KC-390 na FAP

  • 4588 Respostas
  • 1030122 Visualizações
*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1245
  • Recebeu: 442 vez(es)
  • Enviou: 551 vez(es)
  • +331/-1916
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4575 em: Agosto 22, 2025, 01:54:13 pm »
Entretanto Marrocos parece que vai avançar com 4 ou 5 unidades.
Venham daí esses 10M 😉 e os treinos.
João Pereira
 

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1245
  • Recebeu: 442 vez(es)
  • Enviou: 551 vez(es)
  • +331/-1916
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4576 em: Agosto 22, 2025, 01:56:29 pm »
Os M113?

Cerca de 17 M-113, armamento, munições, material NBQ...

Leva 1 de cada vez ou dá para empacotar 2?
João Pereira
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1631
  • Recebeu: 912 vez(es)
  • Enviou: 964 vez(es)
  • +462/-590
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4577 em: Agosto 22, 2025, 02:43:01 pm »
Os M113?

Cerca de 17 M-113, armamento, munições, material NBQ...

Leva 1 de cada vez ou dá para empacotar 2?

A FAP deve estar a nadar em dinheiro... enviar os 17 M-113 por avião, em vez da habitual via marítima???
Cumprimentos,
 

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 237
  • Recebeu: 158 vez(es)
  • Enviou: 205 vez(es)
  • +25/-41
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4578 em: Agosto 22, 2025, 03:20:31 pm »
Entretanto Marrocos parece que vai avançar com 4 ou 5 unidades.
Venham daí esses 10M 😉 e os treinos.

Isso são as habituais notícias sensacionalistas vindas do Brasil. Na verdade o negócio até está mais complicado porque os EUA chegaram-se à frente a pressionar com o C-130J.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11544
  • Recebeu: 2608 vez(es)
  • Enviou: 3820 vez(es)
  • +988/-1122
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4579 em: Agosto 22, 2025, 10:07:15 pm »
Os M113?

Enviar blindados de avião? Não me parece que seja o método mais eficiente, normalmente viaturas vão por via marítima.

Só se o avião for buscar alguma coisa e aproveita-se a viagem.

Outro material mais "sensível" até percebo a via aérea militar para o "material" não passar por outras mãos.
« Última modificação: Agosto 22, 2025, 10:12:23 pm por Lightning »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11544
  • Recebeu: 2608 vez(es)
  • Enviou: 3820 vez(es)
  • +988/-1122
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4580 em: Agosto 22, 2025, 10:10:09 pm »
Os M113?

Cerca de 17 M-113, armamento, munições, material NBQ...

Leva 1 de cada vez ou dá para empacotar 2?

A FAP deve estar a nadar em dinheiro... enviar os 17 M-113 por avião, em vez da habitual via marítima???

Lol de certeza que o dinheiro não sai do orçamento da FAP, o que é que a FAP tem a ver com viaturas M113 que alguma entidade quer enviar? Mesmo que a missão seja mesmo transportar M113, quem paga a despesa é a entidade que precisa desse transporte, exército, EMGFA, MDN, algo por aí.
« Última modificação: Agosto 22, 2025, 10:11:06 pm por Lightning »
 

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 1137
  • Recebeu: 566 vez(es)
  • Enviou: 712 vez(es)
  • +81/-8
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4581 em: Agosto 24, 2025, 11:45:24 am »
Todos os dias vai um KC à Polónia...
Andam a carregar ferro?

Material para a Ucrânia?

Por acaso, também já tinha reparado... Mas hoje, o 02 está na Suécia.

Está a participar no Roskilde Airshow 2025, na exposição estática:

https://airshow.dk/en/airshow-program/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 1137
  • Recebeu: 566 vez(es)
  • Enviou: 712 vez(es)
  • +81/-8
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4582 em: Agosto 25, 2025, 10:53:32 am »
Todos os dias vai um KC à Polónia...
Andam a carregar ferro?

Material para a Ucrânia?

Por acaso, também já tinha reparado... Mas hoje, o 02 está na Suécia.

Está a participar no Roskilde Airshow 2025, na exposição estática:

https://airshow.dk/en/airshow-program/

Citar
Inside the Portuguese Air Force KC390 in Roskilde 🇵🇹🇩🇰 #shorts #plane #aviation #airshow

https://www.youtube.com/shorts/wAGq1Yt9ewg
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka, sivispacem

*

Tikuna

  • Perito
  • **
  • 359
  • Recebeu: 247 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +175/-2508
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4583 em: Agosto 27, 2025, 05:50:00 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 1137
  • Recebeu: 566 vez(es)
  • Enviou: 712 vez(es)
  • +81/-8
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4584 em: Setembro 03, 2025, 06:05:03 pm »
At first MSPO appearance, Embraer offers Poland KC-390 both as transport and tanker

Citar
“We see a lot of potential for the K-390 in Poland with the growth of forces, the needs for logistics and rapid employment of capabilities,” said Embraer’s Chief Marketing Officer Marcio Monteiro.

https://breakingdefense.com/2025/09/at-first-mspo-appearance-embraer-offers-poland-kc-390-both-as-transport-and-tanker/
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 10125
  • Recebeu: 5198 vez(es)
  • Enviou: 855 vez(es)
  • +5381/-1246
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4585 em: Setembro 03, 2025, 11:56:56 pm »
Mais dinheiro para Portugal e mais um cliente da OTAN
Lituânia dessa vez :

https://www.airway.com.br/governo-da-lituania-afirma-agora-que-o-c-390-substituira-os-turboelices-c-27j-spartan/

Sim, mais 30 gigantescos milhões, ou 33, dependendo do dia. Menos dinheiro do que se Portugal exportasse um único NPO.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

MMaria

  • Investigador
  • *****
  • 1218
  • Recebeu: 175 vez(es)
  • Enviou: 308 vez(es)
  • +42/-2026
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4586 em: Setembro 04, 2025, 12:42:27 am »
NPO tem 'a quilo' no mercado internacional, até paises sul-americanos sem tradição em naval estão contruindo.

Cargueiro da classe do KC só tem um por enquanto, apostaria em mais ganhos comercializando estes.

Sds
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 10125
  • Recebeu: 5198 vez(es)
  • Enviou: 855 vez(es)
  • +5381/-1246
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4587 em: Setembro 04, 2025, 02:21:07 pm »
O que interessa haver várias opções de OPVs no mercado? O Brasil devia, para fins da bilateralidade e de sermos países irmãos, comprar o NPO por ajuste directo, ao preço que nós queremos. O Brasil constituiria 20% dos navios no seu território, e qualquer NPO vendido a outros países geraria 10% de retorno para a economia brasileira.

Bom negócio, ou não?  :mrgreen:


Vocês e a "classe" do KC. Curioso que quando é para discutir caças, o facto do F-35 estar numa classe (e geração) completamente à parte do vosso Gripen, não vos impede de vir dizer que o Gripen é uma alternativa comparável ao F-35. Mas o KC-390 já está convenientemente numa classe diferente do A-400M e do Kawasaki C-2.

Além do mais, o KC-390 não é o único negócio entre as Forças Armadas Portuguesas e a Embraer. Se fosse, menos mal, mas existe outra pedra no sapato, a reforçar a ideia de que esta "bilateralidade" na Defesa está muito inclinada para um lado.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, sivispacem, PTWolf

*

MMaria

  • Investigador
  • *****
  • 1218
  • Recebeu: 175 vez(es)
  • Enviou: 308 vez(es)
  • +42/-2026
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4588 em: Setembro 04, 2025, 02:31:37 pm »
Citar
Vocês e a "classe" do KC. Curioso que quando é para discutir caças, o facto do F-35 estar numa classe (e geração) completamente à parte do vosso Gripen, não vos impede de vir dizer que o Gripen é uma alternativa comparável ao F-35.

Penso que nunca advoguei pelo caça sueco, até porque não tenho nada a opinar sobre isso. No mais, é ponto pacífico que o F35 é de outra geração.

De resto, seria coisa de negociar sobre os navios, nunca se sabe o que poderia sair.

Sds