem capacidade de ser "artilhada" com os "brinquedos" das operações especiais, ou alguém me sabe dizer se há algum equipamento que pode ser posto na SCAR (ou noutra arma) que seja importante e não pode ser montado na G-36C, isto é, quero saber se pode fazer e ser equipada com o que as outras armas dedicadas a operações especiais (SCAR, M4) podem.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8624
  • Recebeu: 1716 vez(es)
  • Enviou: 740 vez(es)
  • +982/-7561
(sem assunto)
« Responder #310 em: Janeiro 25, 2007, 09:59:43 pm »
Lightning, não me interprete como sendo teimoso, peço-lhe. Não é isso.

Não considero que a montagem de acessórios seja um factor assim tão significativo. É um factor a ter em conta mas o que interessa é que dispare bem e quando deve.

Dremanu, fala-nos em USD$1200 por uma versão básica da G36. Pois bem, vejam o preço que está no .pdf colocado anteriormente sobre a SCAR...

Já agora...
(não é uma peça... bonita, mas mecânicamente muito interessante)

SCAR-H


SCAR-L


Mas nesta altura estou por tudo: até AK modernizadas podem vir.
« Última modificação: Janeiro 25, 2007, 10:40:18 pm por Luso »
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #311 em: Janeiro 25, 2007, 10:02:58 pm »
Citação de: "Luso"
Dremanu, fala-nos em USD$1200 por uma versão básica da G36. Pois bem, vejam o preço que está no .pdf colocado anteriormente sobre a SCAR...


Err.. 950 USD pela versão básica da G36. 1200 USD era o preço de espingardas de assalto "roller locked" ou seja, G3, G33, etc.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11157
  • Recebeu: 2385 vez(es)
  • Enviou: 3322 vez(es)
  • +753/-1037
(sem assunto)
« Responder #312 em: Janeiro 25, 2007, 10:11:32 pm »
Eu não o levo a mal caro Luso, todos temos direito a ter opinião.
Acho que estamos a por um bocado "a carroça à frente dos bois" acho que em principio deviamos discutir as armas que estão no dito concurso, não sei se é possivel o concurso retomar de onde está ou se é necessário começar do inicio, caso retome o antigo concurso não sei até que ponto se possam adicionar armas novas ou as empresas trocar por outras, mas provavelmente a querermos mesmo basta apresentar uma FN 2000 PT :lol: , ao estilo dos submarinos :wink: .
Se o concurso começar do inicio então não há problema em a FN apresentar a SCAR, resta saber é se há interesse por parte dela em vender-nos a SCAR em vez da FN 2000. Porque de certeza que as caracteristicas da arma incluem uma estimativa de preço por unidade ou por um pacote de X armas...
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8624
  • Recebeu: 1716 vez(es)
  • Enviou: 740 vez(es)
  • +982/-7561
(sem assunto)
« Responder #313 em: Janeiro 25, 2007, 10:26:29 pm »
Seja. Até agora a G36 é um nadita mais cara. Não será pelo preço, a menos que ele se revele em questões de escala!

Custo SCAR (alegado) = USD$850 = USD$26.350.000 = €20,376,395.82
Custo G36 = USD$950 = USD$29450000000 = €22,774,563,393.62

Cerca de €2.500.000 dá para comprar, a €1.76 a munição XM855, cerca de 1.420.450 munições, o equivalente a 47348 depósitos de 30 munições, ou seja, equipar 5260 militares com 9 depósitos de 30 tiros.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8624
  • Recebeu: 1716 vez(es)
  • Enviou: 740 vez(es)
  • +982/-7561
(sem assunto)
« Responder #314 em: Janeiro 25, 2007, 10:28:47 pm »
É especulação, Lightning, é certo. Mas pelos vistos temos muito tempo para o fazer enquanto a carroça não desencalha, já que os boys não têm força para a puxar.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...