6ª Geração

  • 422 Respostas
  • 52907 Visualizações
*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 3183
  • Recebeu: 733 vez(es)
  • Enviou: 394 vez(es)
  • +200/-557
Re: 6ª Geração
« Responder #420 em: Dezembro 20, 2025, 10:47:59 pm »
O GCAP vai de vento em popa, no entanto acho que o FCAS também devia ir em frente com outros parceiros a substituir a Alemanha se possível (como o caso da Suécia). Os franceses são difíceis (tenho experiencia propria), mas ter mais que um 6G de diferentes classes que se complementariam na Europa até seria positivo. Acho que o FCAS vai ser de menor dimensão (assim como frança também queria um caça mais leve quando saíram do EFA), para além que é o único 6G embarcável na Europa. Se for cancelado não há outra hipótese de continuar a comprar caças americanos (F35C-F/A-XX) para este papel e para países que preferem uma opção 6G mais acessível...ou ficar-se pelo F-35.

O FCAS é o concorrente dos F-35. E até agora ainda não está atrasado.

O GCAP é para mim o mais interessante para nós. O problema é termos dinheiro para adquirir e operar o meio.
 

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1848
  • Recebeu: 832 vez(es)
  • Enviou: 830 vez(es)
  • +449/-2109
Re: 6ª Geração
« Responder #421 em: Dezembro 20, 2025, 10:53:07 pm »
O GCAP vai de vento em popa, no entanto acho que o FCAS também devia ir em frente com outros parceiros a substituir a Alemanha se possível (como o caso da Suécia). Os franceses são difíceis (tenho experiencia propria), mas ter mais que um 6G de diferentes classes que se complementariam na Europa até seria positivo. Acho que o FCAS vai ser de menor dimensão (assim como frança também queria um caça mais leve quando saíram do EFA), para além que é o único 6G embarcável na Europa. Se for cancelado não há outra hipótese de continuar a comprar caças americanos (F35C-F/A-XX) para este papel e para países que preferem uma opção 6G mais acessível...ou ficar-se pelo F-35.

O FCAS é o concorrente dos F-35. E até agora ainda não está atrasado.

O GCAP é para mim o mais interessante para nós. O problema é termos dinheiro para adquirir e operar o meio.

Dinheiro não será problema... já estão a preparar o SAFE XVII 😅😅😅
João Pereira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 266
  • Recebeu: 191 vez(es)
  • Enviou: 127 vez(es)
  • +57/-57
Re: 6ª Geração
« Responder #422 em: Dezembro 20, 2025, 11:01:45 pm »
O GCAP vai de vento em popa, no entanto acho que o FCAS também devia ir em frente com outros parceiros a substituir a Alemanha se possível (como o caso da Suécia). Os franceses são difíceis (tenho experiencia propria), mas ter mais que um 6G de diferentes classes que se complementariam na Europa até seria positivo. Acho que o FCAS vai ser de menor dimensão (assim como frança também queria um caça mais leve quando saíram do EFA), para além que é o único 6G embarcável na Europa. Se for cancelado não há outra hipótese de continuar a comprar caças americanos (F35C-F/A-XX) para este papel e para países que preferem uma opção 6G mais acessível...ou ficar-se pelo F-35.

O FCAS é o concorrente dos F-35. E até agora ainda não está atrasado.

O GCAP é para mim o mais interessante para nós. O problema é termos dinheiro para adquirir e operar o meio.

O FCAS e F-35 não são da mesma geração, e dificilmente serão concorrentes tendo em consideração que quando o FCAS entrar em produção o F-35 já estará em meia vida e não será a melhor opção para os 30 anos seguintes.
« Última modificação: Dezembro 20, 2025, 11:03:42 pm por Pilotasso »