O facto de a P38 ser já antiga não implica que seja má ou que seja de substituição prioritária. Trata-se de uma arma de utilização secundária, facto que se traduz na perda de importancia de factores como capacidade ou manobrabilidade, já a fiabilidade essa deve estar sempre presente, coisa que a velhinha P38 consegue. A reduzida capacidade face às pistolas mais modernas é sem dúvida um senão mas que também tem de ser encarado do ponto de vista da arma secundária. Sou completamente a favor da substituição da arma em questão uma vez que os militares devem ter ao seu dispor o melhor equipamento possivel. Mas dai a considerar o assunto prioritário ou extremamente necessário vai uma grande distancia...
O senhor como é obvio tem a sua opinião. Mas saiba que uma pistola não é factor de menor importancia em forças do tipo Operações especias, para quedistas e comandos. Basta lembrar que há operações na historia que se ganharam com recurso a pistola e a granada.
Claro que para quem tem a ideia do exercito quadrado tudo em filinha a distancias entre companhias etc com 2 a ft e um a atraz e carros a todos a pistola é de facto secundaria!!
E nas FND eu ja tive de passar pela vergonha de dizerem que eu tinha uma arma de museu (e é) e se podia vender. A um factor para qual as forças armadas tambem servem . Chama-se credibilidade !!!
E quem vai achar que somos crediveis com esta pistola!!!!
Ja tive na bosnia, timor, kosovo e afeganistao e NENHUM pais usa uma pistola tao antiga,
E já agora seria bem de converter o preço de uma unica Pandur que apenas servem para mostrar em exercicios e das quais nunca se tirará proveito real, em pistolas tipo Glock, HK USP, Bereta ou SIG so para dar exemplos (se calhar o preço de uma viatura pagava pistola para 3 brigadas digo eu).
É que nao se trata de dinheiro mas sim da força dos lobbys mesmo !!!!