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Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

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O Super Tucano em Portugal

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Red Baron

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #300 em: Junho 17, 2025, 05:09:20 pm »
Um avião a hélice não substitui horas de voo de treino nos caças. São etapas completamente diferentes. Os pilotos terão que fazer as mesmas horas de voo nos F-16 Bilugar. Nem ficaria surpreendido se, dado o salto de uma aeronave a hélice para uma a jacto, fosse necessário fazer ainda mais horas no caça bilugar para compensar a ausência de um treinador a jacto.

Nos planos da FAP esta o aluguer de horas de voo em avião a jacto para a possível formação de pilotos. Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer.

Nem no Brasil isso existe.

Não sabia que os PC-21 que o Canada comprou "19 PC-21s for jet-powered and fixed-wing advanced flight training" eram da Embraer... Ou então o que voce queria mesmo dizer é que tem um bias contra os ST porque sim.
O costume por estas bandas.
Aquilo que tenho discutido refere-se a aviões a hélice e às suas diversas aplicações nomeadamente à preparação e trino de pilotos para jatos. Creio que não disse ainda que todo o treino para jatos seria em aviões a hélice, conforme já por aqui alguém disse Portugal estaria a pensar enviar os pilotos para treino especializado para o estrangeiro, aliás como propõe tb o Canada.

O ser ST apenas se prende com a escolha de dois governos de partidos diferentes o que faz disso política, o que não tenho discutido neste tema.

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Through this contract, Canada will acquire over 70 training aircraft in total, split into 5 fleets.
Os PC-21 não vão ser os únicos.
 

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goncalobmartins

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #301 em: Junho 17, 2025, 08:14:38 pm »
Rohde & Schwarz SOVERON AR to enhance Portuguese Air Force A-29N Super Tucano capabilities

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The turboprop aircraft will be equipped with cutting-edge SOVERON AR airborne software defined radios (SDR) from Rohde & Schwarz, developed to provide reliable and secure radio communications links in challenging environments.

https://fragoutmag.com/rohde-schwarz-soveron-ar-portuguese-air-force-a29n-super-tucano/

Não disparem no mensageiro  ::)
 
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #302 em: Junho 17, 2025, 11:41:04 pm »


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Through this contract, Canada will acquire over 70 training aircraft in total, split into 5 fleets.
Os PC-21 não vão ser os únicos.

Pois não.
Mas... no Canadá... "19 PC-21s for jet-powered and fixed-wing advanced flight training", se calhar, lá tb existem fanboys...

Nos planos da FAP esta o aluguer de horas de voo em avião a jacto para a possível formação de pilotos. Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer.
« Última modificação: Junho 17, 2025, 11:45:21 pm por Bubas »
 

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Red Baron

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #303 em: Junho 18, 2025, 12:57:42 am »


Citar
Through this contract, Canada will acquire over 70 training aircraft in total, split into 5 fleets.
Os PC-21 não vão ser os únicos.

Pois não.
Mas... no Canadá... "19 PC-21s for jet-powered and fixed-wing advanced flight training", se calhar, lá tb existem fanboys...

Nos planos da FAP esta o aluguer de horas de voo em avião a jacto para a possível formação de pilotos. Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer.

A CAE na IFTS(Italia) também usa os PC-21, mas a "phase 4 "Lead-In to Fighter Training - LIFT" é dada em M-346.

Os PC-21 eram excelentes para substituir os Sucata.
 

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dc

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #304 em: Junho 20, 2025, 04:16:41 pm »
O Bubas continua a ignorar a realidade, até no caso espanhol, sabendo que têm F-5 para treino, e que os vão substituir pelo Hurjet, insinua que Espanha vai fazer todas as etapas de treino com PC-21. Canadá vai ser idêntico ao que parece. Mas continua a bater na mesma tecla.

Nos planos da FAP esta o aluguer de horas de voo em avião a jacto para a possível formação de pilotos. Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer.

Nem no Brasil isso existe.

Era o expectável, caso não houvesse dinheiro para um modelo a jacto.

Nesse contexto, o avião ideal seria sem dúvida o PC-21, por ser mais barato de adquirir e operar, e um avião de treino objectivamente melhor.

Enquanto LAA, devíamos ter UCAVs, porque isto de colocar alguns dos poucos pilotos que temos em risco, numa aeronave a hélice não faz sentido nenhum, ainda por cima obrigando a que todas as missões de combate/FND tenham um dispositivo CSAR.
 
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #305 em: Junho 20, 2025, 08:31:32 pm »
Não me lembro de ter afirmado que toda a formação seria nos aviões a hélice (talvez lá bem no início da discussão). Já aqui foi dito, por alguns forista, que não se pode fazer o treino completo. Não contrario.
O que está afirmado em Espanha e Canadá é que vão ser usados aviões a hélice para treino avançado para jatos. Não para todas as fases, as fases finais, já aqui foi dito, ou são feitos em jatos de treino ou são contratados no estrangeiro.

O que não vejo em Espanha e Canada é ninguém, (com autoridade) a dizer "Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer."

Já o dc teima em não ver, ignorar, negar, fechar os olhos, etc... Os Super Tucanos chegam já este ano. Bata lá na tecla que quiser.

gastar 200M€ em ST está mal, mas comprar PC-21 que só treinam, UCAVs que não treinam e o diabo a 4, ai está-se bem porque das duas uma ou os bolsos são fundos e basta pedir, ou nunca teríamos nada... como tanto reclamam como sendo o modus operandi das FA.

Só mais uma vez, Os Super Tucanos chegam já este ano. Espero mesmo que sejam úteis e que ajudem a proteger Portugal.

O Bubas continua a ignorar a realidade, até no caso espanhol, sabendo que têm F-5 para treino, e que os vão substituir pelo Hurjet, insinua que Espanha vai fazer todas as etapas de treino com PC-21. Canadá vai ser idêntico ao que parece. Mas continua a bater na mesma tecla.

Nos planos da FAP esta o aluguer de horas de voo em avião a jacto para a possível formação de pilotos. Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer.

Nem no Brasil isso existe.

Era o expectável, caso não houvesse dinheiro para um modelo a jacto.

Nesse contexto, o avião ideal seria sem dúvida o PC-21, por ser mais barato de adquirir e operar, e um avião de treino objectivamente melhor.

Enquanto LAA, devíamos ter UCAVs, porque isto de colocar alguns dos poucos pilotos que temos em risco, numa aeronave a hélice não faz sentido nenhum, ainda por cima obrigando a que todas as missões de combate/FND tenham um dispositivo CSAR.
 

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #306 em: Junho 20, 2025, 08:38:30 pm »
O Bubas continua a ignorar a realidade, até no caso espanhol, sabendo que têm F-5 para treino, e que os vão substituir pelo Hurjet,

Olha uma ideia. Eu que preferia saltar para os de 6 geração, se andarmos na Maionese, entravamos num consorcio Europeu de 6 geração, saltavamos os F35 e compravamos jatos de treino xpto como o que aqui referem em baixo.



P.S. 2 - Para ficar com um caça ligeiro novo tinha ido para o T50 ou 346, além de que faz treino avançado.


 

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mayo

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #307 em: Junho 20, 2025, 11:50:57 pm »
Em França o treino dos pilotos de caça vai ser PC-7X e PC-21, só hélices !
 
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #308 em: Junho 21, 2025, 01:53:12 am »
Em França o treino dos pilotos de caça vai ser PC-7X e PC-21, só hélices !

Impossível, então o dc e o Red Baron garantem que isso de usar hélices para treinar jatos é estupidez própria de fanboys... e como é obvio eles devem estar certos.

PS. Espanha, Canadá e agora França. Só fanboys...
 

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Red Baron

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #309 em: Junho 21, 2025, 03:52:08 am »
Em França o treino dos pilotos de caça vai ser PC-7X e PC-21, só hélices !

Impossível, então o dc e o Red Baron garantem que isso de usar hélices para treinar jatos é estupidez própria de fanboys... e como é obvio eles devem estar certos.

PS. Espanha, Canadá e agora França. Só fanboys...

“Os burros são tremendamente inteligentes”
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/21/internacional/1574333617_961582.html
 

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #310 em: Junho 22, 2025, 01:58:15 am »
Neste assunto não poderia concordar mais consigo. 100% de acordo. Animais lindos.

“Os burros são tremendamente inteligentes”
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/21/internacional/1574333617_961582.html
 

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dc

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #311 em: Junho 22, 2025, 06:14:06 pm »
Não me lembro de ter afirmado que toda a formação seria nos aviões a hélice (talvez lá bem no início da discussão). Já aqui foi dito, por alguns forista, que não se pode fazer o treino completo. Não contrario.
O que está afirmado em Espanha e Canadá é que vão ser usados aviões a hélice para treino avançado para jatos. Não para todas as fases, as fases finais, já aqui foi dito, ou são feitos em jatos de treino ou são contratados no estrangeiro.

O que não vejo em Espanha e Canada é ninguém, (com autoridade) a dizer "Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer."

Já o dc teima em não ver, ignorar, negar, fechar os olhos, etc... Os Super Tucanos chegam já este ano. Bata lá na tecla que quiser.

gastar 200M€ em ST está mal, mas comprar PC-21 que só treinam, UCAVs que não treinam e o diabo a 4, ai está-se bem porque das duas uma ou os bolsos são fundos e basta pedir, ou nunca teríamos nada... como tanto reclamam como sendo o modus operandi das FA.

Só mais uma vez, Os Super Tucanos chegam já este ano. Espero mesmo que sejam úteis e que ajudem a proteger Portugal.

Rapaz, existe uma diferença entre fazer formação apenas numa aeronave a hélice, e fazer a formação em vários tipos de aeronaves, em que algumas delas são a hélice.

No caso espanhol é simples, eles não vão usar apenas o PC-21. Porque este não serve como única aeronave de treino para pilotos de caça.

E uma aeronave de treino a hélice, não serve por si só para todas as etapas do treino.

Se é a semântica que te está a causar dificuldades, não é culpa de ninguém aqui.

Em Espanha vão fazer as etapas todas, com recurso a aeronaves adequadas a a todas elas. Em Portugal querem pegar no ST e fazer tudo e mais alguma coisa com o dito.
Em Espanha pagaram 200 e poucos milhões por 24 PC-21. Em Portugal vamos pagar 200M por 12 STs.
Em Espanha usam MQ-9 e vão adquirir EuroDrone para ISR, ataque, etc. Em Portugal pretende-se colocar pilotos em risco a pilotar avionetas COIN naquele tipo de missões.

É normal que em Espanha não se queixem, e em Portugal haja queixas.

Em França o treino dos pilotos de caça vai ser PC-7X e PC-21, só hélices !

Impossível, então o dc e o Red Baron garantem que isso de usar hélices para treinar jatos é estupidez própria de fanboys... e como é obvio eles devem estar certos.

PS. Espanha, Canadá e agora França. Só fanboys...

Continuas com as tuas demonstrações de défice cognitivo.

Os pilotos franceses não vão passar de um PC-21 para um Rafale ou Mirage 2000 monolugar. A conversão operacional será feita nas variantes bilugar. Quem opera ou vai operar F-35, não tem esse luxo.

Mas a minha questão é, vais continuar a ser burro a bater na mesma tecla, a insinuar que as pessoas aqui dizem que "uma aeronave a hélice não serve para treino", ou vais deixar de ser atrasado mental e começar a ser honesto contigo mesmo, e compreender que não é nada disso que as pessoas estão a dizer?
 
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dc

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #312 em: Junho 22, 2025, 06:29:59 pm »
Olha uma ideia. Eu que preferia saltar para os de 6 geração, se andarmos na Maionese, entravamos num consorcio Europeu de 6 geração, saltavamos os F35 e compravamos jatos de treino xpto como o que aqui referem em baixo.

E quando elaboraste essa ideia, pensaste em todas as variáveis associadas a essa ideia?

Sabendo que um programa 6G europeu só trará resultados daqui a 15 anos, como é que resolves a questão dos F-16 até lá? Modernizas, substituis, ou arrastam-se até 2040?

Pensaste nos custos de tudo isso? É que o caça 6G será forçosamente mais caro que o F-35, portanto se no F-35 se fala em 5000-5500M, no caso 6G pode chegar aos 7000M para o mesmo número de aeronaves. E antes disso terias que gastar pelo menos 1500-2000M para modernizar ou substituir os F-16.

A ideia de saltar logo para a 6ª geração não é má, mas tem que ter por base um racional, não é só para ser diferente.
 

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Bubas

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #313 em: Hoje às 01:48:20 am »
A ideia de saltar logo para a 6ª geração não é má, mas tem que ter por base um racional, não é só para ser diferente.

Até quando a ideia lhe agrada, tem de reclamar, mesmo fixe.
 

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JohnM

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #314 em: Hoje às 02:01:32 am »
A ideia de saltar logo para a 6ª geração não é má, mas tem que ter por base um racional, não é só para ser diferente.

Até quando a ideia lhe agrada, tem de reclamar, mesmo fixe.
🤣 na mouche…