Substituição da G3

• 2975 Respostas
  • 956195 Visualizações
*

Lightning

• Moderador Global
  • 11444
  • Recebeu: 2563 vez(es)
  • Enviou: 3665 vez(es)
  • +942/-1084
Re: Substituição da G3
« Responder #1620 em: Abril 15, 2010, 08:45:51 pm »
Citação de: "Miguel Silva Machado"
Os páras só não usaram todos a Armalite porque a encomenda feita à fábrica holandesa não foi integralmente satisfeita (os "amigos" USA não deixaram). Nada teve a ver com a qualidade ou características da arma. Assim sendo como as AR-10 não chegavam para todos tiveram que comprar a G-3 e optaram pela coronha retráctil. As AK 47 foram usadas pelos páras (armas capturadas) bem assim como o RPG 7 e as Degtyarev, porque estavam disponíveis e quem as usava achava que eram mais fiáveis que os seus correspondentes em uso nas nossas Forças Armadas.

Eu só me referia à "espingarda oficial" dos diferentes Batalhões, mas percebi obrigado, foi simplesmente a não existência em número suficiente da Armalite.

*

Miguel Silva Machado

• Perito
  • **
  • 485
  • +1/-0
    • http://www.operacional.pt/
« Responder #1621 em: Abril 15, 2010, 11:40:53 pm »
Sobre a observação do Nuno Calhau, sendo verdade que em algumas poucas, muito poucas, operações houve na realidade o uso de armas capturadas para iludir o inimigo (caras pintadas de preto também!), as armas utilizadas eram-no sobretudo por serem muito melhores que as nossas e por haver armas "inimigas" disponíveis. Não duvide que esse foi o motivo principal. Não quero dizer que isto aconteceu em 100% dos casos, claro que pode ter havido um ou outro quadro dos páras que tenha usado uma AK-74 para "marcar alguma diferença" (até pilotos as usaram), mas mais do que isso era a sua qualidade e fiabilidade que as levavam a serem usadas. Aliás os batalhões de pára-quedistas (e certamente outras unidades) viviam e combatiam, por incrível que pareça, com grande penúria de certos tipos de armas. As que tinham eram por vezes poucas e más, nomeadamente lança-granadas e metralhadoras ligeiras decentes (MG42). E isto aconteceu anos e anos seguidos e nunca foi cabalmente resolvido. Em 1981 no primeiro exercício NATO que os páras fizeram em Itália criaram um espanto enorme ao apresentarem-se de ...RPG 7! O LAW foi fornecido depois. Em 1982/1983 ainda se fazia tiro de Degtyarev na BETP.
Agora o que se passou no Ultramar a este nível é claro que dá pano para mangas e excepções e casos especiais, são às carradas.
Um Abraço,
MMachado
Miguel Silva Machado
http://www.operacional.pt/

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #1622 em: Abril 16, 2010, 09:35:02 am »
Sobre a Ar10 e acrescentado ao que já foi dito pelo TCOR Miguel Silva Machado, cito a publicação "Armamento Ligeiro do Exército Português":
"...A AR-10 revela-se uma excelente arma, mas surge em má altura, pelo que nenhum grande poder a adopta. Os EUA e outros estudam já a possibilidade de adoptar munições de menor potência, tal como a URSS tinha feito no pós-guerra. Depois de vários esforços inúteis para a sua comercialização, em 1957 o AIA empresa da Holanda, aceita fabricar o produto da Armalite em pequena série. Não é certo quantos exemplares foram fabricados. Algumas fontes referem 5000 outras 10000.
Portugal compra a AR-10 em 1961, numa altura em que se adquirem armas onde elas estão disponíveis para enfrentar o começo da luta armada em Angola. Certas fonte referem que a quantidade importado foi de 1500, o que significa que Portugal comprou uma parte substancial da produção total. Sem grande surpresa a AR-10 não é adoptada para futura espingarda do Exército, não por razões técnicas, mas porque uma arma concebida nos EUA e produzida na Holanda, os dois países da NATO que mais críticos eram em relação á politica africana de Portugal. Tecnicamentre a AR-10 revela-se uma espingarda de funcionamento automático excepcional em operações, precisa e leve, tão equilibrada que podia ser disparada com uma só mão em caso de necessidade. A Armalite será usada principalmente pelas companhias de Pára-quedistas…”.

Cumps

*

Miguel Silva Machado

• Perito
  • **
  • 485
  • +1/-0
« Responder #1623 em: Abril 16, 2010, 10:38:23 am »
Pois conheço esse livro e isso está genericamente bem (a foto que incluem é que não é uma AR-10 "portuguesa"). A confusão que se faz muitas vezes é que as Forças Portuguesas, pára-quedistas incluídos, capturaram ao inimigo ...AR-10. Foram fornecidas aos "movimentos de libertação" por um país que os apoiava.
Dentro de algum tempo - isto não chega para tudo - publicaremos no Operacional um artigo sobre esta arma com muita informação e opiniões de quem as usou na guerra. A intenção é ir publicando sobre essas "armas pouco conhecidas" que utilizamos em África. Para já, neste sentido, ainda só publicamos o LGF 37MM:  http://www.operacional.pt/lanca-foguete ... errestres/ , outros virão com o tempo.
Um Abraço
Miguel Silva Machado

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
« Responder #1624 em: Abril 16, 2010, 02:59:32 pm »
Citação de: "Miguel Silva Machado"
Pois conheço esse livro e isso está genericamente bem (a foto que incluem é que não é uma AR-10 "portuguesa"). A confusão que se faz muitas vezes é que as Forças Portuguesas, pára-quedistas incluídos, capturaram ao inimigo ...AR-10. Foram fornecidas aos "movimentos de libertação" por um país que os apoiava.
Dentro de algum tempo - isto não chega para tudo - publicaremos no Operacional um artigo sobre esta arma com muita informação e opiniões de quem as usou na guerra. A intenção é ir publicando sobre essas "armas pouco conhecidas" que utilizamos em África. Para já, neste sentido, ainda só publicamos o LGF 37MM:  http://www.operacional.pt/lanca-foguete ... errestres/ , outros virão com o tempo.
Um Abraço

Se quiser pode usar as fotos que publiquei. E se precisar tenho mais 1 ou outra de boa qualidade.
Bom trabalho

The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

Miguel Silva Machado

• Perito
  • **
  • 485
  • +1/-0
« Responder #1625 em: Abril 16, 2010, 05:03:47 pm »
Obrigado na mesma, mas fotos da AR-10 "portuguesa" e dessa também que mostra, tenho por aqui que cheguem :)
Miguel Silva Machado

*

jmosimoes

• Membro
  • *
  • 143
  • +0/-0
« Responder #1626 em: Abril 16, 2010, 11:16:43 pm »
Eu não quero inflamar ninguém, mas se é a ar10, scar, g36, hk33, galil, ou outra, temos de ver as necessidades base, trabalho num hiper, 3 recrutas da ETAT, perguntaram-me se tinhamos sacos com fecho, lanternas á prova de água, kits de 1º s socorros, no inicio do ano a mãe de um militar perguntou-se se tinhamos abraçadeiras plásticas para o filho utilizar num exercicio que tinha prisioneiros á mistura, pintura para a face quando existia a soldiers na baixa fiz muitas recomendações para a compra de material básico, incluido navalhas, as forças carmadas não têm capacidade para fornecer todo o tipo de equipamento aos militares ?, eu quando andei na tropa em 1985 utilizei rolha para me pintar, mas desde ai não se evoluiu ?, bom qualquer dia pedem para levarem as munições.
DEUS FEZ OS HOMENS SAMUEL COLT TORNOU-OS IGUAIS
BEM DA TRISTE E POBRE NAÇÃO  E DA CORRUPTA DEMOCRACIA

*

PILAO251

• 184
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
« Responder #1627 em: Abril 16, 2010, 11:28:37 pm »
O Sr. que perguntou qual era o problema do carregador curvo da AKA, permita que diga.
Se estiver deitado a fazer fogo, se apoiar o carregador no chão á frente da cara, a arma fica-lhe a um nivel muito pouco saudavel, pois tem que levantar a cabeça um pouco (o que pode ser uma chatisse). A não ser que baixe a tola e se ponha a furar as mangas.
Para um canhoto como eu, tinha a tendencia de virar a arma com o carregador pra esquerda acontecia sempre o mesmo:
Os cartuchos batiam logo no chao e era uma poeirada que não se podia, ou batiam-me no antebraço e ficava queimado, ainda hoje tenho essa zona com cicatrizes.
Falando no contexto que conheço, já agora vejamos
G3-grande, uma autentica cana de pesca, feita ao pintelho, sem folgas(tipicamente tecnica alema), não chocalhava(silenciosa),carrrgadores de 20, porreirinha pra fazer fogo a alguma distancia, se fosse preciso largar uma rajada,o 1º acertava nos tomates,o 2º passava por cima da tola o 3º ia ao 1º andar.
AKA-cheia de folgas chocalhava por todo o lado, carregador alto mas de 30( só levava 3), fazia fogo de toda a maneira possivel, nunca se me encravou, para um caga-tacos como eu despejava 1 carregador numa batata a 30 metros sem chatear, se fosse preciso largar uma rajada de supetão cortava o desgraçado ao meio, isto é, era mais maneirinha, agora aquecia nas patas como o caraças, aquela treta de madeira não arrefecia nada.
Alfabravo

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1628 em: Abril 17, 2010, 01:02:58 pm »
Citação de: "PILAO251"
O Sr. que perguntou qual era o problema do carregador curvo da AKA, permita que diga.
Se estiver deitado a fazer fogo, se apoiar o carregador no chão á frente da cara, a arma fica-lhe a um nivel muito pouco saudavel, pois tem que levantar a cabeça um pouco (o que pode ser uma chatisse). A não ser que baixe a tola e se ponha a furar as mangas.
Para um canhoto como eu, tinha a tendencia de virar a arma com o carregador pra esquerda acontecia sempre o mesmo:
Os cartuchos batiam logo no chao e era uma poeirada que não se podia, ou batiam-me no antebraço e ficava queimado, ainda hoje tenho essa zona com cicatrizes.

Quando disparo com ela no chão não me atrapalha nada o carregador curvo, não considero que uns milimetros a mais possam fazer diferença.

As cicatrizes, são ossos do oficio!! Involucros e canos quentes fazem-nos cicatrizes a todos, desde os braços, às pernas e ao pescoço. É assim, temos de engolir em seco !!

Esta foto é uma RPK com bipé, é um bom exemplo de que montes de vezes os homens ficão com uma silhueta relativa mesmo com bipé!!!

" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

foxtrotvictor

• Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
« Responder #1629 em: Abril 17, 2010, 03:59:55 pm »
Citação de: "ACADO"
!

Uau! Aparelhos de pontaria XS. Um excelente binómio.

*

Ranger1972

• Membro
  • *
  • 124
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1630 em: Abril 17, 2010, 04:22:55 pm »
.
« Última modificação: Julho 19, 2010, 07:32:44 pm por Ranger1972 »

*

PILAO251

• 184
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
« Responder #1631 em: Abril 17, 2010, 05:41:53 pm »
Viva Ranger1972, precisamente, no proximo 1oJun, lá estaremos.
Caro Sr. Acado, a foto está impecavel, mas é uma foto de carreira de tiro, não sei se me entende. Aquelas tretas nos ouvidos
Acredite que esses milimetros faziam muitaaaaaa diferença. As vezes até parecia que a merd.... dos botões eram grossos demais.
Mas uma pessoa habitua-se a tudo como o Sr. diz.
Saude
PS: Vi há uns tempos uma pequena filmagem do Afeganistão, na qual, tanto quanto me foi dado a entender o atirador canadiano com uma 12.7  limpou uns quantos sócios que só tinham de fora uns quantos milimetros da tola, que passou a melancia, depois!  Tenho isso, mas não sei colocar aqui.

*

Ranger1972

• Membro
  • *
  • 124
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1632 em: Abril 17, 2010, 06:00:13 pm »
.
« Última modificação: Julho 19, 2010, 07:31:33 pm por Ranger1972 »

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1633 em: Abril 17, 2010, 06:12:56 pm »
Citação de: "foxtrotvictor"
Citação de: "ACADO"
!

Uau! Aparelhos de pontaria XS. Um excelente binómio.

São o suficiente para trazer a AK47 para o século 21...

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1634 em: Abril 17, 2010, 06:20:03 pm »
Citação de: "PILAO251"
Viva Ranger1972, precisamente, no proximo 1oJun, lá estaremos.
Caro Sr. Acado, a foto está impecavel, mas é uma foto de carreira de tiro, não sei se me entende. Aquelas tretas nos ouvidos
Acredite que esses milimetros faziam muitaaaaaa diferença. As vezes até parecia que a merd.... dos botões eram grossos demais.
Mas uma pessoa habitua-se a tudo como o Sr. diz.
Saude
PS: Vi há uns tempos uma pequena filmagem do Afeganistão, na qual, tanto quanto me foi dado a entender o atirador canadiano com uma 12.7  limpou uns quantos sócios que só tinham de fora uns quantos milimetros da tola, que passou a melancia, depois!  Tenho isso, mas não sei colocar aqui.

Sim, se formos a ver, às vezes os milimetros do dedo grande do pé atras de uma esquina podem contar.

Hoje em dia muitos operacionais andam com este equipamento o dia inteiro em operações. Eles aumentam o som e abafam a partir de uns certos decibeis. E também estão ligados directamente ao rádio por onde recebem comunicações e as fazem. É um equipamento espectacular e pra quem tem de fazer tiro de dentro de viaturas ou em edificios . Realmente proteje e ajuda ao mesmo tempo.
Só por curiosidade, os problemas de audição são uma das maiores causas de baixas hoje em dia.

O fime é só por o site que depois a malta desenrasca-se.