6ª Geração

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Red Baron

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Re: 6ª Geração
« Responder #405 em: Novembro 14, 2025, 09:29:22 pm »
And the plot thickens…

https://www.threads.com/@globalvulture/post/DQ_wZPbE_0n?xmt=AQF0vsWVI7gyPtcj6A4d6_eGiPyuOnfqgWehDC0RgXUKCMntvk644i37RV_kwiplDJd0VgQ&slof=1

Afinal a Dassault tinha razão.
Citar
After a staff meeting on Monday, Thomas Pretzl, the chairman of the Central Works Council for Airbus Defence and Space, which represents employees of the German defence company, argued that Airbus should formally end its cooperation with Dassault.

“We want to finally develop and build a good fighter aircraft again,” Pretzl said, adding that this could be best achieved without the French company and without harming the relationship between France and Germany

Nunca tiveram no programa de boa fé.
A Alemanha nunca esteve no programa de boa fé? A França é que é a vitima? Em que realidade alternativa? Agora estiveste bem, já me ri ao pequeno-almoço… comecei bem o dia.

Não a Alemanha mas a Airbus. A Airbus entrou como fornecedor, com a entrada da Espanha passou a parceiro. Quando passou a parceiro começou logo a criar problemas.

Se a Airbus for pelo caminhos dos projectos que tinha desenvolvido na área antes de entrar no FCAS, pode muito bem produzir o melhor 6º geração de todos.
 

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JohnM

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Re: 6ª Geração
« Responder #406 em: Novembro 14, 2025, 09:48:57 pm »
And the plot thickens…

https://www.threads.com/@globalvulture/post/DQ_wZPbE_0n?xmt=AQF0vsWVI7gyPtcj6A4d6_eGiPyuOnfqgWehDC0RgXUKCMntvk644i37RV_kwiplDJd0VgQ&slof=1

Afinal a Dassault tinha razão.
Citar
After a staff meeting on Monday, Thomas Pretzl, the chairman of the Central Works Council for Airbus Defence and Space, which represents employees of the German defence company, argued that Airbus should formally end its cooperation with Dassault.

“We want to finally develop and build a good fighter aircraft again,” Pretzl said, adding that this could be best achieved without the French company and without harming the relationship between France and Germany

Nunca tiveram no programa de boa fé.
A Alemanha nunca esteve no programa de boa fé? A França é que é a vitima? Em que realidade alternativa? Agora estiveste bem, já me ri ao pequeno-almoço… comecei bem o dia.

Não a Alemanha mas a Airbus. A Airbus entrou como fornecedor, com a entrada da Espanha passou a parceiro. Quando passou a parceiro começou logo a criar problemas.

Se a Airbus for pelo caminhos dos projectos que tinha desenvolvido na área antes de entrar no FCAS, pode muito bem produzir o melhor 6º geração de todos.
Ok, esclarecido, pensei que estavas a falar da Alemanha.
 

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dc

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Re: 6ª Geração
« Responder #407 em: Hoje às 01:47:13 am »
É fofo a malta falar dos 6G, quando, pelo andar da carruagem e se a decisão for estritamente política, podemos ter que gramar com um 4.5G até 2070.

Era importante que, para equacionar a 6ª geração, houvesse um plano com pés e cabeça, e financeiramente viável, que permita adiar a aquisição de novos caças para 2040. Plano esse que não nos pode custar 10000M ou mais.

Até ver, não vi nenhuma menção oficial a uma solução stop-gap realista e que faça sentido financeiramente. Apenas uma fantasia caríssima com Typhoons usados a custar-nos 2000-3000M + entrada no GCAP, atingindo custos astronómicos.

Para mim, se queremos a 6ª geração, a única opção viável é manter F-16, sejam os actuais, sejam C/D ou E/F em segunda-mão sem problemas de fadiga estrutural, tudo por um custo a rondar os 1000M, idealmente menos, e em que se use o dinheiro poupado para entrar em força num programa 6G e os seus Loyal Wingman.

Esta solução intermediária de um eurocanard em segunda-mão fica estupidamente cara.


Quanto ao modelo que acharia mais adequado, provavelmente também ia para o GCAP. O seu alcance maior é ideal para um país que tem regiões autónomas afastadas do continente por uma distância grande, e tem uma área de responsabilidade ainda maior.

Onde torço o nariz, é nos possíveis custos de operação deste avião muito maior, que a ser o único caça da FAP, vai ter que fazer QRA.
Mas aí talvez a eficiência dos novos motores de ciclo variável consiga equilibrar as contas face a um F-35, não sei.