KC-390 na FAP

• 4198 Respostas
  • 769866 Visualizações
*

Pescador

• Investigador
  • 5469
  • Recebeu: 3600 vez(es)
  • Enviou: 3026 vez(es)
  • +5962/-3823
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4125 em: Abril 03, 2025, 05:25:36 pm »
Um moço de recados aculturado que passa a vida a ofender, e fazer birras para tantos, com modos infantis agora ofendido- E depois tem uma claque de mais 2 ou 3 jacarés adquiridos.
Realmente
É mandar uma célula do PCC a casa que os recebo

Fartinho de ver este País ser intrujado e manietado por interesses pessoais, com ligações a externos, onde alguns de cá também mamam.
E no caso concreto aqui, são bem obvio os interesses e as prioridades de aquisições, com situações tão urgentes e pertinentes por fazer e que se arrastam. Isto é que dói. Pelo menos a quem sente. ´
Por isso pouco me incomoda esses juizinhos de valor das Madalenas do sistema 

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca

*

tenente

• Investigador
  • 10762
  • Recebeu: 6230 vez(es)
  • Enviou: 4831 vez(es)
  • +8577/-2028
« Responder #4126 em: Abril 03, 2025, 05:39:28 pm »
Um bom exemplo...
Vai começar a masturbação
Depois é glorificar até inventar o inenarrável do fantástico mundo Marvel

Um bom exemplo...
No fundo, o que é que disse?

Penso que o CharlieJaguar estava a falar de Halifax.

A citação que o João colocou é de uma publicação do Pescador, porque é que me estás a mencionar?  ???

Vivo mesmo rent free dentro dessa tua cabaça, não é?  :mrgreen: ::)

Scroll down

Sim, de facto é melhor limitar ou cortar qualquer interação com esta criatura. Até para comic relief já perdeu completamente a piada.

HaHaHaHaHa HaHa

Do melhor CG,  do melhor !!

Grande Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

*

sivispacem

• Investigador
  • 1423
  • Recebeu: 797 vez(es)
  • Enviou: 810 vez(es)
  • +436/-492
« Responder #4127 em: Abril 03, 2025, 05:57:26 pm »
Um bom exemplo...

Um bom exemplo...

A citação que o João colocou é de uma publicação do Pescador, porque é que me estás a mencionar?  ???

Scroll down

Sim, de facto é melhor limitar ou cortar qualquer interação com esta criatura. Até para comic relief já perdeu completamente a piada.

Os meus colegas foristas que me perdoem, afinal sou um mero amador nestas coisas. Mas parece-me que se estáo a esquecer de algo óbvio que Bernard Shaw tão bem referiu na sua frase "Nunca lutes com um porco; ficas todo sujo, e ainda por cima o porco gosta".

Uns e outros - os decentes e os parvos e agitadores 'porque sim' deste fórum - sabem a quem me refiro. Se alguém tiver dúvidas é só enviar um pm.
Mas da minha parte já há algum tempo decidi que tenho mais que fazer que responder a esses trolls.... 
Mas a administação devia fazer mais para merecer essa designação....

Cumprimentos,

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Duarte, Charlie Jaguar, tenente, Pneucareca, Nighthawk

*

tenente

• Investigador
  • 10762
  • Recebeu: 6230 vez(es)
  • Enviou: 4831 vez(es)
  • +8577/-2028
« Responder #4128 em: Abril 03, 2025, 06:23:18 pm »
Um bom exemplo...

Um bom exemplo...

Scroll down

Os meus colegas foristas que me perdoem, afinal sou um mero amador nestas coisas. Mas parece-me que se estáo a esquecer de algo óbvio que Bernard Shaw tão bem referiu na sua frase "Nunca lutes com um porco; ficas todo sujo, e ainda por cima o porco gosta".

Uns e outros - os decentes e os parvos e agitadores 'porque sim' deste fórum - sabem a quem me refiro. Se alguém tiver dúvidas é só enviar um pm.
Mas da minha parte já há algum tempo decidi que tenho mais que fazer que responder a esses trolls.... 
Mas a administação devia fazer mais para merecer essa designação....

X2

É o procedimento a adoptar, eu, pelo menos é o que já venho fazendo há algum tempo, pois não perco o meu tempo a comentar larachas sem qq nexo nem utilidade para o FD.

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

dc

• Investigador
  • 9808
  • Recebeu: 5013 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5356/-1060
« Responder #4129 em: Abril 04, 2025, 01:27:34 am »
No que respeita a uma suposta versão ISR do 390, é algo que para nós só faz sentido, se for um sistema modular que pode ser integrado no compartimento de carga, sem exigir modificações às aeronaves existentes.

Se esta capacidade só estiver ao alcance de aeronaves compradas novas, não faz sentido esbanjar tanto dinheiro numa aeronave assim, havendo alternativas bem mais racionais para "ISR", como UCAVs ou uma adaptação/upgrade dos C-295 VIMAR para esse fim.

Facilmente olhamos para o 390, e vermos que é demasiado grande, gordo e caro para se dedicar a ISR, e o país não é rico o suficiente para ter plataformas dedicadas a ISR de baixa intensidade.

Enquanto MPA, um "P-390" será sempre demasiado limitado. O avião terá um custo muito parecido ao de um P-8 (um C-390 base custa 110-120M, agora é fazer as contas para uma versão MPA), e por esse preço, teríamos um avião com menos alcance, e com tremendas limitações de armamento, particularmente pela falta de hardpoints.

Além disso, qualquer que seja o modelo escolhido para substituir os P-3, este terá que ter outras capacidades para lá de patrulha marítima, ASW e ASuW. A capacidade de largar munições stand-off, como mísseis de cruzeiro e armamento "oversized", será crucial numa FAP que terá poucos caças.

Quanto às nossas frotas de transporte, vemos muitos planos e sonhos, mas para mim, tínhamos de ter algo assim:
-5 KC-390 (comprar mais sistemas Cobham)
-2/3 MRTT
-12 C-295 modernizados
-um batch inicial de Lus-222 para testar e desenvolver variantes que a FAP precise
-tornar-nos membros do SAC (frota C-17 da NATO), e propor a transferência de parte desde grupo para uma BA portuguesa, aproveitando o desalinhamento político da Hungria (actual base do SAC).

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nighthawk

*

os_pero

• Analista
  • 689
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +1405/-92
« Responder #4130 em: Abril 04, 2025, 11:40:10 am »
No que respeita a uma suposta versão ISR do 390, é algo que para nós só faz sentido, se for um sistema modular que pode ser integrado no compartimento de carga, sem exigir modificações às aeronaves existentes.

Se esta capacidade só estiver ao alcance de aeronaves compradas novas, não faz sentido esbanjar tanto dinheiro numa aeronave assim, havendo alternativas bem mais racionais para "ISR", como UCAVs ou uma adaptação/upgrade dos C-295 VIMAR para esse fim.

Facilmente olhamos para o 390, e vermos que é demasiado grande, gordo e caro para se dedicar a ISR, e o país não é rico o suficiente para ter plataformas dedicadas a ISR de baixa intensidade.

Enquanto MPA, um "P-390" será sempre demasiado limitado. O avião terá um custo muito parecido ao de um P-8 (um C-390 base custa 110-120M, agora é fazer as contas para uma versão MPA), e por esse preço, teríamos um avião com menos alcance, e com tremendas limitações de armamento, particularmente pela falta de hardpoints.

Além disso, qualquer que seja o modelo escolhido para substituir os P-3, este terá que ter outras capacidades para lá de patrulha marítima, ASW e ASuW. A capacidade de largar munições stand-off, como mísseis de cruzeiro e armamento "oversized", será crucial numa FAP que terá poucos caças.

(...)

Peço desculpa, mas não percebi como é que de um anuncio onde não referem praticamente nada sobre as capacidades, e de um vídeo ilustrativo (que até mostra algumas capacidade que voce supõe que o KC-390 ISR não vai ter) consegui supor/especular tanta coisa?

Não sabemos, o alcance da nova versão, nem o numero de hardpoints (ou se vai ter alguns, mas o vídeo ilustrativo aparenta mostrar ter), nem o armamento que suportará, o preço, se é preciso modificações no frame do avião (que no vídeo só mostra contentores), não sabemos nenhuma característica, mas voce já está a inferir que a nova versão é limitada e cara!

Inclusive diz que o kc390 será demasiado grande e gordo, mas este consegue ser ligeiramente (muito pouco 0.5 a 1mt) mais pequeno que o P-8, sendo apenas um pouco maior (asas 5mt e altura 1mt) que o P-3C, mas consegue ser mais rápido que os 2.

Pessoalmente não tenho grande opinião, era a favor de P-8 (por considerar uma plataforma testada e disponível), até o Trump abrir a boca, agora sou a favor de um projeto Europeu, mas sinceramente acho (não por preferência) que se esta versão chegar a bom porto, cm muita probabilidade vamos adquirir a mesma.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka, yuwanko

*

mafets

• Investigador
  • 9830
  • Recebeu: 3886 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
« Responder #4131 em: Abril 04, 2025, 12:05:01 pm »
Fazendo o parelelismo entre o Kc e o C130, este ultimo teve, se tanto, meia dúzia de usuários.

https://www.flightglobal.com/fixed-wing/paris-lockheed-unveils-maritime-patrol-kit-for-c-130-hercules/133200.article

Saudações

P.S. Mesmo o C295 e o C235, têm apenas uns quantos.

P.S. 2 - Provavelmente plataformas mais pequenas, acabam por ser as mais utilizadas. Penso eu de que.

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/

*

Pescador

• Investigador
  • 5469
  • Recebeu: 3600 vez(es)
  • Enviou: 3026 vez(es)
  • +5962/-3823
« Responder #4132 em: Abril 04, 2025, 02:07:55 pm »
Voltamos ao mesmo. Os C295 estão cá e existem versões. Será preciso inventar, para já usando o que temos?

No futuro, depois do fim dos P3, acredito mais num avião dedicado(totalmente europeu) e não as adaptações de cargueiros, onde não conta só os tamanhos, mas o perfil e o peso e, onde se gasta a comprar mais modelos para adaptar(pode dar jeito a alguma entidade).
Gastar por gastar numa plataforma, que seja uma que reúna conjunto de características dedicadas de raiz

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem, Pneucareca

*

dc

• Investigador
  • 9808
  • +5356/-1060
« Responder #4133 em: Abril 04, 2025, 04:11:58 pm »
Peço desculpa, mas não percebi como é que de um anuncio onde não referem praticamente nada sobre as capacidades, e de um vídeo ilustrativo (que até mostra algumas capacidade que voce supõe que o KC-390 ISR não vai ter) consegui supor/especular tanta coisa?

Não sabemos, o alcance da nova versão, nem o numero de hardpoints (ou se vai ter alguns, mas o vídeo ilustrativo aparenta mostrar ter), nem o armamento que suportará, o preço, se é preciso modificações no frame do avião (que no vídeo só mostra contentores), não sabemos nenhuma característica, mas voce já está a inferir que a nova versão é limitada e cara!

Inclusive diz que o kc390 será demasiado grande e gordo, mas este consegue ser ligeiramente (muito pouco 0.5 a 1mt) mais pequeno que o P-8, sendo apenas um pouco maior (asas 5mt e altura 1mt) que o P-3C, mas consegue ser mais rápido que os 2.

Pessoalmente não tenho grande opinião, era a favor de P-8 (por considerar uma plataforma testada e disponível), até o Trump abrir a boca, agora sou a favor de um projeto Europeu, mas sinceramente acho (não por preferência) que se esta versão chegar a bom porto, cm muita probabilidade vamos adquirir a mesma.

Pois, a parte de perceber, requer capacidade de interpretação.

Eu não disse que o 390 ISR não teria capacidade de armamento, disse que terá capacidade limitada. Um P-8 tem 11 hardpoints, 5 deles internos para torpedos. Gostava de saber onde raio é que um 390 vai ter tantos. Um 390 tem objectivamente menos alcance que um P-8, e a única forma de tentar compensar isto, é com depósitos externos, que por sua vez irão roubar estações para armamento e/ou sensores adicionais.

No que eu escrevi, disse que o nosso interesse nesta versão só faria sentido, se fosse uma mera questão de incorporar módulos internos. Se para fazer ISR for preciso uma aeronave completamente nova dado o nível de modificações, ao invés das 5 aeronaves que já adquirimos, esta opção não faz sentido para a FAP. E com base nisto, expliquei as razões.

Nós não sabemos o preço de uma versão ISR, mas sabemos o preço unitário do C-390 base: 110-120M, sem incluir equipamento de autoprotecção. Uma versão totalmente equipada para ISR/MPA, vai custar muito dinheiro, quase tanto como um P-8 novo, ou se calhar até mais. Pelo preço, pelas capacidades mais limitadas, não compensa.

A dimensão da aeronave é um problema, não como plataforma MPA, mas sim como plataforma ISR.

Uma coisa é adquirires um MPA (necessário), e este ter capacidade ISR.
Uma coisa é teres KC-390, e este fazer ISR com recurso a módulos nas aeronaves já adquiridas.
Outra coisa completamente diferente, é ter que comprar de propósito um 390 ISR para cumprir esta missão, ao invés de usar plataformas existentes com esta capacidade, ou de adquirir meios muito mais baratos para esse fim.

O tamanho é relevante, porque o país não tem uma plataforma aérea ISR adequada para operar em ambientes com algum grau de ameaça. Entre P-3, C-295 VIMAR, um hipotético C-390 ISR, e os indesejados ST, todos têm uma coisa em comum - só fazem ISR/ISTAR em ambientes não-contestados/bem longe da área de operações.
E aqui, estourar mais dinheiro ainda numa versão destas do 390, não faz sentido, sendo mais racional investir em UCAVs.

Mas lá está, se a capacidade ISR puder ser adicionada aos 390 actuais, sem ter que comprar mais, tudo bem.

O que não pode acontecer, é substituírem os P-3, devido às limitações óbvias que a plataforma terá face ao preço que custaria.

*

os_pero

• Analista
  • 689
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +1405/-92
« Responder #4134 em: Abril 04, 2025, 05:40:08 pm »

Pois, a parte de perceber, requer capacidade de interpretação.

Eu não disse que o 390 ISR não teria capacidade de armamento, disse que terá capacidade limitada. Um P-8 tem 11 hardpoints, 5 deles internos para torpedos. Gostava de saber onde raio é que um 390 vai ter tantos. Um 390 tem objectivamente menos alcance que um P-8, e a única forma de tentar compensar isto, é com depósitos externos, que por sua vez irão roubar estações para armamento e/ou sensores adicionais.

No que eu escrevi, disse que o nosso interesse nesta versão só faria sentido, se fosse uma mera questão de incorporar módulos internos. Se para fazer ISR for preciso uma aeronave completamente nova dado o nível de modificações, ao invés das 5 aeronaves que já adquirimos, esta opção não faz sentido para a FAP. E com base nisto, expliquei as razões.

Nós não sabemos o preço de uma versão ISR, mas sabemos o preço unitário do C-390 base: 110-120M, sem incluir equipamento de autoprotecção. Uma versão totalmente equipada para ISR/MPA, vai custar muito dinheiro, quase tanto como um P-8 novo, ou se calhar até mais. Pelo preço, pelas capacidades mais limitadas, não compensa.

A dimensão da aeronave é um problema, não como plataforma MPA, mas sim como plataforma ISR.

Uma coisa é adquirires um MPA (necessário), e este ter capacidade ISR.
Uma coisa é teres KC-390, e este fazer ISR com recurso a módulos nas aeronaves já adquiridas.
Outra coisa completamente diferente, é ter que comprar de propósito um 390 ISR para cumprir esta missão, ao invés de usar plataformas existentes com esta capacidade, ou de adquirir meios muito mais baratos para esse fim.

O tamanho é relevante, porque o país não tem uma plataforma aérea ISR adequada para operar em ambientes com algum grau de ameaça. Entre P-3, C-295 VIMAR, um hipotético C-390 ISR, e os indesejados ST, todos têm uma coisa em comum - só fazem ISR/ISTAR em ambientes não-contestados/bem longe da área de operações.
E aqui, estourar mais dinheiro ainda numa versão destas do 390, não faz sentido, sendo mais racional investir em UCAVs.

Mas lá está, se a capacidade ISR puder ser adicionada aos 390 actuais, sem ter que comprar mais, tudo bem.

O que não pode acontecer, é substituírem os P-3, devido às limitações óbvias que a plataforma terá face ao preço que custaria.

Pois eu como pelos vistos tenho capacidade reduzida de futurologia não consigo interpretar e comprar algo que ainda não existe ou está definido.

https://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_P-8_Poseidon
Combat range: 1,383 mi (2,225 km, 1,200 nmi) radius with 4 hours on station for anti-submarine warfare mission[222]
Ferry range: 5,200 mi (8,300 km, 4,500 nmi)

Mas fico feliz que tenhamos alguém no fórum capaz de prever/supor/especular sobre algo que ainda não está sequer definido.

*

dc

• Investigador
  • 9808
  • +5356/-1060
« Responder #4135 em: Abril 04, 2025, 11:27:19 pm »
Pois eu como pelos vistos tenho capacidade reduzida de futurologia não consigo interpretar e comprar algo que ainda não existe ou está definido.

https://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_P-8_Poseidon
Combat range: 1,383 mi (2,225 km, 1,200 nmi) radius with 4 hours on station for anti-submarine warfare mission[222]
Ferry range: 5,200 mi (8,300 km, 4,500 nmi)

Mas fico feliz que tenhamos alguém no fórum capaz de prever/supor/especular sobre algo que ainda não está sequer definido.

Interpretar frases em português, nada tem a ver com futurologia, é simplesmente ler, e pensar um bocadinho antes de responder. Em caso de dúvidas, repetir o processo até ao ponto em que se compreende o que se diz.

Também não é futurologia interpretar os dados que acabaste de pesquisar. O 390 tem um ferry range 2000km inferior ao P-8, e só com depósitos extra é que se equipara. Escusado será dizer que se o 390, para igualar no raio de acção o P-8, precisa de depósitos nas asas, então está a abdicar de 2 do seu já limitado número de pylons disponíveis, enquanto o P-8 mantém todos os pylons disponíveis, e ainda carrega 5 torpedos internamente.

Se achas que estas extrapolações são futurologia, então podes explicar-nos qual o segredo para o 390 aumentar em 30% o seu raio de acção, assim por magia, ou onde é que vai arranjar espaço para um número comparável de pylons de armamento.

E isto sem mencionar o Kawasaki P-1.

É mais que sabido que, sem pesadas alterações ao avião, um P-390 terá limitações face aos MPAs existentes no mercado. A versão ISR tenta ser um falso MPA, ou quanto muito um complemento de MPAs, não um concorrente directo dos MPA de topo.
Os preços, é mais que óbvio que se a versão "cargueiro táctico" sem nada incluído, já tem um custo igual ou superior a 110M a unidade, nunca uma versão melhor equipada em termos de sensores e equipamentos iria custar menos.

Na melhor das hipóteses, a variante ISR proposta, custa exactamente o mesmo que o normal, caso se trare do avião base, que depois recebe módulos internos e pylons mas asas. Mas mesmo neste caso, não faria sentido comprarmos mais aviões destes, bastando adquirir os módulos.

*

saabGripen

• Investigador
  • 1861
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1076/-1878
« Responder #4136 em: Abril 04, 2025, 11:35:39 pm »
Peço desculpa, mas

Pois, a parte de perceber, requer capacidade

Pois eu como pelos vistos tenho capacidade reduzida

"alguém" ??

mano, tu descreveste 99% do Forum.
« Última modificação: Abril 04, 2025, 11:37:08 pm por saabGripen »

*

Malagueta

• Analista
  • 801
  • Recebeu: 260 vez(es)
  • Enviou: 314 vez(es)
  • +165/-127
« Responder #4137 em: Abril 07, 2025, 09:21:30 am »
Bom dia,

Sublinhei o custo estimado de um simulador, que me surpreendeu.

https://www.publico.pt/2025/04/04/publico-brasil/noticia/portugal-abrigara-centro-europeu-treinamento-avioes-embraer-2128505

Portugal abrigará centro europeu de treinamento para aviões da Embraer

O ministro da Defesa de Portugal, Nuno Melo, anunciou que o país criará um centro de formação e treinamento de pilotos para as aeronaves KC-390, fabricadas pela Embraer. Ele revelou, ainda, que o Estado português vai adquirir um segundo equipamento simulador do cargueiro militar da empresa brasileira. De acordo com o ministro, a Base Aérea n.º 11, na região do Alentejo, em Beja, foi o local escolhido para o investimento. A unidade ficará nas instalações da Esquadra 506 — “Rinocerontes”, onde futuros pilotos realizarão treinados e qualificados.

Melo enfatizou que, tanto o centro de treinamento quanto a compra do simulador, vão gerar muitos dividendos à Portugal. “Esta não é uma aquisição irrelevante”, declarou ele, acrescentando que “cada formação de piloto tem um custo que pode girar entre 600 mil e 700 mil euros (R$ 3,6 milhões e R$ 4,2 milhões)”. Ou seja, na avaliação dele, o novo centro gerará poupança e um importante ganho para o país.

O centro europeu de formação e qualificação de tripulantes da aeronave multi-missão KC-390, segundo nota distribuída pelo ministério, amplia o leque de atributos do avião da Embraer. Aliado às modificações realizadas no projeto inicial da aeronave, que visam adequá-la aos requisitos estabelecidos pelos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), das Nações Unidas e da União Europeia, o centro faz com que os cargueiros sejam mais atraentes comercialmente e possam ser adquiridos por outros países. “A possibilidade de Portugal formar pilotos é um passo decisivo, graças à Força Aérea e a uma parceria muito virtuosa com a Embraer”, frisou Melo.

Acompanhado do chefe do Estado Maior das Forças Armadas portuguesa, general Nunes da Fonseca, e do chefe da Força Aérea, Cartaxo Alves, o ministro explicou que, no início do ano, Portugal recebeu os últimos componentes do primeiro simulador da aeronave KC-390, uma “autêntica réplica” do cockpit do avião. “Passaremos a formar tripulações para essas aeronaves, que já estão a equipar as forças aéreas de muitos países, para que se possa, também, trazer retorno para a nossa indústria da Defesa e para a Força Aérea”, destacou.

Várias utilidades

O KC-390 é um avião de transporte militar, com várias características, que vão desde o combate a incêndios florestais à realização de operações de busca e salvamento, evacuações médicas e missões de ajuda humanitária. Países como Holanda, Hungria, República Tcheca, Suécia a Áustria já adquiriram a aeronave e podem vir a ser potenciais interessados na formação de pilotos

Um simulador custa aproximadamente o mesmo que uma aeronave, entre 85 milhões e 130 milhões de dólares (79,3 milhões e 121,3 milhões de euros ou R$ 476 milhões e R$ 728 milhões), dependendo da configuração escolhida pelo comprador. Melo destacou que “a poupança com a utilização do cockpit para capacitação de pilotos é significativa, pois não será necessário utilizar combustível em voos de treino, nem fazer manutenção”, observou.

O investimento português para a aquisição desses cargueiros trará importantes divisas para Portugal, segundo o ministro. “Com as vendas dessas aeronaves já feitas em vários países e o retorno para o Estado português, este investimento é muito positivo e estará já perto de 600 milhões de euros (R$ 3,6 bilhões)”, informou.

Em 2019, Portugal adquiriu da Embraer cinco aeronaves KC-390 e um simulador, tendo já sido entregues dois aviões (o terceiro chegará ao país ainda neste ano), com o objetivo de substituir os Hércules C-130. O negócio totalizou de 850 milhões de euros (R$ 5,1 bilhões).

vídeo  do ministro defesa, sobre o assunto, inclui uma referencia também ao simulador do supertucano.

« Última modificação: Abril 07, 2025, 09:26:32 am por Malagueta »

*

saabGripen

• Investigador
  • 1861
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1076/-1878
« Responder #4138 em: Abril 07, 2025, 10:52:44 am »

A escolha de um caça para a FAP deve ter em conta a autorização e apoio técnico dados a Portugal para simular no simulador do ST, e no próprio cockpit do ST, o cockpit do caça escolhido.

Com dados fornecidos pelo construtor do caça, temos empresas em Portugal para criar o software de simulação.

E fazer dinheiro.

*

Tiamate

• Membro
  • *
  • 237
  • Recebeu: 71 vez(es)
  • Enviou: 299 vez(es)
  • +215/-3729
« Responder #4139 em: Abril 07, 2025, 11:32:49 am »

A escolha de um caça para a FAP deve ter em conta a autorização e apoio técnico dados a Portugal para simular no simulador do ST, e no próprio cockpit do ST, o cockpit do caça escolhido.

Com dados fornecidos pelo construtor do caça, temos empresas em Portugal para criar o software de simulação.

E fazer dinheiro.

Mas porque raio isso vem para este tópico?!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, sivispacem