Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

SIM
8 (33.3%)
NÃO
16 (66.7%)

Votos totais: 24

Votação encerrada: Fevereiro 17, 2025, 09:40:28 pm

O Super Tucano em Portugal

  • 288 Respostas
  • 26095 Visualizações
*

mayo

  • Perito
  • **
  • 597
  • Recebeu: 67 vez(es)
  • Enviou: 1162 vez(es)
  • +240/-1553
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #270 em: Junho 04, 2025, 02:41:12 pm »
Em França, além de ainda usarem Alpha Jet, e de manterem o plano de adquirir um modelo a jacto para o substituir, mesmo que os pilotos passem directamente do PC-21 para Rafale/Mirage 2000, estes são aviões que versão bilugar.

Os franceses têm aproximadamente 15 anos para decidir um avião de treino a jacto para o seu futuro FCAS, que poderá não ter versão bilugar tal como o F-22 e F-35.

Operadores de F-35 cujos pilotos transitam para este directamente de um modelo a hélice, é o Canadá. E mesmo assim é sem certezas que realmente assim seja, já que estes pilotos do Canadá passam pela escola americana, e é provável que voem nos EUA um modelo a jacto antes de entrar no F-35.

O Gadget só serve num esquadron como plastrão e na Patrouille de France . O cursus hoje em dia vai ser PC-7 MkX, PC-21, Rafale.

O FCAS, de aquilo que sei , vai ser um avião bi-lugar !

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23198
  • Recebeu: 4210 vez(es)
  • Enviou: 2968 vez(es)
  • +2977/-4535
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #271 em: Junho 04, 2025, 03:02:08 pm »
Em França, além de ainda usarem Alpha Jet, e de manterem o plano de adquirir um modelo a jacto para o substituir, mesmo que os pilotos passem directamente do PC-21 para Rafale/Mirage 2000, estes são aviões que versão bilugar.

Os franceses têm aproximadamente 15 anos para decidir um avião de treino a jacto para o seu futuro FCAS, que poderá não ter versão bilugar tal como o F-22 e F-35.

Operadores de F-35 cujos pilotos transitam para este directamente de um modelo a hélice, é o Canadá. E mesmo assim é sem certezas que realmente assim seja, já que estes pilotos do Canadá passam pela escola americana, e é provável que voem nos EUA um modelo a jacto antes de entrar no F-35.

Neste momento a única unidade que usa o Alpha Jet é a Patrouille de France.

Citar
A Força Aérea Francesa utiliza o Pilatus PC-21, um turboélice de treinamento avançado, para a formação de pilotos de caça. O treinamento é realizado na Base Aérea 709 em Cognac/Châteaubernard, onde o PC-21 substituiu o Dassault-Dornier Alpha Jet, aposentado dessa função em março de 2023.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9853
  • Recebeu: 5043 vez(es)
  • Enviou: 845 vez(es)
  • +5365/-1103
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #272 em: Junho 04, 2025, 03:22:48 pm »
https://www.eurasiantimes.com/france-uk-spain-discuss-advanced-jet-trainer/?amp

E entretanto os planos franceses são/eram estes.

Citar
“It will, therefore, be a question of replacing the Alpha Jet, used not only for the PAF but also for certain so-called ‘Red Air’ missions (playing the enemy fleet for training).” This would “partially relieve” the frontline units from flying “air opposition flight hours, particularly those which are of less tactical interest.”

Coisas como estas, são importantes. Se calhar os franceses vão usar Mirage para desenrascar na tarefa de "Força Opositora" nas missões de treino. Em Portugal, não temos o benefício de ter um segundo modelo de caça.

No Canadá, usam isto:

https://aviationweek.com/defense/light-attack-advanced-training/top-aces-starts-4-advanced-aggressor-ops-canada
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23198
  • Recebeu: 4210 vez(es)
  • Enviou: 2968 vez(es)
  • +2977/-4535
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #273 em: Junho 04, 2025, 03:28:43 pm »
Isso é para a manutenção de capacidades e não para a formação de novos PILAV.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

 

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 1024
  • Recebeu: 148 vez(es)
  • Enviou: 287 vez(es)
  • +39/-1524
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #274 em: Junho 04, 2025, 03:42:16 pm »
Ficam a contestar muito e logo serão promovidos a promoters de Embraer.
Mandem lá um e-mail para o RH da empresa a ver se ela vos contrata.

 :mrgreen:
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23198
  • Recebeu: 4210 vez(es)
  • Enviou: 2968 vez(es)
  • +2977/-4535
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #275 em: Junho 04, 2025, 03:55:25 pm »
Ficam a contestar muito e logo serão promovidos a promoters de Embraer.
Mandem lá um e-mail para o RH da empresa a ver se ela vos contrata.

 :mrgreen:

Falta o Dr. antes do meu nome, ou Eng. ou alguma patente que levam umas riscas douradas ao ombro. :-[
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

 

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 1024
  • Recebeu: 148 vez(es)
  • Enviou: 287 vez(es)
  • +39/-1524
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #276 em: Junho 04, 2025, 06:33:58 pm »
Nem isso tudo, basta comentar a favor e converte-te automaticamente em Embraer salesman.

 c56x1
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23198
  • Recebeu: 4210 vez(es)
  • Enviou: 2968 vez(es)
  • +2977/-4535
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #277 em: Junho 04, 2025, 11:19:15 pm »
Pagamento em bitcoins, reais ou euros?







Os turcos pagam com minis.
« Última modificação: Junho 04, 2025, 11:19:43 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

 

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 341
  • Recebeu: 63 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +84/-50
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #278 em: Junho 05, 2025, 11:33:56 am »
Está a ser interessante este aparecimento de aviões a hélice como treinadores de pilotos de jatos...
Também com custos de 40000€/hora não admira.
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3172
  • Recebeu: 1438 vez(es)
  • Enviou: 4144 vez(es)
  • +2106/-118
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #279 em: Junho 05, 2025, 11:38:35 am »
Pagamento em bitcoins, reais ou euros?



Os turcos pagam com minis.

E das sem álcool!  :mrgreen: Por isso, mal por mal, ando a fazer-me ao KAI KF-21 Boramae...  ;)
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Pneucareca

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23198
  • Recebeu: 4210 vez(es)
  • Enviou: 2968 vez(es)
  • +2977/-4535
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #280 em: Junho 05, 2025, 12:27:45 pm »
Pagamento em bitcoins, reais ou euros?



Os turcos pagam com minis.

E das sem álcool!  :mrgreen: Por isso, mal por mal, ando a fazer-me ao KAI KF-21 Boramae...  ;)

Garrafas de Soju? Nunca bebi disso. :bang:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

 

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1402
  • Recebeu: 919 vez(es)
  • Enviou: 431 vez(es)
  • +212/-47
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #281 em: Junho 05, 2025, 01:08:13 pm »
Pagamento em bitcoins, reais ou euros?



Os turcos pagam com minis.

E das sem álcool!  :mrgreen: Por isso, mal por mal, ando a fazer-me ao KAI KF-21 Boramae...  ;)

Garrafas de Soju? Nunca bebi disso. :bang:
Soju bombs… espetacular… 1/3 soju, 2/43 cerveja… 🙃
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9853
  • Recebeu: 5043 vez(es)
  • Enviou: 845 vez(es)
  • +5365/-1103
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #282 em: Junho 05, 2025, 02:31:53 pm »
Está a ser interessante este aparecimento de aviões a hélice como treinadores de pilotos de jatos...
Também com custos de 40000€/hora não admira.

Não é aparecimento. A regra continua a ser a utilização de um modelo a jacto para treinar pilotos de caça, particularmente 5G.

Alguém falou noutro tópico numa tendência de se optar por aviões de treino a hélice para treino avançado. Algo para ser considerado uma tendência, tem que ser algo frequente. 1 ou 2 países lembrarem-se (para poupar dinheiro e ignorando critérios técnicos) tomarem esta opção, não faz disto uma tendência, mas sim uma excepção.

A realidade, é que passar de aeronave a hélice para um caça a jacto, muito mais pesado e com performance completamente diferente, não é o mais indicado, e isto é unânime na maioria dos países - principalmente se o caça que vão operar não possuir variante bilugar.

Para Portugal, um país que se diz ter pouco dinheiro, e que forma muito poucos pilotos, a solução financeiramente mais racional, é enviar estes poucos pilotos para uma escola internacional (ou criar uma escola internacional juntamente com mais países).

Por mais voltas que dêem no caixão, a estupidez desta compra não vai deixar de o ser.

Isso é para a manutenção de capacidades e não para a formação de novos PILAV.

E em Portugal deixaste de ter essa capacidade. Mas tens razão, em Portugal não importa manter capacidades (ou ganhar, porque os Aggressors servem para treinar pilotos de combate sobretudo no início, não apenas para manutenção de capacidades), importa a FAP servir de montra para produtos da Embraer. A capacidade operacional fica lá para 3⁰ ou 4⁰ lugar nas prioridades.
 

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 341
  • Recebeu: 63 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +84/-50
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #283 em: Junho 05, 2025, 03:00:16 pm »
Aparecimento refere-se a poucos... não a regras que geralmente se refere a muitos. Mas a ver vamos se a regra vai mudando... Na nossa última discussão era quase uma certeza.
A compra pode ser estúpida, mas ficamos com uma coisa que por pouco dinheiro (mundo dos aviões) nos permite ter algumas capacidades diversas, difíceis de alcançar por tão pouco dinheiro e com meios especializados em cada uma delas.
Será o ideal, não sei, muito provavelmente não. Será melhor do que tínhamos? Pelo menos é mais do que tínhamos.
Quanto a ser montra, isso é política, e como sem política não temos nada (chatices das democracias), nem vou discutir. Se não gosta, vote e convença muitos a votar como você.

Está a ser interessante este aparecimento de aviões a hélice como treinadores de pilotos de jatos...
Também com custos de 40000€/hora não admira.

Não é aparecimento. A regra continua a ser a utilização de um modelo a jacto para treinar pilotos de caça, particularmente 5G.

Alguém falou noutro tópico numa tendência de se optar por aviões de treino a hélice para treino avançado. Algo para ser considerado uma tendência, tem que ser algo frequente. 1 ou 2 países lembrarem-se (para poupar dinheiro e ignorando critérios técnicos) tomarem esta opção, não faz disto uma tendência, mas sim uma excepção.

A realidade, é que passar de aeronave a hélice para um caça a jacto, muito mais pesado e com performance completamente diferente, não é o mais indicado, e isto é unânime na maioria dos países - principalmente se o caça que vão operar não possuir variante bilugar.

Para Portugal, um país que se diz ter pouco dinheiro, e que forma muito poucos pilotos, a solução financeiramente mais racional, é enviar estes poucos pilotos para uma escola internacional (ou criar uma escola internacional juntamente com mais países).

Por mais voltas que dêem no caixão, a estupidez desta compra não vai deixar de o ser.

Isso é para a manutenção de capacidades e não para a formação de novos PILAV.

E em Portugal deixaste de ter essa capacidade. Mas tens razão, em Portugal não importa manter capacidades (ou ganhar, porque os Aggressors servem para treinar pilotos de combate sobretudo no início, não apenas para manutenção de capacidades), importa a FAP servir de montra para produtos da Embraer. A capacidade operacional fica lá para 3⁰ ou 4⁰ lugar nas prioridades.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5480
  • Recebeu: 3604 vez(es)
  • Enviou: 3036 vez(es)
  • +5964/-3832
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #284 em: Junho 05, 2025, 04:19:35 pm »
Eu a pensar que era esquadras para África, pirataria, trafico, combate naval, antidrone, afinal é treino avançado, mas pouco. Também as razões anteriores  nenhuma faz sentido