O Reapetrechamento da Marinha

• 2471 Respostas
  • 518980 Visualizações
*

Mentat

• Perito
  • **
  • 484
  • Recebeu: 297 vez(es)
  • Enviou: 352 vez(es)
  • +80/-36
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2445 em: Maio 30, 2025, 03:47:13 pm »
O KSS-III é uma opção extremamente interessante, se o país quisesse ter outro tipo de presença no mar. Um submarino "barato" com VLS que pode lançar SLCM e SLBM, é algo que só costumava estar ao alcance das potências.

Não é UE, mas tem potencial para ter sistemas provenientes da UE, nomeadamente certos sensores e armamento.

Com a escassez de pessoal que assola as FA, o investimento em SSGN faz cada vez mais sentido.
 A muy recente parceria com a HHI deixa-me muito esperançoso que que a submarinos diz respeito. Até me dou ao luxo de ter alguma esperança num refurbishment do Alfeite, a curto/médio prazo.

*

JohnM

• Investigador
  • 1497
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • Enviou: 452 vez(es)
  • +244/-53
« Responder #2446 em: Maio 30, 2025, 03:54:21 pm »
O KSS-III é uma opção extremamente interessante, se o país quisesse ter outro tipo de presença no mar. Um submarino "barato" com VLS que pode lançar SLCM e SLBM, é algo que só costumava estar ao alcance das potências.

Não é UE, mas tem potencial para ter sistemas provenientes da UE, nomeadamente certos sensores e armamento.

Com a escassez de pessoal que assola as FA, o investimento em SSGN faz cada vez mais sentido.
 A muy recente parceria com a HHI deixa-me muito esperançoso que que a submarinos diz respeito. Até me dou ao luxo de ter alguma esperança num refurbishment do Alfeite, a curto/médio prazo.
Lamento desapontar, mas a parceria com a HHI é para submarinos mais pequenos, isso é referido EXPLICITAMENTE no texto. Não sei porque começam logo a especular sobre SSGKs… pelo que percebo, a Marinha quer mais submarinos e prefere ter dois mais pequenos, presumivelmente para operações costeiras (defesa de costa, portos, etc.), libertando assim os U209PN para operações em águas azuis e no âmbito da NATO, que apenas um maior… é tão simples como isso, não sei porque começam logo a inventar e criar expetativas completamente infundamentadas no que quer que seja.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Mentat

• Perito
  • **
  • 484
  • Recebeu: 297 vez(es)
  • Enviou: 352 vez(es)
  • +80/-36
« Responder #2447 em: Maio 30, 2025, 04:07:23 pm »
Lamento desapontar, mas a parceria com a HHI é para submarinos mais pequenos, isso é referido EXPLICITAMENTE no texto. Não sei porque começam logo a especular sobre SSGKs… pelo que percebo, a Marinha quer mais submarinos e prefere ter dois mais pequenos, presumivelmente para operações costeiras (defesa de costa, portos, etc.), libertando assim os U209PN para operações em águas azuis e no âmbito da NATO, que apenas um maior… é tão simples como isso, não sei porque começam logo a inventar e criar expetativas completamente infundamentadas no que quer que seja.

Nada disso.  :)
Os meus olhos saltaram a parte do texto onde os submarinos pequenos estão mencionados. Não seria de todo a minha escolha, mas é o que é.
Independentemente disso, a parceria com a HHI é uma excelente notícia e espero que seja a primeira de várias com empresas sul coreanas.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JohnM

*

dc

• Investigador
  • 9942
  • Recebeu: 5092 vez(es)
  • Enviou: 849 vez(es)
  • +5369/-1149
« Responder #2448 em: Maio 30, 2025, 04:36:52 pm »
[/quote]

Eu falei dos KSS-III antes sequer de ler o tópico onde mencionava a parceria com a HHI.

A Marinha está a partir do pressuposto que o orçamento será limitado. Daí haver sequer a comparação entre 1 submarino maior ou 2 pequenos. Com a perspectiva de aumento do investimento na Defesa, esta deveria deixar de ser uma preocupação.

A questão que se coloca aqui é a seguinte. Se realmente se gastar 3.5% do PIB na Defesa anualmente, estamos a falar de muito dinheiro. Se a Marinha não vai comprar fragatas nos próximos 10 anos, nem vai comprar 2 submarinos a sério, então vai gastar a sua fatia do orçamento em quê?

3.5% do PIB, representam perto de 9000M, por ano! Se alocarmos 2000M/ano para a MGP, estamos a falar de 20000M a cada 10 anos (2026-2036). Onde é que será gasto este dinheiro todo, se não for em capacidades de combate de primeira linha?

Mesmo que façamos a suposição que até 2030 (inclusive) só atingimos os 2%, que dá cerca de 5000M/ano, e atingimos os 3.5% a partir de 2031... e assumirmos que a fatia da Marinha seria de 1000M/ano, estamos a falar de um total de 5000M para a MGP só até 2030. Novamente, onde é que vai ser gasto?

Com este tipo de valores, se só vamos comprar 2 submarinos pequenos, então que seja porque se conta em investir o resto em novas fragatas. Porque se com tanto dinheiro a MGP só conseguir sacar 2 subs ligeiros e uns navios de patrulha, é muito muito fraco.

*

JohnM

• Investigador
  • 1497
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • Enviou: 452 vez(es)
  • +244/-53
« Responder #2449 em: Maio 30, 2025, 04:46:13 pm »

Eu falei dos KSS-III antes sequer de ler o tópico onde mencionava a parceria com a HHI.

A Marinha está a partir do pressuposto que o orçamento será limitado. Daí haver sequer a comparação entre 1 submarino maior ou 2 pequenos. Com a perspectiva de aumento do investimento na Defesa, esta deveria deixar de ser uma preocupação.

A questão que se coloca aqui é a seguinte. Se realmente se gastar 3.5% do PIB na Defesa anualmente, estamos a falar de muito dinheiro. Se a Marinha não vai comprar fragatas nos próximos 10 anos, nem vai comprar 2 submarinos a sério, então vai gastar a sua fatia do orçamento em quê?

3.5% do PIB, representam perto de 9000M, por ano! Se alocarmos 2000M/ano para a MGP, estamos a falar de 20000M a cada 10 anos (2026-2036). Onde é que será gasto este dinheiro todo, se não for em capacidades de combate de primeira linha?

Mesmo que façamos a suposição que até 2030 (inclusive) só atingimos os 2%, que dá cerca de 5000M/ano, e atingimos os 3.5% a partir de 2031... e assumirmos que a fatia da Marinha seria de 1000M/ano, estamos a falar de um total de 5000M para a MGP só até 2030. Novamente, onde é que vai ser gasto?

Com este tipo de valores, se só vamos comprar 2 submarinos pequenos, então que seja porque se conta em investir o resto em novas fragatas. Porque se com tanto dinheiro a MGP só conseguir sacar 2 subs ligeiros e uns navios de patrulha, é muito muito fraco.
[/quote]
Uma excelente análise que só peca por não considerar que estamos em Portugal. A NATO estabeleceu a meta dos 2% em 2014 e até à semana passada o comprimisso de Portugal era lá chegar em 2029, ou seja 15 anos depois.  O que vamos ver nesta cimeira é o pessoal a estabelecer a meta dos 3.5%, mas deixar o calendário ao critério de cada país, e esperar que entretanto algumas das políticas americanas mudem depois do Trump sair, para poderem escapar ao compromisso (santa ingenuidade…). Eu acho que o que a Marinha está a fazer, e muito bem, é apostar no pássaro na mão ao invés dos dois a voar. Se, de facto, houver algum milagre e algum dia atingirmos então os 3.5%, podemos sempre adquirir mais dois submarinos oceânicos. Sempre fui de opinião que Portugal devia ter 6 submarinos, para poder ter dois sempre operacionais…

*

dc

• Investigador
  • 9942
  • +5369/-1149
« Responder #2450 em: Maio 30, 2025, 06:00:53 pm »
Mas esta é uma situação em desenvolvimento, em que podiam esperar umas semanas/meses antes de firmar um acordo com a HHI para submarinos pequenos, firmando um acordo mais genérico à espera de um orçamento real.

A MGP não tem pássaro nenhum na mão, porque oficialmente não há orçamento para isso. E quando a despesa previsível para esses 2 submarinos provavelmente rondará os 400-600M, é uma verba que certamente não vai cair do céu.

Só acho que tem de haver margem de erro para se perceber se, quando e como vamos atingir as metas faladas, e elaborar planos a partir daí. Por exemplo, a dimensão e capacidades dos submarinos podia ser definida posteriormente, assim que houvesse garantias orçamentais.

Este acordo é um passo na direção certa, mas podia ser muito melhor.

*

Bubas

• Perito
  • **
  • 366
  • Recebeu: 65 vez(es)
  • Enviou: 357 vez(es)
  • +111/-56
« Responder #2451 em: Maio 30, 2025, 06:03:01 pm »
Já viram a HCX 25 da HHI?
Parece uma pista para drones no topo do navio???

*

dc

• Investigador
  • 9942
  • +5369/-1149
« Responder #2452 em: Junho 03, 2025, 02:31:33 pm »
Sim, é um pequeno convés de voo para drones VTOL. Se faz sentido num navio destes que já possua um convés de voo para helicópteros, é que é questionável, pois aquele segundo convés de voo acaba por roubar espaço para outros sistemas que podiam ser ali instalados.

No entanto, o HCX-25 tem várias coisas interessantes, como os "lançadores múltiplos" de drones/loitering munitions, os 3 sistemas anti-drone complementares ao CIWS, e o VLS com uma disposição completamente diferente daquilo que é usual hoje em dia, que à partida permite um melhor aproveitamento de espaço.

Também acho relevante o HDF-6000. Uma fragata de 6000 toneladas que provavelmente teria um custo de aquisição equivalente a muitas fragatas médias europeias.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

Pescador

• Investigador
  • 5480
  • Recebeu: 3604 vez(es)
  • Enviou: 3036 vez(es)
  • +5966/-3836
« Responder #2453 em: Junho 05, 2025, 04:09:51 pm »
Mas não vão reapetrechar a Marinha, vão recauchutar

*

P44

• Investigador
  • 20883
  • Recebeu: 7033 vez(es)
  • Enviou: 8064 vez(es)
  • +8126/-13030
« Responder #2454 em: Junho 11, 2025, 11:03:33 am »
Mas não vão reapetrechar a Marinha, vão recauchutar

Chuninguizar
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt

*

Duarte

• Investigador
  • 3497
  • Recebeu: 486 vez(es)
  • Enviou: 1769 vez(es)
  • +2712/-1207
« Última modificação: Junho 22, 2025, 07:29:41 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, sivispacem, PTWolf, Bubas, LightningBolt

*

P44

• Investigador
  • 20883
  • Recebeu: 7033 vez(es)
  • Enviou: 8064 vez(es)
  • +8126/-13030
« Responder #2456 em: Junho 22, 2025, 10:17:32 am »
Agora só ficam a faltar os navios para onde os pôr  :mrgreen:

Nunca vi um país que para construir uma simples traineira demora mais tempo que um porta aviões nuclear
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt

*

Ghidra

• Membro
  • *
  • 262
  • Recebeu: 104 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +204/-115
  • 🙈🙉🙊
« Responder #2457 em: Junho 22, 2025, 01:45:13 pm »

Nunca vi um país que para construir uma simples traineira demora mais tempo que um porta aviões nuclear
Secalhar por nunca tivemos verdadeiros estaleiros militares. Também se tentou no passado construir "fragatas" sem grande sucesso

*

Ghidra

• Membro
  • *
  • 262
  • Recebeu: 104 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +204/-115
  • 🙈🙉🙊
« Responder #2458 em: Junho 23, 2025, 03:34:14 am »
"O novo programa europeu de Defesa deve financiar a Marinha para monitorizar as áreas marinhas protegidas"

A presidente da associação "Último Recurso", protagonista de processos de litigância em matéria ambiental no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, acredita que a próxima Conferência da ONU sobre o Clima pode ser uma "lufada de ar fresco" como a recente Conferência de Nice sobre o Oceano.

Ursula von der Leyen destacou a sua intenção de financiar o Pacto Europeu para o Oceano. Nós defendemos também, enquanto organizações da sociedade civil, na reunião com a ministra do ambiente, que o novo programa europeu REARM deveria tentar transferir algum dos seus financiamentos para a Proteção Civil, a Marinha Portuguesa, o ICNF, fazerem a monitorização das áreas marinhas protegidas.

https://rr.pt/noticia/amp/euranet/2025/06/20/o-novo-programa-europeu-de-defesa-deve-financiar-a-marinha-para-monitorizar-as-areas-marinhas-protegidas/429908/

Até os ambientalistas... O consenso é grande mas o governo continua tentar maquilhar as contas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7, PTWolf, LightningBolt

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23331
  • Recebeu: 4261 vez(es)
  • Enviou: 3010 vez(es)
  • +3121/-4568
« Responder #2459 em: Junho 24, 2025, 12:48:12 pm »

O primeiro NPO 3S já está a ser construído.

« Última modificação: Junho 24, 2025, 12:49:42 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf, Bubas, LightningBolt