porque prefere a plataforma M16/M4/AR15, independentemente do calibre, em relação ao sistema G3/HK33??.
Porque:
- é mais leve- tem coronha ajustaveis a qualquer homem, o que a torna compacta o suficiente sem precisar de ter a coronha encolhida. E vários tipos de coronhas que a tornam muito mais polivalente.
- tem um gatilho com um reset melhor- muito mais facil de trocar carregadores, é só carregar no botão enquanto já se está com o outro ali ao lado ( a G3 tem de se mandar fora um e só depois ir buscar o outro, nem sequer dá pra fazer como numa AK)
- punhos à medida de cada um e com armazenamento pra uma cabeça de culatra nova, pilhas, etc
- pode-se montar ready-mag e ter dois carregadores
- varios fustes das mais inumeras marcas com capacidade de montar tudo e mais alguma coisa e continuarem ergonomicos. Desde montar miras back up, etc...
- tem um rail para montar a mira q se quiser em vez das garras da HK (agora já uns rails q se montam nas G3 com parafusos e tal, mas...)
- a mira em ghost ring é mais facil de usar.- o manobrar da colatra esta num sitio quase perfeito e é muito facil de operar- é mais facil de desmontar- a colatra fica aberta quando acaba o carregador, é só por um novo e dar uma palmada na culatra q mais uma vez esta num sitio muito facil.
- facilimo de montar lança-granadas, caçadeiras ou que quer que seja
- funciona magnificamente com supressores de som, e há centenas de marcas de supressores de som com montagem facil (o que tb dá na HK33)
- cadência de tiro elevada nas "full-auto" ( o que eu gosto mas nem toda a gente ) e facil de controlar na mesma
- pontos adequados de montagem de bandoleira que não atrapalham qualquer operação ( ao contrario da HK q se usar o ponto da frente já interfere com o manobrador de culatra)
assim que me esteja a lembrar...
Não é por nada que é o modelo mais copiado (em que estas se baseiam) por todas as outras marcas...
E entre uma AR15 e uma HK33 não varia assim tanto a fiabilidade. Se for com uma G3 já é mais diferente. Mas isso qualquer arma em .308 tem obrigação de ser mais fiavel q uma em .223 !!
Se as AR15 fossem em .308 como estava previsto eram mais fiaveis. Sempre se soube que uma AR10 era mais fiavel que uma Ar15.
Agora diga-me você porque preferia uma HK33 
a AR15 é muito boa, até porque a sua ergonomia e portabilidade são excelentes. Mas nada que uma boa Steyr AUG não supere.
Detesto a Steyer AUG como arma de assalto e de ergonomica não tem nada. Por muito portatil e fiavel que seja, encaixar muito bem no corpo e ter um bom comprimento de cano bom, todos os seus comandos não dão jeito para nada.
Embora a versão mais nova tenha algumas melhorias as versão antiga nunca foi favorável ao combate:
-O carregador é uma treta de tirar, demora-se uma eternidade mesmo com tecnicas mais actuais.
-O manobrador da colatra não da absolutamente jeito nenhum pra puxar em emergencia.
-A colatra nao fica aberta quando acaba o carregador.
-O gatilho é uma trampa
-Não tem sitio decentes para montar uma lanterna
-Os Pontos de fixação de bandoleira só atrapalham e temos de ficar limitados a bandoleiras de um ponto muito atrás na arma ou temos de usar algum outro sistema de fixação.
-A montagem de lança Granadas não é facil.
... e assim q me esteja a lembrar chega