6ª Geração

• 444 Respostas
  • 59914 Visualizações
*

Red Baron

• Investigador
  • 3211
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 397 vez(es)
  • +200/-568
Re: 6ª Geração
« Responder #420 em: Dezembro 20, 2025, 10:47:59 pm »
O GCAP vai de vento em popa, no entanto acho que o FCAS também devia ir em frente com outros parceiros a substituir a Alemanha se possível (como o caso da Suécia). Os franceses são difíceis (tenho experiencia propria), mas ter mais que um 6G de diferentes classes que se complementariam na Europa até seria positivo. Acho que o FCAS vai ser de menor dimensão (assim como frança também queria um caça mais leve quando saíram do EFA), para além que é o único 6G embarcável na Europa. Se for cancelado não há outra hipótese de continuar a comprar caças americanos (F35C-F/A-XX) para este papel e para países que preferem uma opção 6G mais acessível...ou ficar-se pelo F-35.

O FCAS é o concorrente dos F-35. E até agora ainda não está atrasado.

O GCAP é para mim o mais interessante para nós. O problema é termos dinheiro para adquirir e operar o meio.

*

Lampuka

• Investigador
  • 1896
  • Recebeu: 886 vez(es)
  • Enviou: 862 vez(es)
  • +458/-2175
« Responder #421 em: Dezembro 20, 2025, 10:53:07 pm »
O GCAP vai de vento em popa, no entanto acho que o FCAS também devia ir em frente com outros parceiros a substituir a Alemanha se possível (como o caso da Suécia). Os franceses são difíceis (tenho experiencia propria), mas ter mais que um 6G de diferentes classes que se complementariam na Europa até seria positivo. Acho que o FCAS vai ser de menor dimensão (assim como frança também queria um caça mais leve quando saíram do EFA), para além que é o único 6G embarcável na Europa. Se for cancelado não há outra hipótese de continuar a comprar caças americanos (F35C-F/A-XX) para este papel e para países que preferem uma opção 6G mais acessível...ou ficar-se pelo F-35.

O GCAP é para mim o mais interessante para nós. O problema é termos dinheiro para adquirir e operar o meio.

Dinheiro não será problema... já estão a preparar o SAFE XVII 😅😅😅
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Duarte

*

Pilotasso

• Membro
  • *
  • 284
  • Recebeu: 214 vez(es)
  • Enviou: 143 vez(es)
  • +59/-61
« Responder #422 em: Dezembro 20, 2025, 11:01:45 pm »

O FCAS e F-35 não são da mesma geração, e dificilmente serão concorrentes tendo em consideração que quando o FCAS entrar em produção o F-35 já estará em meia vida e não será a melhor opção para os 30 anos seguintes.
« Última modificação: Dezembro 20, 2025, 11:03:42 pm por Pilotasso »

*

Pilotasso

• Membro
  • *
  • 284
  • Recebeu: 214 vez(es)
  • Enviou: 143 vez(es)
  • +59/-61
« Responder #423 em: Dezembro 21, 2025, 12:27:43 pm »
Os americas continuam a dar tiros nos pés.

*

Duarte

• Investigador
  • 6666
  • Recebeu: 1329 vez(es)
  • Enviou: 3129 vez(es)
  • +3728/-1695
« Responder #424 em: Dezembro 21, 2025, 03:18:39 pm »
Os americas continuam a dar tiros nos pés.

Quase parece que é de propósito...  ???
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"Even the dumbest among us can see the writing on the wall for Putin"

*

Red Baron

• Investigador
  • 3211
  • +200/-568
« Responder #425 em: Dezembro 21, 2025, 07:37:51 pm »

O FCAS e F-35 não são da mesma geração, e dificilmente serão concorrentes tendo em consideração que quando o FCAS entrar em produção o F-35 já estará em meia vida e não será a melhor opção para os 30 anos seguintes.

São concorrentes no sentido que os franceses idealizaram o NFG para fazer o mesmo conjunto de missões que o F-35 faz.
O F-35 também vai receber muitas atualizações, sobretudo pós block V.

*

Lampuka

• Investigador
  • 1896
  • +458/-2175
« Responder #426 em: Janeiro 03, 2026, 12:42:25 am »
Outros......
Saab Open to Airbus Defense Partnership as FCAS Next Generation Fighter Program Stalls https://share.google/UDyidISTZi9RbUlEf
João Pereira

*

JohnM

• Investigador
  • 2011
  • Recebeu: 1508 vez(es)
  • Enviou: 629 vez(es)
  • +404/-135
« Responder #427 em: Janeiro 09, 2026, 03:04:35 pm »
Excelente análise… o futuro é promissor para o GCAP e nos devíamos entrar no programa o quanto antes…

https://aviationweek.com/defense/aircraft-propulsion/opinion-could-global-combat-air-program-become-monster-success

Dados os desenvolvimentos contínuos nos EUA, começo a concordar, com muita pena minha, que o F-35 é um ativo tóxico e começo inclinar-me para uma friota de duas esquadras de EF, uma de T5 novos e uma de T2/T3 modernizados, que seria substituída daqui a 16-20 anos pelo Tempest…
« Última modificação: Janeiro 09, 2026, 03:05:19 pm por JohnM »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Lampuka, sivispacem, Pilotasso

*

P44

• Investigador
  • 22496
  • Recebeu: 8061 vez(es)
  • Enviou: 9157 vez(es)
  • +8200/-14240
« Responder #428 em: Janeiro 09, 2026, 03:05:20 pm »
No fim vai ser um programa em cada quintal

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

JohnM

• Investigador
  • 2011
  • +404/-135
« Responder #429 em: Janeiro 09, 2026, 03:12:12 pm »
Os Estados Unidos vão ter dois e a Europa dois (GCAP e FCAS puramente francês, ou junto Espanha por causa da versão naval) ou três (se a Alemanha e Suécia juntarem forças). Se a Austrália, o Canadá e a Arábia Saudita entrarem no GCAP, vai-se tornar o caça 6G padrão e, provavelmente o mais capaz e barato, por virtude dos números de produção.

*

Lampuka

• Investigador
  • 1896
  • +458/-2175
« Responder #430 em: Janeiro 09, 2026, 03:44:40 pm »
Excelente análise… o futuro é promissor para o GCAP e nos devíamos entrar no programa o quanto antes…

https://aviationweek.com/defense/aircraft-propulsion/opinion-could-global-combat-air-program-become-monster-success

Dados os desenvolvimentos contínuos nos EUA, começo a concordar, com muita pena minha, que o F-35 é um ativo tóxico e começo inclinar-me para uma friota de duas esquadras de EF, uma de T5 novos e uma de T2/T3 modernizados, que seria substituída daqui a 16-20 anos pelo Tempest…

A optarmos só por um modelo de caça,  essa configuração de EF's também seria a minha opção.

Já quanto aos G6, ainda considero prematuro decidir.
É necessário deixar assentar a poeira, perceber quem entra e onde, e depois avançar.
A não ser que decisão da substituição dos F16 implique também a selecção do futuro modelo G6.
Mais 1 ou 2 anos para decidir qual o programa de G6 adequado não me parece crítico.
João Pereira

*

Duarte

• Investigador
  • 6666
  • Recebeu: 1329 vez(es)
  • Enviou: 3129 vez(es)
  • +3728/-1695
« Responder #431 em: Janeiro 09, 2026, 03:52:34 pm »

A competição é coisa má?
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"Even the dumbest among us can see the writing on the wall for Putin"

*

Lampuka

• Investigador
  • 1896
  • +458/-2175
« Responder #432 em: Janeiro 09, 2026, 04:22:38 pm »

A competição é coisa má?

Não, mas idealmente deveríamos ter 1 programa totalmente europeu e outro com participação maioritariamente europeia.
Mais do que isso é complicado...
Sendo que será necessário de futuro esclarecer definitivamente o que é europeu ou da UE.
Porque o GCAP não é (para já) maioritariamente UE.
E isso torna imprescindível a existência do FCAS e outro.
Mesmo em relação a financiamentos conjuntos, padronização de meios... é necessário distinguir as coisas, e deveremos fazê-lo já.
O Reino Unido não é UE. Nem a Noruega. Mas são 2 players importantes na indústria de defesa.
A UE não pode ficar dependente de aprovações destes 2 países (por exemplo), nas suas decisões geoestratégicas e militares.
Nesse caso, faz sentido investir em programas conjuntos que eventualmente poderão ser limitativos de futuro?
Eu acho que a França vai manter a sua política e desenvolver um G6 a sólo.
E que a SAAB vai unir esforços com a AIRBUS para desenvolver o FCAS.
E que o GCAP vai ser, independentemente do seu valor enquanto equipamento,  "terra de ninguém"...
Por isso considero importante deixar estabilizar esses programas antes de avançarmos.
É que Portugal é Europa,  mas sobretudo UE. Mais não seja porque são eles que financiam, como se viu agora com o SAFE.
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Red Baron

• Investigador
  • 3211
  • +200/-568
« Responder #433 em: Janeiro 09, 2026, 07:19:41 pm »
Os Estados Unidos vão ter dois e a Europa dois (GCAP e FCAS puramente francês, ou junto Espanha por causa da versão naval) ou três (se a Alemanha e Suécia juntarem forças). Se a Austrália, o Canadá e a Arábia Saudita entrarem no GCAP, vai-se tornar o caça 6G padrão e, provavelmente o mais capaz e barato, por virtude dos números de produção.

Padrão do quê?

*

JohnM

• Investigador
  • 2011
  • +404/-135
« Responder #434 em: Janeiro 09, 2026, 07:22:55 pm »

Padrão do quê?
Pelo número de utilizadores potenciais e números envolvidos, especialmente se Austrália, Canadá e Arábia Saudita entrarem.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte