Apenas numa leitura transversal, a única coisa positiva que vejo nesta apreciação é a afirmação de que podem ser dois mais pequenos ou um equivalente ...
Os submarinos mais pequenos, são para inglês ver e para dar à opinião pública a ideia de que estamos a fazer cortes e até a cortar no tamanho dos submarinos.
Os submarinos mais pequenos são adequados para marinhas costeiras, nomeadamente as marinhas do norte da Europa, e que podem operar em costas profundamente recortadas ou fiordes, onde a dimensão do navio é uma vantagem em áreas exíguas, onde é possível esconder o submarino se for necessário.
Nós não temos esse tipo de costa, nem existe este tipo de possibilidade no Atlantico ou no Mediterrâneo, onde a principal defesa caso o submarino tenha que fugir, é mergulhar.
Para mergulhar o navio precisa ser mais resistente, e precisa ser maior. Com um deslocamento submerso de cerda de 2.000t os atuais submarinos do tipo U214 não são submarinos grandes para os dias de hoje.
Os submarinos espanhóis por exemplo deslocam 3.000t. Os Dolphin-II para Israel deslocam 2.400t e mesmo os U218-SG de Singapura deslocam 2.200t.
Mesmo os submarinos U212, originalmente mais pequenos que os U214 têm agora projetos que os levam para o patamar das 2.000t.
Qualquer coisa mais pequena, é estar a andar para trás e literalmente enterrar dinheiro dentro de água.