Se é para serem apenas duas FREMM EVO por 3 MM tem que ser 32 VLS, RAM e estarem incluídos helis, manutenção durante 30 anos, mísseis e uma loira para descontrair depois de tanto stress .
O que eu desconfio, é que talvez desse para ter 3 FREMM EVO com 3000M, mas que tal só seria possível com um stock limitado de mísseis, sem qualquer investimento no Alfeite, e possivelmente apenas os 16 VLS originais.
E que o pacote FDI, sendo fragatas mais baratas (mesmo que marginalmente), por serem bem mais pequenas e terem desde logo apenas 1 canhão de 76mm (a EVO 2), tinha margem financeira para as tais "dezenas de milhões no Alfeite", e possivelmente um pacote de munições igual ou ligeiramente melhor.
Entre as 2 opções, as FDI são piores fragatas em virtualmente todos os níveis.
É também possível que para os italianos fosse completamente impossível que ter um pacote de 3 fragatas por 3000M exactos. Bastava que cada FREMM EVO custasse uns 1100M, para se tornar impossível.
Como tal, os italianos ao oferecer 2 fragatas por 3000M, podem oferecer um pacote muito mais completo. Exemplo:
-32 Sylver A50/A70, ou a integração do Mk-41 ou ExLS;
-uma quantidade consideravelmente maior de munições;
-um investimento no Alfeite superior à proposta francesa, incluindo certificação para realizar a manutenção das ditas;
-etc.
Contrato de manutenção não me parece racional para lá dos primeiros anos, já que a intenção é fazer a manutenção dos navios no Alfeite.
Se sobra verba ou não para Helicópteros, vai desde logo depender do que vem incluído no pacote.
Por exemplo 100 Aster 30, poderiam custar algures entre os 200-300M, 24 Teseo poderíamos atingir uns 80M ou mais. Torpedos idem.
Munições avançadas para os canhões de 76mm (DART, possivelmente VULCANO) em maior quantidade também vão influenciar o preço.
Para já, vou presumir que o CIWS das EVO seria o segundo canhão de 76mm, e não um RAM/SeaRAM.
Será que inclui algo mais no pacote? Para já não sabemos. Incluir os helis é, para já, muito wishful thinking, principalmente olhando para o preço deste tipo de meio para ASW/ASuW.
Por exemplo para as Filipinas foram oferecidos 6 AW-159 por 745M de dólares, portanto perto de 700M de euros. Os custos de NH-90 NFH não deverão fugir muito disto, senão mesmo mais caros. Os MH-60R, a aparente preferência da MGP, não estariam englobados pelo SAFE.
Ficaria muito admirado se incluísse helis. Mas ou faziam um preço de amigo, ou outras coisas, como o pacote de munições, seria mais reduzido.
PS: O que podia vir no pacote, era mais Black Shark para os Tridente, também produzidos pela Leonardo.
