Pelo que percebi, as AH140 vão substituir as Iver Huitfeld, que vão ser “despromovidas” a OPV, por causa dos problemas com o radar e sistema de combate. Possíveis AH140 posteriores substituirão as Absalon. Que eu saiba, a Dinamarca não vai aumentar o número de fragatas, vai ficar nas 5…
Mesmo que substituam as IH, duvido que lhes seja retirado todo aquele equipamento/armamento. Também me parece estranho que, se o problema é o radar e o CMS, duas coisas que podem ser substituídas com um MLU, a solução seja substituir se imediado os navios.
O que poderá ocorrer, é uma simplificação das IH, eventualmente trocando os radares e CMS por algo com provas das mas com menos capacidades (ex. substituir o APAR por um radar rotativo), passando os navios a ser mais fragatas GP do AAW.
Tenho ideia de ter lido que a intenção original passava por substiuir os actuais OPV Thetis, por fragatas ASW. Talvez o novo plano passe por isso? Converter as IH em ASW?
As Absalon acho igualmente estranho, por serem na prática fragatas com maiores capacidades logísticas. Vão abdicar delas para ter apenas fragatas puras?