Posso então dizer "cuidado com os valores do equipamento militar; o contrato das FDI são com armamento / equipamento todo? Tem manutenção? É um contratro para iniciar a classe, com características especiais?"
As FDI custam o mesmo ou até mais do que as FREMM EVO nos contratos. será que os italianos fazem contratos de navios despidos e a frança faz contratos tudo incluido?
As FREMM EVO têm neste momento apenas 1 contrato para a Marinha Italiana. O tal de 1500M por 2 navios. Esse contrato pode ser somente a construção dos navios. Depois, contratos para a Marinha do país de origem podem sempee ficar mais baratos do que contratos de exportação.
O contrato francês também dá conta de 650M por navio na sua configuração original. Provavelmente em moldes semelhantes às 2 EVO italianas.
O contrato grego é o único que temos como referência, em particular a encomenda da 4ª fragata, numa variante mais bem equipada que as francesas, e que inclui manutenção.
O custo da manutenção é sempre difícil de contabilizar. Um contrato de manutenção de 5 anos é muito mais barato que um contraro para 20. E no caso dos navios gregos, não sabemos.
Tá lá no artigo do DN , todo o equipamento, sobressalentes e manutenção ao longo da vida útil , daí dever chegar a 1000M por navio
Agora se Portugal as decidir usar durante 50 anos como é habitual suponho que já não seja um problema da Ficantieri 
Atenção que "suporte completo até ao fim do ciclo de vida" não implica que seja manutenção.
Tenho sérias dúvidas que num contrato de 3000M para 3 fragatas modernas que já custam perto de 1000M, sobrasse dinheiro para investir fortemente no Alfeite e ainda para a manutenção dos navios durante a vida toda.
E se a MGP quer fazer manutenção das ditas no Alfeite, não fazia sentido pagar à Fincantieri por essa manutenção.