Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

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Duarte

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7425 em: Hoje às 12:41:54 am »
Duas ou três FREMM EVO?
Tem que ser 3. Uma classe de apenas 2 navios não faz sentido. Nem que tenhamos que  iniciar uma campanha de angariação de fundos aqui do FD.  :mrgreen:

Para já vamos supor que seriam 2 FREMM EVO, pelo menos até prova do contrário. Se isto se confirmar, é ter a decência de encomendar a 3ª como parte da revisão da LPM de 2026.

Depois fica por saber a configuração das ditas, particularmente se viriam com apenas 16 Sylver, ou 32 Sylver, ou se se confirma a ideia de integrar Sylver + Mk-41.

De notar que não são mencionados por ninguém helicópteros navais. Suponho que sejam colocados na revisão da LPM?

Se é para serem apenas duas FREMM EVO por 3 MM  tem que ser 32 VLS, RAM e estarem incluídos helis, manutenção durante 30 anos, mísseis e uma loira para descontrair depois de tanto stress .
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yuwanko

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7426 em: Hoje às 12:52:20 am »
Os blindados 6x6 só fazem sentido se querem livrar das pandur futuramente (vender? Até 2035) E depois compar mais 6x6 e boxers para lá de 35

Quer-me parecer que o substituto do M113 é o Patria 6X6 e não há Boxer para ninguém
 

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Duarte

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7427 em: Hoje às 01:57:35 am »
Se de Itália não vêm as FREMM o que vem?
Como é que o SAFE vai fazer um contrato de 2+1? Como é que isto é feito se o contrato SAFE é feito agora? Quem paga o +1? Os dois modelos custam sensivelmente o mesmo são 3 ou 3. Just saying…

Pode ser 3 MM por 2 FREM EVO, 32 VLS, RAM, com pacote de manutenção durante todo ciclo de vida (30 anos), apoio de regeneração do AA, helis, stocks de mísseis, treino e material de apoio, simuladores, ferramentas, etc.

Mais tarde, podemos comprar um pacote de uma ou mesmo duas FREMM adicionais, mais baratas porque o essencial já está estabelecido: stocks de missies, capacidade de manutenção, treino de tripulações e pessoal de apoio e a capacidade logística e de manutenção. 900-950 M cada +/- através da LPM.

Citar
Sim — 3 mil milhões de euros por 2 FREMM-EVO totalmente equipadas + pacote completo de ciclo de vida não só é razoável, como é muito plausível dentro dos valores conhecidos para navios desta classe quando incluímos tudo o que mencionaste.

Vamos por partes para ver se o número bate certo:

✅ 1. Custo unitário de uma FREMM EVO

As estimativas internacionais apontam:

FREMM “clássica”: ~€750–€850 M apenas o navio

FREMM EVO (radar AESA atualizado, maior automação, guerra eletrónica nova):
➜ €900–€1.1 B por navio sem armas nem suporte

Portanto, 2 navios = €1.8–2.2 B apenas pela plataforma.

✅ 2. Armamento completo (AAW + ASuW)

Um pacote típico para 2 navios com:

• 32 células VLS por navio (64 total)

64x Aster 30 = €5–6 M/cada → €320–380 M

mísseis de reposição (1 reload parcial): €100–150 M

• RAM / SeaRAM

~€45–50 M por lançador + 21 mísseis
➜ 2 sistemas → €100–110 M

• Mísseis antinavio

Teseo Mk2/E ou equivalente: €2.5–3 M/unidade

~16 mísseis + stocks → €50–70 M

➡️ Pacote de armamento total: €550–700 M

✅ 3. Helicópteros embarcados

Se incluirmos:

• 2× helicópteros NH90 NFH ou Leonardo AW101 / AW159

NH90 NFH totalmente equipado: €55–65 M cada

AW101: €70–100 M

AW159: €30–40 M

Com sensores, sonares imersíveis, logística e peças:
➡️ €120–200 M (dependendo do modelo)

✅ 4. Simuladores, treino, ferramentas, ILS

Integrado num programa deste tipo:

Treino inicial + continuado

Simuladores (pontaria, CMS, engenharia)

Ferramentas especiais + alinhadores

Documentação técnica
➡️ €80–150 M

✅ 5. Manutenção + apoio ao ciclo de vida (30 anos)

Os programas LCC (“life-cycle cost”) costumam representar:

Tipicamente 40–55% do custo do navio ao longo da vida.

Para 2 navios (~€2 B):
➡️ €800 M – €1.1 B para 30 anos
Inclui:

Peças de reposição

Revisões de meia-vida

Obsolescência

Apoio industrial

MLU de sistemas AA/ASW

Stocks de consumíveis

🎯 Cálculo agregado
Componente   Valor aproximado
2 FREMM EVO (casco + sistemas, sem armas)   €1.8–2.2 B
Armamento AAW/ASuW + stocks   €0.55–0.7 B
Helicópteros   €0.12–0.2 B
Simuladores + treino + ferramentas   €0.08–0.15 B
Ciclo de vida (30 anos)   €0.8–1.1 B
➜ Total realista: €3.3 B – €4.3 B
✅ Conclusão

❗ 3 mil milhões de euros para 2 FREMM EVO COM tudo incluído é razoável — até barato.
« Última modificação: Hoje às 02:02:07 am por Duarte »
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7428 em: Hoje às 02:50:14 am »
Os blindados 6x6 só fazem sentido se querem livrar das pandur futuramente (vender? Até 2035) E depois compar mais 6x6 e boxers para lá de 35

Quer-me parecer que o substituto do M113 é o Patria 6X6 e não há Boxer para ninguém

Não me parece, após terem anunciado Boxer? Isto seria como prometeres um Mercedes `a tua mulher e depois comprares um Renault.  :mrgreen:
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7429 em: Hoje às 02:50:36 am »
Se é para serem apenas duas FREMM EVO por 3 MM  tem que ser 32 VLS, RAM e estarem incluídos helis, manutenção durante 30 anos, mísseis e uma loira para descontrair depois de tanto stress .

O que eu desconfio, é que talvez desse para ter 3 FREMM EVO com 3000M, mas que tal só seria possível com um stock limitado de mísseis, sem qualquer investimento no Alfeite, e possivelmente apenas os 16 VLS originais.

E que o pacote FDI, sendo fragatas mais baratas (mesmo que marginalmente), por serem bem mais pequenas e terem desde logo apenas 1 canhão de 76mm (a EVO 2), tinha margem financeira para as tais "dezenas de milhões no Alfeite", e possivelmente um pacote de munições igual ou ligeiramente melhor.

Entre as 2 opções, as FDI são piores fragatas em virtualmente todos os níveis.

É também possível que para os italianos fosse completamente impossível que ter um pacote de 3 fragatas por 3000M exactos. Bastava que cada FREMM EVO custasse uns 1100M, para se tornar impossível.

Como tal, os italianos ao oferecer 2 fragatas por 3000M, podem oferecer um pacote muito mais completo. Exemplo:

-32 Sylver A50/A70, ou a integração do Mk-41 ou ExLS;
-uma quantidade consideravelmente maior de munições;
-um investimento no Alfeite superior à proposta francesa, incluindo certificação para realizar a manutenção das ditas;
-etc.

Contrato de manutenção não me parece racional para lá dos primeiros anos, já que a intenção é fazer a manutenção dos navios no Alfeite.

Se sobra verba ou não para Helicópteros, vai desde logo depender do que vem incluído no pacote.
Por exemplo 100 Aster 30, poderiam custar algures entre os 200-300M, 24 Teseo poderíamos atingir uns 80M ou mais. Torpedos idem.
Munições avançadas para os canhões de 76mm (DART, possivelmente VULCANO) em maior quantidade também vão influenciar o preço.

Para já, vou presumir que o CIWS das EVO seria o segundo canhão de 76mm, e não um RAM/SeaRAM.

Será que inclui algo mais no pacote? Para já não sabemos. Incluir os helis é, para já, muito wishful thinking, principalmente olhando para o preço deste tipo de meio para ASW/ASuW.
Por exemplo para as Filipinas foram oferecidos 6 AW-159 por 745M de dólares, portanto perto de 700M de euros. Os custos de NH-90 NFH não deverão fugir muito disto, senão mesmo mais caros. Os MH-60R, a aparente preferência da MGP, não estariam englobados pelo SAFE.

Ficaria muito admirado se incluísse helis. Mas ou faziam um preço de amigo, ou outras coisas, como o pacote de munições, seria mais reduzido.

PS: O que podia vir no pacote, era mais Black Shark para os Tridente, também produzidos pela Leonardo.  ::)
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7430 em: Hoje às 04:04:18 am »
Se é para serem apenas duas FREMM EVO por 3 MM  tem que ser 32 VLS, RAM e estarem incluídos helis, manutenção durante 30 anos, mísseis e uma loira para descontrair depois de tanto stress .

O que eu desconfio, é que talvez desse para ter 3 FREMM EVO com 3000M, mas que tal só seria possível com um stock limitado de mísseis, sem qualquer investimento no Alfeite, e possivelmente apenas os 16 VLS originais.

E que o pacote FDI, sendo fragatas mais baratas (mesmo que marginalmente), por serem bem mais pequenas e terem desde logo apenas 1 canhão de 76mm (a EVO 2), tinha margem financeira para as tais "dezenas de milhões no Alfeite", e possivelmente um pacote de munições igual ou ligeiramente melhor.

Entre as 2 opções, as FDI são piores fragatas em virtualmente todos os níveis.

É também possível que para os italianos fosse completamente impossível que ter um pacote de 3 fragatas por 3000M exactos. Bastava que cada FREMM EVO custasse uns 1100M, para se tornar impossível.

Como tal, os italianos ao oferecer 2 fragatas por 3000M, podem oferecer um pacote muito mais completo. Exemplo:

-32 Sylver A50/A70, ou a integração do Mk-41 ou ExLS;
-uma quantidade consideravelmente maior de munições;
-um investimento no Alfeite superior à proposta francesa, incluindo certificação para realizar a manutenção das ditas;
-etc.

Contrato de manutenção não me parece racional para lá dos primeiros anos, já que a intenção é fazer a manutenção dos navios no Alfeite.

Se sobra verba ou não para Helicópteros, vai desde logo depender do que vem incluído no pacote.
Por exemplo 100 Aster 30, poderiam custar algures entre os 200-300M, 24 Teseo poderíamos atingir uns 80M ou mais. Torpedos idem.
Munições avançadas para os canhões de 76mm (DART, possivelmente VULCANO) em maior quantidade também vão influenciar o preço.

Para já, vou presumir que o CIWS das EVO seria o segundo canhão de 76mm, e não um RAM/SeaRAM.

Será que inclui algo mais no pacote? Para já não sabemos. Incluir os helis é, para já, muito wishful thinking, principalmente olhando para o preço deste tipo de meio para ASW/ASuW.
Por exemplo para as Filipinas foram oferecidos 6 AW-159 por 745M de dólares, portanto perto de 700M de euros. Os custos de NH-90 NFH não deverão fugir muito disto, senão mesmo mais caros. Os MH-60R, a aparente preferência da MGP, não estariam englobados pelo SAFE.

Ficaria muito admirado se incluísse helis. Mas ou faziam um preço de amigo, ou outras coisas, como o pacote de munições, seria mais reduzido.

PS: O que podia vir no pacote, era mais Black Shark para os Tridente, também produzidos pela Leonardo.  ::)

A grande dúvida para mim é mesmo saber se vamos ter 3 fragatas (o número ideal e mínimo para uma classe, e se não me engano, o que a NATO requere?), provavelmente com 16 VLS apenas? ou apenas duas (tem que ser com 32 VLS neste caso!). Sendo as duas por 3 MM, tem que ser um pacote muito abrangente mesmo, incluíndo helis, beaucoup de mísseis, manutenção, etc. Mas sabendo o que a "casa gasta", 3 por 3 MM com número mínimo de mísseis é muito mais provável e, com um pacote de 20 M para "ajudar" a criar capacidades locais de manutenção no AA, é o que eu acho muito mais provável. "A ver vamos", como diz o cego...
« Última modificação: Hoje às 04:28:53 am por Duarte »
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7431 em: Hoje às 04:13:49 am »
Ficaria muito admirado se incluísse helis. Mas ou faziam um preço de amigo, ou outras coisas, como o pacote de munições, seria mais reduzido.


Se calhar este tesão toda para se comprar hélis a torto e direito (e aeronaves de asa rotativa também!  :mrgreen:), BH e Caracal, é para se disponibilizar os 4 AW-101 CSAR para operar em fragatas e no futuro mini LHD/PNM?. Estes AW-101 CSAR parecem-me um meio caro que pagamos e que nunca foi aproveitado. Se calhar agora vai ser?
« Última modificação: Hoje às 04:28:13 am por Duarte »
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