Peço desculpa, mas não percebi como é que de um anuncio onde não referem praticamente nada sobre as capacidades, e de um vídeo ilustrativo (que até mostra algumas capacidade que voce supõe que o KC-390 ISR não vai ter) consegui supor/especular tanta coisa?
Não sabemos, o alcance da nova versão, nem o numero de hardpoints (ou se vai ter alguns, mas o vídeo ilustrativo aparenta mostrar ter), nem o armamento que suportará, o preço, se é preciso modificações no frame do avião (que no vídeo só mostra contentores), não sabemos nenhuma característica, mas voce já está a inferir que a nova versão é limitada e cara!
Inclusive diz que o kc390 será demasiado grande e gordo, mas este consegue ser ligeiramente (muito pouco 0.5 a 1mt) mais pequeno que o P-8, sendo apenas um pouco maior (asas 5mt e altura 1mt) que o P-3C, mas consegue ser mais rápido que os 2.
Pessoalmente não tenho grande opinião, era a favor de P-8 (por considerar uma plataforma testada e disponível), até o Trump abrir a boca, agora sou a favor de um projeto Europeu, mas sinceramente acho (não por preferência) que se esta versão chegar a bom porto, cm muita probabilidade vamos adquirir a mesma.
Pois, a parte de perceber, requer capacidade de interpretação.
Eu não disse que o 390 ISR não teria capacidade de armamento, disse que terá capacidade limitada. Um P-8 tem 11 hardpoints, 5 deles internos para torpedos. Gostava de saber onde raio é que um 390 vai ter tantos. Um 390 tem objectivamente menos alcance que um P-8, e a única forma de tentar compensar isto, é com depósitos externos, que por sua vez irão roubar estações para armamento e/ou sensores adicionais.
No que eu escrevi, disse que o nosso interesse nesta versão só faria sentido, se fosse uma mera questão de incorporar módulos internos. Se para fazer ISR for preciso uma aeronave completamente nova dado o nível de modificações, ao invés das 5 aeronaves que já adquirimos, esta opção não faz sentido para a FAP. E com base nisto, expliquei as razões.
Nós não sabemos o preço de uma versão ISR, mas sabemos o preço unitário do C-390 base: 110-120M, sem incluir equipamento de autoprotecção. Uma versão totalmente equipada para ISR/MPA, vai custar muito dinheiro, quase tanto como um P-8 novo, ou se calhar até mais. Pelo preço, pelas capacidades mais limitadas, não compensa.
A dimensão da aeronave é um problema, não como plataforma MPA, mas sim como plataforma ISR.
Uma coisa é adquirires um MPA (necessário), e este ter capacidade ISR.
Uma coisa é teres KC-390, e este fazer ISR com recurso a módulos nas aeronaves já adquiridas.
Outra coisa completamente diferente, é ter que comprar de propósito um 390 ISR para cumprir esta missão, ao invés de usar plataformas existentes com esta capacidade, ou de adquirir meios muito mais baratos para esse fim.
O tamanho é relevante, porque o país não tem uma plataforma aérea ISR adequada para operar em ambientes com algum grau de ameaça. Entre P-3, C-295 VIMAR, um hipotético C-390 ISR, e os indesejados ST, todos têm uma coisa em comum - só fazem ISR/ISTAR em ambientes não-contestados/bem longe da área de operações.
E aqui, estourar mais dinheiro ainda numa versão destas do 390, não faz sentido, sendo mais racional investir em UCAVs.
Mas lá está, se a capacidade ISR puder ser adicionada aos 390 actuais, sem ter que comprar mais, tudo bem.
O que não pode acontecer, é substituírem os P-3, devido às limitações óbvias que a plataforma terá face ao preço que custaria.